Indicadores de separação espacial |
Ingram (1971) Ingram, D. R. (1971). The concept of accessibility: a search for an operational Form. Regional Studies, 5(2), 101-107. http://dx.doi.org/10.1080/09595237100185131. http://dx.doi.org/10.1080/0959523710018...
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Ai =
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Ai: Acessibilidade integral do ponto i ; aij: Acessibilidade relativa entre os pontos i e j; n: Número total de pontos da rede |
Allen et al. (1993) Allen, W. B., Liu, D., & Singer, S. (1993). Accessibility measures of U.S. metropolitan areas. Transportation Research Part B: Methodological, 27 (6), 439-449. http://dx.doi.org/10.1016/0191-2615(93)90016-4. http://dx.doi.org/10.1016/0191-2615(93)...
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Ai =
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Ai: Acessibilidade da zona i; N: Número de pontos utilizados no cálculo; Cij: Custo despendido para se deslocar entre as zonas i e j
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Davidson (1995) Davidson, K. B. (1995). Accessibility and isolation in transport network evaluation. In Proceedings of the VII World Conference on Transport Research (pp. 8-10). Sidney: The University of South Wales.
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Ai =
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Ai: Acessibilidade da zona i; Sj: Medida de atratividade da zona j ; Cij: Custo despendido de viagem entre as zonas i e j; f: Função de impedância (exponencial ou potência) |
Quantidade de viagens |
Dodgson (1974) Dodgson, J. S. (1974). Motorway investment, industrial transport costs, and sub-regional growth: a case study of the M62. Regional Studies, (8), 75-91. http://dx.doi.org/10.1080/09595237400185061. http://dx.doi.org/10.1080/0959523740018...
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Ai =
Pij =
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Ai: Indicador de acessibilidade da região i; Pij: Probabilidade de ocorrer a viagem entre zonas i e j; Cij: Custo da viagem entre as áreas i e j; α: Coeficiente de valor 1; Wj: Número de empregos da zona j
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Oferta do sistema de transportes |
Bruton (1979) Bruton, M. J. (1979). Introdução ao planejamento dos transportes . Rio de Janeiro: Interciência; São Paulo: EDUSP.
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Ai =
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Ai: Indicador de acessibilidade da região i; Fzm,i: Frequência do sistema de transporte m que serve a região i através da rota z no horário entre-picos; Si: Área da região i (quilômetros quadrados) |
Januário (1995) |
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Ai: Acessibilidade da zona i às demais zonas de destino; Lij: Oferta de lugares no transporte público entre i e j; n: Número de nós da rede; f(cij): Função impedância do tipo potência inversa |
Henk & Hubbard (1996) Henk, R. H., & Hubbard, S. M. (1996). Developing an index of transit service availability. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board , 1521, 12-19. http://dx.doi.org/10.3141/1521-02. http://dx.doi.org/10.3141/1521-02 ...
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ITSA =
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ITSA: Disponibilidade de transporte coletivo em uma zona; Icob: Cobertura do serviço (km das rotas/área da zona); If: Frequência do serviço (km percorrido/km das rotas); Icap: Capacidade do serviço (lugares x km/população zona) |
Oferta do sistema de transportes |
Dias (2008) Dias, R. F. (2008). Procedimento para elaboração do índice de acessibilidade com apoio de Sistema de Integração Geográfica - SIG (Dissertação de mestrado). Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
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Xi,p =
Xi,p
novo= 1 - Xi,p
IAIP =
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Xi,p: Valor normalizado de 0 a 1 do indicador i no lugar p; Xi: Valor obtido pelo indicador i ; max(Xi): Maior valor do indicador i entre os pesquisados; min(Xi): Menor valor obtido pelo indicador i; IAIP: Índice de acessibilidade; XI: Indicadores apresentados; WP: Peso atribuído a cada indicador |
Indicadores que usam dados agregados que combinam aspectos de transporte e uso do solo |
Vickerman (1974) Vickerman, R. W. (1974). Accessibility, attraction, and potential: a review of some concepts and their use in determining mobility. Environment Planning, 6, 675-691. , Dalvi 1978) Dalvi, M. Q. (1978). Behavioural modelling accessibility, mobility and need: concepts and measurement. In D. A. Hensher, & P. R. Stopher (Eds.), Behavioural travel modelling (pp. 639-653). London: Croom Helm. , Koenig (1980) Koenig, J. G. (1980). Indicators of urban accessibility: theory and application. Transportation Research, 9(2), 145-172. , Hanson (1995) Hanson, S. (1995). Getting there: urban transportation in context. In S. Hanson (Ed.), The geography of urban transportation (pp. 3-25). New York: The Guilford Press.
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Ai =
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Wi: Número de oportunidades na zona j para dado motivo; f(Cij) como 1/C αij ( Hanson, 1995 Hanson, S. (1995). Getting there: urban transportation in context. In S. Hanson (Ed.), The geography of urban transportation (pp. 3-25). New York: The Guilford Press. ), onde Cij é distância ou tempo de viagem entre as zonas i e j e α coeficiente que geralmente recebe valor 1 (um) |
Deka (2002) Deka, D. (2002). Transit availability and automobile ownership: some policy implications. Journal of Planning Education and Research, 21(3), 285-300. http://dx.doi.org/10.1177/0739456X0202100306. http://dx.doi.org/10.1177/0739456X02021...
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DTCi =
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DTCi: Disponibilidade de transporte coletivo no setor i; Cr: Quilometragem da linha r na área estendida do setor i; Fr: Frequência do serviço na rota r, no pico da manhã; m: Número de linhas que atravessam o setor estendido; Ai: Área do setor estendido |
Raia et al. (1997) |
Ai =
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Ai: Acessibilidade da zona i; Densj: Densidade populacional em j; Distij: Distância viária entre os centroides das quadras i e j; α: Expoente da função potência |
Indicadores que usam dados desagregados que combinam aspectos de transporte e uso do solo |
Formulação geral |
Ai =
f(cij) = 1 se cij ≤ C f(cij) = 0 se cij ≥ C
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C: Medida de contorno (referência); Wj: Número de oportunidades na zona; cij: Custo despendido de viagem entre as zonas i e j
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Tagore & Sikdar (1995) Tagore, M. R., & Sikdar, P. K. (1995). A new accessibility measure accounting mobility parameters. In Proceedings of the VII World Conference on Transport Research . Sydney, Australia: University of New South Wales.
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Ai =
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Ai: Acessibilidade da zona i; Sj: Medida de atratividade da zona j; f (tij): Função de calibração de viagens entre as zonas i e j; ᵞ: Coeficiente de calibração de mobilidade; Mi: Nível de mobilidade da zona i; n: Número total de zonas |
Wang (2003) Wang, F. (2003). Job proximity and accessibility for workers of various wage groups. Urban Geography, 24(3), 253-271. http://dx.doi.org/10.2747/0272-3638.24.3.253. http://dx.doi.org/10.2747/0272-3638.24....
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Agi =
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Agi: Acessibilidade ao trabalho no segmento g para residentes da zona i; Ogj: Número de empregos no segmento g para residentes de j; f: Função de impedância; tij: Tempo de viagem entre as zonas i e j; Wgk: Número de trabalhadores no segmento g e residentes de k; tki: Tempo de viagem entre as zonas i e k
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