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A construção do nacional: Ricardo Severo e a Campanha de Arte Tradicional no Brasil (1910-1930)

The Construction of the National: Ricardo Severo and the Campaign for Traditional Art in Brazil (1910-1930)

Resumo

A Campanha de Arte Tradicional no Brasil, promovida por Ricardo Severo da Fonseca e Costa (1869-1940) entre as décadas de 1910 e 1930, foi composta por projetos de arquitetura; artigos e entrevistas publicadas em periódicos como O Estado de S. Paulo, a Revista do Brasil e A Cigarra, além de conferências proferidas em instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a Sociedade de Cultura Artística e o Grêmio Politécnico de São Paulo. Por meio dela, o engenheiro português construiu uma narrativa da história da arquitetura brasileira que foi pautada por e fomentou representações recorrentes da nação, reverberando nos escritos e nas políticas de preservação de intelectuais comprometidos com a criação de uma arte moderna genuína, entre eles José Marianno Filho, Mário de Andrade, Paulo Santos, Lucio Costa e Rodrigo Melo Franco de Andrade. Atento às especificidades do discurso de Severo, este artigo busca recuperar as motivações políticas e disciplinares de sua campanha; os nexos com sua experiência pregressa em Portugal, especialmente no campo da arqueologia; suas matrizes teóricas; suas fontes de pesquisa e seus veículos de divulgação, construindo pontes de diálogo entre o engenheiro português e seus contemporâneos.

Palavras-chave:
Ricardo Severo; Campanha de Arte Tradicional no Brasil; historiografia

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