Indicadores de separação espacial |
Ingram (1971)
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Ai =
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Ai: Acessibilidade integral do ponto i ; aij: Acessibilidade relativa entre os pontos i e j; n: Número total de pontos da rede |
Allen et al. (1993)
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Ai =
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Ai: Acessibilidade da zona i; N: Número de pontos utilizados no cálculo; Cij: Custo despendido para se deslocar entre as zonas i e j
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Davidson (1995)
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Ai =
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Ai: Acessibilidade da zona i; Sj: Medida de atratividade da zona j ; Cij: Custo despendido de viagem entre as zonas i e j; f: Função de impedância (exponencial ou potência) |
Quantidade de viagens |
Dodgson (1974)
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Ai =
Pij =
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Ai: Indicador de acessibilidade da região i; Pij: Probabilidade de ocorrer a viagem entre zonas i e j; Cij: Custo da viagem entre as áreas i e j; α: Coeficiente de valor 1; Wj: Número de empregos da zona j
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Oferta do sistema de transportes |
Bruton (1979)
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Ai =
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Ai: Indicador de acessibilidade da região i; Fzm,i: Frequência do sistema de transporte m que serve a região i através da rota z no horário entre-picos; Si: Área da região i (quilômetros quadrados) |
Januário (1995) |
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Ai: Acessibilidade da zona i às demais zonas de destino; Lij: Oferta de lugares no transporte público entre i e j; n: Número de nós da rede; f(cij): Função impedância do tipo potência inversa |
Henk & Hubbard (1996)
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ITSA =
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ITSA: Disponibilidade de transporte coletivo em uma zona; Icob: Cobertura do serviço (km das rotas/área da zona); If: Frequência do serviço (km percorrido/km das rotas); Icap: Capacidade do serviço (lugares x km/população zona) |
Oferta do sistema de transportes |
Dias (2008)
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Xi,p =
Xi,p
novo= 1 - Xi,p
IAIP =
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Xi,p: Valor normalizado de 0 a 1 do indicador i no lugar p; Xi: Valor obtido pelo indicador i ; max(Xi): Maior valor do indicador i entre os pesquisados; min(Xi): Menor valor obtido pelo indicador i; IAIP: Índice de acessibilidade; XI: Indicadores apresentados; WP: Peso atribuído a cada indicador |
Indicadores que usam dados agregados que combinam aspectos de transporte e uso do solo |
Vickerman (1974) , Dalvi 1978) , Koenig (1980) , Hanson (1995)
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Ai =
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Wi: Número de oportunidades na zona j para dado motivo; f(Cij) como 1/C αij ( Hanson, 1995 ), onde Cij é distância ou tempo de viagem entre as zonas i e j e α coeficiente que geralmente recebe valor 1 (um) |
Deka (2002)
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DTCi =
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DTCi: Disponibilidade de transporte coletivo no setor i; Cr: Quilometragem da linha r na área estendida do setor i; Fr: Frequência do serviço na rota r, no pico da manhã; m: Número de linhas que atravessam o setor estendido; Ai: Área do setor estendido |
Raia et al. (1997) |
Ai =
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Ai: Acessibilidade da zona i; Densj: Densidade populacional em j; Distij: Distância viária entre os centroides das quadras i e j; α: Expoente da função potência |
Indicadores que usam dados desagregados que combinam aspectos de transporte e uso do solo |
Formulação geral |
Ai =
f(cij) = 1 se cij ≤ C f(cij) = 0 se cij ≥ C
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C: Medida de contorno (referência); Wj: Número de oportunidades na zona; cij: Custo despendido de viagem entre as zonas i e j
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Tagore & Sikdar (1995)
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Ai =
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Ai: Acessibilidade da zona i; Sj: Medida de atratividade da zona j; f (tij): Função de calibração de viagens entre as zonas i e j; ᵞ: Coeficiente de calibração de mobilidade; Mi: Nível de mobilidade da zona i; n: Número total de zonas |
Wang (2003)
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Agi =
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Agi: Acessibilidade ao trabalho no segmento g para residentes da zona i; Ogj: Número de empregos no segmento g para residentes de j; f: Função de impedância; tij: Tempo de viagem entre as zonas i e j; Wgk: Número de trabalhadores no segmento g e residentes de k; tki: Tempo de viagem entre as zonas i e k
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