ISSN 1678-8621 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

São aceitos para publicação artigos originais e inéditos, necessariamente frutos de um trabalho de pesquisa científica, relativos à área do conhecimento denominada  Tecnologia do Ambiente Construído, a qual  abrange concepção, projeto, produção, operação, manutenção, demolição e reciclagem ou reutilização de edificações e do seu entorno imediato.

Não são aceitos textos que contenham uma simples revisão bibliográfica, sem que o seu método de pesquisa ou abordagem seja original. Caso parte dos resultados apresentados já tenham uma divulgação prévia, a concepção do texto e as suas conclusões principais devem ser necessariamente originais e inéditas.

Ética e Política de plágio
Os artigos são primeiramente avaliados pelo editor-chefe, para verificar a pertinência do assunto e o atendimento às diretrizes editoriais da revista. Se aceito nesta etapa, faz-se a verificação quanto à existência de informações de autoria do artigo no texto e no arquivo, de forma a garantir a avaliação duplamente cega, e quanto à originalidade do texto, para evitar publicação de artigos que firam a ética na produção acadêmica.
Ainda com relação à ética, é essencial que os autores observem os seguintes requisitos:

  • devem constar como autores apenas pessoas que contribuíram significativamente para o conteúdo e produção do artigo.  O reconhecimento por contribuições assessórias pode ser efetuado por meio de agradecimentos, ao final do artigo;
  • os autores devem se certificar que todas fontes utilizadas para a produção do artigo foram devidamente citadas, garantindo a originalidade do texto e a inexistência de plágios e auto-plágios. Os textos submetidos são rastreados com uso das ferramentas Plagiarisma.net e Plagium

Taxa de APCs (APCs charges e submission charges)
Não há taxas para submissão e avaliação de artigos, apenas após a conclusão do processo de avaliação por pares, os artigos aceitos passarão por revisão normativa, ortográfica e gramatical, executada por profissionais credenciados pela revista. Os custos dos serviços de revisão ortográfica e gramatical serão cobrados diretamente dos autores, pelos profissionais credenciados.

Revisão por pares
Os artigos submetidos à revista Ambiente Construído são avaliados em sistema "duplo cego" (double blind peer review). Cabe ao editor realizar uma avaliação prévia (first screen) para verificar a pertinência do assunto e o atendimento às diretrizes editoriais da Revista. Sendo aceito nesta etapa, o artigo é distribuído a, pelo menos, três avaliadores, sem indicação de autoria. Para garantir um padrão nesse processo de avaliação, o corpo editorial elaborou um formulário contendo recomendações que orientam os avaliadores na elaboração do parecer sobre o artigo. Após registro dos pareceres por parte dos avaliadores, o editor encaminha os artigos aos autores, de acordo com as recomendações dadas pelos pares e sem a identificação dos mesmos.

O corpo editorial da revista Ambiente Construído recomenda que os seguintes itens sejam examinados: a estrutura do artigo, a qualidade da redação do texto, a qualidade técnica e científica do trabalho, a relevância do tema e a originalidade do assunto, e a consistência dos resultados apresentados. Quanto à estrutura, pede-se que se observe a qualidade da estrutura lógica do trabalho no que se refere a organização dos tópicos que o compõem, devendo conter fundamentação teórica, descrição do método de pesquisa e apresentação e discussão dos resultados. Quanto à redação, sugere-se que se verifique a clareza do texto, a qualidade ortográfica e gramatical. A qualidade técnica e científica envolve análise do emprego correto dos conceitos abordados, a profundidade dos conteúdos, o rigor científico do trabalho e a citação de referências fundamentais para o tema e de abrangência internacional, além de claras contribuições para o conhecimento científico. Quanto à relevância, requer-se que se verifique o vínculo com problemas importantes relacionados à Tecnologia do Ambiente Construído. No quesito originalidade, avalia-se o ineditismo e o grau de inovação proposto no trabalho. Além disso, a Revista permite que o corpo de avaliadores acrescente critérios que possam contribuir com a qualidade da publicação.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os artigos a serem enviados à revista Ambiente Construído devem ser originais e inéditos, fruto de um trabalho de pesquisa. Há um limite máximo de 7000 palavras. Não são aceitos textos que contenham uma simples revisão bibliográfica, sem que o seu método de pesquisa ou abordagem seja original. Caso parte dos resultados apresentados já tenham um divulgação prévia, a concepção do texto e as suas conclusões principais devem ser necessariamente originais e inéditas.

A estrutura do artigo deve contemplar:

Título: o título do trabalho deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto. (limite máximo de 15 palavras)

Indicação de Responsabilidade: nenhum dado que identifique(m) o(s) autor(es) deve ser inserido no corpo do artigo. Todos os dados de identificação do(s) autor(es) deverá ser preenchido nos campos disponíveis no momento da submissão do artigo no Seer (www.seer.ufrgs.br/ambienteconstruido). O nome de cada autor deve ser inserido completo e sem abreviações.

Resumo: deve ser incluído um resumo de 100 a 200 palavras, na língua da apresentação do artigo, acompanhado de sua tradução para o inglês quando não for a língua do artigo e em português quando o artigo for escrito em inglês. O resumo deve apresentar claramente o objetivo, uma descrição sucinta do trabalho, assim como os principais resultados alcançados.

Palavras-chave: após o resumo deve ser incluído de três a seis palavras-chave que auxiliem na identificação dos principais assuntos tratados no artigo.

Artigo: o texto deve conter um item de introdução com o objetivo de informar o leitor sobre o tema que será abordado e colocá-lo a par do conhecimento já existente. Deverá ser apresentada uma breve revisão bibliográfica, citando as principais referências nas quais o trabalho foi fundamentado, incluindo, necessariamente, literatura internacional. Uma parte substancial do artigo deverá ser dedicada à descrição do desenvolvimento da pesquisa e discussão dos resultados obtidos. A descrição, apesar de sucinta, deverá ser clara, permitindo ao leitor compreender perfeitamente o procedimento adotado, ou ter acesso a ele por referências citadas. O método de pesquisa deve ser detalhadamente apresentado, incluindo delineamento ou estratégias utilizadas, e instrumentos de coleta e análise de dados claramente especificados. Considera-se imprescindível um item contendo comentários conclusivos, destacando-se os principais resultados da pesquisa em termos de produção de conhecimento.

Referências: devem ser apresentadas as referências de todos os autores citados direta ou indiretamente no corpo do artigo. Essas referências devem estar de acordo com as normas da NBR 6023:2002, listadas em ordem alfabética.

Apud: artigos referenciados apud devem ter sua referencia completa apresentada em nota de rodapé na própria página de citação.

Após a avaliação pelos pares e aceitação do artigo, seguem os passos:

a)      revisão gramatical (realizado por especialista);

b)      formatação e normatização (realizado por uma bibliotecária);

c)      revisão pelo(s) editor(es)-chefe;

d)      revisão pelo(s) autores.

e)      composição final em pdf para disponibilização no sistema.

Verificação das condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores:

a. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em “Comentários ao Editor”;

b. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;

c. O tamanho do arquivo não ultrapassa 5MB;

d. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

e. O texto está formatado em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

f. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Estrutura do artigo e Formato

g. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega

h. Nomes e filiação dos autores foram corretamente preenchidas no sistema (todos os autores devem informar instituição a que estão vinculados)

i. Estar ciente de que os custos dos serviços de revisão ortográfica e gramatical serão cobrados diretamente dos autores, pelos profissionais credenciados.

 

Envio de manuscritos

Os autores devem submeter seus artigos através do website da Revista Ambiente Construído (http://www.seer.ufrgs.br/ambienteconstruido), no qual são indicados todos os passos para submissão. Neste processo, todos os autores devem ser cadastrados no sistema. O artigo deve ser submetido em formato .doc exclusivamente. Caso o trabalho seja aceito para publicação, após as revisões feitas, a versão final deve também ser enviada no mesmo formato. No momento da submissão do artigo, os autores devem encaminhar a autorização para publicação do artigo, caso seja aceito.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Osvaldo Aranha, 93, 3º andar
CEP 90035-190
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Brasil
Tel.: 55 51 3308-4084
Fax: 55 51 3308-4054


ambienteconstruido@ufrgs.br