ISSN 2179-4960 versão impressa

ISSN 1984-249X versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Revista Archai é uma publicação da Cátedra UNESCO Archai: as Origens do Pensamento Ocidental, grupo interdisciplinar e interinstitucional que congrega pesquisadores das áreas de filosofia, história, letras, direito e arqueologia de diversas instituições universitárias brasileiras. Destina-se à divulgação de artigos originais, traduções, resenhas e documentos, sobre estudos a respeito do pensamento antigo e de sua tradição para o pensamento moderno e contemporâneo, redigidos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.

A revista Archai tem como intenção lançar um diferente olhar sobre a história e as origens do pensamento ocidental, em busca de novos caminhos de interpretação que permitam compreender suas origens como um processo enraizado no solo da cultura Greco-romana antiga.

A revisão e a aprovação das contribuições são realizadas por pares. As contribuições são encaminhas pela Comissão Editorial para a Comissão Científica e para avaliadores externos ad hoc. A avaliação dos artigos submetidos é feita pela modalidade blind-review.

 

Forma e preparação de manuscritos

Artigos podem ter até 50 mil caracteres com espaços. O texto do artigo deve vir acompanhado de um resumo de no mínimo 100 e no máximo 250 palavras, escrito no idioma original (i.e. a língua em que o artigo está escrito) e em inglês, além de uma lista de até cinco palavras-chave igualmente no idioma original e em inglês. O mesmo se aplica em relação ao título, que será o primeiro elemento do artigo: constará o título na língua original, seguido da respectiva versão inglesa. No caso de artigos escritos em inglês, não é necessária versão em outro idioma para o título, resumo e palavras-chave.

Resenhas podem ter até 15 mil caracteres com espaços. O livro resenhado poderá ter sido publicado, no máximo, há três anos da data da submissão.

Caso o trabalho contenha imagens ou diagramas, uma cópia de cada uma das imagens será carregada como suplemento durante o processo de submissão. A revista aceita imagens ou diagramas em formato .jpg ou .png, com resolução máxima de 300 dpi. Pede-se que as imagens sejam acompanhadas de legenda no corpo do texto e que sejam explicitadas as fontes com os devidos créditos.

As citações da Revista Archai seguem o sistema autor-data, no corpo do texto (nunca em notas de rodapé). As regras de citação da revista são baseadas na norma NBR 10520 da ABNT. As regras de referência são baseadas na norma NBR 6023 da ABNT.

 

Envio de manuscritos

Manuscritos devem ser enviados através do link http://periodicos.unb.br/index.php/archai/about/submissions onde estão descritas em detalhes as diretrizes para submissão.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.docx).

- O arquivo da submissão não contém qualquer menção ao autor, inclusive em seus metadados (utilizar o comando Inspecionar Documento do Microsoft Word e executar todas as recomendações).

- O manuscrito segue todas as recomendações constantes das Diretrizes para Autores (ver link).

- Caso a submissão tenha quatro ou mais autores, indicar em nota de rodapé no final do manuscrito qual é a contribuição de cada autor.

- É obrigatório informar o ORCID dos autores no cadastro da submissão.

Arbitragem

A revisão e a aprovação das contribuições serão realizadas por pares. O processo de avaliação do artigo será documentado nos arquivos da revista Archai. Os textos submetidos serão encaminhados pelos Editores para dois membros da Comissão Científica ou para avaliadores ad hoc. Se ambos os pareceres forem positivos, o artigo é publicado; se forem negativos, o artigo é recusado; se um for positivo e o outro negativo, é indicado um terceiro avaliador. A avaliação dos artigos é feita pela modalidade blind-review.

Conflito de Interesses

Avaliadores, autores e editores devem abrir mão de participar no processo quando houver conflito de interesses de natureza pessoa, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Declaração de Direito Autoral

Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.

1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.

2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.

3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.

4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.

5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.

6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, Cátedra UNESCO Archai
CEP: 70910-900, Brasília - DF, Brasil
Tel.: (61) 3107-7040


archai@unb.br
archai.unb.br