ISSN 0004-2803 versão impressa
ISSN 1678-4219 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Publica contribuições originais e inéditas, de pesquisadores nacionais ou estrangeiros, que sejam compatíveis com os objetivos da Revista e estejam adequadas aos rigorosos padrões científicos e editoriais.

São aceitos estudos de natureza original, clínicos ou cirúrgicos, técnicas e estudos de epidemiologia. Artigos de Revisão e Atualização são aceitos apenas a convite do Conselho Editorial. Não se publicam relatos de casos.

A avaliação do trabalho é feita de forma imparcial, geralmente paritária (peer review) e incógnita, omitindo-se aos examinadores, qualquer identificação da origem do mesmo. O tempo estimado para o processo é de 90 dias à partir da submissão. O anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento. A decisão sobre a aceitação é tomada pela Comissão Editorial.

 

Forma e preparação de manuscritos

Regras gerais

O texto deve estar no idioma inglês, ser original, inédito, bem como garantir a exclusividade ao Arquivos de Gastroenterologia. Relatos de casos não serão aceitos. Artigos de revisão somente a convite do editor ou por decisão do Conselho Editorial.

O número de autores é limitado a seis (6) para os Artigos Originais, e três (3) para Comunicação Breve. Não citar cargos ou adjetivos semelhantes. Exceções podem ser feitas no caso de estudos multicêntricos.

É necessário indicar se há conflito de interesse ou não. Se houver, o(s) patrocinador(es) deve(m) ser declarado(s). Toda a matéria relacionada com a pesquisa humana ou animal deve ter a aprovação prévia da Comissão de Ética em Pesquisa da Instituição onde o trabalho foi realizado, de acordo com as recomendações da Declaração de Helsinque; os padrões internacionais de proteção dos animais e a resolução n º 196/96 do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisa envolvendo seres humanos. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/reso_96.htm É necessário disponibilizar o número do Protocolo.

O nome da seção à qual o artigo destina-se deve ser mencionado na página, bem como identificar o tipo de estudo (prospectivo e retrospectivo, etc). Seções - Artigo Original em Endoscopia, Cirurgia, Hepatologia, Motilidade Digestiva, Gastroenterologia Clínica, Cirurgia Experimental, Gastroenterologia Pediátrica, Patologia Clínica de Gastroenterologia ou Nutrição.

Recomenda-se uma carta de apresentação com o nome da Instituição, dos autores, e a intenção de publicar na revista Arquivos de Gastroenterologia, destacando a importância desta publicação e da pesquisa.

Formato

Artigos para publicação devem ser enviados em formato Microsoft Word, anexando tabelas e/ou figuras no lugar apropriado, e não ao longo do texto. Cada manuscrito submetido à revista Arquivos de Gastroenterologia deve ser organizado da seguinte forma:

1) Título; (em inglês e português); para autores estrangeiros a tradução será feita.

2) Nome(s) do(s) autor(es); não insira cargos ou adjetivos semelhantes. Para cada autor deve ser descrita a sua participação no estudo. (por exemplo, coleta de dados, execução de pesquisa, redação de texto, análise estatística e assim por diante).

3) Departamento e Instituição onde o trabalho foi realizado.

4) Nome, número de telefone, endereço eletrônico e endereço para correspondência postal do autor a quem provas finais e pedidos de separatas devem ser enviados.

5) Declarar se há ou não conflito de interesse, subsídio ou outro apoio financeiro.

6) Resumo estruturado (Contexto, Objetivos, Método, Resultados e Conclusão). Os trabalhos devem ser enviados em inglês e português (200 palavras, pelo menos); abreviações, notas e referências devem ser evitados. Para autores estrangeiros a tradução será feita. Se houver mais que 200 palavras, o resumo também pode ser anexado em local apropriado, em formato Word.

7) Descritores (3 à 10). Sempre que possível, use termos da lista Medical Subject Headings (MESH) do MEDLINE. http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html

8) Recomendamos a seguinte divisão de ítens: a) Introdução; b) Literatura; c) Material; d) Método; e) Resultados; f) Discussão; g) Conclusões.

9) Referências - Dispostas em ordem alfabética a partir do sobrenome do autor(es). Abreviaturas dos periódicos devem estar de acordo com aqueles usados no INDEX MEDICUS. As referências são identificadas no texto por numerais arábicos em parêntesis. O estilo das referências segue o formato do "estilo Vancouver": Requisitos uniformes para manuscritos submetidos a revistas biomédicas do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), texto completo em: Ann Intern Med 1997; 126:36-47; N Eng J Med 1991; 324:424-8 ou no Canadian Medical Association site: http://www.cma.ca/index.cfm/ci_id/8451/la_id/1.htm

Orientações estão disponíveis em: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Exemplos:

Artigo de revista (listar todos os autores e somente usar "et al." se ultrapassar o número de seis): Ribeiro Jr U, Cecconello, Safatle-Ribeiro AV, Zilberstein B, Pinotti HW. Squamous cell carcinoma of the esophagus and multiple primary tumors of the upper aerodigestive tract. Arq Gastroenterol. 1999;36:195-200.

Livros e outras monografias (listar todos os autores/editores e não usar "et al."): Castell DO, Richter JE, editors. The esophagus. 3. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 1999.

Capítulo de livro (listar todos os autores e não usar "et al."): Cohen RV, Roll S, Schaffa TD. Hernioplastia incisional videolaparoscópica. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso; 1999. p. 127-31.

Dissertações e teses: Cecconello. Contribuição ao conhecimento e histopatologia do colédoco. [Dissertation]. São Paulo: Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia - IBEPEGE; 1979.

Artigos publicados ((listar todos os autores e somente usar "et al." se ultrapassar o número de seis): Nasi A, Cenatti A, Falcão A, Cecconello, Sallum RAA, Pinotti HW. Evaluation of lower esophageal sphincter pressure by two variant techniques in patents with endoscopic reflux esophagitis [abstract]. In: Meeting abstracts of the Esophagus '98: 7th World Congress of the International Society for Diseases of the Esophagus; 1998; Montreal, Canada. Can J Gastroenterol. 1998;12Suppl.B:93B.[Abstract 278].

10) Tabelas (em formato MS Word ou Excel) - Números das tabelas em algarismos arábicos e com legenda individual. Explicações devem ser colocadas em notas de rodapé, bem como abreviatura não padronizada.

11) Figuras - Fotografias, gráficos e desenhos devem ser enviados em formato digital de alta resolução (300 dpis). Fotos podem ser coloridas, ficando à critério dos editores decidir se a publicação será em cores ou não. As figuras devem ser igualmente numeradas em algarismos arábicos e conter um pequeno texto sobre o assunto.

12) Tabelas, gráficos e ilustrações feitas em programas como o Excel e outros, devem ser apresentadas de preferência anexadas ao artigo.

 

Envio de manuscritos

As submissões devem ser realizadas somente através da interface ScholarOne, no portal SciELO:

http://mc04.manuscriptcentral.com/ag-scielo

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

IBEPEGE, CBCD e SBMD, FBG, SBH, SOBED
Rua Dr. Seng, 320
01331-020 São Paulo SP
Tel./Fax: +55 11 3147-6227


secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br