Acessibilidade / Reportar erro

Juicios de la gente corriente acerca del gobierno de Allende Resultados de una encuesta panel aplicada en 1972 y 19731 1 . Este trabajo contó con el apoyo de la Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo de Chile, Anid-Fondecyt, proyecto 1190436.

Judgments of the common people about the Allende government: results of a panel survey applied in 1972 and 1973

Resumo

O artigo estuda os julgamentos de pessoas acerca do período do governo do presidente Allende no Chile, em particular a crise que se agravou nos anos 1972 e 1973, a qual precedeu o golpe militar de setembro de 1973 e a instauração de uma ditadura. Enfatiza-se a perspectiva das pessoas comuns, com base em dados inéditos de uma pesquisa de painel aplicada durante o período por uma equipe de pesquisadores liderada por Eduardo Hamuy, um dos fundadores da sociologia no Chile. As mesmas pessoas são acompanhadas desde o momento anterior ao agravamento da crise até o momento em que ela já havia amadurecido, distinguindo-se os respondentes segundo seu posicionamento quanto ao apoio ao Presidente. A evolução da opinião dos entrevistados amplia o conhecimento sobre o período em um nível microssocial da sociedade chilena. Com base nos indivíduos pesquisados, analisam-se ​​os aspectos-chave relacionados com gênero, classe social, identidade política e opinião sobre os principais problemas do país.

Palavras-chave:
Allende; Chile; Sociologia; Gênero; Identidade; Desigualdade social; História Social

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br