Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 09/05/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas é sucedâneo do "Boletim do Museu Paraense de História Natural e Etnographia", criado por Emílio Goeldi em 1894. A revista tem como missão publicar trabalhos originais nas áreas de Antropologia, Arqueologia, Linguística Indígena e em disciplinas correlatas. Aceita colaborações em português, espanhol, inglês e francês para as seguintes seções: artigos científicos, artigos de revisão, notas de pesquisa, memória, resenhas bibliográficas, teses e dissertações. A periodicidade é quadrimestral (abril, agosto e dezembro). Desde 2016, o Boletim é disponibilizado apenas em meio eletrônico.

O título abreviado do periódico é Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas

O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas tem uma política de acesso aberto.

A fim de garantir a originalidade do seu conteúdo, o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas aplica ferramentas de antiplágio que estão disponíveis na web.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Anthropological Index Online
  • Anthropological Literature
  • Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - CLASE
  • Directory of Open Access Journals - DOAJ 
  • International Bibliography of the Social Sciences – IBSS
  • Redalyc
  • SCOPUS
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - Latindex
 

 

Propriedade intelectual

 
  • Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - CNPq/MCTIC
  • Museu Paraense Emílio Goeldi/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MPEG/MCTIC 
 

 

Divulgação

 

  

 

 

Corpo Editorial

 

Editora Científica

   

 

Editores Associados

   

 

Conselho Editorial Científico

 
  • Ângela Domingues (Instituto de Investigação Científica Tropical - IICT, Lisboa, Portugal)
  • Bruna Franchetto (Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
  • Eduardo Brondizio (Indiana University, Bloomington, USA)
  • Eduardo Góes Neves (Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)
  • Gustavo Politis (Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Tandil, Argentina)
  • Janet Marion Chernela (University of Maryland, Maryland, USA)
  • Klaus Zimmermann (Universidade de Bremen, Bremen, Alemanha)
  • Manuela Carneiro da Cunha (Universidade de Chicago, Chicago, USA)
  • Marcos Chor Maio (Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
  • Maria Filomena Spatti Sândalo (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP, Brasil)
  • Michel J. Heckenberger (Universidade da Flórida, Gainesville, USA)
  • Michael Kraus (Universidade de Göttingen, Göttingen, Alemanha)
  • Neil Safier (University of British Columbia, Vancouver, Canadá)
  • Nora C. England (Universidade do Texas, Austin, USA)
  • Rui Sérgio Sereni Murrieta (Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)
  • Tânia Andrade Lima (Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
  • Walter Neves (Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)
  • William Balée (Tulane University, Louisiana, USA)
 

 

Produção Editorial

 

Assistentes Editoriais

  • Rafaele Lima e Talita do Vale

Apoio Editorial

  • Taíse Silva
 

 


Instruções aos autores

 

Foco e política

 

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas tem como missão publicar trabalhos originais em rqueologia, história, antropologia, linguística indígena e disciplinas correlatas, bem como promover a diversidade no que se refere à equidade de gêneros e grupos étnicos e à representatividade geográfica.

 

 

Políticas de seção

 

A revista aceita colaborações em português, espanhol, inglês e francês para as seguintes seções:

Artigos Científicos - textos analíticos originais, resultantes de pesquisas com contribuição efetiva para o avanço do conhecimento. De 15 até 30 laudas.

Artigos de Revisão - textos analíticos ou ensaísticos originais, com revisão bibliográfica ou teórica de determinado assunto ou tema. De 15 até 30 laudas de texto.

Notas de Pesquisa - relato preliminar mais curto que um artigo, sobre observações de campo, dificuldades e progressos de pesquisa em andamento, enfatizando hipóteses, comentando fontes, resultados parciais, métodos e técnicas utilizados. Até 15 laudas.

Memória - seção que se destina à divulgação de acervos ou seus componentes que tenham relevância para a pesquisa científica; de documentos transcritos parcial ou integralmente, acompanhados de texto introdutório; e de ensaios biográficos, incluindo obituário ou memórias pessoais. Até 15 laudas.

Resenhas Bibliográficas - texto descritivo e/ou crítico de obras publicadas na forma impressa ou eletrônica. Até cinco laudas.

Teses e Dissertações - descrição sucinta, sem bibliografia, de dissertações de mestrado, teses de doutorado e livre-docência. Uma lauda.

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas publica resumos de teses e dissertações, mas não publica capítulos de teses ou de dissertações. Entendida a necessidade e o interesse acadêmico na divulgação de resultados oriundos da formação em nível de pós-graduação, recomenda-se, para esses casos, a produção de artigo científico com texto distinto do original, dando ênfase ao que se destaca na pesquisa da tese ou dissertação e com uso de citação direta onde adequado. Essa orientação contempla monografias em geral, bem como trabalhos de conclusão de curso de graduação.

A revista não aceita resumos expandidos, textos na forma de relatório e nem trabalhos previamente publicados em qualquer meio de acesso público.

Processo de avaliação pelos pares

A revista possui um Conselho Científico. Os trabalhos submetidos são primeiramente avaliados pelo Editor Científico ou por um dos Editores Associados. O Editor reserva-se o direito de sugerir alterações nos trabalhos recebidos ou devolvê-los, caso não estejam de acordo com os critérios exigidos para publicação. Uma vez aceitos, os artigos seguem para avaliação dos pares (peer-review). Os artigos são analisados por dois especialistas, no mínimo, que não integram a Comissão Editorial e emitem pareceres independentes. Caso haja discordância entre os pareceres, o trabalho é submetido a outro(s) especialista(s). Caso mudanças ou correções sejam recomendadas, o trabalho é devolvido ao(s) autor(es), que terão um prazo de 30 dias para elaborar nova versão. Em atenção aos princípios de equidade étnica, de gênero e de representatividade geográfica, a revista tem o compromisso de potencializar a diversidade de opiniões especialistas, resguardados, obviamente, os princípios de expertise e formação exigidos. Após receber os pareceres anônimos, o Editor decide quanto à aceitação do artigo para publicação. Se aceito, o(s) autor(es) é/são convidado(s) a revisar o artigo com base nos pareceres e nas observações do Editor. O(s) autor(es) deve(m) explicar como a revisão foi realizada, dar justificativa em caso de não acatar sugestão dos pareceres, devendo obrigatoriamente usar a ferramenta “Controle de alterações” do Word para realizar as alterações no texto. O artigo revisado deve ser enviado através da plataforma online, por meio do link de revisão disponível em “PAINEL AUTOR” na plataforma ScholarOne, clicando em “CRIAR UMA REVISÃO”. Após a aprovação, os trabalhos são publicados por ordem de chegada. O Editor Científico também pode determinar o momento mais oportuno. Um autor só poderá submeter nova contribuição passado período de 12 meses a contar da data da submissão anterior. Ao final do documento, um fluxograma demonstra as etapas do processamento editorial na revista.

Política de preprint

Seguindo orientações dadas pela SciELOPreprints, que busca acelerar a comunicação científica, o periódico, ao receber submissões de artigos cuja temática requer veiculação imediata do conteúdo, sugere aos autores que depositem os textos na SciELO Preprints enquanto ocorre o processo de avaliação (SciELO, 2021).

Recomendações éticas

O periódico segue as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), bem como o uso do “Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica”. (2018), e segue as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE) para garantir a integridade dos resultados publicados pela revista. O plágio é visto como um crime editorial, sendo uma conduta inaceitável para o periódico. Como forma de evitar esta falta de ética, o BMPEG. Ciências Humanas utiliza o software antiplágio iThenticate, do Crossref.

Declaração de direitos autorais

Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. A revista segue as recomendações do Movimento do Acesso Aberto (Open Access), disponibilizando todo o conteúdo da revista de modo online e gratuito. A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada pela secretaria por e-mail ao autor de correspondência, após a aceitação do artigo para publicação. O documento deve ser assinado por todos os autores.

Pesquisas com seres humanos

Pesquisas que envolvam seres humanos devem atender à Resolução CNS n° 466/2012 (https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf). Em submissões resultantes de pesquisas com grupos humanos, é atribuição do(s) autor(es) enviarem, no ato da submissão do manuscrito, o termo de consentimento livre e esclarecido, documento pertinente ao cadastramento do estudo no Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos. Recomenda-se ainda que os autores mencionem no manuscrito a aprovação a aprovação da pesquisa por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS).

Indexadores

  • Anthropological Index Online;
  • Anthropological Literature;
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ);
  • Citas Latinoamericanas em CienciasSociales y Humanidades (CLASE);
  • International Bibliography of the Social Sciences (IBSS);
  • Latindex; Redalyc;
  • Scientific Electronic Library Online (SciELO);
  • SCOPUS ELSEVIER.

Apresentação de artigos

O Boletim recebe contribuições somente em formato digital. Os arquivos digitais dos artigos devem ser submetidos online na plataforma ScholarOne via o site da revista ou diretamente via o link, fornecendo obrigatoriamente as informações solicitadas pela plataforma. Antes de enviar seu trabalho, o autor precisa verificar se foram cumpridas as normas da revista. Disso depende o início do processo editorial.

Cadastramento

O(s) autor(es) deve(m) realizar o cadastro (Login/Senha), criando uma conta pessoal na plataforma online https://mc04.manuscriptcentral.com/bgoeldi-scielo, na seção “CRIAR UMA CONTA”, e preencher corretamente o perfil. O cadastramento/criação de uma conta precisa ser feito somente uma vez. Após isso, a conta deve ser usada para todas as submissões de trabalhos, revisões e pareceres. Ao submeter o artigo, é necessário que todos os autores realizem cadastro na base de identificação acadêmica internacional Connecting Research and Researchers (ORCID) em http://orcid.org/. O cadastro é necessário para autores e coautores. A publicação científica atribui o Digital Object Identifier (DOI) nos trabalhos publicados, bem como adota a publicação contínua de artigos aprovados pela revista.

 

Encaminhamento

Para submeter um novo trabalho, o autor precisa fazer o login na plataforma online e clicar em “AUTOR”. Após realizar este passo, o autor deve buscar a janela “PAINEL AUTOR” e iniciar o processo de submissão através do link “INICIAR NOVA SUBMISSÃO”, no qual deverá realizar os sete passos:

  • Etapa 1: Tipo, título e resumo
    • Escolher o tipo de trabalho (artigo, resenha etc.).
    • Preencher o título do trabalho.
    • Fornecer o resumo.
  • Etapa 2: Carregamento de arquivos
    • Fazer o upload do(s) arquivo(s). (Pelo menos um dos arquivos deve representar o documento pricipal).
  • Etapa 3: Atributos
    • Acrescentar palavras-chave (3 até 6).
  • Etapa 4: Autores e instituições
    • Especificar se o submissor é o próprio autor ou se é um terceiro.
    • Especificar autor de correspondência.
    • Fornecer a contribuição do CRediT.
  • Etapa 5: Avaliadores
    • Especificar revisores da sua preferência e/ou aqueles que gostaria de evitar. É discrição da revista acatar ou não os avaliadores recomendados.
  • Etapa 6: Detalhes e comentários
    • Especificar quem financiou a pesquisa.
    • Declarar que o trabalho foi submetido exclusivamente para o Boletim e ainda não foi publicado.
    • Declarar que o trabalho está conforme as normas éticas da disciplina.
    • Afirmar que os arquivos submetidos estão completamente anônimos, para possibilitar avaliação por pares.
    • Declarar se há conflito de interesse. No caso de haver, especificar.
  • Etapa 7: Avaliar e submeter
    • Verificar se todas as informações e arquivos estão completas, visualizar a prova em PDF e concluir a submissão, clicando em “SUBMETER”.

Os trabalhos, depois de formatados, são encaminhados por e-mail, em PDF, para aprovação final dos autores, que devem responder com a maior brevidade possível. Nessa etapa, não são aceitas modificações no conteúdo do trabalho ou que impliquem alteração na paginação. Caso o autor não responda ao prazo, a versão formatada é considerada aprovada.

Diretrizes para autores

Todas as submissões devem ser enviadas por meio da plataforma de submissão online ScholarOne.

Os originais devem ser enviados:

1. Em Word, com fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5, em laudas sequencialmente numeradas. Os trabalhos de linguística indígena devem utilizar fonte compatível com o padrão Unicode, como Arial, Calibri, Cambria,  Déjà Vu, Tahoma e outras que incluam todos os símbolos fonéticos do Alfabeto Fonético Internacional - AFI (Internartional Phonetic Alphabet – IPA. Times New Roman é preferível, mas inclui IPA em Unicode somente a partir das últimas edições de Windows. Nunca improvisar símbolos do IPA usando letras comuns com tachamento (imitando ɨ, ʉ, etc.).

2. Da primeira página, devem constar:
a. título (no idioma do texto e em inglês);
b. resumo;
c. abstract;
d. palavras-chave e keywords.

3. Os originais não podem incluir o(s) nome(s) do(s) autor(es) e nem agradecimentos.

4. Deve-se destacar termos ou expressões por meio de aspas simples.

5. Apenas termos científicos latinizados e palavras em língua estrangeira devem constar em itálico.

6. Os artigos devem seguir as recomendações da APA 7th Edition - Citation Guide  (acesso gratuito em https://apastyle.apa.org/blog/coronavirus-responsepara uso e apresentação dos elementos bibliográficos: citações em documentos e referências bibliográficas.

7. Tabelas devem ser digitadas em Word, sequencialmente numeradas, com legendas claras.

8. Todas as figuras (ilustrações, gráficos, imagens, diagramas etc) devem ser apresentadas em páginas separadas e numeradas, com as respectivas legendas, e submetidas na plataforma online em arquivos à parte. Devem ter resolução mínima de 300 DPI e tamanho mínimo de 1.500 pixels, em formato JPEG ou TIFF, obedecendo, se possível, as proporções do formato de página do Boletim, nos limites de 16,5 cm de largura e 20 cm de altura (para uso em duas colunas) ou 8 cm de largura e 20 cm de altura (para uso em uma coluna). As informações de texto presentes nas figuras, caso possuam, devem estar em fonte Arial, com tamanho entre 7 e 10 pts.

9. Figuras feitas em programas vetoriais podem ser enviadas, preferencialmente, em formato aberto, na extensão .cdr (X5 ou inferior), .eps ou .ai (CS5 ou inferior).

10. O texto do artigo deve, obrigatoriamente, fazer referência a todas as tabelas, gráficos e ilustrações.

11. Seções e subseções no texto não podem ser numeradas.

12. Somente numeração de páginas e notas de rodapé devem ser automáticas. Textos contendo numeração automatizada de seções, parágrafos, figuras, exemplos, ou outros processos automatizados, como referenciação e compilação de lista de referências, não serão aceitos.

13. Observar cuidadosamente as regras de nomenclatura científica, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas.

14. Notas de rodapé devem ser em algarismos arábicos e utilizadas apenas quando imprescindíveis, nunca como referências.

15. Citações e referências a autores no decorrer do texto devem subordinar-se à seguinte forma: sobrenome do autor (não em caixa alta), ano: página(s). Exemplos: (Goeldi, 1897, 10); Goeldi (1897, 10).

16. Todas as obras citadas ao longo do texto devem estar corretamente referenciadas ao final do artigo, e todas as referências no final do artigo devem ser citadas no texto.

  • Estrutura básica dos trabalhos:

    Título - No idioma do texto e em inglês (quando este não for o idioma do texto). Deve ser escrito em caixa baixa, em negrito, e centralizado na página.

    Resumo e Abstract -  Texto em um único parágrafo, verbo na voz ativa e terceira pessoa do singular, ressaltando os objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho, com no mínimo 100 palavras e, no máximo, 200, no idioma do texto (Resumo) e em inglês (Abstract). A versão para o inglês deverá ser feita ou corrigida por um falante nativo (preferivelmente um colega da área), o que é de responsabilidade do(s) autor(es).

    Palavras-chave e Keywords - Três a seis palavras que identifiquem os temas do trabalho, para fins de indexação em bases de dados.

    Texto - Deve ser composto de seções NÃO numeradas e, sempre que possível, com introdução, marco teórico, desenvolvimento, conclusão e referências. Evitar parágrafos e frases muito longos. Optar pela voz passiva, evitando o uso da primeira pessoa do singular e do plural ao longo do texto. Siglas devem primeiro ser desenvolvidas por extenso. Exemplo: “A Universidade Federal do Pará (UFPA) prepara novo vestibular”. Citações com menos de 40 palavras devem estar dentro do parágrafo e entre aspas duplas ("); citações com 40 ou mais palavras devem ser destacadas do texto, com recuo de 1,3 cm da margem esquerda, com fonte menor e, conforme o exemplo a seguir:
    Com efeito, a habitação em cidades é essencialmente anti natural, associa-se a manifestações do espírito e da vontade, na medida em que se opõem à natureza. Para muitas nações conquistadoras, a construção de cidades foi o mais decisivo instrumento de dominação que conheceram. Max Weber mostra admiravelmente como a fundação de cidades representou para o Oriente Próximo e particularmente para o mundo helenístico e para a Roma imperial, o meio específico de criação de órgãos locais de poder, acrescentando que o mesmo fenômeno se encontra na China, onde ainda durante o século passado, a subjugação das tribos Miaotse pode ser identificada à urbanização das suas terras (Buarque de Holanda, 1978, p.61).

    Agradecimentos - Devem ser sucintos: créditos de financiamento; vinculação a programas de pós-graduação e/ou a projetos de pesquisa; agradecimentos pessoais e institucionais. Nomes de pessoas e instituições devem ser por extenso, explicando o motivo do agradecimento. Note que a primeira versão submetida é para avaliação anônima e deve estar sem agradecimentos.

    Referências - Devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor. No caso de mais de uma referência de um mesmo autor, usar ordem cronológica, do trabalho mais antigo ao mais recente. Todas as referências devem seguir as recomendações da APA 7th Edition - Citation Guide.

    Normas e padrões bibliográfico

    A utilização correta das normas referentes à elaboração de referências e o uso adequado das novas regras de ortografia da Língua Portuguesa nos artigos e demais documentos encaminhados à revista são de responsabilidade dos autores.

    A seguinte lista mostra exemplos de referências nas suas categorias diferentes:
     

  • Livro:

    Veríssimo, J. (1906). A educação nacional (2 ed.). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves.

    Citação no texto: Veríssimo (1906) ou (Veríssimo, 1906)

    Vidal, W. N., & Vidal, M. R. R. (1986). Botânica-organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos (3 ed.). UFV.

    Citação no texto: Vidal e Vidal (1986) ou (Vidal & Vidal,1986)

    Wieczorek, A., Rosendahl, W., & Schlothauer, A. (Orgs.). (2012). Der Kult um Kopf und Schädel. Verlag Regionalkultur.

    Citação no texto: Wieczorek et al. (2012) ou (Wieczorek et al., 2012

     

  • Capítulo de livro:

    Grünewald, R. A. (2004). Etnogênese e ‘regime de índio’ na Serra do Umã. In J. P. Oliveira (Org.), A viagem da volta: Etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena (pp. 139-174). Contra Capa Livraria.

    Citação no texto: Grünewald (2017) ou (Grünewald, 2017)

    Carneiro da Cunha, M. (1992). Política indigenista no século XIX. In M. Carneiro da Cunha (Org.), História dos índios no Brasil (pp. 133-154). Companhia das Letras.

    Citação no texto: Carneiro da Cunha (1992) ou (Carneiro da Cunha, 1992)
     

  • Série/Coleção:

    Goeldi, E. (1900). Escavações arqueológicas em 1895: Executadas pelo Museu Paraense no litoral da Guiana Brasileira entre Oiapoque e Amazonas (Memórias do Museu Goeldi, n. 1). Belém: Museu Paraense de História Natural e Ethonografia.

    Citação no texto: Goeldi (1900) ou (Goeldi, 1900).

     

  • Artigo de periódico:

    Gurgel, C. (1997). Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, 3(2), 15-21.

    Citação no texto: Gurgel (1997) ou (Gurgel, 1997).

    Jantz, R. L., & Owsley, D. W. (2001). Variation among early North America crania. American Journal of Physical Anthropology, 114(2), 146-155. https://doi.org/10.1002/1096-8644(200102)114:23.0.CO;2-E

    Citação no texto: Jantz e Owsley (2001) ou (Jantz & Owsley, 2001)

    Posth, C., Nakatsuka, N., Lazaridis, I., Skoglund, P., Mallick, S., Lamnidis, T. C.,. . . Reich, D. (2018). Reconstructing the deep population history of Central and South America. Cell, 175(5), 1-13. https://doi.org/10.1016/j.cell.2018.10.027

    Citação no texto: Posth et al. (2018) ou (Posth et al., 2018)

    Velthem, L. H. V. (2012). O objeto etnográfico é irredutível? Pistas sobre novos sentidos e análises. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 7(1), 51-66. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-81222012000100005

    Citação no texto: Velthem (2012) ou (Velthem, 2012)

    Tersis, N., & Carter-Thomas, S. (2005). Investigating syntax and pragmatics: word order and transitivity in Tunumiisut. International Journal of American Linguistics 71(4), 473-500.

    Citação no texto: Tersis e Carter-Thomas (2005) ou (Tersis & Carter-Thomas, 2005)

     

  • Artigo e/ou matéria de jornal: Naves, P. (1999, junho 28). Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo,Turismo, Caderno 8, p. 13.

     

    Citação no texto: Naves (28 jun. 1999) ou (Naves, 28 jun. 1999) ou (Naves, 1999).
     

  • Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico:

    Justiça suspende obra de captação de água para a Grande São Paulo. (2017, maio 5). Folha de São Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/05/1881436-justica-suspende-duas-obras-de-captacao-de-agua-para-grande-sp.shtml

    Citação no texto: “Justiça suspende” (2017) ou (“Justiça suspende” 2017)

    Silva, I. G. (1998, setembro 19). Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo. http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo225.shtml

    Citação no texto: Silva (1998) ou (Silva, 1998)

 

  • Trabalho apresentado em evento:

    Brayner, A. R. A., & Medeiros, C. (1994). Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. Anais do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, São Paulo, 9, 16-29.

    Citação no texto: Brayner & Medeiros (1994) ou (Brayner & Medeiros, 1994).
     

  • Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico:

    Silva, R. N., & Oliveira, O. (janeiro, 1996). Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In Anais Eletrônicos do Congresso de Iniciação Científica da UFPe, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. https://www.ufpe.br/propesq/anais/educ/ce04.htm

    Citação no texto: Silva e Oliveira (1996) ou (Silva & Oliveira, 1996)

 

  • Mensagens de Internet: lista de discussão eletrônica e outras comunidades online:

    Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. (2018, julho 16). Boletim de Ciências Humanas do Museu Paraense Emílio Goeldi discute patrimônio indígena [Facebook]. https://www.facebook.com/boletimgoeldiCH/

    Citação no texto: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas (2018) ou (Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 2018)

    Blog SciElo em Perspectiva Humanas. (2018, junho 13). Cultura ancestral para entender a Amazônia de ontem e de hoje [Blog]. http://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/06/13/cultura-ancestral-para-entender-a-amazonia-de-ontem-e-de-hoje/

    Citação no texto: Blog SciElo em Perspectiva Humanas (2018) ou (Blog SciElo em Perspectiva Humanas, 2018

 

  • Documento jurídico:

    Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (18a. ed.). (1998). São Paulo: Saraiva.

    Citação no texto: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (1998) ou (Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, 1998).

    Decreto n. 3.298. (1999, dezembro 20). Regulamenta a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República.

    Citação no texto: Decreto n. 3.298 (1999)

     

  • Documento jurídico em meio eletrônico

    Resolução n.17, de junho de 1991. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil. http://www2.camara.leg.br/legin/fed/ressen/1991/resolucao-17-14-junho-1991-480998-publicacaooriginal-1-pl.html

    Citação no texto: Resolução n. 17, de junho de 1991

    Medida Provisória n. 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. http://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/1997/medidaprovisoria-1569-9-11-dezembro-1997-377059-publicacaooriginal-1-pe.html

    Citação no texto: Medida Provisória n. 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997

     
  • Trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e monografias):

    Benchimol, A. (2015). Resgate e ressignificação da pesquisa no Museu Paraense Emílio Goeldi: Presença e permanência de cientistas estrangeiros (1894-1914) na produção científica de autores atuais (1991-2010) (Tese de doutorado). Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Citação no texto: Benchimol (2015) ou (Benchimol, 2015).

    Moore, D. (1984). Syntax of the language of the Gavião Indians of Rondônia, Brazil [Tese de doutorado, University of New York].

    Citação no texto: Moore (1984) ou (Moore,1984)


     

  • Documento de arquivo:

    Campos, E. (1964, janeiro 11). Carta à Bienal de São Paulo. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo.

    Citação no texto: Campos (1964) ou (Campus, 1964).

    Salles, V. (1974, março 28). Carta a Lúcio Flávio Pinto. Material histórico-cultural - Vicente Salles. Correspondência expedida - Comunicação. Coleção Vicente Salles. Biblioteca do Museu da Universidade Federal do Pará, Belém.

    Citação no texto: Salles (1974) ou (Salles, 1974)

     

  • Meios audiovisuais

    Herzog, W. (Produtor & Diretor). (1970). Os anões também começaram pequenos [Filme]. Werner Herzog Filmproduktion.

    Citação no texto: Herzog (1970) ou (Herzog,1970)
 

 

Divulgação

 

Os artigos são divulgados integralmente no formato PDF no sítio da revista, no Digital Publishing Platform (ISSUU), no DOAJ e no SciELO, além de redes sociais como o Facebook.

 

 

Endereço para correspondência

 

Museu Paraense Emílio Goeldi
Editor do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Ciências Humanas Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme
CEP 66077-830 Belém - PA - Brasil

Telefone: 55-91-3075-6186
E-mail: boletim.humanas@museu-goeldi.br

 

 

Patrocínio da revista

 

Museu Paraense Emílio Goeldi

Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações
 

 

MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, Av. Perimetral. 1901 - Terra Firme, 66077-830 - Belém - PA, Tel.: (55 91) 3075-6186 - Belém - PA - Brazil
E-mail: boletim.humanas@museu-goeldi.br