ISSN 0002-0591 versão impressa
ISSN 1981-1411 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

A revista Afro-Ásia é, desde 1965, a revista semestral do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (Salvador, Brasil). Esta publicação dedica-se à divulgação de estudos relativos às populações africanas, asiáticas e seus descendentes no Brasil e alhures. Os trabalhos publicados em Afro-Ásia objetivam a reflexão e o debate acadêmico sobre temas como a história da escravidão, relações raciais e os complexos processos de construção identitária, e têm também produzido referências significativas para uma ação sócio-política progressista orientada para o combate às desigualdades étnico-raciais em nossa sociedade. Afro-Ásia passou a ter um padrão de alta qualidade gráfica a partir de 1998, sendo impressa em gráficas de tecnologia de ponta desde 2002. Desde 2005 passou a ser disponibilizada em formato digital no site http://www.afroasia.ufba.br. A revista Afro-Ásia é considerada núcleo de excelência da UFBA, conta com um prestígio internacional por causa da qualidade da sua edição e produção, da sua atitude desbravadora no campo da pesquisa, e tendo no seu conselho editorial doutores de várias universidades brasileiras, mais representantes das universidades e institutos superiores americanos de Harvard, Califórnia/Los Angeles, Pittsburg, Texas/Austin, Michigan e Brown, franceses Paris IV, Unesco/Paris e École des Hautes Études en Sciences Sociales, ingleses de Birgminham, africanos de Moçambique, Benin e Angola. Já teve entre os seus editores João José Reis, Antônio Sérgio Guimarãres, Renato da Silveira, Waldemir Zamparoni e Luis Nicolau Parés. Atualmente os editores são Jocélio Teles dos Santos, Florentina da Silva Souza e Wlamyra Albuquerque.

O título abreviado do periódico é Afro-Ásia (Impresso), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

  • Red de Revistas Cientficas de America Latina y el Caribe, Espana y Portugal - REDALYC
  • Center for Latino Achievement and Success in Education - CLASE
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - LATINDEX
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/QUALIS

 

Propriedade intelectual

  • Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

  • Ministério da Cultura - MinC

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ

  • Capes

 

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia
Praça Inocêncio Galvão, 42 Largo Dois de Julho, Centro
CEP: 40060-055, Salvador, Bahia - Brasil
Tel.: +55 71 32835501


ceao@ufba.br