Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 03/04/2024)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

Anais Brasileiros de Dermatologia é a publicação científica oficial da Sociedade Brasileira de Dermatologia com veiculação ininterrupta desde 1925.

É publicação bimestral, peer reviewed, de acesso aberto, impressa no idioma português e on-line no idioma inglês, dedicada a divulgar estudos, evidências e relatos técnico-científicos originais e inéditos, resultantes de pesquisas, revisões e comunicações na área da Dermatologia e especialidades afins. Apresenta como característica principal a ênfase em Dermatologia Tropical, Dermatologia Infecciosa e Parasitária, DST/AIDS e Dermatopatologia.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

O periódico Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD) é de acesso aberto. O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a ABD adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados.

O periódico ABD solicita de seus autores a indicação precisa do papel desenvolvido de cada um em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados

A ABD incentiva publicação de artigos preprints, recomenda-se as plataformas públicas PreprintsSciELO Preprints e EmeRI para discussão aberta antes da aprovação e publicação no periódico.

 

 

Ética na Publicação

 

O periódico ABD adota os princípios de ética de publicação incluídos no código de conduta do Committee on Publication Ethics COPE. 

As alegações de má conduta antes e após a publicação são direcionadas ao periódico e ao editor-chefe e podem gerar: remoção do autor, pedido de retratação por má conduta ética, entre outros.

Os autores são obrigados a mencionar a contribuição de cada um na página de título baseada na declaração de autoria conforme a Contributor Roles Taxonomy (CRediT).

Reclamações e recursos devem ser enviados para o periódico, editor-chefe ou equipe técnica do periódico situado na sociedade científica responsável pela publicação dos ABD. 

Conflitos de interesses de cada um dos autores deve estar obrigatoriamente apresentado no artigo. A ausência da indicação pode envolver recursos e necessidade de retratação por parte dos envolvidos. 

Dados e reprodutibilidade: os ABD encorajam o uso de diretrizes de relato e registro de ensaios clínicos e outros e publicação e disponibilidade de dados brutos da pesquisa publicada no periódico.

Ensaios clínicos devem ter registro em um banco de dados públicos, cujas opções estão no site do International Committee of Medical Journal Editors. São exemplos: Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) e ClinicalTrials.gov. O número do registro deve estar informado no manuscrito submetido.

As revisões sistemáticas também devem ter registro no Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) ou base de dados similar. O número do registro deve estar, igualmente, informado no manuscrito submetido.

Os ABD não aceitam plágio ou similares. Considera a publicação duplicada ou fragmentada da mesma pesquisa uma infração ética e é cuidadoso no uso de mecanismos para encontrar semelhanças de texto e detectar plágio. Para verificar a originalidade, antes de seguir para avaliação dos pares o artigo será verificado pelo serviço de detecção de originalidade pelo software iThenticate. Embora os editores façam todos os esforços para garantir a validade dos manuscritos publicados, a responsabilidade final recai sobre os autores, não sobre os ABD, seus editores ou revisores, exigindo retratação dos autores e podendo o artigo ser retirado do periódico em caso de confirmação posterior de plágio.

Discussões e correções pós-publicação são permitidas por meio de cartas ao editor, permitindo debate, correção, revisão e retratação de artigos após a publicação.

 

 

Foco e Escopo

 

É publicação bimestral, peer reviewed, de acesso aberto, impressa no idioma português e on-line no idioma inglês, dedicada a divulgar estudos, evidências e relatos técnico-científicos originais e inéditos, resultantes de pesquisas, revisões e comunicações na área da Dermatologia e especialidades afins. Apresenta como característica principal a ênfase em Dermatologia Tropical, Dermatologia Infecciosa e Parasitária, DST/AIDS e Dermatopatologia.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Anais Brasileiros de Dermatologia
  • Título abreviado: An Bras Dermatol.
  • Publicação de: Sociedade Brasileira de Dermatologia, Editora: Elsevier
  • Periodicidade: Bimestral
  • Modalidade de publicação: Regular
  • Ano de criação do periódico: 1925
 

 

Websites e Mídias Sociais

 

https://www.anaisdedermatologia.org.br/en

 

 


 

 

Política Editorial

 

Preprints

 

O periódico ABD aceita a submissão de preprints.

Observe que os preprints podem ser compartilhados em qualquer lugar a qualquer momento, de acordo com a política de compartilhamento da Elsevier.

Compartilhar seus preprints (por exemplo, em um servidor de pré-impressão) não contará como publicação prévia (para mais informações, consulte “Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes”.

Um servidor de preprint confiável precisa ter sua política de moderação transparente, oferecer DOI aos preprints submetidos, permitir alterações na versão do preprint, comentários e avaliação da comunidade com endosso de pesquisadores e interoperabilidade com outros serviços e plataformas. Serão aceitas somente submissões de trabalhos previamente depositados em plataformas públicas de servidores que atendam essas características de confiabilidade e transparência.

Recomenda-se as plataformas públicas PreprintsSciELO Preprints e EmeRI para discussão aberta antes da aprovação e publicação no periódico.

No caso de aceitação e publicação do artigo nos ABD, é de responsabilidade dos autores atualizar o registro no servidor preprint, informando a referência completa da publicação na revista.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Pré-Análise: todos os manuscritos submetidos aos ABD serão encaminhados ao Corpo Editorial. Este será responsável pela análise, verificar a adequação do potencial da publicação ao escopo da revista. Os manuscritos que atendam ao conjunto dos requisitos exigidos pela revista passarão a ter um editor responsável designado e seguirão para a avaliação técnica. Os recusados na fase inicial são devolvidos aos autores com a justificativa.

Avaliação técnica: o envio de um artigo implica que o trabalho descrito não foi publicado anteriormente (exceto na forma de resumo, palestra publicada ou tese acadêmica). Para verificar a originalidade, a revista dispõe do serviço de detecção de similaridades Crossref Similarity Check. Nesta etapa verifica-se o cumprimento das normas de publicação e documentação exigidas na submissão de manuscritos pelos ABD. Em caso de desacordo com as instruções, o manuscrito será devolvido aos autores para se adequar. Somente após conformidade com a documentação exigida o manuscrito será atribuído para o parecerista integrante do Conselho de Revisores, que o editor responsável pelo artigo irá designar de acordo com a área temática principal do manuscrito.

Revisão por pares: utiliza a revisão duplo-cega: a identidade dos autores estará oculta para os revisores e vice-versa. Para facilitar o processo, a revista pede que apresente os dados de identificação dos autores somente na folha de rosto, separadamente do texto do manuscrito. Se houver no texto algo que identifique a instituição ou local é necessário substituir por XX até o final da avaliação por pares. Os pareceres são designados ao editor responsável que irá encaminhar aos autores, caso esteja de acordo com as avaliações. Após a correção feita pelos autores o manuscrito volta ao editor responsável que irá encaminhar aos mesmos revisores, caso necessário. Esse processo se repete até que os revisores aprovem e o editor responsável também.

Decisão final: Caberá ao editor decidir sobre a aprovação final do manuscrito.

 

 

Dados abertos

 

Os ABD incentivam a compartilhar dados que respaldem a pesquisa em um repositório de dados apropriado, permitindo a interligação dos dados com os artigos publicados. Se compartilhar dados, sugerimos que cite no manuscrito e liste nas referências.

Os dados da pesquisa são os resultados das observações ou experimentos que validam os resultados da pesquisa.

Para facilitar a reprodutibilidade e a reutilização de dados, também incentiva o compartilhamento de seu software, código, modelos, algoritmos, protocolos, métodos e outros materiais úteis relacionados ao projeto.

Para obter mais informações sobre depósito, compartilhamento e uso de dados de pesquisa e outros materiais de pesquisa relevantes, visite a página de normas do periódico.

 

 

Cobrança de Taxas

 

Não há cobrança aos autores para submissão nem para processamento dos artigos (APC).

A sustentabilidade financeira é de responsabilidade da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Os ABD adotam os princípios de ética de publicação incluídos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE). Questões éticas e/ou que possam prejudicar a reputação do periódico serão avaliadas e retratadas pelo Corpo editorial dos ABD e se for necessário também pela diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Em situação de má conduta, a política de retratação será aplicada pelo periódico, conforme o Guia de Boas Práticas proposto pela SciELO.

O Registro e Publicação de Errata  e Retratação seguirá as recomendações propostas pela SciELO.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Os autores devem informar sobre a existência de conflitos de interesse de quaisquer natureza: pessoal, acadêmica, financeira, comercial ou política que possam interferir potencialmente no processo de avaliação do manuscrito.

Os revisores e editores envolvidos no processo devem divulgar em uma declaração se há ou não conflito de interesse envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo. Caso haja, ainda que potencial, o conflito de interesse deve ser informado em documento próprio assinado e anexado ao processo de tramitação. Essas informações serão publicadas caso o artigo seja aprovado.

A revista solicita o preenchimento do Documento de Conflitos de Interesses por todos os autores e precisa ser enviado na submissão do manuscrito. Além disso, os autores devem listar os conflitos na página de rosto do manuscrito quando houver e caso não tenham, devem informar que não há conflitos. Essas informações são publicadas junto ao artigo.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Os ABD utilizam o software de verificação de similaridade iThenticate da plataforma CrossRef, disponível no sistema de submissão Editorial Manager dos ABD pela Elsevier.

Os manuscritos são analisados para verificação de similaridade assim que submetidos à revista. Quando extensas modificações forem realizadas no processo de avaliação do manuscrito, o artigo pode passar por nova verificação de similaridade.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial dos ABD, além dos autores que publicam, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, os ABD observam a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Estudos em pacientes ou voluntários demandam termos de consentimento informado e de aprovação do comitê de ética em pesquisa (CEP) da instituição ou relevante. O número do protocolo de aprovação da pesquisa pelo CEP deve ser informado no corpo do texto do artigo a ser submetido.

Os consentimentos, permissões e liberações apropriados devem ser obtidos sempre que um autor desejar incluir detalhes do caso, informações pessoais ou imagens de pacientes e quaisquer outros indivíduos no manuscrito submetido.

 

 

Direitos Autorais, Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Os ABD adotam a licença CC-BY do Sistema Creative Commons, sob o qual os autores mantêm os direitos autorais sobre o artigo publicado nos ABD, e que seja mantido o direito de primeira publicação ao periódico. A licença adotada permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos com o reconhecimento da autoria.

Os manuscritos quando submetidos devem acompanhar o Termo de Cessão de Direitos Autorais assinado pelos autores.

Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelos ABD, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia financia a APC de todos os artigos aprovados nos ABD. O (re)uso por terceiros permitido é definido pela licença de uso Creative Commons:

 

Atribuição Creative Commons (CC BY)

Permite que outras pessoas distribuam e copiem o artigo; criem extratos, resumos e outras versões revisadas, adaptações ou trabalhos derivados de um artigo (como uma tradução); incluam o artigo em um trabalho coletivo (como uma antologia); minem o texto ou dados do artigo, mesmo para fins comerciais, desde que creditem o(s) autor(es), não indiquem que o(s) autor(es) endossa(m) a adaptação e não modifiquem o artigo de maneira a prejudicar a honra ou a reputação do(s) autor(es).

A taxa de acesso aberto do periódico ABD é financiada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os ABD encorajam os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

A publicação é fomentada e tem sua sustentabilidade financeira pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editor-Chefe

   

 

Editores Associados

   

 

Equipe Técnica

   

 

Conselho Editorial Nacional

   

 

Conselho Editorial Internacional

   

 


 

Instruções aos autores

 

Tipos de documentos aceitos

 

O periódico Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD) é composto das seguintes seções: Educação Médica Continuada, Artigos Originais, Revisão, Cartas - Tropical/Infectoparasitárias, Cartas - Dermatopatologia, Cartas - Terapia, Cartas - Caso Clínico, Cartas - Investigação, e Correspondência.

Os manuscritos devem ser enviados pelo sistema de submissão on-line da Editora Elsevier, seguindo as instruções aos autores, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 12, nos idiomas português ou inglês.

 

EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

  • Submetidos sob convite.
  • Máximo de 6.000 palavras, 12 ilustrações, 100 referências.

Estrutura em tópicos:

Resumo: texto corrido. Até 250 palavras

Manuscrito: a depender do tópico:

Introdução, História; Epidemiologia; Patogênese; Aspectos Clínicos; Classificação; Diagnóstico Clínico, Laboratorial e Diferencial; Evolução; Prognóstico; Tratamento.

 

ARTIGOS ORIGINAIS

  • Máximo de 6.000 palavras, 10 ilustrações e 40 referências

Resumo estruturado: Fundamentos; Objetivos; Métodos; Resultados; Limitações do Estudo e Conclusões. Até 250 palavras

Manuscrito estruturado: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão   e Conclusões.

 

REVISÃO

  • Submetidos sob convite.
  • Máximo de 6.000 palavras e 10 ilustrações e 100 referências atuais.
  • Resumo: até 250 palavras. Estruturado se Revisão Sistemática.

 

CARTAS - CASO CLÍNICO

CARTAS - TROPICAL/INFECTOPARASITÁRIAS

CARTAS - DERMATOPATOLOGIA

CARTAS – TERAPIA

  • Máximo de 700 palavras, 4 ilustrações e 10 referências.
  • Não devem ser divididos em seções e nem incluir resumos ou palavras-chave.

 

CARTAS - INVESTIGAÇÃO

  • Máximo de 1.000 palavras, 4 ilustrações e 10 referências.
  • Não devem ser divididos em seções e nem incluir resumos ou palavras-chave.

 

CORRESPONDÊNCIA

  • Máximo de 400 palavras, 2 ilustrações e 5 referências
  • Texto deve ser apresentado sem subdivisões.
  • Não tem resumo ou palavras-chave.
 

 

Contribuição dos Autores

 

Os autores são obrigados a mencionar a contribuição de cada um na página de título baseada na declaração de autoria conforme a Contributor Roles Taxonomy (CRediT).

Todos os autores devem informar sua contribuição substancial na Página de Rosto com as seguintes opções: (1) a concepção e o desenho do estudo; (2) levantamento dos dados, ou análise e interpretação dos dados; (3) análise estatística; (4) redação do artigo ou revisão crítica do conteúdo intelectual importante; (5) obtenção, análise e interpretação dos dados; (6) participação efetiva na orientação da pesquisa; (7) participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados; (8) revisão crítica da literatura; (9) aprovação final da versão final do manuscrito.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Os ABD indicam aos autores que antes da submissão, verifiquem se o manuscrito esteja de acordo com às normas da Revista para que o mesmo siga o fluxo de avaliação mais rapidamente.

Os manuscritos deverão ser digitados no programa Word, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo.

Deve-se estruturar o manuscrito conforme as normas de cada seção do periódico.

Em todos os tipos de arquivo a contagem do número de palavras exclui títulos, resumos, palavras-chave, tabelas, ilustrações e referências.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Segue abaixo o check list para submissão de manuscritos na revista ABD.

 

FOLHA DE ROSTO:

  • Nome dos autores como deverá constar na publicação.
  • Abreviatura dos nomes de cada autor de acordo com a regra de Vancouver.
  • Orcid de cada autor.
  • Afiliações de cada autor, SEM suas respectivas funções.
  • Informar a Instituição de realização do trabalho, seguido de cidade, estado e país.
  • Informar potencial conflito de interesses por parte de algum autor, caso exista.
  • Declarar se houve ou não suporte financeiro.
  • Informar autor correspondente e e-mail.
  • Listar a contribuição de autoria de cada autor (ver itens em Colaboradores nas Normas).

 

Nº DE AUTORES POR TIPO DE ARTIGO:

  • Artigos Originais e Cartas - Investigação — não há limite de autores.
  • Educação Médica Continuada, Revisão, todas as Cartas, exceto a Investigação — máximo de 6 autores.
  • Correspondência — máximo de 4 autores.
  • Artigo Especial — discussão e definição segundo o tipo de artigo, quando do convite.

 

MANUSCRITO:

  • Título;
  • Resumo (estruturado ou não) e palavras-chave, quando solicitados;
  • Texto:
- Deve-se observar a estrutura do texto recomendada para cada tipo de artigo;
- Atentar para o número de palavras do texto de cada tipo de artigo. A contagem do número de palavras do texto não compreende:  resumo, palavras-chave, referências e ilustrações.
- Verificar se todas as referências e as ilustrações foram citadas em ordem numérica sequencial no texto;
- Não deverá constar nome dos autores e afiliações no corpo do texto enquanto o manuscrito estiver em avaliação por pares. Essas informações devem ser substituídas por XX. Após o artigo aprovado, incluir os dados.
- Agradecimentos, quando houver, devem constar ao final do texto e antes da lista de referências.

 

  • Referências (estilo Vancouver) – ver exemplos nas Normas.
  • Listar títulos e legendas das ilustrações após listagem das referências bibliográficas.

Histopatológicos devem sempre indicar ao final, entre parênteses, o tipo de coloração e o aumento.

  • Tabelas e fluxogramas em word podem ser inseridas ao final do manuscrito. Não envie tabelas e fluxogramas como imagens.

Imagens/fotos devem ser anexadas a parte.

    

ILUSTRAÇÕES:

  • O formato de envio das imagens permitido: PPT.  Em seus devidos campos de submissão.
  • A resolução mínima, das imagens, permitida para publicação é de 500dpi.

 

DOCUMENTAÇÃO:

  • Os documentos devem ser assinados por todos os Autores em único arquivo ou individualmente e enviados quando da submissão do manuscrito.
  • Não anexar a documentação como Material Suplementar.

 

REVISÕES:

  • Atenção ao tempo limite para submeter o artigo revisado
  • As questões ou sugestões dos Revisores devem ser respondidas de forma estruturada, questão por questão.
 

 

Ativos Digitais

 

Formato das imagens

Se a imagem for criada em um aplicativo do Microsoft Office (Word, PowerPoint, Excel), envie o arquivo no formato original.

As tabelas, de preferência, devem ser confeccionadas no Word, letra 12, Times New Roman, espaço duplo. As fotografias clínicas devem ser, preferencialmente, enviadas em Power Point.

Ainda, as imagens podem ser submetidas como pdf, tiff ou jpeg, desde que obedecidas as resoluções a seguir:

EPS (ou PDF): para desenhos vetoriais, incorpore todas as fontes usadas.

TIFF (ou JPEG): fotografias coloridas ou em escala de cinza (meios-tons), com no mínimo 500 dpi.

TIFF (ou JPEG): imagens lineares de bitmap (pixels em preto e branco puro) com no mínimo 1.000 dpi.

TIFF (ou JPEG): combinações de linha/meio-tom de bitmap (cores ou escala de cinza) com no mínimo 500 dpi.

 

 

Citações e Referências

 

Referências devem seguir estilo Vancouver.

Seguem alguns exemplos abaixo:

 

Livro:

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.

 

Capítulo de Livro:

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

 

Artigo de periódico:

Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002;347:284-7.

 

Demais exemplos verificar nas Normas completas do periódico.

 

 

Documentos Suplementares

 

Documentos obrigatórios para todas as submissões, como:

  • Termo de cessão de Direitos Autorais
  • Declaração de Conflito de interesse
  • Consentimento para publicação de imagens de paciente
 

 

Declaração de Financiamento

 

Informar se durante a pesquisa houve fontes de apoio, patrocinadores, incluindo nomes e explicações sobre o papel dessas fontes.

 

 

Informações Adicionais

 

A submissão é feita através do sistema online de submissão Editorial Manager da editora Elsevier na seguinte página:  https://www.editorialmanager.com/abd

Deve-se verificar o cumprimento das normas de publicação, conforme itens de tipos de documento, preparação do manuscrito e formato de envio segundo às seções do Periódico.

 

 

Contato

 

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Tel: +55 21 2253-6747

E-mail: revista@sbd.org.br

 

 

Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br