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Tempo Social, Volume: 35, Número: 1, Publicado: 2023
  • Carros globais, desigualdades transnacionais: Sobre a economia (in)formal de veículos Apresentação - Dossiê Carros Globais

    Freire-Medeiros, Bianca; Motta, Luana; Fromm, Deborah
  • Lei do desmanche, PCC e mercados Artigo - Dossiê Carros Globais

    Feltran, Gabriel; Rocha, Rafael; Maldonado, Janaina; Zambon, Gregório; Gobbi, Fernanda de

    Resumo em Português:

    Resumo No estado de São Paulo, as notificações de roubos e furtos de veículos cresceram entre 2003 e 2014. Desde então, esse tipo de crime tem diminuído. O que explicaria essa oscilação? Combinando experiências etnográficas e dados quantitativos, o artigo propõe um quadro analítico composto por três hipóteses explicativas: (i) a implementação da “Lei do Desmanche”; (ii) as transformações nas dinâmicas do Primeiro Comando da Capital e (iii) as mudanças econômicas associadas à indústria automobilística. Nossos resultados sugerem que a implementação da “Lei do Desmanche”, regulando o mercado ilegal de autopeças, teve efeitos decisivos na diminuição da subtração veicular. As demais hipóteses sugerem efeitos acessórios que também merecem atenção.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the state of São Paulo, notifications of vehicle thefts and robberies increased between 2003 and 2014. Since then, this type of crime has decreased. What would explain this oscillation? Combining ethnographic experiments and quantitative data, the article proposes an analytical framework composed of three explanatory hypotheses: (i) the implementation of the “Dismantling Law”; (ii) transformations in the dynamics of the Primeiro Comando da Capital and (iii) economic changes associated with the automobile industry. Our results suggest that the implementation of the “Auto Dismantling Law”, regulating the illegal car parts market, had decisive effects on the decrease of vehicle theft. The other hypotheses suggest ancillary effects that also deserve attention.
  • Elites em disputa por mercados populares. Concorrência e confiança na economia (i)legal de veículos Artigo - Dossiê Carros Globais

    Motta, Luana Dias; Simão, Luiz Gustavo; Fromm, Deborah; Alcantara, Juliana

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa as disputas entre elites para expansão de mercados ligados aos veículos rumo a setores populares. Tomamos dois casos como entrada empírica: o setor de leilões de carros usados, que opõe elite tradicional e elites financeiras globais; e as disputas entre seguradoras tradicionais e elites emergentes ligadas às associações de proteção veicular. Argumentamos que a recorrência do uso do termo confiança nesses conflitos evidencia a centralidade do crime, como fato ou ameaça, para a construção e funcionamento de mercados legais de veículos e produtos a eles ligados. O artigo é baseado em entrevistas e na observação participante em eventos; conferências e entrevistas disponíveis na internet; materiais secundários produzidos pelos atores engajados nas disputas; e projetos de lei e legislações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the disputes between elites for the expansion of markets linked to vehicles towards low income sectors. We take two cases as empirical input: the used car auction sector, which opposes traditional elites and global financial elites; and disputes between traditional insurers and emerging elites linked to vehicle protection associations. We argue that the centrality of trust in these conflicts highlights that crime, as a fact or threat, is central to the construction and functioning of vehicle legal markets and related products. The article is based on conferences, testimonies and interviews available on the internet, materials produced by actors engaged in disputes and draft laws and legislation.
  • A cadeia de valor global de carros usados e sucatas: um relato etnográfico de práticas locais, trabalho e regulamentações em Gana Artigo - Dossiê Carros Globais

    Cohen, Corentin

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo se baseia em observações etnográficas de comerciantes de carros usados e peças de reposição em Gana para analisar como essas mercadorias são comercializadas nos continentes e como o valor de um carro é moldado por práticas e categorias que descrevo. A posição de Gana nesta cadeia de valor depende das regulamentações forjadas pela aliança entre políticos, comerciantes e mecânicos do setor informal, agora desafiados pelos fabricantes que prometem contribuir para a industrialização do país; e a disponibilidade de mão de obra qualificada e barata. Isso torna viáveis operações impossíveis em outros lugares. Eu suponho que, à medida que estes carros são reavaliados na África Ocidental, eles sustentam o ciclo de produção e a indústria automotiva nos países ricos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article draws on ethnographic observations of second-hand car and spare-parts traders in Ghana to analyse how these goods are traded over continents and how the value of a car is shaped by grounded practices and categories that I describe. The position of Ghana in this global value chain relies on regulations forged by the alliance between politicians, traders and mechanics of the informal sector, now challenged by manufacturers who promise to contribute to the country’s industrialisation; and the availability of skilled and cheap labour. This renders viable operations impossible elsewhere. I hypothesise that as these wastes are revalued in West Africa, they sustain the production cycle and automotive industry in rich countries.
  • Do ferro-velho ao centro VFV: Quando o carro velho se torna um recurso global Artigo - Dossiê Carros Globais

    Jacquot, Sébastien; Morelle, Marie

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo enfoca a estruturação do setor de processamento e reciclagem de veículos em fim de vida (processamento VFV) na França. Primeiramente, traça o surgimento e a estruturação dos ferros-velhos. Em seguida, analisa a introdução gradual de regulamentações destinadas a coibir a informalidade no setor e a promover o desenvolvimento de uma economia circular. Os ferros-velhos, que agora se tornaram “centros de reciclagem de VFV”, são gradualmente absorvidos por um aparato capitalista e altamente técnico, em nome de uma “economia verde”. O artigo se propõe a discutir o valor dos veículos em fim de vida, que muitas vezes são considerados como fonte de poluição e resíduos, mas também podem ser fonte de peças e materiais, na intersecção das circulações formais e informais, nacionais e transnacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article focuses on the structuring of the end-of-life vehicle processing and recycling (ELV processing) sector in France. First, it traces the emergence and the structuring of scrapyards. It then analyses the gradual introduction of regulations aimed at curbing informality in the sector, and at promoting the development of a circular economy. Scrapyards, which have now become “ELV recycling centers”, are gradually absorbed into a capitalist and highly technical apparatus, in the name of a “green economy”. The article proposes to discuss the value of end-of-life vehicles, which are often considered as a source of pollution and waste, but can also be a source of parts and materials, at the intersection of national and transnational formal and informal circulations.
  • A escassez dos semicondutores e as transformações recentes do mercado automotivo Artigo - Dossiê Carros Globais

    Pimentel, André de Pieri; Pinho, Isabela Vianna; Mano, Apoena; Soares, Anna Clara Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo No contexto de pandemia do Covid-19, a cadeia automotiva no Brasil foi impactada pela indisponibilidade de semicondutores - microchips utilizados na produção de automóveis e de equipamentos eletrônicos, cujo consumo vem também produzindo impactos nos mercados de automóveis e autopeças. Este artigo objetiva analisar transformações recentes no setor, tomando como mote os deslocamentos contemporâneos na circulação desse componente. Tal análise partirá de dois contextos empíricos distintos: o Porto de Santos e um desmanche de veículos em São Paulo. Argumentamos que as transformações em tela devem ser compreendidas no cruzamento entre mobilidades físicas e comunicativas, apontando para importantes inflexões na cadeia automotiva em escala transnacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract During the Covid-19 pandemic, the scarcity of semiconductors affected the automotive chain in Brazil. The production electronic devices in general, whose consumption also impacts the automotive market, depends on these microchips. This article aims to analyze recent displacements in the automobile system, through contemporary transformations in the circulation of this component. This analysis is based on ethnographic data produced in the Santos Port and a car dismantling store in São Paulo. We argue that such transformations must be understood at the intersection between physical and communicative mobilities which reverberates around the automotive chains in a transnational scale.
  • Desigualdades sociais na entrada no emprego formal entre graduados da educação superior Artigo

    Vieira, André de Holanda Padilha

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa a relação entre a origem familiar dos graduados de diferentes áreas de estudo e setores da educação superior e dois resultados no mercado de trabalho: a entrada no emprego formal e o emprego em ocupações consideradas típicas para área de formação. Para realizar a análise, utilizamos dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009 a 2011 e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2013 a 2015, e calculamos modelos logísticos e multinomiais. Os resultados principais mostram que as diferenças qualitativas da educação superior importam para a relação entre a origem social dos graduados e a posição que ocupam no mercado de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the relationship between social background of graduates from different areas of study and sectors of higher education and two outcomes in the labor market: entry into formal employment and employment in occupations considered typical for their area of study. We used data from the National Exam for the Assessment of Student Performance (Enade) 2009 to 2011 and the Annual Social Information Report (Rais) 2013 to 2015, and calculated logistic and multinomial models. The main results show that qualitative differences in higher education matter for the relationship between graduates’ social origin and their position in the labor market.
  • Harmonia afetiva entre políticos e usuários da rede: a greve nacional na Colômbia, 2021 Artigos

    Martínez Torralba, Ángela; Guevara, Juan Antonio; Córdoba Hernández, Ana María; Robles-Morales, José Manuel

    Resumo em Português:

    Resumo As redes sociais geraram uma esfera pública híbrida com uma atenção crescente ao papel dos sentimentos no discurso público. Para os políticos, as redes são úteis para gerar ambientes de sentimentos individuais e coletivos, ao invés de fundamentar e promover o diálogo público. O objetivo desta pesquisa é analisar se há harmonia afetiva entre as mensagens dos líderes políticos e a resposta que provocam nas redes. Para isso, foram estudadas as postagens dos principais políticos colombianos, durante as manifestações da Greve Nacional, de 2021, e as reações emocionais que provocaram no Facebook. Após o estudo, verificou-se a congruência afetiva entre as mensagens e as reações e que o discurso público on-line se baseia mais no compartilhamento de critérios emocionais do que em uma linha deliberativa racional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las redes sociales han generado una esfera pública híbrida con una creciente atención al papel de los sentimientos en el discurso público. Para los políticos, las redes son útiles al generar entornos de sentimientos individuales y colectivos, más que al dar razones y propiciar el diálogo público. El objetivo de esta investigación es analizar si existe sintonía afectiva entre los mensajes de líderes políticos y la respuesta que provocan en las redes. Para ello, se estudiaron los posts de los principales políticos colombianos, durante las manifestaciones del Paro Nacional, de 2021 y las reacciones emotivas que provocaron en Facebook. Tras el estudio, se comprobó la congruencia afectiva entre los mensajes y las reacciones y que el discurso público online se sustenta más en compartir criterios emotivos, que en una línea deliberativa racional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Social networks have generated a hybrid public sphere with a growing attention to the role of feelings in public discourse. For politicians, networks are useful for generating environments of individual and collective feelings, rather than giving reasons and promoting public dialogue. The objective of this research is to analyze if there is affective harmony between the messages of political leaders and the response they provoke in the networks. For this, the posts of the main Colombian politicians were studied, during the demonstrations of the National Strike, of 2021 and the emotional reactions that they provoked on Facebook. After the study, the affective congruence between the messages and the reactions was verified and that the online public discourse is based more on sharing emotional criteria, than on a rational deliberative line.
  • O mundo judiciário é um casamento: interseções entre justiça criminal e academia na Argentina Artigos

    Kostenwein, Ezequiel

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo apresentamos os primeiros resultados de uma investigação que explora as trajetórias de atores judiciais que atuam na justiça criminal e, simultaneamente, exercem funções docentes, seja em nível universitário, seja ministrando cursos de formação para membros do judiciário. Especificamente, abordamos duas questões: a forma e as circunstâncias em que entram na justiça criminal e, em segundo lugar, as características mais relevantes que esses atores judiciais atribuem ao espaço judiciário em que suas trajetórias de trabalho se desenvolvem. Aplicamos a técnica da “bola de neve” para acessar nossos entrevistados. É um trabalho exploratório que, como tal, não oferece representatividade estatística sobre o universo da justiça criminal. No entanto, permitiu-nos realizar algumas caracterizações tipológicas baseadas em certas regularidades, para melhor compreender esses sujeitos anfíbios que habitam conjuntamente os espaços judiciário e educacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este trabajo ofrecemos los primeros hallazgos de una investigación que explora las trayectorias de actores judiciales que trabajan en la justicia penal y, simultáneamente, desarrollan tareas docentes, bien en el ámbito universitario, bien dictando cursos de capacitación para integrantes del poder judicial. En concreto, abordamos dos cuestiones: el modo y las circunstancias en las que ingresan a la justicia penal, y en segundo lugar, las características más relevantes que dichos actores judiciales le adjudican al espacio judicial en el que se desarrollan sus trayectorias laborales. Aplicamos la técnica de “bola de nieve” para acceder a nuestros entrevistados. Se trata de un trabajo exploratorio que, como tal, no ofrece representatividad estadística sobre el universo de la justicia penal. Sin embargo, nos permitió llevar adelante algunas caracterizaciones tipológicas en función de ciertas regularidades para conocer mejor a estos sujetos anfibios que habitan en forma conjunta los espacios judicial y docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we offer the first findings of an investigation that explores the trajectories of judicial actors who work in criminal justice and, simultaneously, carry out teaching tasks, either at the university level, or by teaching training courses for members of the judiciary. Specifically, we address two questions: the way and circumstances in which they enter criminal justice, and secondly, the most relevant characteristics that these judicial actors attribute to the judicial space in which their work trajectories are developed. We apply the “snowball” technique to access our interviewees. It is an exploratory work that, as such, does not offer statistical representativeness on the universe of criminal justice. However, it allowed us to carry out some typological characterizations based on certain regularities to better understand these amphibious subjects who jointly inhabit the judicial and educational spaces.
  • Mobilidade e cidade. Epistemologia e pesquisa Artigos

    Vidal e Souza, Candice

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo explora a mobilidade, tratando das características epistemológicas e das implicações metodológicas de algumas novidades que o chamado mobilities turn tem trazido para a pesquisa social, notadamente para a investigação de processos urbanos. Reflete-se sobre a dimensão inovadora dos estudos atuais em mobilidades, os quais se expandem para além da sociologia e da antropologia e se situam sobretudo na geografia. Em seguida, é considerada a definição do social e de espaço-tempo epistemologicamente compatível como a virada da mobilidade. Por fim, as consequências dessas posições para a pesquisa em cidades são exploradas para se concluir que elementos da tradição de pesquisas urbanas convergem para esta cena do presente, revelando afinidades epistemológicas e conceituais com modos contemporâneos de pensar a cidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article explores mobility, dealing with the epistemological characteristics and methodological implications of some novelties that the so-called mobilities turn has brought to social research, notably to the investigation of urban processes. It reflects on the innovative dimension of current studies on mobility, which expand beyond sociology and anthropology and are situated above all in geography. Then, the definition of the social and epistemologically compatible space-time is considered as the turning point of mobility. Finally, the consequences of these positions for research in cities are explored to conclude that elements of the urban research tradition converge to this present scene, revealing epistemological and conceptual affinities with contemporary ways of thinking about the city.
  • Formações de Estado, políticas de circulação e infraestrutura crítica. Entrevista com Finn Stepputat Entrevistas

    Pinho, Isabela; Maldonado, Janaina; Mano, Apoena
  • Dissecando um “novo” mercado ilegal? Resenha

    Ribeiro, Ludmila
  • O retorno do recalcado: Estado e universo literário Resenha

    Stella, Marcello Giovanni Pocai
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br