RESUMO:
Diante da potencialidade turística do Brasil, a questão de pesquisa deste estudo é verificar quais traços de personalidade, existentes nas escalas de mensuração de personalidade turística, estão presentes na descrição de destinos turísticos brasileiros. Com isso, objetiva-se comparar o que foi estabelecido na literatura e sua aplicação para comunicação com o consumidor de turismo no Brasil. Para isso foram estabelecidas três esferas de investigação: i) institucional; ii) comercial; e iii) social. A metodologia incluiu um levantamento a partir de bases de dados internacionais para elencar os instrumentos de mensuração existentes e os traços de personalidade utilizados. Na sequência, foi realizada uma seleção de cidades a serem investigadas por meio do ranking da TripAdvisor em 2017. A análise dos dados pesquisados se deu por meio de análise de conteúdo e uso do software WebQda para organização e classificação dos dados. Os resultados apontam para a importância da personalidade de destino como uma ferramenta de divulgação/promoção dos destinos turísticos. Contudo, essa ainda é subutilizada no Brasil. Além disso, notam-se ambiguidades entre os traços encontrados e as dimensões das escalas de personalidade de destinos internacionais, apontando para a necessidade de novos estudos sobre o tema.
PALAVRAS CHAVE:
personalidade de destino; turismo; experiência; pré-compra; marca