ISSN 1516-1498 versão impressa

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

Quando o Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ desenvolveu o projeto de lançar uma revista que lhe fosse vinculada, seu objetivo foi o de atender a uma demanda da comunidade científica da área, que usualmente só dispunha de veículos limitados a abordagens específicas, tanto para publicar quanto para ler. A revista Ágora - estudos em teoria psicanalítica passou a ocupar um lugar de destaque na divulgação do saber, situando-se para além dos confrontos institucionais e distanciando-se de quaisquer especificidades identitárias das sociedades de formação da área da psicanálise. Sua proposta foi pioneira na área, configurando-se como um fórum de discussão de pesquisas sobre os temas e problemas mais relevantes da Psicanálise contemporânea, pretendendo com isso, colocar o leitor em contato com a produção de ponta nesta área.

Além disso, possibilitou a interação efetiva da psicanálise com vários campos, dando privilégio àqueles ligados a outras subáreas da Psicologia e a áreas afins do conhecimento tais como Sociologia, Antropologia, Epistemologia, Ética e Lingüística. Ofereceu-se um espaço aberto para o debate pluralista, respeitando as diversas tendências que integram os campos de conhecimento que a revista abrange.

Ágora - estudos em teoria psicanalítica é considerada, tanto no meio acadêmico quanto na comunidade psicanalítica nacional e internacional, uma revista de excelência. Isto pode ser constatado pelo número crescente de pesquisadores internacionais que procuram publicar seus artigos e/ou conferências em nossos volumes. A demanda vem crescendo a cada ano, demanda que procuramos atender levando em conta a necessidade de uma avaliação criteriosa.

A abreviatura de seu título é Ágora (Rio J.), que deve ser utilizado em bibliografias, notas de pé-de-página, referências e notas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

Ágora - estudos em teoria psicanalítica está indexada em:

 

Propriedade Intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

Patrocinador

A publicação tem o apoio de:

  • Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Programa de Apoio à Pós-graduação - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Pasteur, 250 fundos
22290-240 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: +55 21 3878-5344


 revistaagoraufrj@gmail.com