ISSN 1980-993X versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Revista AMBIAGUA agora publica artigos apenas em Inglês. Ela aceita submissões na área interdisciplinar, com inserção nas áreas de Ciências Ambientais, Recursos Hídricos, Hidrologia, Hidrogeologia, Engenharia Ambiental e Saneamento, Engenharia Florestal e Recursos Florestais, Ecologia, Aquicultura, Oceanologia e Recursos Pesqueiros, Agronomia, Agrometeorologia e Engenharia Agrícola, Mudanças Globais, Engenharia de Pesca e Zootecnia, Geografia, Geologia. Assim como, nas áreas de Sensoriamento Remoto, Geotecnologias e Análise Espacial, voltadas para o estudo da água ou das Ciências Ambientais.

Artigos de revisão inéditos poderão ser aceitos desde que apresentem análise crítica de assuntos da temática da revista, baseados em literatura atual de revistas científicas de grande impacto.

A partir de janeiro de 2017, somente submissões em inglês passaram a ser aceitas e a revista passou a ser bimestral. A partir de janeiro de 2018 a revista passou a adotar o sistema de publicação contínua mantendo a estrutura de volumes e números.

O manuscrito deverá ser original, destinado exclusivamente à AMBIAGUA (Revista Ambiente & Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science).

Taxas de submissão e publicação são cobradas de acordo com as instruções em: http://www.ambi-agua.net/splash-seer/?access=taxas.

A Revista adota o iThenticate / Corsscheck para identificação de plagiarismo.

Declaração de Ética
Os autores devem concordar com as normas determinadas pela Comissão de Integridade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponível no endereço http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes/. Ao submeter um manuscrito para a Revista Ambiente & Água todos os autores declaram que todas as diretrizes básicas para a integridade na atividade científica foram respeitadas e que a pesquisa foi conduzida de acordo com os princípios éticos e aprovada por um comitê de ética.

Declaração de Direito Autoral
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista adota a licença CC BY 4.0.

 

Processo de Revisão por Pares da AMBIAGUA

A cada edição, o Comitê Editorial selecionará, dentre os artigos considerados favoráveis para a publicação, àqueles que serão publicados por atenderem aos critérios acima e contribuírem para a internacionalização da revista. Não há nenhum comprometimento para seguir a ordem de submissão. A ordem depende do tempo de resposta dos revisores ad hoc, dos autores e da administração da revista. Todos os manuscritos submetidos serão examinados pelo editor para verificar se o conteúdo do manuscrito é apropriado para a revista e se o manuscrito foi preparado de acordo com as instruções para os autores. O editor poderá rejeitar o manuscrito se detectar erros relativos às instruções, redação inadequada, suspeita de má conduta (plágio) ou se, o trabalho não contiver suficiente mérito científico ou tecnológico. A partir de 2017, somente artigos com apelo internacional ou com grande impacto social serão encaminhados para a avaliação dos pares. Uma vez superada essa fase, o editor poderá enviar o manuscrito a um ou dois membros do Comitê Editorial, para que sejam sugeridos pelo menos dois avaliadores ad hoc especialistas no tema do manuscrito proposto. Os avaliadores devem ser especialistas científicos, de reconhecida formação, que trabalham em áreas relacionadas com o tema do manuscrito e, portanto, devem estar plenamente capacitados para avaliar o manuscrito e recomendar a sua aceitação ou rejeição. Os avaliadores receberão o manuscrito, sem nenhuma identificação dos autores, e o formulário de avaliação para manifestarem seus comentários e recomendações sobre a aceitação, correção ou rejeição do manuscrito.

Em nenhuma etapa do processo, os avaliadores conhecerão a identidade dos autores, assim como, os autores não saberão a identidade dos avaliadores.

Depois de examinar as recomendações dos avaliadores, o editor tomará uma das seguintes decisões:

  1. Aceitar o manuscrito com pequenas mudanças e, neste caso, o editor devolverá o trabalho aos autores com uma lista de pequenas correções a serem implementadas.
  2. Caso contrário, optará por enviar a nova versão corrigida do manuscrito aos avaliadores. Os avaliadores ad hoc podem também indicar o desejo de rever o manuscrito após correções.

Quando receber a versão final do manuscrito, o editor se certificará de forma interativa de que as correções foram devidamente implementadas. Finalizadas as correções, ele informará aos autores sua aceitação e, após revisão de linguagem, referências, preparação do layout para publicação, os autores receberão as provas e o autor correspondente indicará as correções finais antes da publicação e ao retorná-las ele implicitamente autoriza a publicação e o ineditismo do artigo, assim como a ordem correta dos autores.

Erros tipográficos, artigos citados no texto que não aparecem nas referências e vice-versa, pequenas discrepâncias entre o resumo e o abstract são exemplos de pequenas mudanças. Quando houver modificações maiores, o editor devolverá o artigo com uma lista de sugestões que o autor responsável deverá atender para que o trabalho seja novamente considerado. Exemplos de modificações maiores incluem a análise de dados usando provas estatísticas, revisão de tabelas e figuras, repetição de experimentos, e mudanças substanciais na redação.

No caso de rejeição após análise dos avaliadores ad hoc, o editor informará aos autores as razões para não publicá-lo. Em geral, os motivos para rejeição envolvem o conteúdo do manuscrito não apropriado para a revista, violações graves da forma de publicação, manuscrito sem mérito científico e ou tecnológico. Rejeição imediata pelo Editor serão principalmente com base na falta de interesse internacional ou baixo impacto social ou texto com linguagem pobre e falta de adesão às instruções.

Submissões de manuscritos que tenham sido publicados em anais de simpósios, congressos, etc., assim como artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros não devem ser submetidos. Publicações de um resumo ou uma apresentação oral em um evento científico não devem impedir o envio, mas elas devem fornecer informações novas substanciais para ser aceito. Artigos traduzidos não são aceitáveis, entretanto, artigos de revisão que apresentam análise crítica e atual poderão ser aceitos após avaliação.

A revista tem caráter científico. Seu público alvo inclui a comunidade acadêmica dos cursos de pós-graduação, assim como de instituições de pesquisa, especialmente da área Interdisciplinar, Ambiental e dos Recursos Hídricos.

 

Forma e preparação de manuscritos

I - Os manuscritos submetidos devem ser originais, destinados exclusivamente a Ambi-Agua (Revista Ambiente & Agua-An Interdisciplinary Journal of Applied Science).

II – A partir de janeiro de 2017, somente serão aceitos submissões em inglês.
Todas as submissões têm que ser feita no sistema ScholarOne, depois de ler cuidadosamente todas as instruções e registrar-se  em: https://mc04.manuscriptcentral.com/ambiagua-scielo

III - Os manuscritos submetidos à revista serão avaliados pelo Comitê Editorial e por Avaliadores Ad Hoc, de acordo com a especialidade, seguindo os critérios:

a) Interesse científico internacional ou grande apelo social;
b) Conteúdo técnico-científico;
c) Relevância científica;
d) Clareza e qualidade do texto;
e) Qualidade e adequação do conteúdo teórico.

Por favor, esteja ciente de que será considerado não ético retirar uma apresentação antes da decisão final da Comissão Editorial.

IV - Em cada edição, o Comitê Editorial selecionará, dentre os manuscritos favoráveis, aqueles que serão publicados com base nos critérios acima. Não há compromisso com a sequência de submissão ou tempo para tomada da decisão editorial (aceite ou rejeição). Isso depende da resposta dos revisores e dos autores e de limitações administrativas.

Formatação do texto:
O artigo deverá ser submetido em formato texto (MS Office), não restringido por password para permitir edição. A publicação final será em pdf, html, epdf e xml. O artigo deve ser submetido com as seguintes características:

  • Linguagem: Inglês de qualidade (EUA ou RU)
  • Tamanho da página: equivalente ao tamanho do papel A4 (210 x 297 mm);
  • Margens (superior, inferior, esquerda e direita): 2,5 cm;
  • Fonte: Times New Roman, 12, espaço entrelinhas simples, em uma única coluna, com parágrafos alinhados à esquerda e à direita;
  • Tamanho: os artigos serão analisados com base na qualidade e contribuição científica. Deverão ter no máximo de 10 páginas incluindo tabelas e figuras, que não devem ultrapassar o número de cinco (figuras mais tabelas). Nosso custo editorial é proporcional ao tamanho do artigo. Assim, artigos maiores são possíveis, porém, páginas adicionais a 10 serão cobradas, contadas após layout padrão da revista e após aceitação do artigo para publicação.
  • Nos artigos em inglês, o título, resumo e palavras-chave deverão ser escritos também em português, sempre em ordem alfabética independente do idioma.
  • Primeira página:

Deverá conter apenas o título do trabalho, resumo e as palavras-chave, em letras minúsculas, separadas por “vírgula” e um ponto final após a última palavra-chave. Não deverá conter o nome dos autores, afiliação ou e-mail.

  • Tabelas e Figuras:

Deverão ser numeradas com algarismos arábicos consecutivos, indicados no texto e anexadas no local do artigo mais próximo e depois da chamada. Os títulos das figuras deverão aparecer na sua parte inferior, antecedidos da palavra Figura (notar a primeira letra maiúscula e em negrito), um espaço, mais o seu número de ordem em negrito, um ponto e espaço de um caractere, fonte 11, justificado, tabulado nos limites da figura, observando que o título da figura logo abaixo dela, não é em negrito. Os títulos das tabelas deverão aparecer na parte superior e antecedidos pela palavra Tabela (notar a primeira letra maiúscula e em negrito), um espaço, mais o seu número de ordem (em negrito), um ponto e espaço de um caractere, fonte 11, justificado. Nas figuras e tabelas, quando houver uma fonte de referência, a palavra “Fonte:” vem na parte inferior, seguida da referência, fonte 10, justificado. Títulos de tabelas, figuras e a fonte terminam sempre com ponto final. As figuras poderão ser coloridas, porém com boa resolução (300 dpi), contudo, os autores devem explorar todas as possibilidades para que o tamanho do arquivo não fique grande, mas preservando a qualidade das figuras.

As tabelas devem ser sempre inseridas como texto, jamais como figuras/imagens e não usar espaços ou “tabs” para formatar e sim tamanho das células/colunas/linhas. Todas as colunas devem ter um título.
Figuras devem ter fontes legíveis, atentar para o tamanho do texto, alta resolução e inseridas como objeto quando se tratar de gráficos. Figuras não devem ter título na parte superior, só a legenda abaixo dela. Certifique-se de que elas sejam editáveis.

É possível inserir imagens em documentos sem deixar os arquivos grandes, basta seguir as instruções abaixo:
Utilize arquivos de imagem em formato JPG, PNG ou GIF. Estes arquivos costumam ter bons padrões de qualidade e não consomem muito espaço em disco e memória;

Para inserir as figuras, não use Copiar/Colar (ou Ctrl+C/Ctrl+V), salve em seu computador as imagens que deseja inserir no documento;

Em seguida, acesse a opção de menu disponível para inserção de imagem do seu editor de texto (Ex: no MSWord e selecione a opção Inserir/Figura/do arquivo) e localize a imagem que deseja inserir no documento. Para finalizar, insira a imagem selecionada no texto.

Figuras que contêm mais de um gráfico ou imagem, designá-los com letras maiúsculas (sem parênteses e sem pontos após as letras) no canto superior esquerdo de cada painel, se possível.

Para as equações, usar o editor Equation do Microsoft Word ou MathType. Devem ser numeradas com a numeração entre parênteses e chamadas previamente no texto.

Envie as tabelas separadamente em Excel.

Nota importante dos manuscritos em inglês: Todos os manuscritos escritos devem ser submetidos em inglês a partir de janeiro de 2017. Autores que não têm Inglês como primeira língua, devem ter seus manuscritos revisados por um profissional com bom conhecimento de Inglês para revisão do texto (vocabulário, gramática e sintaxe). As submissões poderão ser rejeitadas com base na inadequação do texto, sem exame de mérito científico.

  • Estrutura do artigo:
  • O artigo em INGLÊS deverá seguir a seguinte sequência:

TÍTULO em inglês, 15, negrito, centralizado, primeira letra maiúscula, demais minúsculas (salvo nomes próprios); ABSTRACT 14, negrito alinhado à esquerda (seguido de três Keywords, 11, negrito alinhado à esquerda em ordem alfabética); TÍTULO DO ARTIGO em português, 15, negrito, centralizado, primeira letra maiúscula, demais minúsculas (salvo nomes próprios); RESUMO (seguido de três Palavras-chave 11, negrito alinhado à esquerda, em ordem alfabética); 1. INTRODUCTION (incluindo revisão de literatura); 2. MATERIALS AND METHODS; 3. RESULTS AND DISCUSSION; 4. CONCLUSIONS; 5. ACKNOWLEDGEMENTS (se for o caso, deve incluir apenas o reconhecimento de agências de financiamento, explicitando o número do processo da agência apoiadora); e 6. REFERENCES. Os títulos de 1 a 6 deverão ser 14, negrito alinhados à esquerda.

Consulte o "Formulário de Avaliação" (http://www.ambi-agua.net/seer/files/review_form.doc) para verificar o conteúdo esperado de cada seção. Verifique os artigos já publicados para ver quais textos devem estar em negrito.

UNIDADES

  • Unidades de medida: use sistema internacional com espaço após o número, e.g. 10 m ou, por exemplo, 10 km h-1, e não km/h. Observe a consistência toda vez que usar a mesma unidade.
  • Verifique todos os símbolos Gregos e todas as figuras cuidadosamente.
  • Escreva os números de um a nove por extenso, exceto se forem usados como unidades.
  • Use um espaço entre unidades: g L–1, e não g.L–1, ou gL–1 exceto % (e.g. 10%) ou oC (15oC).
  • Use o formato 24-h para tempo, com quatro dígitos para horas e minutos: 08h00; 15h30.
  • Subtítulos: quando se fizerem necessários, serão escritos com letras iniciais maiúsculas, antecedidos de dois números arábicos colocados em posição à esquerda, separados e seguidos por ponto, 12, negrito, alinhados à esquerda.
  • Resumo: deverá conter os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões, devendo ser compostos de uma sequência corrente de frases em um único parágrafo e conter, no máximo, 250 palavras.
  • Citações: no texto, as citações deverão seguir as recomendações da ABNT-NBR 10520 com as seguintes especificidades:

Colocar o sobrenome do autor citado com apenas a primeira letra maiúscula, seguido do ano entre parênteses, quando o autor fizer parte do texto. Quando o autor não fizer parte do texto, colocar, entre parênteses, o sobrenome, seguido do ano separado por vírgula. Mais de um autor, separam-se os sobrenomes pela conjunção “e” Mais de dois autores, a expressão et al. é colocada após o primeiro nome, não em itálico.
Serão aceitas, preferencialmente, até 15 referências por artigo publicados recentemente na base SciELO (www.scielo.br) ou em revistas internacionais de alto impacto (níveis A/B do Qualis CAPES).

  • Exemplos de como citar:

Jones (2015), Jones e Smith (2009) ou (Jones, 2015; Jones e Smith, 2009), dependendo da construção da sentença. Mais de dois autores: Jones et al. (2014) ou (Jones et al., 2014). Comunicações pessoais ou dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências; assim como Apud (citação indireta) não será aceita.

  • Referências:

Sempre que a referência tiver doi, citá-lo no final da referência.
Seguirão as recomendações da ABNT-NBR 6023, com especificidades da revista.

  • Exemplos de como escrever as referências bibliográficas:
    • Livros:

FALKNER, E. Aerial Mapping: methods and applications. Boca Raton: Lewis Publishers, 1995. 322 p.

    • Capítulos de livros:

WEBB, H. Creation of digital terrain models using analytical photogrammetry and their use in civil engineering. In: Terrain Modelling in Surveying and Civil Engineering. New York: McGraw-Hill, 1991. p. 73-84.

    • Artigos em Periódicos Científicos:

HADDAD, E.; SANTOS, C. L. dos; FRANCO Jr., R. S. Novas perspectivas sobre o Instituto da desapropriação: a proteção ambiental e sua valoração. Fórum de direito urbano e ambiental, Belo Horizonte, ano 6, n. 31, p. 17-25, jan./fev. 2007.
MEYER, M. P. Place of small-format aerial photography in resource surveys. Journal of Forestry, Washington, v. 80, n. 1, p. 15-17, 1982.
Observar que é importante identificar a cidade da edição e colocar um espaço entre as iniciais dos nomes.

    • Trabalhos apresentados em eventos (Impresso) (devem ser evitados, se essenciais):

DAVIDSON, J. M.; RIZZO, D. M.; GARBELOTTO, M.; TJOSVOLD, S.; SLAUGHTER, G. W. Phytophthora ramorum and sudden oak death in California: II Transmission and survival. In: SYMPOSIUM ON OAK WOODLANDS: OAKS IN CALIFORNIA’S CHANGING LANDSCAPE, 5. 23-25 Oct. 2001, San Diego, Proceedings… Berkeley: USDA Forest Service, 2002. p. 741-749.

    • Trabalhos apresentados em eventos (meio eletrônico) (devem ser evitados, se essenciais):

COOK, J. D.; FERDINAND, L. D. 2001. Geometric fidelity of Ikonos imagery. In: Annual Convention of American Society for Photogrammetry and Remote Sensing, 23-27 Apr., St. Louis. Proceedings… St. Louis: ASPRS, 2001. 1 CD-ROM.

    • Teses e Dissertações: Procurar citar os artigos derivados de teses e dissertações em revistas científicas, se não foram ainda publicados e essenciais, use a forma:

AFFONSO, A. G. Caracterização de fisionomias vegetais na Amazônia oriental através de videografia aerotransportada e imagens LANDSAT 7 ETM+, 2003, 120f. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2003.

    • Referências de sites na Internet (não devem ser citadas, se absolutamente essenciais):

DIAZ, H. F. Precipitation trends and water consumption in the southwestern United States. In: United States Geological Survey, 1997, Reston. Web Conference… Disponível em: <http://geochange.er.usgs.gov/sw/changes/natural/diaz/>. Acesso em: 15 julho 2014.

Importante:
O arquivo submetido (uploaded) não deve conter nenhuma identificação dos autores, portanto, sem nome dos autores, afiliação ou e-mail. Agradecimentos são desejáveis, mas serão editados para evitar a identificação dos autores até ter sido aceito para publicação. Contudo, o autor correspondente deverá submeter como arquivo suplementar, uma Carta de Apresentação.
As propriedades do arquivo de submissão que identificam a origem devem ser retiradas. Instruções:

Word 2010:
Em Arquivo, ir à aba Informações, Verificando Problemas, Inspecionar Documento e desmarcar a janela de Propriedades do Documento e Informações PessoaisFechar, e Salvar.

Word 2003
Ir à aba OpçõesSegurança e eliminar a propriedade de Autoria do arquivo.

Todo o conteúdo do artigo é de responsabilidade exclusiva dos autores.
Cada edição publicada pela Ambi-Agua apresenta uma imagem representativa de um artigo publicado naquela edição que vai ser capa do número. Autores são convidados a destacar na carta que eles gostariam de ter determinada figura considerada como capa por ser cientificamente interessante e visualmente atraente para a revista. As imagens devem ser de alta resolução (300 dpi) e devem ter aproximadamente 17 por 17 cm. As imagens devem ser originais, e os autores concedem à Revista Ambiente & Água licença para sua publicação. Caso deseje, submeter a imagem como um arquivo adicional suplementar. Os autores devem deter os direitos autorais das imagens apresentadas, sendo os únicos responsáveis pela permissão de uso delas.

Em qualquer caso, os autores concedem à Ambi-Agua a licença para usar qualquer imagem do manuscrito publicado para ser usada como imagem de capa da edição, mesmo que não tenha sido expresso na Carta de Apresentação, a menos que expressamente informem o contrário.

 

Envio de manuscritos

Antes de começar sua submissão, ter em mãos:

1) A versão final do manuscrito de acordo com as instruções ao autor

2) O texto da Carta de Apresentação de acordo com o modelo:
http://www.ambi-agua.net/seer/files/carta-apresentacao.doc 

3) A cópia digital do recibo do pagamento da taxa de inscrição descrito em:
http://www.ambi-agua.net/splash-seer/?access=taxas

4) Uma lista de quatro revisores (nome, e-mail, áreas de atuação), de acordo com as instruções da Carta de Apresentação

5) Faça seu registro/login: https://mc04.manuscriptcentral.com/ambiagua-scielo 
Inicie uma nova submissão, seguindo as instruções. Veja que ajuda está disponível em um link na parte direita (Resources). Lembre-se que você não será capaz de completar a submissão sem ter em mãos todos os itens acima. Dúvidas? Escreva para ambi.agua@gmail.com depois de ler cuidadosamente todas as instruções.

 

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