ISSN 1679-9275 versão impressa
ISSN 1807-8621 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A revista Acta Scientiarum. Agronomy publica artigos originais em todas as áreas relevantes da Agronomia, incluindo ciência do solo: gênese, morfologia, física, classificação, manejo e conservação, fertilidade, adubação e matéria orgânica; fitotecnia, fisiologia de plantas cultivadas, plantas medicinais, fitopatologia, fitossanidade, manejo integrado de pragas das plantas, melhoramento vegetal, microbiologia agrícola e produção e beneficiamento de sementes.
Os artigos serão avaliados por consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis.

Tem como objetivos:
- Publicar artigos originais em áreas temáticas relevantes da Produção Vegetal;
- Publicar artigos que representem contribuição significativa para o conhecimento da Produção Vegetal, os quais deverão ter caráter científico e buscar abordar em profundidade temas e tendências no âmbito da Produção Vegetal;
- Ter como público alvo, distribuídos por diferentes áreas do conhecimento, principalmente, os estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores em atuação nas instituições de nível superior, centros de pesquisas e empresas, nacionais e estrangeiras;
- Apresentar uma política severa na avaliação dos trabalhos submetidos à publicação, com cada manuscrito sendo avaliado por três revisores, criteriosamente selecionados na comunidade científica, correspondendo a orientadores de doutorado e/ou pesquisadores bolsistas em produtividade do CNPq. A decisão de aceite para publicação pautar-se-á sempre na recomendação do corpo de editores e de revisores ad hoc;
- Respeitar os critérios éticos da pesquisa, os quais devem ser explicitados na seção Material e Métodos (conduzidos e aprovados pelas comissões de ética em pesquisa em vegetais), além de considerar sempre as normas de biossegurança inerentes à pesquisa que foi realizada;
- Manter elevada conduta ética em relação à publicação e seus colaboradores;
- Manter rigor com a qualidade dos artigos científicos a serem publicados;
- Selecionar revisores capacitados e ecléticos com educação ética e respeito profissional aos autores, e que sejam imparciais nos processos decisórios, procurando fazer críticas sempre construtivas e profissionais;
- Selecionar revisores reconhecidos por seus pares na sua respectiva área de atuação, sendo de preferência, pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq.

A revista somente aceita e publica artigos em inglês. A qualidade do inglês é verificada pelo American Journal Experts (AJE).

 

Forma e preparação de manuscritos

A revista publica artigos originais em todas as áreas da Agronomia.

 

Seções temáticas:
Engenharia Agrícola - Irrigação
Engenharia
Fitossanidade
Solos
Genética e Melhoramento
Fitotecnia
Produção Vegetal
Melhoramento Vegetal
Engenharia Rural
Ciências Agrárias
Solos e Nutrição de Plantas
Microbiologia Agrícola
Agronomia
Fisiologia Vegetal

 

Resumo:
O resumo não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o objetivo da pesquisa, os materiais experimentais, os métodos empregados, os resultados e a conclusão. Até seis palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract, que não estejam citadas no título.


Padronização de formatos:
-Tabelas, Figuras e Gráficos deverão ser inseridos no texto, logo depois de citados.
-As Figuras e as Tabelas deverão ter preferencialmente 7,65 cm de largura e não deverão ultrapassar 16 cm.
-As Figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg. Ilustrações em cores não serão aceitas para publicação.
-Deverá ser adotado o Sistema Internacional (SI) de medidas.
-As equações deverão ser editadas utilizando software compatível com o editor de texto.
-As variáveis deverão ser identificadas após a equação.
-Recomenda-se que os autores realizem a análise de regressão para fatores quantitativos.
-A revista recomenda que oitenta porcento (80%) das referências bibliográficas sejam de artigos listados na base ISI Web of Knowledge, Scopus ou SciELO com menos de 10 anos. Recomenda-se dar preferência as citações de artigos internacionais. Não serão aceitos nas referências citações de monografias, dissertações e teses, anais, resumos, resumos expandidos, jornais, magazines, boletins técnicos e documentos eletrônicos.

 

Diretrizes para Autores

1. Acta Scientiarum. Agronomy ISSN 1807-8621 (impresso) e ISSN 1807-8621 (on-line), é publicada trimestralmente pela Universidade Estadual de Maringá.
2. A revista publica artigos originais em todas as áreas relevantes da Agronomia, incluindo ciência do solo: gênese, morfologia, física, classificação, manejo e conservação, fertilidade, adubação e matéria orgânica; fitotecnia, fisiologia de plantas cultivadas, plantas medicinais, fitopatologia, fitossanidade, manejo integrado de pragas das plantas, melhoramento vegetal, microbiologia agrícola e produção e beneficiamento de sementes.
3. Os autores se obrigam a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outra revista. Esta declaração encontra-se disponível abaixo.
4. Os dados, idéias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). A eventual citação de produtos e marcas comerciais não significa recomendação de seu uso por parte do Conselho Editorial da revista.
5. Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa. Quando apropriado, deverá ser atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da instituição.
6. Os artigos submetidos deverão ser em inglês. Os autores devem providenciar uma versão com qualidade. Os artigos recebidos anteriormente a 2009 serão publicados na língua em que foram enviados ou numa versão em inglês.
7. Os artigos serão avaliados por no mínimo três consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis.
8. Os artigos deverão ser submetidos pela internet, acessando o Portal ACTA. http://www.uem.br/acta
9. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo. O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sobre a análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
10. O texto em Inglês, dos artigos aceitos para publicação, será submetido à correção do American Journal Experts e custeado pelos autores.
11. Artigos referentes a experiências conduzidas em nível de campo só serão aceitos para eventual publicação, quando os mesmos apresentarem dados de, no mínimo, dois anos agrícolas de avaliação.
12. Estão listadas abaixo a formatação e outras convenções que deverão ser seguidas:

a) No processo de submissão deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo seis), seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.
b) Os artigos deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Key words, Introdução, Material e métodos, Resultados e discussão, Conclusão, Agradecimentos (Opcional) e Referências. Esses itens deverão ser em caixa alta e em negrito e não deverão ser numerados.
c) O título, com no máximo vinte palavras, em português e inglês, deverá ser preciso. Também deverá ser fornecido um título resumido com, no máximo, seis palavras.
d) O resumo não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o objetivo da pesquisa, os materiais experimentais, os métodos empregados, os resultados e a conclusão. Até seis palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract, que não estejam citadas no título.
e) Os artigos não deverão exceder 18 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências. Deverão ser escritos em espaço 1,5 linhas e ter suaspáginas e linhas numeradas. O trabalho deverá ser editado no MS-Word, ou compatível, utilizando Times New Roman fonte 12.
f) O trabalho deverá ser formatado em A4 e as margens inferior, superior, direita e esquerda deverão ser de 2,5 cm.
g) O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2MB, bem como, não poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.
h) Tabelas, Figuras e Gráficos deverão ser inseridos no texto, logo depois de citados.
i) As Figuras e as Tabelas deverão ter preferencialmente 7,65 cm de largura e não deverão ultrapassar 16 cm.
j) As Figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg. Ilustrações em cores não serão aceitas para publicação.
k) Deverá ser adotado o Sistema Internacional (SI) de medidas.
l) As equações deverão ser editadas utilizando software compatível com o editor de texto.
m) As variáveis deverão ser identificadas após a equação.
n) Recomenda-se que os autores realizem a análise de regressão para fatores quantitativos.
o) Artigos de Revisão poderão ser publicados mediante convite do Conselho Editorial ou Editor-Chefe da Eduem.
p) A revista recomenda que oitenta porcento (80%) das referências bibliográficas sejam de artigos listados na base ISI Web of Knowledge, Scopus ou SciELO com menos de 10 anos. Recomenda-se dar preferência as citações de artigos internacionais. Não serão aceitos nas referências citações de monografias, dissertações e teses, anais, resumos, resumos expandidos, jornais, magazines, boletins técnicos e documentos eletrônicos.
q) As citações deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Lopes (2005) ou (LOPES, 2005); para dois autores Souza e Scapim (2005) ou (SOUZA; SCAPIM, 2005); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (WAYNER et al., 2007).

MODELOS DE REFERÊNCIAS

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, justificado, conforme os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação.

Artigos

NAIK, B. S.; PANDA, R. K.; NAYAK, S. C.; SHARMA, S. D. Hydraulics and salinity profile of pitcher irrigation in saline water condition. Agricultural Water Management, v. 95, n. 10, p. 1129-1134, 2008.


MORAIS, H.; MARUR, C. J.; CARAMORI, P. H.; KOGUISHI, M. S.; GOMES, J. C.; RIBEIRO, A. M. A. Desenvolvimento de gemas florais, florada, fotossíntese e produtividade de cafeeiros em condições de sombreamento. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, n. 4, p. 465-472, 2008.

NASCIMENTO, L. C.; NERY, A. R.; RODRIGUES, L. N. Controle de Colletrichum gloeosporioides em mamoeiro, utilizando extratos vegetais, indutores de resistência e fungicida. Acta Scientiarum. Agronomy, v. 30, n. 3, p. 313-319, 2008.

Livros

FALCONER, D. S.; MACKAY, T. F. C. Introduction to quantitative genetics. Edinburgh: Addison Wesley Longman, 1996.

KEVAN, P. G.; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L. Pollinating bees: the conservation link between agriculture and nature. 2nd ed. Brasília, DF: Secretariat for Biodiversity and Forests, 2006.

PARRA, J. R. P. Consumo e utilização de alimentos por insetos. In: PANIZZI, A. R. P. Ecologia nutricional de insetos e suas implicações no manejo de pragas. São Paulo: Manole, 1991. p. 9-65.

 

 

Envio de manuscritos

Os artigos deverão seguir as Diretrizes aos autores e ser submetidos pela Internet, acessando o Portal ACTA. http://www.uem.br/acta
No processo de submissão deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo seis), seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Colombo, 5790, bloco 40
CEP: 87020-900
Maringá Paraná Brasil
Tel.:(44) 3011-4253
Fax:(44) 3011-1392


actaagron@uem.br