Acessibilidade / Reportar erro
Turismo: Visão e Ação, Volume: 22, Número: 3, Publicado: 2020
  • O MARKETING COM CAUSA COMO UMA FERRAMENTA PARA PROMOVER COMPORTAMENTOS SUSTENTÁVEIS AO VISITAR ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS COMO DESTINOS TURÍSTICOS Artigo

    RUIZ-TRIGUEROS, MARTHA VIRGINIA; DAMIÁN, ALFONSO GONZÁLEZ

    Resumo em Português:

    RESUMO: O desenvolvimento sustentável e sua influência na prática do turismo dependem amplamente das decisões e do comportamento do turista, que pode ser incentivado por meio de ferramentas de marketing. Este artigo tem como objetivo aprofundar a conceituação de algumas abordagens e aspectos do marketing que buscam objetivos sociais e ambientais, cuja comparação e reflexão têm sido pouco estudadas para refletir sobre o potencial do marketing com causa na promoção de comportamentos sustentáveis nos turistas, em relação à visita a áreas naturais protegidas como destinos turísticos. É proposto um quadro de referência que inclui: 1) o turismo sustentável deve ser visto como comportamento sustentável; 2) áreas naturais protegidas e seu potencial turístico sustentável; e 3) diferentes abordagens de marketing que têm objetivos sociais e ambientais e a modernização do marketing baseado em causas. Neste trabalho, discute-se a maneira como esses três pontos foram estudados, as deficiências encontradas até o momento e são identificadas possíveis linhas para futuras pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El desarrollo sostenible y su influencia en la práctica turística dependen en gran medida de las decisiones del turista y su comportamiento, el cual se puede incentivar a través de herramientas de marketing. Este artículo tiene el propósito de profundizar en la conceptualización de algunas aproximaciones y vertientes del marketing que persiguen objetivos de corte social y ambiental, cuya comparación y reflexión han sido poco estudiadas, para reflexionar sobre el potencial del marketing con causa en la promoción de comportamientos sostenibles en los turistas, en lo referente a visitar áreas naturales protegidas como destinos turísticos. Se propone un marco de referencia que comprende: 1) el turismo sostenible visto como un comportamiento sostenible, 2) las áreas naturales protegidas y su potencial turístico sostenible y 3) las diferentes aproximaciones del marketing que tienen objetivos de corte social y ambiental, y la conceptualización del marketing con causa. En este trabajo se discute la manera en la que se han estudiado estos tres puntos, se identifican las deficiencias encontradas hasta el momento, y se establecen posibles líneas para investigaciones futuras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Sustainable development and its influence on tourism practice depend on a large extent on tourist decisions and their behavior, which can be encouraged using marketing tools. This article´s purpose is delving into the conceptualization of some approaches and aspects of marketing that pursue social and environmental objectives, whose comparison and reflection have been little studied, in order to reflect on the potential of cause-related marketing in promoting sustainable behavior in tourists, in terms of visiting protected areas as tourism destinations. A conceptual framework is proposed, which includes: 1) sustainable tourism seen as a sustainable behavior, 2) protected areas and their sustainable tourism potential, and 3) different approaches to marketing streams with social and environmental objectives, and the conceptualization of cause-related marketing. This paper discusses the way in which these three points have been studied, the deficiencies found so far are identified and possible lines for future research are established.
  • ANÁLISE DE REDES SOCIAIS DE MEIOS DE HOSPEDAGEM DE TIRADENTES (MG): PERFIL E EVIDÊNCIAS DA GÊNESE DOS RELACIONAMENTOS Artigo

    Vasconcelos, Geraldo Magela Rodrigues de; Melo-Silva, Gustavo; Maia, Velcimiro Inácio

    Resumo em Português:

    RESUMO: A análise de redes sociais (ARS) constitui um grande avanço na pesquisa em turismo ao revelar as características das relações estabelecidas, apresentando suas estruturas e propriedades. Este trabalho objetivou caracterizar e analisar a rede de cooperação formada entre proprietários de pousadas em Tiradentes-MG. Com o objetivo de explorar o contexto da pesquisa, foram realizadas entrevistas junto a sete proprietários de pousadas. Posteriormente, para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário aos proprietários. Por meio da técnica da “bola de neve” foi gerada a rede de cooperação. A partir disso, utilizou-se das técnicas da ARS, com ênfase nas métricas descritivas e pela modelagem de grafos aleatórios da família exponencial (ERGM - Exponential Random Graph Models). Com isso, foi possível caracterizar a rede de cooperação e analisar suas propriedades. A rede possui 54 pousadas, com uma densidade geral baixa, pois há apenas 4,7% de relações possíveis. Foram identificadas 17 pousadas centrais e 37 periféricas. No subgrupo central, a densidade foi de 15,4% e no subgrupo periférico, de apenas 2,6%. A rede de cooperação observada apresentou homofilia por gênero e por procedência dos proprietários. Os resultados da modelagem ERGM permitiram explicações probabilísticas em termos de atributos endógenos dos proprietários, como gênero e procedência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El análisis de redes sociales (ARS) constituye un gran avance en la investigación en turismo al revelar las características de las relaciones establecidas, presentando sus estructuras y propiedades. Este trabajo se centró en la caracterización y el análisis de la red de cooperación entre los propietarios de posadas en Tiradentes-MG. Con el objetivo de explorar el contexto de la investigación, fueron realizadas entrevistas junto a siete propietarios de posadas. Posteriormente, para la recogida de los datos, se aplicó un cuestionario a los propietarios. Por medio de la técnica de la ‘bola de nieve’ se generó la red de cooperación. Con eso, se utilizó de las técnicas de ARS, con énfasis en las métricas descriptivas y por el modelado de gráficos aleatorios de la familia exponencial (ERGM - Exponential Random Graph Models). Con esto, fue posible caracterizar la red de cooperación y analizar sus propiedades. La red cuenta con 54 posadas, con una densidad general baja, ya que hay sólo 4,7% de relaciones posibles. Se identificaron 17 albergues centrales y 37 periféricos. En el subgrupo central la densidad fue de 15,4% y en el subgrupo periférico de sólo 2,6%. La red de cooperación observada presentó homofilia por género y por procedencia de los propietarios. Los resultados del modelado ERGM permitieron explicaciones probabilísticas en términos de atributos endógenos de los propietarios, como género y procedencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The analysis of social networks (SNA) constitutes a major advance in tourism research by revealing the characteristics of established relationships, displaying their structures and properties. This work aims to characterize and analyze the cooperation network formed between owners of inns in Tiradentes-MG. In order to explore the context of the survey, the interviews were conducted with seven owners of inns. Subsequently, a questionnaire was submitted to the owners for a data collection. A network of cooperation was created through the ‘snow ball’ technique. Going forward SNA techniques were used, with the emphasis on descriptive metrics and by generating Exponential Random Graph Models (ERGM). Thus it was possible to characterize the cooperation network and analyze its properties. The network has 54 inns, with a low overall density, because there are only 4.7% of possible relationships. 17 central and 37 peripheral establishments were identified. In the central subgroup the density was 15.4% and in the peripheral subgroup only 2.6%. The observed cooperation network presented homophily by gender and origin of the owners. The results of ERGM modeling allowed probabilistic explanations in terms of shared attributes of owners, such as gender and origin.
  • ACESSIBILIDADE EM MEIOS DE HOSPEDAGEM: O USO DE PROCESSOS INOVADORES NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DO TURISTA COM DEFICIÊNCIA Artigo

    Ferst, Marklea da Cunha; Souza, Julia Ismar Silva de; Coutinho, Helen Rita Menezes

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo geral do artigo é analisar a utilização de processos inovadores para o atendimento das necessidades da pessoa com deficiência nos meios de hospedagem localizados próximos aos atrativos do Centro Histórico de Manaus. Esta pesquisa tem como objetivos específicos: caracterizar a deficiência e o turismo acessível a partir da literatura acadêmica e da legislação brasileira; identificar na legislação do Brasil quais os requisitos devem ser observados pela rede hoteleira para o atendimento das necessidades da pessoa com deficiência; caracterizar a inovação na gestão hoteleira a partir da literatura acadêmica; analisar se existem práticas inovadoras de gestão hoteleira para o atendimento das necessidades da pessoa com deficiência pelos meios de hospedagem. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se o método indutivo, com abordagem quantitativa, com objetivos de pesquisa exploratória e descritiva e com procedimentos bibliográficos e de campo, com uma amostra de 18 meios de hospedagem. A pesquisa constatou que nos meios de hospedagem localizados próximos aos atrativos do Centro Histórico de Manaus não são utilizados processos inovadores na gestão de atendimento do segmento de clientes com deficiência. O diferencial deste artigo é a abordagem específica dos requisitos previstos na legislação a serem atendidos pelos meios de hospedagem, ante o recente Decreto regulamentador promulgado em 2018.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El objetivo general del artículo es analizar el uso de procesos innovadores para satisfacer las necesidades de la persona con discapacidad en los medios de alojamiento situados cerca de los atractivos del Centro Histórico de Manaus. Esta investigación tiene como objetivos específicos: caracterizar la discapacidad y el turismo accesible a partir de la literatura académica y legislación brasileña; identificar en la legislación de Brasil cuáles requisitos deben ser observados por la red hotelera para atender las necesidades de la persona con discapacidad; caracterizar la innovación en la gestión hotelera a partir de la literatura académica; analizar si existen prácticas innovadoras de gestión hotelera para atender las necesidades de la persona con discapacidad por los medios de alojamiento. Como procedimientos metodológicos, se utilizó el método inductivo; con enfoque cuantitativo; con objetivos de investigación exploratoria y descriptiva; y con procedimientos bibliográficos y de campo; con una muestra de 18 medios de hospedaje. La investigación encontró que en los medios de alojamiento situados cerca de los atractivos del Centro Histórico de Manaus no se utiliza procesos innovadores en la gestión de la atención del segmento de clientes con discapacidad. El diferencial de este artículo es la demostración específica de los requisitos previstos en la legislación a ser atendidos por los medios de alojamiento, ante el reciente Decreto regulador promulgado en 2018.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The general objective of the article is to analyze the use of innovative processes to meet the needs of people with disabilities in accommodation establishments located near the attractions of the Historic Center of Manaus. Its specific objectives are: to characterize disability and accessible tourism, based on the academic literature and the Brazilian legislation; to identify, in the Brazilian legislation, the requirements that must be met by the hotel network in order to meet the needs of people with disabilities; to characterize innovation in hotel management based on the academic literature and; to analyze whether there are innovative hotel management practices for meeting the needs of people with disabilities through accommodation. In terms of methodological procedures, the inductive method was used, with the quantitative approach, exploratory and descriptive research objectives, and bibliographic and field procedures. The sample included eighteen accommodation establishments. The research found that the accommodation establishments located near the attractions of the Historic Center of Manaus do not use innovative processes for the care management of guests with disabilities. The unique point of this article is that it addresses the requirements for accommodation establishments set out in the legislation, in light of the recent regulatory Decree issued in 2018.
  • A HOSPITALIDADE NO UNIVERSO DO TRANSPORTE AÉREO DOMÉSTICO BRASILEIRO Artigo

    KAPERAVICZUS, ALEXANDRE FARO; CAVENAGHI, AIRTON JOSÉ; OLIVEIRA, PAULO SÉRGIO GONÇALVES DE

    Resumo em Português:

    RESUMO: Conhecer a forma como os passageiros vivenciam a hospitalidade a bordo das aeronaves que voam no mercado aéreo doméstico brasileiro permite identificar os fatores que são valorizados pelos passageiros e que podem se tornar um diferencial competitivo no disputado mercado da aviação. Dentro do universo da hospitalidade na aviação, a presente pesquisa tem como objetivo estudar a forma como os passageiros percebem a hospitalidade a bordo das aeronaves do transporte aéreo doméstico brasileiro. O estudo é de natureza mista, compreendendo fase qualitativa, com revisão bibliográfica; e fase quantitativa, com o desenvolvimento de instrumento de coleta de dados e a análise de 1.163 questionários, tendo se utilizado como ferramentas de análise os softwares SPSS e SmartPLS. Os resultados alcançados permitem concluir que, na visão dos passageiros, a hospitalidade é percebida a bordo das aeronaves, abrangendo um conjunto de 19 itens que podem ser explicados usando-se 5 fatores que foram denominados “atrativos”, “atendimento”, “bem-estar”, “low-cost” e “higiene” que, submetidos à análise decorrente das hipóteses geradas, permitiu concluir que no Brasil não existem empresas genuinamente “low-cost”, tendo em vista que a redução no conforto a bordo das aeronaves não traz a consequente redução de preços esperada.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Saber cómo los pasajeros ven la hospitalidad a bordo de los aviones nacionales brasileños nos permite identificar los factores que los pasajeros valoran y que pueden convertirse en un diferenciador competitivo en el mercado de aviación brasileño en disputa. Dentro del universo de la hospitalidad en la aviación, esta investigación tiene como objetivo estudiar la forma en que los pasajeros ven la hospitalidad a bordo de los aviones de transporte aéreo nacionales de Brasil. El estudio es de naturaleza mixta y comprende una fase cualitativa con una revisión bibliográfica y cuantitativa con el desarrollo del instrumento de recopilación de datos y el análisis de 1.163 cuestionarios, utilizando el software SPSS y SmartPLS. Los resultados muestran que, a juicio de los pasajeros, se percibe la hospitalidad a bordo de los aviones de transporte aéreo nacionales de Brasil, que cubren un conjunto de 19 elementos que pueden explicarse utilizando 5 factores que se denominaron “atractivo”, “servicio”, “Bienestar”, “bajo costo” e “higiene” y que, en general, no hay compañías genuinamente” de bajo costo en Brasil, ya que se reduce la comodidad a bordo del avión sin la reducción de precios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Knowing how passengers experience hospitality during Brazilian domestic flights enables us to identify the factors that are most valued by passengers, and that can be used to gain competitive advantage in the highly competitive Brazilian aviation industry. Within the universe of aviation hospitality, this research aims to study how passengers view hospitality during Brazilian domestic flights. This study uses mixed methods, comprising a qualitative phase, with a bibliographic and quantitative review, the development of data collection questionnaire, and analysis of the responses gathered from 1,163 returned questionnaires, using the software programs SPSS and SmartPLS. The results show how hospitality is perceived by passengers during Brazilian domestic flights, based on a set of 19 items that can be grouped into five factors: “attractiveness”, “service”,“ well-being”, “low-cost” and “hygiene”. Based on the analysis of the generated hypotheses, this study concludes that there are no genuinely “low cost” companies in Brazil, considering that reduced in-flight comfort is not associated with the consequent expected price reduction.
  • O TURISMO CINEMATOGRÁFICO PELAS LENTES DA TEORIA DO ATOR-REDE Artigo

    Duarte, Rômulo; Teles, Adonai; Filho, Ari da S. Fonseca

    Resumo em Português:

    RESUMO: O turismo cinematográfico explora a influência de produtos audiovisuais sobre turistas e destinos turísticos. Este artigo teve como objetivo descrever o turismo cinematográfico com base nos preceitos teórico-metodológicos da Teoria do Ator-Rede (ANT). Na sua face de método, a ANT propõe a descrição de um fenômeno a partir de diferentes técnicas de pesquisa, dentre elas, o discurso dos atores envolvidos. Com base nessa orientação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da gestão pública e iniciativa privada dos setores turístico e audiovisual, de modo a descrever o fenômeno do turismo cinematográfico. O resultado das entrevistas foi triangulado com aquilo que se apurou na revisão de literatura, gerando o relato aqui apresentado. O estudo revelou que a vocação cinematográfica do Rio de Janeiro é utilizada como discurso de atração das produções audiovisuais para a cidade e que há falta de vínculos mais profundos entre os setores de turismo e audiovisual da cidade. A centralidade e a hipertrofia de um dos atores, a existência de atores invisíveis e alguns desmontados ao longo do caminho foram detectados durante a pesquisa. O setor do turismo local não se relaciona com o setor audiovisual e há nessa relação uma oportunidade de expansão de negócios inexplorada.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El turismo cinematográfico explora la influencia de los productos audiovisuales en los turistas y destinos turísticos. Este artículo tuvo como objetivo describir el turismo de cine basado en los preceptos teórico-metodológicos de la Teoría del actor-red (ANT). En términos de método, ANT propone la descripción de un fenómeno basado en diferentes técnicas de investigación, incluido el discurso de los actores involucrados. Sobre la base de esta orientación, se realizaron entrevistas semiestructuradas con profesionales de la gestión pública y la iniciativa privada de los sectores turístico y audiovisual para describir el turismo cinematográfico. El resultado de las entrevistas se trianguló con lo que se encontró en la revisión de la literatura, generando el informe presentado aquí. El estudio reveló que la vocación cinematográfica de Río de Janeiro se utiliza como un discurso para atraer producciones audiovisuales a la ciudad, y que hay una falta de vínculos más profundos entre los sectores turístico y audiovisual de la ciudad. La centralidad e hipertrofia de uno de los actores, la existencia de actores invisibles y algunos desmantelados en el camino fueron detectados durante la investigación. El sector turístico local no está relacionado con el sector audiovisual y existe una oportunidad de expansión comercial inexplorada en esta relación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Film tourism explores the influence of audiovisual products on tourists and tourist destinations. This article describes film tourism based on the theoretical-methodological precepts of Actor-Network Theory (ANT). In terms of method, ANT describes a phenomenon based on different research techniques, including the discourse of the actors involved. Based on this guidance, semi-structured interviews were conducted with professionals from public and private institutions in the tourism and audiovisual sectors, in order to describe film tourism. The result of the interviews was triangulated with the findings from the literature review, generating the report presented here. The study revealed that the cinematographic vocation of Rio de Janeiro is used as a discourse to attract audiovisual productions to the city, and that there is a lack of deeper associations between the tourism and audiovisual sectors of the city. The centrality and hypertrophy of one of the actors, the existence of invisible actors, and some that have been dismantled along the way, were detected during the research. The local tourism sector is not linked to the audiovisual sector, a relationship that could represent an opportunity for business expansion that has been little explored.
  • Turismo e paisagens lacustres: uma análise estética de fotografias da Lagoa Mirim (Brasil/Uruguai) Artigo

    Kunz, Jaciel Gustavo; Castrogiovanni, Antonio Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO: A experiência turística da paisagem é marcadamente estética. A fotografia dos turistas é, também, prática geográfica. O objetivo desse artigo é analisar como funcionam esteticamente fotografias de paisagens da Lagoa Mirim (Brasil/Uruguai), clicadas de 2000 a 2018, e disponibilizadas no repositório Flickr®. Como objetivos específicos, descrevemos os documentos em análise e caracterizamos os sítios estudados: Praia/Vila da Capilha e Porto de Santa Vitória, no Brasil; e Balneário de Lago Merín, no Uruguai. Na interface entre Turismo e Geografia, estabelecemos um estado do conhecimento dos temas em questão. Analisamos o conteúdo de 65 fotografias e das legendas disponíveis. Do estudo da Lagoa Mirim como objeto geográfico, identificamos como principais conotações estéticas de sua paisagem turística: a dominância romântica do pitoresco e do melancólico; a relevância do pôr do sol no “lado” brasileiro; uma vacationscape de balneário em Lago Merín; e a recorrência de temas de aventura na Capilha. Encontramos, ainda, algumas ambiguidades entre o pitoresco e o sublime. Nosso intuito é oferecer ferramental teórico-metodológica para estudo de paisagens turísticas por meio de fotografias.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: La experiencia turística del paisaje es notablemente estética. La fotografía turística es también práctica geográfica. En este artículo, el objetivo es analizar estéticamente las fotografías de paisajes de la Laguna Merín (Brasil / Uruguay), sacadas entre 2000 y 2018, y disponibles en el repositorio Flickr®. Como objetivos específicos, describimos los documentos bajo análisis y los puntos estudiados: Playa/Villa de la Capilla y Puerto de Santa Victória, en Brasil, y Lago Merín, en Uruguay. En la interfaz entre Turismo y Geografía, establecimos un estado del arte de los temas en cuestión. Hemos revisado el contenido de 65 fotografías y los subtítulos disponibles. Del estudio de la Laguna Merín como objeto geográfico, identificamos las principales connotaciones estéticas de su paisaje turístico: el dominio del romántico del pintoresco y melancólico; la relevancia de la puesta del sol no en el “lado” brasileño; un paisaje vacationscape en Lago Merín; y la recurrencia de temas de aventura en La Capilla. Hay también algunas ambigüedades entre lo pintoresco y lo sublime. Nuestro objetivo es proporcionar herramientas teóricas y metodológicas para estudiar el paisaje turístico a través de fotografías.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Tourist experiences of landscape are highly aesthetic. Moreover, tourist photography is a geographical practice. The goal of this work is to analyze how tourists’ photographs of landscapes of Lagoa Mirim, a lake located on the Brazil-Uruguay border, function in terms of aesthetics. The photographs were taken between 2000 and 2018, and are available in the Flickr® repository. The specific goals of this work were to describe the documents under analysis, and to characterize the studied sites: Praia/Vila de Capilha and Porto de Santa Vitória, both in Brazil, and Balneário de Lago Merín, in Uruguay. In the interface between Tourism and Geography, we established the state-of-art in terms of research on the themes debated. We also analyzed, iconically, the content of 65 photographs and the available captions. From the study of Lagoa Mirim as a geographic object, we identified key aesthetic connotations of its touristscape: a predominance of picturesque and melancholic-romantic; the relevance of the sunset on the Brazilian side of the lake; a vacationscape of the seashore in Lago Merín; and the prevalence of adventure motifs in Capilha. We also found some ambiguities between picturesque and sublime. Our aim is to provide a theoretical and methodological framework for the study of touristscapes through photography.
  • AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO BACHAREL EM TURISMO: FORMAÇÃO, CONHECIMENTO E IDENTIDADE Artigo

    Menezes, Paula Dutra Leão de; Teixeira, Célia Regina

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este trabalho faz parte da tese “A construção do currículo em cursos de bacharelado em turismo: caminhos para a formação do profissional de turismo”. O objetivo do presente artigo é compreender as representações sociais dos graduados como profissionais, de modo a desvendar a identidade e a realidade da formação desse profissional. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, a qual contribui significativamente para a compreensão de fenômenos sociais. Justifica-se que o bacharel em turismo vai construindo a sua identidade profissional por meio da sua formação e das experiências e práticas cotidianas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com egressos dos cursos de turismo da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados foram empregadas entrevistas de grupo focal com egressos dos cursos das referidas instituições de ensino selecionadas para o estudo. Os resultados permitiram identificar as representações sociais do bacharel em turismo, como um profissional que se apresenta na noção-imagem de gestor, planejador turístico, que se materializa como a identidade profissional e emerge o discurso dos currículos prescritos nos cursos de turismo, que toma forma e configuração específica ao longo do processo de formação profissional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este trabajo forma parte de la tesis “la construcción del currículo carreras de licenciatura en turismo: caminos para la formación del profesional de turismo”. El objetivo de este artículo es comprender las representaciones sociales de los graduados como profesionales para desentrañar la identidad y la realidad de su educación. La investigación se basó en la Teoría de las representaciones sociales que contribuye significativamente a la comprensión de los fenómenos sociales. Está justificado que el licenciado en turismo construya su identidad profesional a través de su formación y experiencias y prácticas diarias. Desde un enfoque cualitativo, la investigación se realizó con graduados de cursos de turismo de la Universidad Federal de Paraíba, la Universidad Federal de Pernambuco y la Universidad Federal de Rio Grande do Norte. Como instrumento de recolección de datos, se utilizaron entrevistas de grupos focales con graduados de los cursos de las instituciones educativas referidas seleccionadas para el estudio. Los resultados nos permitieron identificar las representaciones sociales de la licenciatura en turismo como profesional, se presenta en la noción de imagen de gerente, planificador de turismo, que se materializa como la identidad profesional y emerge el discurso de los planes de estudios prescritos en los cursos de turismo, que toma forma y configuración específica a lo largo del proceso de formación profesional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This work was conducted as part of the thesis entitled Curriculum building in tourism bachelor degree courses: pathways to professional training in tourism. The objective of this article is to understand the social representations of graduates as professionals, in order to unravel the identity and reality of their education. The research was based on Theory of Social Representations, which makes a significant contribution to the understanding of social phenomena. It is justified that the bachelor in tourism builds his or her professional identity through his training and daily experiences and practices. Based on a qualitative approach, the research was conducted with graduates of tourism courses at the Federal University of Paraíba, the Federal University of Pernambuco, and the Federal University of Rio Grande do Norte. Data were collected through focus group interviews with graduates of selected courses at the above mentioned educational institutions. The results enabled us to identify the social representations of the bachelor graduate in tourism, as a professional who is presented in the notion-image of a manager, and as a tourism planner who is materialized as a professional identity, and the discourse of curricula prescribed in tourism courses emerges, which gains form shape and specific configuration throughout the vocational training process.
  • ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE EMPREENDEDORISMO E TURISMO SUSTENTÁVEL Artigos

    PIMENTEL, PEDRO CHAPAVAL; TEIXEIRA, RIVANDA MEIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO: Sendo o turismo altamente dependente e intimamente ligado a questões ambientais, econômicas e sociais, pesquisadores argumentam que o setor do turismo necessita ser, ao mesmo tempo, sustentável e empreendedor para se manter no longo prazo. Apesar de o empreendedorismo e o turismo sustentável serem campos de pesquisa que vêm recebendo notável atenção acadêmica quando tratados de forma individual, verifica-se a existência de lacuna de estudos que tentem examinar esses dois campos de forma conjunta. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma análise bibliométrica em 1.655 artigos e revisões publicadas entre os anos de 1978 e 2019 em periódicos indexados na base de dados Web of Science. O esforço empreendido nesta pesquisa justifica-se pela necessidade de se gerar demandas tanto na esfera acadêmica quanto prática com a análise de ações que estimulem a criação de novos negócios sustentáveis. Os resultados encontrados indicam que o número de publicações segue uma tendência crescente. Amparados na análise de co-citações, é possível identificar que a literatura sobre empreendedorismo e turismo sustentável possui grande parte da sua base teórica fundamentada em autores que dão ênfase à questão do turismo sustentável, deixando o empreendedorismo como aspecto secundário.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Como el turismo es altamente dependiente y está estrechamente relacionado con los problemas ambientales, económicos y sociales, los investigadores sostienen que el sector turístico debe ser sostenible y emprendedor para sostenerse a largo plazo. Aunque el emprendimiento y el turismo sostenible sean campos de investigación que han recibido una atención académica notable cuando tratados individualmente, hay la escassez de estudios que examinen estos dos campos conjuntamente. Para lograr este objetivo, se realizó un análisis bibliométrico en 1.655 artículos y revisiones publicadas entre 1978 y 2019 en revistas indexadas en la base de datos de Web of Science. El esfuerzo realizado en esta investigación se justifica por la necesidad de generar demandas tanto en el ámbito académico como en el práctico con el análisis de acciones que estimulen la creación de nuevos negocios sostenibles. Los resultados indican que el número de publicaciones sigue una tendencia creciente. Apoyado en el análisis de las citas compartidas, es posible identificar que la literatura sobre emprendimiento y turismo sostenible tiene gran parte de su base teórica basada en autores que enfatizan el tema del turismo sostenible, dejando el emprendimiento como un aspecto secundario.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: As tourism is highly dependent on, and closely linked to environmental, economic and social issues, researchers argue that the tourism sector needs to be both sustainable and entrepreneurial if it is to sustain itself in the long term. Although entrepreneurship and sustainable tourism are research fields that, individually, have received remarkable academic attention, there have been few studies that attempt to examine these two fields together. To achieve this goal, a bibliometric analysis was performed of 1,655 articles and reviews published between 1978 and 2019 in indexed journals in the Web of Science database. This research is justified by the need to generate demand in both the academic and practical spheres with the analysis of actions that stimulate the creation of new sustainable business. The results indicate that the number of publications is increasing. Supported by the analysis of co-citations, it is seen that the theoretical base of much of the literature on entrepreneurship and sustainable tourism relies on authors who emphasize the issue of sustainable tourism, leaving entrepreneurship as a secondary aspect.
  • TURISMO CULTURAL ACESSÍVEL: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DOS PRINCIPAIS TEATROS DE BRASÍLIA Artigo

    DUARTE, DONÁRIA COELHO; HONORATO, THAIZA SILVEIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO: O Turismo Cultural é um segmento que se manifesta de diversas formas, uma delas é a visitação a monumentos que produzem cultura, como é o caso dos teatros. Estes devem ser acessíveis para diversos públicos, inclusive para os usuários de cadeira de rodas. Neste sentido, o artigo analisa a acessibilidade para usuários de cadeira de rodas nos principais teatros da cidade de Brasília/DF a partir da percepção de seus gestores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, com aplicação de um roteiro de entrevista, analisado à luz das pesquisas bibliográfica e documental. Ao total, oito teatros foram pesquisados. Apesar de todos os estabelecimentos considerarem importante a acessibilidade para a hospitalidade deste público, seis gestores alegaram que seus espaços não são adaptados para receber usuários de cadeira de rodas. Estes colocam como principal fator impeditivo a dificuldade financeira para que sejam feitas as devidas adaptações. Para que esse cenário mude, aconselha-se que os gestores conheçam a legislação e as normas que tratam sobre acessibilidade para adequar os espaços e busquem recursos para superar as dificuldades que atrapalham a sua implementação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El Turismo cultural es un segmento que se manifiesta de diferentes maneras, una de las cuales es la visita a monumentos que producen cultura, como es el caso de los teatros. Estos deben ser accesibles para diferentes audiencias, incluidos los usuarios de sillas de ruedas. En este sentido, este articulo analiza la accesibilidad para usuarios de sillas de ruedas en los principales teatros de la ciudad de Brasilia/DF desde la percepción de sus gerentes. Para ello, se realizó una investigación cualitativa, exploratoria, con la aplicación de un guión de entrevista, analizado a luz de las investigaciones bibliográficas y documentales. En total, se investigaron ocho teatros. Aunque todos los establecimientos consideran que la accesibilidad para la hospitalidad de este público es importante, seis gerentes afirmaron que sus espacios no están adaptados para recibir usuarios de sillas de ruedas. Estos ponen las dificultades financieras como el principal factor que impide realizar las adaptaciones necesarias. Para que este escenario cambie, es aconsejable que los gerentes conozcan la legislación y los estándares que se ocupan de la accesibilidad para adaptar espacios y busquen recursos para superar las dificultades que dificultan su implementación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Cultural Tourism is a segment that takes different forms, one of which is visits to monuments that produce culture, such as theaters. These should be accessible to different publics, including wheelchair users. The article analyzes the accessibility for wheelchair users in the main theaters in the city of Brasília/DF from the perceptions of the theater managers. A qualitative, exploratory study was conducted for this purpose, with the application of an interview script, analyzed in light of bibliographic and documentary research. A total of eight theaters were included in the survey. Although all the managers considered accessibility to be important for hosting this public, six managers claimed that their spaces were not adapted to receive wheelchair users. They cited financial difficulties as the main barrier to making the necessary adaptations. For this scenario to change, managers need to know the legislation and accessibility standards, in order to adapt their spaces and seek resources to overcome the barriers to implementing these adaptations.
  • O TURISMO NO CENTRO HISTÓRICO DE FLORIANÓPOLIS (SC): UM ESTUDO REALIZADO NO FACEBOOK SOB A ÓTICA DOS 4 A’S DO BENCHMARKING Artigo

    ROSSINI, DIVA DE MELLO; OLIVEIRA, JOSILDETE PEREIRA DE; KRAUSE, RODOLFO WENDHAUSEN; CAPELLA, GABRIELA SANTOS

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo deste estudo foi analisar as vitrines de marketing de empresas de turismo que divulgam o centro histórico de Florianópolis (SC) como um atrativo turístico, no Facebook, utilizando como metodologia os 4 A’S (acessibilidade, atração, animação e ação) da matriz do Modelo Inglês de Benchmarking e como ferramenta para análise de dados o software Iramuteq. A hipótese formulada foi confirmada. As vitrines apresentam dados da matriz dos 4 A’s do Modelo Inglês de Benchmarking e as informações são divulgadas sob a forma de Roteiros Turísticos, os quais associam os atrativos turísticos culturais do Centro Histórico a outros atrativos turísticos culturais e naturais, como paisagens e praias. Importante salientar a relevância dada à divulgação do meio de transporte terrestre e dos períodos que ele é disponibilizado. Os resultados obtidos poderão contribuir com a elaboração/qualificação das vitrines de marketing de empresas de turismo que divulgam os centros históricos das cidades, com a criação de movimentos que resultem na criação de políticas públicas em prol da preservação/conservação do patrimônio cultural e com o desenvolvimento do turismo cultural, promovendo oportunidades para o crescimento da renda para as entidades públicas, privadas e para os residentes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El objetivo de este estudio fue analizar las ventanas de comercialización de las empresas turísticas que anuncian el centro histórico de Florianópolis (SC) como una atracción turística, en Facebook, utilizando como metodología las 4 A’S (accesibilidad, atracción, animación y acción) de la base Modelo Inglés de Benchmarking y como herramienta para el análisis de datos el software Iramuteq. La hipótesis formulada fue confirmada. Las vitrinas presentan datos de la base 4 A’s del Modelo Inglés de Benchmarking y, las informaciones se difunden en forma de rutas turísticas, que asocian las atracciones turísticas culturales del Centro Histórico con otras atracciones turísticas culturales y naturales, como paisajes y playas. Es importante resaltar la relevancia dada a la divulgación de los medios de transporte terrestre y los períodos en que está disponible. Los resultados obtenidos pueden contribuir a la elaboración / calificación de las ventanas de comercialización de las empresas turísticas que publicitan los centros históricos de las ciudades, con la creación de movimientos que resultan en la creación de políticas públicas a favor de la preservación / conservación del patrimonio cultural y con el desarrollo del turismo cultural, promoviendo oportunidades de crecimiento de ingresos para entidades públicas y privadas y residentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The aim of this study was to analyze the marketing windows of tourism companies that advertise the historic center of Florianópolis (SC) as a tourist attraction, on Facebook, using the methodology of the 4 As (accessibility, attraction, animation and action) matrix of the English Benchmarking Model, and the Iramuteq computer program for the data analysis. The hypothesis formulated was confirmed. The marketing windows present data that reflect the 4 As matrix, with the information being advertised in the form of Tourist Routes that associate the cultural tourist attractions of the Historic Center with other cultural and natural tourist attractions, such as landscapes and beaches. It is important to highlight the importance of advertising the means of land transport, and the periods it is available. It is hoped that the results of this study will contribute to the elaboration/qualification of marketing windows of tourism companies that advertise the historic centers of cities, creating movements to promote new public policies in favor of the preservation/conservation of cultural heritage and with the development of cultural tourism, and creating opportunities for income growth for public and private entities and residents.
  • TURISMO SOLIDÁRIO NA PROMOÇÃO DO TURISMO NO MÉXICO: UMA ALTERNATIVA À COESÃO SOCIAL Artigos

    CHÁVEZ, ANGÉLICA RADAHI VILCHIS; NECHAR, MARCELINO CASTILLO; JIMÉNEZ, GRACIELA CRUZ; MONTEROS, GERARDO NOVO ESPINOSA DE LOS

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo é derivado de uma investigação orientada para a análise da promoção turística proposta pelo Governo Federal no México. O objetivo é mostrar o caráter econômico predominante na promoção do turismo e destacar o surgimento do turismo solidário como alternativa para projetar essa atividade no país, com incidência específica no desenvolvimento sustentável local, o que permite contemplar aspectos socioculturais e ambientais na promoção do turismo. Por meio de uma revisão da literatura científica, uma abordagem economista da promoção do turismo se manifesta em sua institucionalização, em oposição a uma proposta sustentável que responde a uma realidade mais ampla e necessária na promoção do turismo. Uma das principais conclusões é a crescente preocupação da sociedade, associações civis, empresas públicas e privadas e instituições de ensino, em reconhecer o turismo como uma ferramenta de inclusão social. Os resultados mostram que a atual promoção do turismo na internet carece da visão solidária de disseminar, entre os atores do turismo, o desafio que o desenvolvimento local apresenta e os valores necessários para sua potencialização.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este artículo se deriva de una investigación dirigida a analizar la promoción turística propuesta por el Gobierno Federal en México. El objetivo es mostrar el carácter económico predominante en la promoción del turismo y destacar el surgimiento del turismo solidario como una alternativa para proyectar esta actividad en el país, con un enfoque específico en el desarrollo sostenible local, que permita contemplar aspectos socioculturales y ambientales en la promoción del turismo. A través de una revisión de la literatura científica, un enfoque economista para promover el turismo se manifiesta en su institucionalización, en oposición a una propuesta sostenible que responda a una realidad más amplia y más necesaria en la promoción del turismo. Una de las principales conclusiones es la creciente preocupación de la sociedad, las asociaciones civiles, las empresas públicas y privadas y las instituciones educativas, al reconocer el turismo como una herramienta para la inclusión social. Los resultados muestran que la promoción actual del turismo en Internet carece de la visión solidaria de difundir, entre los actores turísticos, el desafío que presenta el desarrollo local y los valores necesarios para su potencialización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article is derived from research that focused on the analysis of tourism promotion proposed by the Federal Government in Mexico. It aims to show the prevailing economic nature of tourism promotion, and to highlight the emergence of solidarity tourism as an alternative to project this activity in the country, with specific relevance for local sustainable development, which includes socio-cultural and environmental aspects in tourism promotion. Through a review of the scientific literature, an economist approach to tourism promotion manifests itself in its institutionalization, in contrast to a sustainable proposal that responds to a broader and necessary reality in tourism promotion. One of the main conclusions is the growing concern of society, civil associations, public and private companies and educational institutions with recognizing tourism as a tool for social inclusion. The results show that the current tourism promotion on the internet lacks the solidary vision that seeks to disseminate, among the various tourism actors, the challenge that local development presents, and the values required make it viable.
Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br