ISSN 0101-4714 versão impressa
ISSN 1982-0267 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

1- Os Anais do Museu Paulista são uma publicação do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. O recebimento de artigos tem fluxo contínuo mas cabe aos editores responsáveis, juntamente com a Comissão de Publicações, a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas bem como a escolha da seção em que o será inserida.

2- A publicação de artigos dependerá da observância das Normas Editoriais e dos pareceres do Conselho Editorial, Comissão de Publicações e/ou assessores ad hoc. Todos os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial.

3- Os conceitos emitidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

4- Os Anais do Museu Paulista investem na articulação entre as atividades de natureza investigativa, tecnológica, educativa e documental. Assim, as seções concebidas visam aproximar estas diferentes abordagens, buscando incentivar trocas e integrações. A revista possui seis seções. São elas: Debates, Estudos de Cultura Material, Museus, Documentação, Conservação e Restauração (aberta em 2003) e Bibliografia. A seção Debates apresenta trabalhos de natureza conceitual e metodológica, balanços temáticos que são potencialmente sujeitos a controvérsias. O texto-base é acompanhado de comentários e da resposta do autor convidado. A seção Estudos de Cultura Material como o nome já indica é a espinha dorsal da revista e a única permanente. Apresenta as pesquisas no campo específico adotado pelo periódico mas também tudo que puder enriquecer e fundamentar estes estudos como abordagens teórico-metodológicas, técnicas, monografias sobre outros contextos de interesse comparativo, além de contribuições que oferecem a Antropologia, a Arqueologia Histórica/Industrial, a Sociologia, a História da Arte, a Literetura, a Lingüística, a Semiótica, a Psicologia, a Economia, a Tecnologia, a Arquitetura, a Geografia, etc. A seção Museus apresenta artigos que integram a abordagem do campo da cultura material aos contextos específicos dos Museus, como questões ligadas a exposições, estudos de público, sistemas documentais, colecionismo institucional, etc. A seção Conservação e Preservação, inaugurada em 2003, reúne trabalhos que desenvolvem pesquisa e técnicas inovadoras na recuperação de fontes documentais, especialmente objetos, edificações, paisagens e iconografias. A seção Documentos organiza e disponibiliza fontes materiais e visuais de preferência inéditas ou que receberam tratamento recente ou que foram recentemente adquiridas. A seção Bibliografia tem função instrumentalizadora, além de notícias bibliográficas e resenhas críticas, dá grande ênfase a balanços bibliográficos, às bibliografias temáticas, seletivas ou comentadas.

5- Só serão aceitos os artigos entregues segundo as normas explicitadas.

 

Forma e preparação de manuscritos

O artigo deverá:

1-Ser inédito e destinar-se exclusivamente à revista ANAIS DO MUSEU PAULISTA.
2-Limitar-se a um máximo de 50 (cinquenta) laudas digitadas (sem as ilustrações, notas e bibliografias). Tal limite só será alterado em caso de julgamento diferente da Comissão de Publicações.
3-Ser escrito em português, inglês, francês, espanhol ou italiano.
4-Identificar no texto os locais das figuras ou outras formas de ilustrações.
5-Constar abaixo do título o nome do autor, seguido da instituição à qual se vincula, endereço completo e endereço eletrônico.
6- Apresentar, exclusivamente, ao final do texto as referências bibliográficas e documentais citadas ao longo do texto.
7-Apresentar, obrigatoriamente, resumos nos idiomas português e inglês, independentemente do idioma do texto original, e caso este não esteja em português ou inglês, acrescentar resumo na língua original do texto (francês, espanhol ou italiano), não devendo ultrapassar 250 (duzentas e cinqüenta) palavras, seguidas das palavras-chave, mínimo de 3 (três) e máximo de 6 (seis), que correspondam a palavras representativas do conteúdo do trabalho. Devem ser evitados os subtítulos.
8- Se o artigo for subvencionado, mencionar a instituição que o patrocinou.
9-O editor reserva-se o direito de diagramar os artigos de acordo com o seu padrão gráfico.
10-O editor reserva-se o direito de imprimir ilustrações a cores ou em preto e branco, conforme conveniência da revista.
11-Referências: devem ser apresentadas em ordem alfabética. As referências seguem a normalização da NBR 6023 (ABNT), que deverá ser consultada para outros tipos de documentos não exemplificados nas Instruções aos Autores. Indicar os autores pelo sobrenome, em maiúsculas, seguido do prenome, sendo separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.

Exemplos: AMARAL, A. A. [...] (1 autor)
GERODETTI, J. E.; CORNEJO, C. [...] (2 autores)
PORTO, A. R.; DURAND, J. C.; BRUNO, E. S. [...] (3 autores)
AMERICANO, J.; BRITO, M. S.; CORNEJO, C.; ORTIZ, R. [...]
(4 autores ou mais) ou AMERICANO, J. et al. [...].

Modelo 1 - Artigo de Periódico
PEARSON, C. Preserving collections in tropical countries. Conservation, The GCI Newsletter, Los Angeles, v. 12, n. 2, p. 17-18, 1997.

Modelo 2 - Livro no Todo
DREWES, J. (Org.). Selected bibliography: tropical preservation. Baltimore: Jonhs Hopkins University, 1998.

Modelo 3 - Capítulo de Livro
RODGERS, S. Women's Space in a Men's House: the British House of Commons. In: ARDENER, S. (Ed.). Women and space. Ground rules and social maps. Oxford: Berg, 1997. p. 46-69.

Modelo 4 - Capítulo de Livro
(mesmo autor para o livro e capítulo)
SAMARA, E. M. Mão-de-obra feminina, oportunidades e mercado de trabalho, no Brasil do século XIX. In: ______. As idéias e os números do gênero. Argentina, Brasil e Chile no século XIX. São Paulo: Hucitec/Cedhal/Vitae, 1997. p. 23-61.

Modelo 5 - Trabalho Publicado em Evento
FIGUEIRÔA, S. F. de M. The writings of Orville Adelbert Derby (1851-1915) and its meaning to the history of geological sciences in Brasil. In: INT. SYSMP. HIST. OF GEOL. SCIENCES, 16., 1991, Dresden. Abstracts... Dresden: INHIGEO, 1991. p. 19-20.

Modelo 6 - Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado)
CABRAL, E. Análise das alterações climáticas da cidade de São Paulo (1887-1995) no contexto da expansão de sua mancha urbana. 1997. 278 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

Modelo 7 - Textos traduzidos
BARTHES, Roland. O sistema da moda. Tradução por Lineide do Lago Salvador Mosca. São Paulo: Nacional/Edusp, 1979.

12-Citações no texto: deverão ser feitas em ordem alfabética pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável, Seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação; no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses. Se a citação estiver inserida no texto, utilizar letras maiúsculas e minúsculas; se estiver entre parênteses utilizar somente letras maiúsculas. Tratando-se de dois autores, ambos deverão ser citados. Quando estiverem incluídos na sentença separá-los pela partícula "e"; quando estiverem entre parênteses separá-los por ponto e vírgula. No caso de três autores todos deverão ser citados e, para Quatro ou mais autores citar o primeiro autor seguido da expressão et al.

Exemplos: Segundo Cabral, (1997) [...]
[...] (CABRAL, 1997)
Segundo Tarifa e Armani (2000) [...]
[...] (TARIFA; ARMANI, 2000)
Segundo Brito, Bruno e Camargos (2001) [...]
[...] (BRITO; BRUNO; CAMARGOS, 2001)
Segundo Cassar et al. (1997) [...]
[...] (CLARK et al., 1992)

 

 

Envio de manuscritos

1- Os artigos poderão ser enviados em qualquer época do ano.

2- Digitação original em disquete 3 ½ " de alta densidade ou CD devidamente identificado com o título do artigo e nome do(s) autor(es) e três cópias impressas, inclusive suas tabelas e referências; em formato A4 (21,0 X 29,7 cm), 2.800 toques por lauda, entre linhas com espaço 1,5cm, em uma só face de papel, fonte Times New Roman, corpo 12 e numeração consecutiva das páginas. Ilustrações e legendas devem ser relacionadas em folhas separadas. Os artigos deverão ser apresentados utilizando o editor de texto Microsoft Word.

3- Página de rosto: todo artigo deverá ter uma página de rosto com o título do artigo, nome(s) completo(s) do(s) autor(es) e instituição de origem. O rodapé da página, ou caixa lateral aos nomes, deverá mencionar o endereço completo e e-mail do autor, a quem deverá ser encaminhada a correspondência. Somente nesta página constará a identificação do(s) autor(es), excluindo-se também Qualquer menção de autoria nas notas de rodapé, para devido sigilo e imparcialidade dos pareceristas.

4- Imagens (reprodução de documentos tridimensionais, iconográficos, textuais, tabelas, gráficos, etc.): devem ser fornecidas reproduções em papel A4 (21,0 X 29,7 cm), numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e citadas como figura. Todas as figuras devem estar em folhas à parte, com título do artigo. As fotografias e cromos fornecidos para processo gráfico devem ser originais e serão devolvidos mediante solicitação do autor. As legendas também deverão ser apresentadas em folhas à parte com indicação das respectivas autorias, instituições detentoras dos originais e dos eventuais direitos de reprodução (copyright). A obtenção das devidas autorizações é encargo do autor, que deve enviá-las ao editor da revista Anais do Museu Paulista acompanhadas de uma carta assinada pelo autor na qual se declara responsável pela divulgação das imagens. As imagens, em preto e branco ou coloridas, devem ser apresentadas em cromo (slide), arquivos digitais com resolução 300dpis, com medida 15 x 18cm (extensão TIF ou versão compactada no formato JPG) ou ampliações em papel fotográfico. Imagens geradas em câmeras digitais devem Ter no mínimo 2.048 x 1.536 pixeles.

5- Os artigos devem ser enviados para o seguinte endereço:

ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA E CULTURA MATERIAL (NS)
Parque da Independência, s/n. Ipiranga São Paulo - SP/Brasil
CEP 04218-970 Caixa Postal 42.403
tel. (05511) 6165-8059/8069 fax. (05511) 6165-8051/8054
e-mail: anaismp@usp.br

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Caixa Postal 42.403
CEP 04218-970 São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 6165-8059/8069
Fax: +55 11 6165-8051/8054


anaismp@usp.br