Acessibilidade / Reportar erro

The school as a project for the future: a case study of a new Pataxó Village School in Minas Gerais

Resumo

O texto apresenta reflexões de professores/as indígenas sobre o papel da escola, numa nova aldeia Pataxó em Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de "entrevistas narrativas" com professores/as dessa aldeia que participaram do primeiro curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais. Nessas narrativas, a escola e a formação são apresentadas como um projeto coletivo, da e para a comunidade e voltados para a realização de seus projetos de futuro. A escola aparece como central na articulação entre modos tradicionais de produzir conhecimento e a formulação de alternativas para projetos futuros.

Palavras-chave:
Escola Indígena; Professores/as Pataxó; Relação com o Território; Projetos de Futuro.

Associação Brasileira de Antropologia (ABA) Caixa Postal 04491, 70904-970 Brasília - DF / Brasil, Tel./ Fax 55 61 3307-3754 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: vibrant.aba@gmail.com