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Música de Feitiçaria no Brasil

Resumo

“Música de Feitiçaria no Brasil” resulta de uma conferência lida por Mário de Andrade na Associação Brasileira de Música, no Rio de Janeiro, em 1933. O autor não chegou a concluir a revisão para sua publicação. Disso se encarregou Oneyda Alvarenga, que organizou, com o texto da conferencia e com parte da documentação conexa, o volume XIII - Música de Feitiçaria no Brasil - das Obras Completas de Mário de Andrade (Editora Itatiaia/Instituto Nacional do Livro em 1983, p. 23-70). Andrade busca compreender o papel da música, com seus ritmos e formas melódicas distintivas, no transe místico das religiões afro-brasileiras. O texto combina o sabor de suas pesquisas de campo sobre o catimbó no nordeste brasileiro; seus estudos bibliográficos eruditos, muito influenciados pela antropologia evolucionista e difusionista do final do século XIX e inícios do XX; e uma análise da música de macumba carioca do início dos anos 1930 tal como encontrada nos discos da época que o autor coletava e se comprazia em escutar.

Palavras-chave:
Religiões Afro-brasileiras; Feitiçaria e Magia; Música; Ritual

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