ISSN 1678-8621 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Ambiente Construído possui um conselho editorial, cujo mandato tem duração de dois anos, constituído por pesquisadores de reconhecida competência, alguns dos quais vinculados a instituições de outros países. Os artigos submetidos à revista são avaliados por pelo menos dois revisores, escolhidos entre os membros do conselho editorial ou entre outros acadêmicos de reconhecida competência nas suas respectivas áreas de conhecimento.

Para garantir um padrão no processo de avaliação dos artigos submetidos à revista Ambiente Construído, estabeleceu-se critérios que orientam os avaliadores na elaboração do parecer do artigo. A revista Ambiente Construído recomenda que os seguintes itens sejam examinados: a estrutura do artigo, a redação do texto, a qualidade técnica e científica do trabalho, a relevância do tema e a originalidade do assunto. Quanto à estrutura, pede-se que se observe a qualidade da estrutura lógica do trabalho no que se refere a organização dos tópicos que o compõem. Quanto à redação, sugere-se que se verifique a clareza do texto, a qualidade ortográfica e gramatical. Quanto à qualidade técnica e científica, solicita-se que se analise o emprego correto dos conceitos abordados, a adequação da profundidade dos conteúdos, o rigor científico do trabalho e a citação de referências fundamentais para o tema. Quanto à relevância, estipula-se que se note o vínculo com problemas importantes relacionados à Tecnologia do Ambiente Construído. E quanto à originalidade, sugere-se que se avalie o ineditismo e o grau de inovação proposto no trabalho. Além disso, a revista permite que o corpo de avaliadores acrescente outras observações que possam contribuir com a avaliação geral do artigo, sugerindo alterações ou justificando o seu parecer.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os artigos a serem enviados à revista Ambiente Construído devem ser originais e inéditos, fruto de um trabalho de pesquisa. Há um limite máximo de 7000 palavras. Não são aceitos textos que contenham uma simples revisão bibliográfica, sem que o seu método de pesquisa ou abordagem seja original. Caso parte dos resultados apresentados já tenham um divulgação prévia, a concepção do texto e as suas conclusões principais devem ser necessariamente originais e inéditas.

A estrutura do artigo deve contemplar:

Título: o título do trabalho deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

Indicação de Responsabilidade: nenhum dado que identifique(m) o(s) autor(es) deve ser inserido no corpo do artigo. Todos os dados de identificação do(s) autor(es) deverá ser preenchido nos campos disponíveis no momento da submissão do artigo no Seer (www.seer.ufrgs.br/ambienteconstruido). O nome de cada autor deve ser inserido completo e sem abreviações.

Resumo: deve ser incluído um resumo de 100 a 200 palavras, na língua da apresentação do artigo, acompanhado de sua tradução para o inglês quando não for a língua do artigo e em português quando o artigo for escrito em inglês. O resumo deve apresentar claramente o objetivo, uma descrição sucinta do trabalho, assim como os principais resultados alcançados.

Palavras-chave: após o resumo deve ser incluído de três a seis palavras-chave que auxiliem na identificação dos principais assuntos tratados no artigo.

Artigo: o texto deve conter um item de introdução com o objetivo de informar o leitor sobre o tema que será abordado e colocá-lo a par do conhecimento já existente. Deverá ser apresentada uma breve revisão bibliográfica, citando as principais referências nas quais o trabalho foi fundamentado. Considera-se imprescindível um item contendo comentários conclusivos, destacando-se os principais resultados da pesquisa em termos de produção de conhecimento.

Referências: devem ser apresentadas as referências de todos os autores citados direta ou indiretamente no corpo do artigo. Essas referências devem estar de acordo com as normas da NBR 6023:2002, listadas em ordem alfabética.

Apud: artigos referenciados apud devem ter sua referencia completa apresentada em nota de rodapé na própria página de citação.

Após a avaliação pelos pares e aceitação do artigo, seguem os passos:

a)      revisão gramatical (realizado por especialista);

b)      formatação e normatização (realizado por uma bibliotecária);

c)      revisão pelo(s) editor(es)-chefe;

d)      revisão pelo(s) autores.

e)      composição final em pdf para disponibilização no sistema.

 

 

Envio de manuscritos

Os autores devem submeter seus artigos através do website da Revista Ambiente Construído (http://www.seer.ufrgs.br/ambienteconstruido), no qual são indicados todos os passos para submissão. Neste processo, todos os autores devem ser cadastrados no sistema. O artigo deve ser submetido em formato .doc  exclusivamente. Caso o trabalho seja aceito para publicação, após as revisões feitas, a versão final deve também ser enviada no mesmo formato. No momento da submissão do artigo, os autores devem encaminhar a autorização para publicação do artigo, caso seja aceito.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Osvaldo Aranha, 93, 3º andar
CEP 90035-190
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Brasil
Tel.: 55 51 3308-4084
Fax: 55 51 3308-4054


ambienteconstruido@ufrgs.br