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Infraestruturas urbanas sociotécnicas: vender ou não vender a ETB - Empresa de Telecomunicaciones de Bogotá

A partir do campo dos estudos urbanos sociotécnicos, aqui é analisada a controvérsia "vender ou não vender a Empresa de Telecomunicações de Bogotá" (ETB), uma empresa de telecomunicações pública da capital colombiana. A primeira seção analisa o potencial de desenvolvimento, emergência e potencial crítico desse campo. A segunda seção apresenta o estudo de caso subdividido em quatro partes. A primeira abordagem expõe a ETB como uma entidade e comenta seu perfil sociotécnico; a segunda explora a polêmica envolvendo a interação entre a relação "ETB-cidade" e sua contextualização baseada na análise de controvérsia; a terceira abordagem descreve o desenho metodológico empregado que incluiu: i) desenvolvimento de um corpus de manchetes de jornais sobre a polêmica "vender ou não vender a ETB", que teve lugar em 2011, ii) adaptação das categorias analíticas seguindo o protocolo de pesquisa SCOT²; e iii) aplicação do corpus baseado em análise de conteúdo com suporte no programa de computação ATLAS/ti (versão 7). A quarta abordagem apresenta a análise que permitiu identificar os atores e argumentos predominantes sobre o debate e a estrutura tecnológica ou conjunto de conceitos utilizados para discutir e resolver o dilema "vender ou não vender": de um lado, o conjunto "mercado de telecomunicações", e, por outro lado, o conjunto "patrimônio público da cidade". A terceira seção sobre considerações finais criticou a ênfase dada à polarização que sustenta o dilema "vender ou não vender", a qual bloqueia a compreensão da interação sociotécnica dentro da interação "ETB-cidade" e o desenvolvimento do seu potencial.

Estudos sociotécnicos urbanos; Infraestrutura urbana sociotécnica; Empresa de Telecomunicações de Bogotá


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