Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 05/09/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

Acta Limnologica Brasiliensia (ALB) é o periódico oficial da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) e tem como objetivo publicar trabalhos originais em Limnologia, compreendendo os aspectos físicos, químicos e biológicos da ciência Ecologia de Águas Continentais.

 

 

Breve Histórico

 

O volume 1, número 1 da Acta Limnologica Brasiliensia foi publicada em 1986 após o primeiro Congresso Brasileiro de Limnologia realizado no mesmo ano. O periódico é mantido pela Associação Brasileira de Limnologia, sociedade sem fins lucrativos, que foi fundada em julho de 1982 (com o nome Sociedade Brasileira de Limnologia) e tem em seu estatuto a missão de divulgar o conhecimento científico da área de Limnologia por meio de um periódico científico. Os primeiros números do periódico tiveram periodicidade bianual sendo publicada após a realização dos congressos.  A partir de 1992 o periódico passou a ser publicado anualmente. Entre 1998 e 2001 foram publicados dois números por ano, em 2002 e 2003 três números por ano e a partir de 2004 quatro números por ano. A partir de 2016 o periódico passou a publicar um volume por ano em fluxo contínuo. O título abreviado do periódico é Acta Limnol. Bras. (Online), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

A ALB segue o modelo Diamond Open Access. Os leitores podem acessar, baixar, reproduzir, copiar, distribuir e imprimir os artigos publicados, na íntegra, sem custo e a ALB também não cobra taxa para publicação. Os autores são encorajados a disponibilizar os dados de pesquisa diretamente no artigo ou em repositórios de acesso aberto, afim de permitir a replicabilidade dos estudos. Mais informações sobre dados de pesquisa estão presentes no item “Instruções aos Autores – Dados de Pesquisa”.

A data de submissão e aprovação dos manuscritos, assim como o nome do Editor Associado responsável pelo processo de avaliação são indicados, no artigo, após a seção Referências. Os autores devem baixar, preencher e realizar o upload do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta ao submeter seu manuscrito para a ALB.

 

 

Ética na Publicação

 

A Acta Limnologica Brasiliensia está alinhada com as recomendações de boas práticas do Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica do SciELO Brasil e às recomendações aos membros da equipe editorial, pareceristas e autores descritos no documento Princípio de boas práticas do Committee on Publication Ethics - COPE (Core practices). Os autores devem atender as normas de ética e boas práticas ao preparar e submeter seus manuscritos para a ALB.

Trabalhos que envolvem amostragem ou testes com animais, assim como voluntários humanos, por exemplo análise de percepção ambiental, devem ser submetidos à aprovação de comitê de ética. Na seção “Materiais e Métodos” do manuscrito deve ser informado o nome do comitê e o número do processo.

 

 

Foco e Escopo

 

A Acta Limnologica Brasiliensia publica artigos originais, notas científicas, artigos de revisão, artigos de opinião e artigos sobre métodos que contribuem para o desenvolvimento científico da Limnologia.

O periódico cobre um amplo espectro, incluindo qualquer tópico relacionado à ecologia de águas continentais de ecossistemas como rios, riachos, lagos, planícies de inundação, áreas alagadas, reservatórios e zonas estuarinas. O escopo da Acta Limnologica Brasiliensia engloba todos os aspectos teóricos e aplicados da ecologia aquática continental, manejo e conservação, ecotoxicologia e poluição. Trabalhos taxonômicos podem ser aceitos desde que contenham informação ecológica e distribuição geográfica. Os artigos submetidos ao periódico devem ser originais e sem submissão simultânea a outro periódico.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos na Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Acta Limnologica Brasiliensia
  • Título abreviado: Acta Limnol. Bras. (Online)
  • Publicação de: Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno)
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1986
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

A Acta Limnologica Brasiliensia não recomenda a publicação de artigos em servidores de preprints por parte dos autores. No caso em que os autores optem por esta forma de publicação, sugerimos utilizar o SciELO Preprints, informando o link de acesso no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

Os manuscritos, submetidos por meio do sistema SciELO de submissão (https://submission.scielo.br/index.php/alb/login), são inicialmente avaliados quanto à linguagem, apresentação e estilo. A ALB recomenda que os pesquisadores que não tenham o inglês como língua nativa submetam seus manuscritos a um colega que possua esta língua como nativa.

Os manuscritos são avaliados inicialmente pelo Editor-Chefe que encaminha para um Editor Associado que indica o manuscrito para pelo menos dois revisores. O periódico usa o procedimento simples-cego na análise dos manuscritos em consonância com os princípios mais recentes de ciência aberta. Aos revisores é garantido o anonimato, enquanto o nome dos autores é disponibilizado aos revisores. Os revisores enviam seus pareceres ao Editor Associado que também emite um parecer com base nos pareceres dos revisores. Após o envio dos pareceres pelos revisores, o Editor Associado pode optar pela aprovação com pequenas correções, aprovação com grandes correções, rejeição ou rejeição com possibilidade de nova submissão. Os pareceres são então enviados para os autores do trabalho. Os autores devem reenviar o artigo corrigido, em trinta (30) dias composto por dois arquivos, um com todas as alterações e comentários habilitados, garantindo que todas as solicitações feitas pelos revisores/Editor foram atendidas, e outro sem comentários, destaques ou qualquer alteração habilitada. Além disso os autores devem enviar uma carta-resposta detalhada (exemplo de carta-resposta abaixo) indicando as alterações feitas ou as justificativas para não atendimento de algumas alterações. Se os autores necessitarem de tempo adicional para corrigir o manuscrito devem contatar o Editor Associado, através do painel de Discussão no sistema de submissão, para solicitar uma extensão do prazo. Se os autores não cumprirem com o prazo de trinta (30) dias e não solicitarem tempo adicional o manuscrito será automaticamente rejeitado.

Revisores e autores podem, em comum acordo mediado pelo Editor Associado, aceitar a publicação dos pareceres dos artigos aprovados (com identificação opcional dos revisores), assim como a abertura das identidades dos revisores aos autores durante o processo de revisão.

O Editor Associado informa a sua decisão ao Editor-Chefe que toma a decisão final. Após o aceite do trabalho, uma prova do artigo é enviada (on-line) para revisão final dos autores.

Eventuais dúvidas e questões sobre a tramitação dos manuscritos podem ser solicitadas diretamente pelo e-mail actalimno@ablimno.org.br

Exemplo de carta resposta:

 

 

Dados Abertos

 

A Acta Limnologica Brasiliensia recomenda a publicação de dados de pesquisa relacionados aos manuscritos submetidos ao periódico. Dados suplementares como tabelas, figuras, medições, fórmulas, planilhas, mapas, softwares desenvolvidos, códigos, áudios ou outros que foram utilizados para validar os resultados do manuscrito, caso sejam depositados em algum repositório de dados de pesquisa, previamente à submissão do artigo, devem ser indicados no corpo do texto. O periódico recomenda que os dados dos artigos aceitos para publicação sejam depositados no Dataverse gratuito da ALB no SciELO Data.

Dados de terceiros utilizados na elaboração do manuscrito devem ser corretamente referenciados, conforme as normas deste periódico. Mais detalhes sobre dados de pesquisa são encontrados no item “Instruções aos autores - Dados de pesquisa”.

 

 

Cobrança de Taxas

 

A Associação Brasileira de Limnologica (ABLimno) não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação, aprovação, publicação e download de manuscritos na Acta Limnologica Brasiliensia.

 

 

Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

 

A Acta Limnologica Brasiliensia adere às diretrizes do COPE em relação às Políticas de Ética e Condutas Indevidas.

Quando informações contidas nas seções principais dos artigos publicados (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão) precisarem ser revisadas devido a divergências ou erros, será publicada uma Errata vinculada ao artigo em questão. Os leitores podem entrar em contato com a equipe editorial para reportar quaisquer erros detectados.

Retratações serão publicadas em casos de falta de ética, conforme as diretrizes do Guia de Boas Práticas da SciELO. O pedido de retratação deve ser enviado para o Editor-Chefe, em actalimno@ablimno.org.br, devidamente descrito e documentado.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Os autores, revisores e editores devem sempre indicar conflito de interesses, caso ocorra, durante a avaliação dos manuscritos. Conflitos de interesse de natureza pessoal, acadêmica, laboral, política ou financeira podem impactar a tomada de decisão durante todo o processo editorial.

Os autores devem incluir uma declaração negando conflito de interesses na carta de apresentação. Os revisores e editores devem comunicar ao Editor Associado e/ou Editor-Chefe caso observem conflito de interesses que possam prejudicar a avaliação do artigo.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

O Editor Chefe e os Editores Associados utilizam o software Turnitin® para identificar possíveis similaridades nos manuscritos submetidos durante o processo editorial. A Acta Limnologica Brasiliensia salienta que plágio acadêmico em qualquer nível é crime.

 

 

Adoção de Softwares Uso de Recursos de Inteligência Artificial

 

A Acta Limnologica Brasiliensia recomenda o uso com cautela de recursos de inteligência artificial (IA). As tecnologias assistidas por IA não devem ser colocadas como autoria do trabalho. Os autores que submetem manuscritos em que foram utilizados quaisquer tipos de recursos de IA (geração de elementos gráficos, análise de dados, etc.) devem descrever detalhadamente seu uso na seção “Materiais e Métodos”. Os recursos de IA podem ser utilizados para aprimorar a legibilidade do manuscrito e a qualidade da linguagem durante o processo de escrita. Destacamos que o uso destas tecnologias deve ser realizado sempre com a supervisão dos autores do manuscrito.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Acta Limnologica Brasiliensia, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Acta Limnologica Brasiliensia observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Caso o estudo envolva animais ou seres humanos (em caso de estudos de percepção ambiental), os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados pela Acta Limnologica Brasiliensia mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0 , que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado, os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Responsabilidade do site: A Acta Limnologica Brasiliensia se reserva o direito de efetuar alterações de caráter ortográfico, com vistas a manter o padrão culto da língua, e adequar aos padrões do periódico, respeitando o estilo original dos autores.

Responsabilidade dos autores: Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela Acta Limnologica Brasiliensia, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0.

Autores de artigos publicados neste periódico mantém os direitos autorais de seus trabalhos, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

A Acta Limnologica Brasiliensia encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Ministério da Educação (MEC)

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

 

CORPO EDITORIAL

 

O periódico possui um Corpo Editorial, representados por um Editor-Chefe, 14 Editores Associados e uma Comissão Editorial composta por 14 Limnólogos.

 

 

Editor-Chefe

   

 

Editores Associados

   

 

Comissão Editorial

   

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Tipos de Documentos Aceitos

 

A Acta Limnologica Brasiliensia é o periódico científico da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) que publica artigos originais, notas científicas, artigos de revisão, artigos de opinião e artigos sobre métodos que contribuem para o desenvolvimento científico da Limnologia. Os manuscritos devem ser redigidos na língua inglesa com um título, abstract e palavras-chave em português. Recomendamos fortemente que os autores que não tenham o inglês como língua nativa que submetam seu manuscrito à pessoa nativa na língua inglesa antes da submissão.

Existem seis categorias de contribuição para a Acta Limnologica Brasiliensia:

1. Artigos originais. Composto por aproximadamente 25 páginas, incluindo tabelas, figuras e referências. Veja "Forma e preparação de manuscritos" abaixo.
2. Notas científicas, contendo entre 2 a 4 páginas, apresentando informação concisa sobre um determinado tópico. A nota deve conter abstract (português e inglês), palavras-chave, (português e inglês) e referências; resumo/abstract e o restante do trabalho deve conter um texto contínuo, sem tópicos.
3. Artigos de revisão. Estes artigos devem abordar assunto referente ao escopo do periódico e de interesse atual. Estes artigos podem ser submetidos espontaneamente ou ser fruto de convite pelo corpo editorial.
4. Artigos de opinião. Estes artigos devem abordar a discussão acadêmica de um tema relevante para o escopo do periódico. O artigo de opinião deve conter até 3000 palavras e expressar pontos de vista sobre questões teóricas, metodológicas ou assuntos atuais em limnologia e devem ser respaldados e fundamentados por elementos bibliográficos. À critério do Corpo Editorial, o periódico poderá publicar respostas ou considerações de outros pesquisadores estimulando a discussão sobre o tema. As opiniões expressas nos Artigos de Opinião são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
5. Métodos. Estes artigos devem abordar novos métodos de coleta e análise de dados relevantes ao escopo do periódico.
6. Seções temáticas. Seções sobre um tema específico proposto pelo Corpo Editorial ou por algum pesquisador da área de Limnologia, podendo ser referente a algum evento específico da área.

 

 

Forma e Preparação dos Manuscritos

 

Os manuscritos submetidos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos Editores do periódico. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores. Todos os trabalhos aprovados quando da sua publicação final na Acta Limnologica Brasiliensia receberão seu Digital Object Identifier (DOI).

Os autores devem preparar seu manuscrito para submissão seguindo as instruções desta seção. Os manuscritos submetidos para a Acta Limnologica Brasiliensia devem ser originais e não submetidos a outro periódico. A submissão do artigo deve ser feita em um arquivo único através do Sistema SciELO de Publicação no link do periódico: http://submission.scielo.br/index.php/alb/index.

Texto

O texto deve seguir a seguinte ordem:

Primeira página: título em inglês (em negrito) e em português, nome completo dos autores (p. ex. Antonio Fernando Monteiro Camargo), afiliação, endereço, endereço de e-mail e endereço ORCID de todos os autores. Todos os autores devem ser identificados por números sobrescritos. O autor correspondente deve ser claramente identificado por um asterisco (*) após o nome, informando seu e-mail principal para contato. Afiliação: indicar instituição, instituto/faculdade e departamento, cidade, Estado e o país. O nome das instituições, cidades e estados/províncias devem estar no idioma original, exceto o país, que deve ser redigido em inglês.

Segunda página: Resumo (em inglês e português), palavras-chave e resumo gráfico (opcional).

Terceira página e páginas subsequentes: texto do artigo (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos, Declarações/Declaração de Disponibilidade de Dados e Referências). O texto deve ter espaçamento entre linhas de 1,5 e fonte Times New Roman 12. A seguinte informação deve ser colocada no texto acompanhando todas as espécies citadas no texto: a) zoologia, o nome do autor e a data da descrição devem ser informados na primeira vez que a espécie for citada no texto; e b) botânica, apenas o nome do autor que descreveu a espécie deve ser informado na primeira vez que a espécie for citada no texto.

Resumo

O resumo deve conter entre 250 e 300 palavras e ser estruturado e itemizado da seguinte maneira: Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusões. Os tópicos devem ser destacados em negrito. Deve-se apresentar um resumo em inglês e português. Entre 4 e 5 palavras-chave (também em inglês e português) devem ser informadas e devem ser distintas daquelas utilizadas no título.

Recomendamos fortemente que os autores preparem um resumo gráfico em inglês contendo as principais ideias do trabalho e inseri-lo após o abstract e resumo (qualidade de 300DPI ou mais).

Tabelas e Figuras

As tabelas e figuras devem ser numeradas consecutivamente utilizando numerais arábicos (Tabela 1, 2, 3, etc. e Figura 1, 2, 3, etc.). Na primeira versão, as tabelas e figuras devem ser inseridas no corpo do texto conforme forem citadas. Na versão final, as tabelas e figuras devem estar inseridas após as referências. As figuras devem possuir boa resolução (300 DPI ou mais), em formato .jpg, .jpeg., .png, .tif ou .tiff. As tabelas devem seguir o modelo abaixo, com linhas entre o cabeçalho e os dados e na parte superior e inferior da tabela. Incentivamos o uso de figuras coloridas pelos autores, pois publicamos os artigos apenas em versão digital. Todas as tabelas e figuras devem ser indicadas no texto

Exemplo de tabela:

 

 

Dados de Pesquisa

 

Dados são definidos como todas as medições ou informações coletadas, processadas ou criadas que permitem tirar conclusões ou verificar os resultados da pesquisa. Isso inclui dados brutos ou processados, dados tabulares, documentos de texto, listas, áudios, vídeos, imagens, mapas, listas de artigos de revisão, códigos estatísticos, códigos de programação. A Acta Limnologica Brasiliensia encoraja os autores a publicar este material no Dataverse da ALB, disponível gratuitamente no SciELO Data: https://data.scielo.org/dataverse/bralb. Somente envie seus dados após o aceite do manuscrito para publicação, quando solicitado pela Equipe Editorial. Os dados de terceiros, obtidos de repositórios de dados, utilizados na elaboração do manuscrito devem ser citados no texto e nas Referências. Os dados depositados no Dataverse receberão um DOI após serem publicados, e somente dados vinculados/relacionados ao manuscrito submetido à ALB podem ser depositados desta forma. Após a submissão no Dataverse, os dados serão publicados apenas após uma revisão da Comissão Editorial e da equipe do SciELO Data.

Se os autores desejarem publicar seus dados no Dataverse da ALB, devem enviar os arquivos em seu formato original no momento da submissão do manuscrito. Esses arquivos serão analisados pela equipe editorial e pelos revisores durante o processo de avaliação. Após a aprovação do manuscrito para publicação, a equipe editorial fornecerá diretrizes detalhadas para que os próprios autores preparem e depositem os dados, de acordo com os Guias do SciELO Data.

Além do Dataverse de ALB, o periódico também recomenda os seguintes repositórios para depositar dados de pesquisa:

Freshwater Research and Environmental Database (FRED)
Dryad
Zenodo
Figshare

Outros repositórios de dados podem ser encontrados usando a seguinte ferramenta: https://repositoryfinder.datacite.org/.

Para garantir transparência e segurança, os autores devem exibir os dados em um formato que permita a terceiros abri-los e interpretá-los adequadamente. Dados confidenciais, seja dos autores (dados primários) ou de outras fontes (dados secundários), não devem ser compartilhados ou necessitam de consentimento dos autores para serem acessados.

Declaração de Disponibilidade de Dados

Acta Limnologica Brasiliensia exige que os autores incluam uma seção de Declaração de Disponibilidade de Dados, após a seção de Agradecimentos, em qualquer artigo que relatar resultados de conjunto de dados, mesmo que os dados utilizados no manuscrito não estejam disponíveis publicamente. A seção, se aplicável, deve conter o nome do repositório, DOI e/ou hiperlinks direcionando para o conjunto de dados e condições de acesso (acesso livre ou restrito).

Modelos de declarações de Disponibilidade de Dados:

  1. Os dados de pesquisa analisados neste estudo não estão publicamente disponíveis por nenhum meio.
  2. Todo o conjunto de dados que suporta os resultados deste estudo foi publicado no próprio artigo.
  3. Todos os dados analisados na pesquisa estão disponíveis em [NOME DO REPOSITÓRIO]. O acesso é [CONDIÇÃO DE ACESSO]. Pode ser acessado em [URL/DOI].
  4. O conjunto de dados analisado/produzido neste estudo pode ser solicitado ao autor correspondente devido a [RAZÕES PELAS QUAIS OS DADOS NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS].
 

 

Referências

 

Todas as referências citadas no texto devem ser listadas em ordem alfabética de acordo com o primeiro autor. Se mais de um artigo do mesmo autor for citado, deve ser referenciado em ordem cronológica. Referências devem ser iniciadas em uma página separada. A citação de teses, dissertações e monografias de graduação, relatórios técnicos e resumos apresentados em congressos devem ser evitadas ao máximo e, apenas excepcionalmente, e com a anuência dos revisores e dos Editores poderão ser utilizadas.

Citação no texto: Use o sistema nome e ano de publicação:

Henry (2023), (Vitule & Pelicice, 2023), (Brasil, 2024), (ABLimno, 2023); para mais de dois autores utilize “et al.” (ex.: Saito et al., 2024). As citações na lista de referências devem seguir as normas da American Psychological Association - APA 7ª Edição (modificada). Citações no texto devem ser listadas em ordem cronológica (Bianchini-Júnior & Rocha, 2006; Angelini, 2019; Ferragut et al., 2022).

Exemplos de referências:

Artigos de periódicos científicos:

A referência de um trabalho científico deve ser apresentada na seguinte ordem: nome do autor abreviado (sobrenome, iniciais do nome), ano de publicação, título do trabalho, nome do periódico abreviado, volume, número e número da página inicial e final (quando disponível) e DOI, sem omissão de nenhuma informação relevante.

  • Suárez, B., Barrios, M. & Teixeira de Mello, F., 2024 Assessing the taxonomic sufficiency of macroinvertebrate communities and their potential to distinguish the impacts of land use on lowland streams in Uruguay. Acta Limnol. Bras. (Online), 36, e7. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-975X5723
  •  Vallefuoco, F., Vanek, M., Bottarin, R. & Scotti, A., 2024. Quantification of large-spatial scale and in-stream factors affecting the structure of benthic macroinvertebrate communities in mountain streams. Limnologica, 106, 126-172. https://doi.org/10.1016/j.limno.2024.126172

Artigos do mesmo autor:

  • Bianchini Jr., I., Cunha-Santino, M.B., Milan, J.A.M., Rodrigues, C.J. & Dias, J.H.P., 2015. Model parameterization for the growth of three submerged aquatic macrophytes. J. Aquat. Plant Manage, 53, 53-64.
  • Bianchini Jr., I., Fushita, A.T. & Cunha-Santino, M.B., 2019. Evaluating the retention capacity of a new subtropical run-of-river reservoir. Environ. Monit. Assess., 191, 161. https://doi.org/10.1007/s10661-019-7295-5

Capítulo de livro:

  • Ferragut, C., Costa, R.A. & Carneiro, R.O., 2022. Periphyton bioreactor as a tool for restoration of eutrophic environments. In Ferreira, M.L., ed. Biogeochemistry and ecosystem services in urban green-blue systems. São Paulo: ANAP, p. 131-145, 1 ed.

Livro:

  • Henry-Silva, G.G. & Camargo, A.F.M., 2022. A Bacia do Rio Apodi-Mossoró: Aspectos ambientais, sociais e econômicos de uma bacia hidrográfica no semiárido do Rio Grande do Norte. Mossoró: EdUFERSA.

Documentos da internet e sites:

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, 2024. Mortandade de peixes no Rio Piracicaba: CETESB conclui laudo e multa empresa em R$18 milhões pelo desastre ecológico [online]. São Paulo: CETESB. Retrieved in 2024, August 21, from https://cetesb.sp.gov.br/blog/2024/07/19/mortandade-de-peixes-no-rio-piracicaba-cetesb-conclui-laudo-e-multa-empresa-em-r18-milhoes-pelo-desastre-ecologico/

Documentos jurídicos: leis, decretos, resoluções:

Brasil. Agência Nacional de Águas – ANA, 2021. Declara situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná (Resolução ANA nº 77, de 1º de junho de 2021). Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF. Retrieved in 2021, July 19, from https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-ana-n-77-de-1-de-junho-de-2021-323553340.

Conjuntos de dados

Silva, L.B., 2022. Data for: Local and regional determinants of phytoplankton communities in water reservoirs from the Cerrado biome. SciELO Data, V1. https://doi.org/10.48331/scielodata.UQETEY

 

 

Contribuição e Número de Autores

 

Não existe limite para número de autores por artigo. No entanto, artigos simples e com quantidade de informação modesta e dentro de uma única especialidade se espera poucos autores (dois ou três). Artigos com dados de diferentes regiões geográficas com coleta feita por diferentes grupos de pesquisa e com a necessidade de especialistas em diferentes áreas do conhecimento (taxonomia, modelagem matemática, bioinformática, ecologia da paisagem, etc.) espera-se um grande número de autores (oito, 10 ou mais). A ALB baseia-se na taxonomia CRediT para identificar a contribuição dos autores. Por exemplo, na elaboração de um artigo científico devem ser cumpridas, mas não limitadas a cinco etapas. 1. Elaboração da pergunta (o que se pretende responder) e confecção do projeto com o delineamento amostral ou experimental. 2. Execução das amostragens ou do experimento. 3. Análise dos dados (determinações em laboratório, confecção de tabelas e gráficos, aplicação de análises estatísticas, etc.). 4. Interpretação dos resultados à luz do conhecimento científico já existente. 5. Redação do trabalho. Somente quem participar ativamente de ao menos três das cinco etapas deve participar da autoria do trabalho.

 

 

Carta de Apresentação

 

A submissão de uma carta de apresentação juntamente com o manuscrito é obrigatória. A carta de apresentação deve conter as principais contribuições do trabalho, sugerindo três potenciais revisores (nome completo, e-mail para contato e justificativa para sugeri-los). Informar na carta a contribuição de cada autor do manuscrito na elaboração de cada uma das cinco etapas mencionadas acima (1. Elaboração da pergunta e do projeto; 2. Execução do experimento; 3. Análise dos dados; 4. Interpretação dos resultados; 5. Redação do trabalho).

 

 

Declaração de Financiamento

 

Auxílios financeiros devem ser mencionados na seção “Agradecimentos”, especificando a organização de fomento (redigido no idioma original) e o número do processo. Outros patrocinadores também devem ser mencionados nesta seção, incluindo números de processos/contratos relacionados ao financiamento.

 

 

Envio dos Manuscritos

 

Os manuscritos redigidos segundo as instruções acima devem ser enviados em arquivo do Word for Windows através do Sistema SciELO de Submissão (http://submission.scielo.br/index.php/alb/index), juntamente com a Carta de Apresentação, do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta e, caso aplicável, do(s) termo(s) de aprovação do(s) comitê(s) de ética e dos dados de pesquisa complementares.

 

 

Contato

 

Associação Brasileira de Limnologia
Departamento de Biodiversidade
Av. 24 A, 1515, Cep: 13506-900
Rio Claro-SP/Brasil
Tel.:(+55 19) 3526 4225
E-mail: actalimno@ablimno.org.br

 

 

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com