Acessibilidade / Reportar erro

O futuro incerto das cidades: Uma reflexão niilista sobre as Atopias urbanas1 1 Este artigo é parte da pesquisa “Cidade Atópica: ensaios sob a consumação urbana”, resultante de um pós-doutoramento em sociologia, realizado em 2014-2015 no Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, com bolsa Sênior Capes (Proc. 1892/14-2), Ministério da Educação, Brasil. Gostaria de agradecer às excelentes críticas e sugestões feitas pelos pareceristas anônimos da Tempo Social, praticamente todas incorporadas ao artigo.

The uncertain future of cities: a nihilist reflection on urban Atopias

Resumo

A dimensão alargada do consumo e a transformação do ser em ser-valor e de tudo o que existe em mercadoria, têm tornado a sociedade contemporânea a expressão mais cabal da sociedade de consumo, cuja principal característica é o excesso, a banalização da vida, o descarte, a expulsão humana, a obscenidade violenta das trocas. A cidade Atópica, com suas inescapáveis frustrações de metas inatingíveis de sucesso, produção e felicidade, pode nos fazer pensar que não mais seria possível alguma alternativa de emancipação, tal como fora proposto inicialmente pelo projeto moderno. Restaria o niilismo para entendermos a vida empobrecida de sentido nas megacidades contemporâneas?

Palavras-chaves:
Consumo; Cidades; Niilismo

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br