ISSN 1678-5320 versão impressa
ISSN 2178-0447 online version

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informações básicas

Histórico: O lançamento de ARS foi precedido por um intenso processo de discussão e por atividades ligadas à organização de seu projeto, que se desenvolveram a partir de meados de 2002. É editada semestralmente pelos professores Gilbertto Prado, Sônia Salzstein e Marco Giannotti, com projeto gráfico do professor Mario Ramiro. Seu primeiro número foi trazido a público em março de 2003 e conta com 13 números publicados. A partir do número 5, todas edições receberam apoio do CAPES/CNPq. Seu lançamento tem se realizado em parceria com o Centro Universitário Maria Antonia que tem dado ampla divulgação ao projeto.

Objetivos: A revista ARS do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP reúne trabalhos relevantes no debate da arte, produzidos no meio universitário ou fora dele. Surge da constatação da imensa lacuna de revistas especializadas em artes e ciências humanas no país, capazes de estimular aquele debate em condições especialmente favoráveis porquanto isenta dos compromissos de uma publicação comercial. A revista visa intervir na situação de profunda atomização da discussão sobre arte do país, e propugna que as questões que envolvem uma escola de arte não devem permanecer restritas ao ambiente acadêmico, mas mobilizar o debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo.  Ars pretende, a médio e longo prazo, contribuir para formar uma cultura crítica no meio artístico do país, incentivando o trabalho de novas gerações de pesquisadores e preparando-as para a intervenção na vida pública. Tem interesse em divulgar, ao lado dos trabalhos dos artistas, críticos, historiadores e teóricos da arte, pesquisadores e alunos de Pós-Graduação de Artes, as colaborações de artistas, intelectuais e profissionais provindos de outras áreas, cuja intervenção possa ser considerada relevante ao debate cultural, ou ainda a colaboração de especialistas que atuam fora do ambiente universitário. Oferece aos autores as prerrogativas de uma revista não comercial, favorável à experimentação e à pesquisa teórica especializada, e um lugar propício à institucionalização de um espaço público de discussão exigente dos problemas culturais.

O título abreviado do periódico é ARS (São Paulo), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Áreas de interesse: Arte, Artes Visuais, Multimídia, Crítica de Arte, História da Arte, Ensino e Aprendizagem da Arte

Outros dados: a revista é publicada nas versões impressa e eletrônica

 

 

Fontes de indexação

  • Base de dados da USP – SIBI (em processo de indexação)
  •  

    Patrocinadores

    A publicação recebe financiamento de:

  • PPG Artes Visuais
  • ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes
  • CAPES/CNPq
  •  

    [Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


    Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

    Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
    Butantã
    05508-020 São Paulo SP Brasil
    Tel.: +55 (11) 3091-4430/+55 (11) 3091-4323


    rcecilio@usp.br, ars@usp.br