Informações básicas
O Brazilian Archives of Biology and Technology – BABT, publicação do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), é uma revista internacional que publica artigos originais de pesquisa e artigos de revisão, nas seguintes áreas: Agricultura, Agronegócio e Biotecnologia; Saúde Humana e Animal; Ciências Biológicas e Aplicadas; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciências Ambientais; Engenharia e Tecnologia. O conteúdo do BABT é livremente acessível aos leitores e nenhuma taxa de publicação é cobrada dos autores. Fundada em 1946, o Dr. Marcos Augusto Enrietti elaborou uma revista com a finalidade de publicar resultados de avanços científicos e tecnológicos efetuados pelo grupo de pesquisadores do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas, atual TECPAR, iniciando a publicação da revista Archives of Biology and Technology. A partir de 1999, o nome mudou para Brasilian Archives of Biology and Technology e o BABT passa a publicar trabalhos apenas na língua inglesa, contribuindo de forma mais eficaz para o aumento e disseminação do conhecimento entre a comunidade científica nacional e internacional. A abreviação do título é Braz Arch Biol Technol, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. Estamos presentes nas seguintes redes sociais: |
Comunicação com a equipe editorial
Toda a comunicação com a redação deve ser pelo e-mail: O Assunto do e-mail deve seguir o padrão abaixo: [Manuscrito ID*] Assunto Exemplos: [BABT-2022-0000] Revisão e Correção [BABT-2022-0000] Artigo aprovado *ID manuscrito - BABT-NNNN-NNNNNN |
Indexação
O Brazilian Archives of Biology and Technology - BABT é indexado em:
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Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da revista, exceto quando identificado, é licenciado sob um tipo de atribuição Creative Commons BY-NC. |
Patrocinadores
A publicação da revista é apoiada por:
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Editores-chefe
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Editores associados
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Conselho editorial
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Redação
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Escopo e política
O Brazilian Archives of Biology and Technology – (BABT), publica artigos originais e artigos de revisão nas seguintes áreas:
Ao enviar um artigo, os autores atribuem os direitos autorais e o uso de todo o seu conteúdo à BABT, caso seja aprovado para publicação. As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva dos autores. O autor correspondente deve estar familiarizado com as políticas editoriais do BABT sendo o único responsável por se comunicar com a secretaria e gerenciar a comunicação entre os coautores. Antes da submissão, o autor correspondente garante que todos os autores estão incluídos na lista de autores, concordam com sua ordem e que eles estão cientes de que o manuscrito deve ser submetido. As semelhanças serão verificadas nos manuscritos através de um software específico de verificação de plágio, fornecendo um relatório para apoiar a decisão sobre a originalidade. Os manuscritos a serem considerados para publicação devem ser submetidos pelos autores através do sistema on-line ScholarOne Manuscripts™. Por favor, siga estas orientações para garantir que a submissão proceda sem problemas. |
Preprints
A revista BABT aceita manuscritos publicados em servidores preprint da escolha dos autores, sites de autores ou institucionais. Os preprints:
Autor(es). Título do preprint [Internet]. Nome do repositório [Preprint]. Ano [consultado em <data da consulta>]: Número de páginas. Disponível em: URL |
Breve guia para submissão
Este guia descreve pontos-chaves para a preparação de manuscritos para submissão ao BABT. Para facilitar a elaboração do manuscrito, os modelos abaixo foram criados para uso obrigatório. |
Carta de Apresentação (Obrigatório)
Ao enviar o artigo, os autores devem incluir uma Carta de Apresentação ao editor, resumindo os achados de seu manuscrito, evidenciando o que é de interesse do Brazilian Archives of Biology and Technology publicá-lo, sua originalidade e que não foi submetido ou publicado anteriormente em outros lugares. Além disso, a Carta de Apresentação deve abordar claramente a Área do Conhecimento a que se destina, que não há conflitos de interesse associados ao manuscrito e que atendam a todas as normas aplicáveis sobre a ética da experimentação e da pesquisa, e que não possui publicações duplicadas, fraude, plágio ou preocupações com experimentos animais ou humanos. A Carta de Apresentação também deve informar se o autor aceita ou não que seu artigo seja utilizado para gerar conteúdo para as redes sociais de divulgação do periódico. Se o artigo já foi compartilhado como um preprint, informe em "Comentários aos Editores" na Carta de Apresentação. A Carta de Apresentação deve seguir o formulário de modelo na extensão docx anexado aqui. Por favor atenção ao anexar a carta de apresentação no momento da submissão. Arquivos anexados em locais incorretos não serão aceitos. Preferencialmente, anexe o arquivo na extensão .docx |
Manuscrito Principal
O manuscrito deve ser escrito apenas em inglês. Se os autores não tiverem experiência em escrever nesta língua, sugerimos que o manuscrito seja revisado por um especialista da língua inglesa antes de sua submissão, de preferência com experiência científica na Área do Conhecimento. A revista BABT é rigorosa ao formato de submissões iniciais; deve estar no modelo anexado aqui. Importante: Os manuscritos que não cumprirem as normas estabelecidas para submissão serão devolvidos aos autores para adequações até que estejam corretos para serem enviados à apreciação dos revisores. Todas as informações devem ser apresentadas em um único arquivo, formato .docx, incluindo as informações dos autores e ORCID ID. Todas as figuras e tabelas devem ser apresentadas ao longo do texto, e o manuscrito deve ter no máximo 15 páginas (incluindo texto, figuras e tabelas). Ao usar o modelo, use a galeria de estilos para formatar seu manuscrito. Um guia para os estilos contidos no modelo é mostrado abaixo: Título
Nome do autor
ORCID
IMPORTANTE: Se houver mais de 4 Autores, você pode colocar a lista em duas colunas. Filiação
Highlights Deve resumir concisamente os principais achados e fornecer aos leitores uma visão geral do artigo. Devem incluir de três a cinco pontos, descrevendo as principais realizações da pesquisa (por exemplo, resultados ou conclusões) e destacam o que é único sobre o estudo
Abstract
Um único parágrafo de cerca de 250 palavras, no máximo. Para artigos de pesquisa, os resumos devem dar uma visão geral pertinente do trabalho. Encorajamos fortemente os autores a utilizar o seguinte estilo de resumos estruturados, mas sem cabeçalhos: Antecedentes: Colocar a questão abordada em um contexto amplo e destacar o objetivo do estudo; Métodos: Descrever sucintamente os principais métodos ou tratamentos aplicados; Resultados: Resumir os principais resultados do artigo; e Conclusão: Indicar as principais conclusões ou interpretações. O resumo deve ser uma representação objetiva do artigo, não deve conter resultados que não sejam apresentados e fundamentados no texto principal e não deve exagerar a conclusão principal. Keywords
Resumo Gráfico (Opcional) Um Resumo Gráfico é um resumo único, conciso, pictórico e visual dos principais achados do artigo. Pode ser a figura final do artigo ou uma figura especialmente projetada para o efeito, que captura o conteúdo do artigo para os leitores em uma única imagem. Seções principais
Subseções
Introdução
A introdução deve conter brevemente o estudo em um contexto amplo e destacar porque é importante; definir o propósito da obra e seu significado. O estado atual do campo de pesquisa deve ser revisto cuidadosamente e as principais publicações citadas. Por favor, destaque hipóteses controversas e divergentes quando necessário. Por fim, mencione brevemente o objetivo principal do trabalho. As referências devem ser numeradas na ordem em que aparecem e indicadas numericamente entre colchetes, por exemplo, [1] ou [2,3], ou [4-6]. Consulte o final do documento para obter mais detalhes sobre as referências. Materiais e Métodos
Materiais e métodos devem ser descritos com detalhes suficientes para permitir que outros repliquem e construam os resultados publicados. Por favor, note que a publicação do seu manuscrito implica que você deve disponibilizar todos os materiais, dados, códigos de computador e protocolos associados à publicação. Revele na fase de submissão quaisquer restrições à disponibilidade de materiais ou informações na carta de apresentação. Novos métodos e protocolos devem ser descritos em detalhes, enquanto métodos bem estabelecidos podem ser brevemente descritos e apropriadamente citados. Esta seção pode ser dividida por subseções como mostrado acima. Resultados
Deve conter uma descrição concisa e precisa dos resultados experimentais, sua interpretação bem como a conclusão experimental que pode ser traçada. Tabelas e Esquemas de Figuras Coloque todas as tabelas e esquemas de figuras conforme são citadas no texto. Todas as figuras e tabelas devem ser citadas no texto principal numeradas consecutivamente em dígitos arábicos como Figura 1, Tabela 1, etc. Tabelas
Cada tabela deve ser acompanhada por uma frase de título curta, descrevendo o que a tabela mostra. Mais detalhes podem ser incluídos como notas de rodapé.
Linhas verticais e diagonais e preenchimento não devem ser usadas em tabelas.
IMPORTANTE: As tabelas devem ser elaboradas e editadas em células, utilizando os recursos do editor de texto. Observação: Tabelas em formato de figura não são aceitas ou que contenham linhas desenhadas, ou fundo preenchido. Tabelas muito grandes para páginas com orientação retrato devem ser colocadas em uma página separada na sequência que aparecem no texto, no modo paisagem, como na página de exemplo contida no modelo. Figuras e Esquemas
Equações e Teoremas
Discussão
Conclusões
Esta seção não é obrigatória, mas pode ser adicionada ao manuscrito se a discussão for extraordinariamente longa ou complexa. Patentes
Esta seção não é obrigatória, mas pode ser adicionada se houver patentes resultantes do trabalho relatado neste manuscrito. Financiamento
Por favor, adicione: "Esta pesquisa não recebeu nenhum financiamento externo" ou "Esta pesquisa foi financiada pelo NOME DO FINANCIADOR”, número de subvenção “XXX". Verifique cuidadosamente se os dados são precisos. Agradecimentos
Nesta seção você pode reconhecer qualquer apoio dado que não esteja coberto pelas seções de contribuição ou financiamento do autor. Isso pode incluir suporte administrativo e técnico, ou doações em espécie (por exemplo, materiais usados para experimentos). Conflitos de Interesse
Declarar conflitos de interesse ou estado:
Se não houver, por favor informe da seguinte forma: "Os financiadores não tiveram papel na concepção do estudo; na coleta, análises ou interpretação de dados; na redação do manuscrito, ou na decisão de publicar os resultados". "Os autores têm autorização da empresa <Nome da empresa> para divulgar os dados e imagens utilizados neste artigo". Material suplementar São arquivos relacionados a um artigo específico, que os autores fornecem para esclarecimento ou publicação juntamente com o artigo. Em geral, devem ser complementos ao artigo que não puderam ser incluídas na edição, como apêndices, planilhas, tabelas, figuras impossíveis de serem produzidas no artigo. Esses materiais serão enviados aos revisores para revisão por pares, juntamente com os demais arquivos do artigo, podendo estes serem apenas para esclarecimentos dos revisores ou para publicação juntamente com o artigo. Quando houver material suplementar a ser publicado deve ser apontado no manuscrito após a declaração de conflito de interesses, conforme indicado no template. Também pedimos que aponte na cover letter se os materiais suplementares são informativos ou para publicação.
Recomendamos que os arquivos suplementares carregados no sistema estejam no seguinte formato:
Referências As referências devem ser numeradas conforme citadas no texto (incluindo citações em tabelas e legendas) e listadas individualmente no final do manuscrito. Recomendamos preparar as referências com um pacote de software de bibliografia, como EndNote, Reference Manager ou Zotero para evitar erros de digitação e referências duplicadas. No texto, os números de referência devem ser colocados em colchetes [ ], e colocados antes da pontuação; por exemplo [1], [1-3] ou [1,3].
A lista completa de referências, no final do artigo, deve seguir o estilo Vancouver: Guia de Referências Os manuscritos podem ser submetidos seguindo os “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals” produzidos pelo Committee of Medical Journal Editors também conhecido como o Estilo Vancouver. Neste caso, os autores devem seguir as diretrizes no link abaixo e serão responsáveis por modificar o manuscrito onde ele difere das instruções dadas aqui. http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html IMPORTANTE: Não haverá restrições na língua de origem do artigo de referência, apesar da recomendação de estar em inglês, porém o título deve ser traduzido e apresentado em inglês, entre colchetes. – Demais informações deverão ser preferencialmente na língua inglesa. Importante: Salve o arquivo em formato .doc ou .docx. |
Critérios e processos editoriais
Os processos editoriais são descritos para as seguintes etapas: Na submissão > Após a submissão > Após a aceitação. Na submissão Os critérios para publicação de artigos científicos na BABT são que:
Importante: Verifique se todos os autores estão incluídos no texto e com o ORCID. Após a submissão A primeira etapa para um manuscrito recém-submetido é que a equipe editorial considere se o enviará para revisão por pares. Os critérios seguem a lista acima. Primeiramente o manuscrito é avaliado pelo seu formato. Na submissão, os autores devem utilizar o modelo corretamente e seguir as instruções apresentadas na seção "Breve guia para submissão". A Carta de Apresentação é obrigatória e deve seguir o modelo. O manuscrito que não seguir os critérios será devolvido aos autores para correções, quantas vezes for necessário. Se o manuscrito passar pela lista de verificação, será avaliado por um dos editores-chefes, de acordo com sua área de conhecimento. Os editores avaliarão pela qualidade de escrita do manuscrito, por similaridades através de um software específico de verificação de plágio, por regionalismo e importância científica (escopo, prioridade, conteúdo, relevância do manuscrito). Se julgarem que o manuscrito atende a esses critérios, ele será enviado a um de nossos editores associados. O editor associado selecionará pelo menos 3 revisores para avaliar o manuscrito, ele pode ser enviado a mais revisores se, por qualquer razão, um deles se recusar a revisar. O editor associado precisa de, pelo menos, 2 avaliações para tomar uma decisão. Esse número de avaliações pode mudar com base na qualidade da revisão. Essa decisão é tomada pelo editor associado. O manuscrito pode ser devolvido aos autores, caso não sejam encontrados revisores interessados em avaliar o manuscrito. Todos os artigos publicados no BABT passam por pelo menos uma revisão, podendo passar por mais de uma, geralmente duas ou três, às vezes mais. Em cada etapa, o editor avaliará o manuscrito com colegas editoriais, de acordo com o parecer apresentado pelos revisores. O parecer será encaminhado aos autores, conforme uma das seguintes opções:
A qualquer momento o autor pode pedir para retirar o manuscrito por e-mail, para babt@tecpar.br com o assunto [Manuscrito ID*] retire o manuscrito. Caso haja inclusão/exclusão de autores, alteração na disposição de autoria após apresentação inicial do artigo, será necessário encaminhar um e-mail ou documento com justificativa assinado por todos os autores, inclusive o autor que está sendo incluso ou retirado. Processo de publicação somente dará continuidade após recebimento do documento. Após a aceitação O artigo aceito, passará por uma verificação quanto ao seu formato final. Caso não sejam necessárias adequações pelos autores, será encaminhado pela secretaria ao autor correspondente, para verificação e aprovação final de todos os autores. Nesta fase, alterações no conteúdo não serão aceitas. Se não houver correções identificadas pelos autores, o autor correspondente deverá retornar o artigo para o babt@tecpar.br informando que a versão encaminhada está de “ De Acordo” para publicação, copiando todos os autores. Todos os autores devem estar cientes e de acordo com a versão final que será publicada. Sendo necessárias adequações, o artigo será encaminhado ao autor correspondente para os ajustes conforme apontados. Nesta fase, alterações no conteúdo não serão aceitas. Após as correções, o autor correspondente deverá retornar o artigo para o babt@tecpar.br, informando que foram realizadas as adequações solicitadas e que a versão encaminhada está de " De Acordo" para publicação, copiando todos os autores. Todos os autores devem estar cientes e de acordo com a versão final que será publicada. Uma errata só se aplica a casos em que a revista está efetivamente errada, sem o conhecimento dos autores. Autores possuem várias instâncias em que erros podem e devem ser corrigidos, como nome do autor, palavras-chave, título, erros no texto principal etc. Comunicação com a equipe editorial Toda a comunicação com a redação deve ser pelo e-mail babt@tecpar.br. O Assunto do e-mail deve seguir o padrão abaixo: [Manuscrito ID*] Assunto Exemplos: [BABT-2022-0000] Revisão e Correção [BABT-2022-0000] Artigo aprovado E-mails recebidos fora deste padrão são automaticamente rejeitados. *ID manuscrito - BABT-NNNN-NNNNNN Secretaria Marilene Aparecida Boaron Brazilian Archives of Biology and Technology E-mail: babt@tecpar.br |