ISSN 0102-8650 versão impressa
ISSN 1678-2674 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

A Revista Acta Cirúrgica Brasileira tem um padrão, estilo, regras e normas que devem ser cumpridas. Seguir as Instruções aos Autores em www.scielo.br/acb (português/inglês). Observar os modelos nos artigos publicados. Revisão acurada do manuscrito antes de enviar.

Manuscrito que não cumprir as instruções não será aceito

A Revista Acta Cirúrgica Brasileira cumpre as normas do International Committee of Medical Journal Editors Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Ethical Considerations in the Conduct and Reporting of Research: Authorship and Contributorship disponível em www.icmje.org

A Revista Acta Cirúrgica Brasileira considera todos os participantes do artigo como autores. Autores são considerados aqueles que têm efetiva contribuição intelectual e científica na realização do trabalho.

Identificar o autor principal. O autor principal é o responsável pela integridade do artigo, como um todo, não necessariamente ser o primeiro autor. A correspondência deve ser no nome dele. O autor principal assume a responsabilidade pela participação efetiva de cada autor e que todos os autores concordaram com o conteúdo do artigo. Encaminhar lista com a assinatura de cada autor.

A Revista não aceita alunos de graduação e pós-graduação como autores principais. O autor principal será sempre o Tutor/Professor Orientador e responsável pelo conteúdo intelectual e científico do artigo.

Deve informar a contribuição de cada autor nominado no artigo submetido à publicação

  1. Concepção, delineamento do estudo;
  2. Aquisição dos dados;
  3. Interpretação dos dados;
  4. Procedimentos técnicos;
  5. Exames macroscópicos e histopatológicos;
  6. Análise estatística
  7. Redação do manuscrito;
  8. Revisão crítica;

Pessoas que não cumprem estes requisitos e que tiveram participação puramente técnica (ato operatório, revisão bibliográfica, chefes de departamento, serviços ou financiados) devem ser listados nos agradecimentos. Mencionar o responsável pela versão para o idioma inglês.

Alunos envolvidos formalmente em projetos [iniciação científica, em nível de Mestrado e Doutorado] podem ser considerados como primeiro autor e o professor responsável, como último autor.

Não é papel do editor arbitrar conflitos relacionados à autoria.Segue as normas recomendadas por alguns Comitês de Ética e políticas de bases de dados internacionais conforme os links a seguir: Procedimentos da SciELO, Código de conduta do COPE (Commitee on Publication Ethics),International Committee of Medical Journal Editors, PUBMED/MEDLINE
Acta Cirúrgica Brasileira tem os artigos avaliados pelos pares (peer-review). Os artigos são analisados por especialistas que não integram o Corpo Editorial. O Editor Científico verifica os conflitos existentes entre pareceristas e encaminha para novo revisor. A Revista possui Conselho Consultivo Nacional e Internacional. Cada manuscrito é apreciado pelo Editor ou um dos Editores Associados. O Editor Chefe tem plena autoridade sobre o conteúdo editorial da revista.

Os Suplementos da revista podem ter objetivos úteis para cooperação entre Instituições Acadêmicas. O Editor Chefe terá a autoridade de enviar os suplementos para apreciação de pareceristas que poderão rejeitar artigos. É fundamental distinguir nas referências os artigos de suplementos e os da publicação regular.

A Revista não aceita relato de caso ou de casos/trabalhos retrospectivos e revisão não solicitada pelo Corpo Editorial.

Devem ser enviados artigos de pesquisa, preferencialmente de cirurgia experimental.

Revisões sistemáticas e metanálises enfocando temas cirúrgicos de interesse atual serão consideradas para publicação. Todas as metanálises de ensaios randomizados deverão atender os princípios do QUORUM (Lancet. 1999;354:1896-1900) e o manuscrito submetido deverá conter o fluxograma detalhado da revisão sistemática.

 

Preparação dos manuscritos

Os artigos devem ser enviados por e-mail para o Editor Chefe (sgolden@terra.com.br) e redigidos no idioma inglês. O texto e o abstract devem ser revistos por especialistas da área médica, habituados com a redação científica do idioma.

Página inicial

O título do artigo deve ser conciso, mas informativo. Inserir o número um (algarismo arábico), sobrescrito, indicando após as referências o local da realização da pesquisa (laboratório, centro de pesquisa, disciplina, departamento e instituição). Não incluir siglas.

O nome completo de todos os autores com os números subsequentes sobrescritos (algarismo romano) que indicarão a categoria acadêmica (cargo universitário) mais elevada de cada um, com o nome da disciplina/departamento e da instituição. Informar se tem bolsa de pesquisador do CNPq e respectivo nível.

Observar os títulos acadêmicos no idioma inglês. Consultar Acta Cir Bras. 2006;21(2):60 Mar-Abr. Academic degrees examples

Acadêmicos são bem-vindos. É desejável que tenham Bolsa de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC) e especificada a contribuição intelectual e científica de acordo com seu nível.

Alunos em nível de Mestrado e Doutorado devem referir o nome do Programa conforme a CAPES. Podem ser considerados como primeiro autor e o Professor Orientador  como último autor e autor correspondente.

ABSTRACT

O abstract não deve exceder 200 palavras e deve ser apresentado de forma estruturada:

Purpose (claro, preciso e conciso, sem comentários).

Methods (amostra e procedimentos).

Results (Principais achados e fornecendo dados específicos e significância estatística).

Conclusion (clara, precisa e concisa, respondendo o objetivo, sem comentários).

Os key words devem constar no DeCS/MeSH. Acessar http://decs.bvs.br. Termos que não fazem parte do DeCS impedem a localização do artigo.

Estrutura do manuscrito

Introdução

Deve apresentar o estado atual do tema e oferecer somente citações pertinentes, sem fazer revisão extensa do assunto. Autores devem ser apresentados em letras minúsculas ou simplesmente citados por números sobrescritos, sem o ano do artigo. O objetivo da pesquisa deve ser claro, preciso e conciso.

Métodos

Deve apresentar a amostragem (quantidade e qualidade) e os procedimentos em pormenores suficientes que permitam a outros pesquisadores reproduzirem os resultados. Identificar, precisamente, todas as drogas, substâncias químicas e produtos utilizados, incluindo os nomes genéricos, dosagens e formas de administração. Não referir nomes de pacientes, iniciais ou número do protocolo hospitalar. Descrever os métodos estatísticos com pormenor e fornecer referências para os procedimentos consagrados.

Ética

A investigação em seres humanos deve ser submetida ao Comitê de Ética da Instituição (enviar declaração assinada que aprova a pesquisa), cumprindo a Declaração de Helsinki de 1975, revisada em 2008 (World Medical Association www.wma.net/e/policy/b3.htm) e a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/reso_96.htm).

A investigação em animais deve ser submetida à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Enviar declaração assinada de aprovação da pesquisa, cumprindo a Lei Federal nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11794.htm e o Decreto nº 6.689, de 15 de julho de 2009 que regulamentada a Lei no 11.794, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6899.htm.

Artigos de autores estrangeiros devem seguir o Council for International Organization of Medical Sciences (CIOMS) ethical code for animal experimentation (WHO Chronicle. 1985;39(2):51-6)

O Corpo Editorial da Revista poderá recusar artigos que não cumpram rigorosamente os preceitos éticos da pesquisa.

Resultados

No texto enfatizar as observações importantes. Incluir os dados de significância estatística.  Apresentar em sequência lógica no texto, usando:

Tabelas: são abertas e numeradas consecutivamente (algarismos arábicos) e apresentar um título breve, colocado acima. Utilizar abreviaturas aprovadas e padronizadas. As abreviaturas não padronizadas devem ser explicadas em notas de rodapé da tabela.

Quadros: são fechados, com dados descritivos e apresentar um título breve, colocado acima.

Figuras [Ilustrações, fotografias e gráficos]: devem ser de boa qualidade. Não repetir no texto todos os dados constantes das tabelas e/ou figuras. As figuras também devem ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos. As legendas devem aparecer abaixo da figura.

Discussão

Enfatizar os aspectos novos e relevantes do estudo. Comparar os métodos e resultados com os anteriormente publicados. Cotejo entre as observações próprias com a de outros autores. Enfatizar novos e importantes aspectos do estudo. NÃO REPETIR RESULTADOS.

Conclusão

Deve ser clara e concisa e responder aos objetivos do estudo. Evitar comentários e repetição de dados.

Referências

Siga modelo de artigos publicados

A Revista cumpre as normas de Vancouver: Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals do International Committee of Medical Journal Editors (www.icmje.org). O Editor leva em consideração a seriedade e ao apuro nas referências. São importantes como a própria pesquisa. Deve ter revisão rigorosa e acurada.

O autor principal deve realizar a revisão acurada das referências conforme MEDLINE/PubMed (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed) Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o estilo usado na lista de revistas indexadas no MEDLINE/PubMed.

Deve-se referir artigo pertinente ao tema

As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que foram mencionadas a primeira vez no texto, com respectivo número sobrescrito.

Os nomes de todos os autores devem ser citados nas referências (et al não é aceito).

As referências devem ser atualizadas, selecionadas e utilizadas as mais importantes, pertinentes à pesquisa, publicados em periódico indexado. Evitar o número excessivo de referências.

Não são aceitas referências a resumos, comunicação pessoal ou qualquer outra fonte não indexada (livros texto e teses).

Não se repete a dezena, centena, milhar da página final do artigo.

Exemplos de referências

Artigo de revista

Fogarty BJ, Parks RW, Rowlands BJ, Diamond T. Renal dysfunction in obstructive jaundice. Br J Surg. 1995 Jul;82(7):877-84.

Fickert P, Krones E, Pollheimer MJ, Thueringer A, Moustafa T, Silbert D, Halilbasic E, Yang M, Jaeschke H, Stokman G, Wells RG, Eller K, Rosenkranz AR, Eggertsen G, Wagner CA, Langner C, Denk H, Trauner M. Bile acids trigger cholemic nephropathy in common bile-duct-ligated mice. Hepatology. 2013 Dec;58(6):2056-69. doi: 10.1002/hep.26599.

Agradecimentos

Reconhecer aqueles que contribuíram para o trabalho, mas sem possuírem as características de autores.

Correspondência: Nome completo do autor principal, e-mail, endereço e telefones.

Declarar: Conflito de interesse e fonte de financiamento.

No final do manuscrito: mencionar o local da realização da pesquisa: laboratório/centro de pesquisa/disciplina/departamento/instituição.

Se aluno de Programa de Pós-graduação, informar se o artigo é parte de tese, nível mestrado, doutorado ou pós-doutorado e nome do Professor Orientador/Tutor.

Exemplo: 1Research performed at  Laboratory …….., Department……… , Institution………….., City,. Brazil. Part of Master  or PhD degree thesis, Postgraduate Program [name according to CAPES]  University………  Tutor: Name..

Fluxograma do manuscrito

  1. O manuscrito será avaliado quanto à forma e o estilo da revista, conforme as instruções aos autores. O artigo será devolvido se não cumprir as normas.
  2. O manuscrito será submetido aos pareceristas para apreciação e aprovação.
  3. Após aprovação o artigo será publicado de acordo com a data da submissão. O editor tem o direito de realizar adaptações do texto conforme norma e estilo da revista.

Consultar fascículos recentes da Revista disponíveis em www.scielo.br/acb.

Documentos a serem enviados pelo correio ou e-mail: Transferência dos Direitos de Reprodução, Certificado da Comissão de Ética (CEUA ou CEP) da Instituição e Declaração do conflito de interesses.

Os autores cujos trabalhos forem aceitos para publicação pela revista transferem todos os direitos de reprodução (copyright) a Acta Cirúrgica Brasileira, de acordo com o Ato de Direitos Autorais de 1976. Uma carta contendo essa declaração deve ser encaminhada junto com o artigo, assinada por todos os autores.

Modelo

"Os autores abaixo assinados transferem todos os direitos autorais do artigo intitulado "_____________________" à Acta Cirúrgica Brasileira. Garantem que o artigo é original, não infringe qualquer direito autoral ou direito à propriedade de terceiros, não está em avaliação por outro periódico e não foi previamente publicado. O trabalho foi lido e cada um dos autores confirma sua contribuição"

Nome legível e assinatura

Declaração do conflito de interesse, a fim de cumprir a Resolução do Conselho Federal de Medicina n.1595/2000, que veda artigos, mensagens e materiais promocionais de produtos ou equipamentos de uso na área médica.
Artigo que não cumprir estas instruções não será aceito.

Taxa de publicação

Os autores devem compartilhar os custos da edição. Depositar o valor de R$800,00 no Banco do Brasil - Ag.1898-8 Conta corrente:9161-8   em nome da SOBRADPEC - CNPJ 57.860.488/0001-44. Comunicar por e-mail (sgolden@terra.com.br) confirmação do depósito identificando o remetente.

Dúvidas/esclarecimentos entrar em contato com Prof. Saul Goldenberg sgolden@terra.com.br

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Al. Rio Claro, 179/141 - 14º and.
01332-010 São Paulo SP Brasil
Tel./Fax: +55 11 3287-8814


sgolden@terra.com.br