ISSN 1983-8042 versão impressa
ISSN 1983-8034 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

A Revista Bioética é uma publicação científica idealizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) cujo objetivo é fomentar a discussão interdisciplinar e plural de temas de bioética e ética médica, voltando-se à formação acadêmica e ao aperfeiçoamento constante dos profissionais de saúde. Sua linha editorial, bem como a composição e atuação do Corpo Editorial, são completamente independentes da plenária do CFM. Os autores são responsáveis pelas informações divulgadas nos artigos, que não expressam, necessariamente, a posição oficial do CFM.

Com tiragem quadrimestral de 10.000 exemplares distribuídos gratuitamente, a Revista Bioética pode também ser acessada, na íntegra, no site do CFM e no SciELO, em português, inglês e espanhol bem como na Biblioteca Virtual. A versão impressa, neste último idioma, é distribuída gratuitamente aos conselhos federais de especialidades da área da saúde, conselhos regionais de medicina, associações médicas, grupos de pesquisa em ética, bioética e direitos humanos, cadastrados no CNPq, cursos latu e stricto sensu de bioética, às bibliotecas de todas as universidades brasileiras, e demais interessados que solicitam o envio do periódico impresso.

Habitualmente, assume a função de editor da Revista Bioética o 2º secretário da diretoria do CFM, cargo atualmente ocupado pelo dr.Sidnei Ferreira. Também realiza a função de editora científica a assessora da presidência dra. Dora Porto. Responde pela secretaria executiva do periódico a esp. em Bioética Vanessa de Santana, e pela normalização bibliográfica as bibliotecárias Eliane Medeiros e Rameque Beserra, também funcionárias da biblioteca da instituição. Os demais serviços indispensáveis à produção do periódico são terceirizados a empresas contratadas, por meio de licitação de pregão eletrônico, e coordenados pela equipe editorial do CFM.

Histórico
Editada pelo CFM desde 1993, a Revista Bioética é pioneira em sua especialidade no Brasil. Por ser a primeira publicação pioneira no campo da Bioética em nosso país, a Revista Bioética é reconhecida pelos estudiosos e pesquisadores como o principal veículo para divulgação de seus trabalhos. Por ter sido indexada na base de dados de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Lilacs, nos anos seguintes à sua criação, consolidou-se como veículo de divulgação da reflexão bioética no Brasil.

Nos últimos anos a Revista Bioética publicou centenas artigos científicos além dos editoriais e diversas matérias nas diferentes seções que faziam parte de seu formato, em etapa anterior à reestruturação do periódico ocorrida em meados de 2007. A página eletrônica da revista vem registrando crescimento contínuo desde sua reformulação em junho de 2009.

O progressivo aumento na quantidade de trabalhos recebidos de alunos e orientadores dos programas de especialização, mestrado e doutorado em Bioética também atesta a importância da Revista Bioética para estudiosos e pesquisadores. Concorre para isso o fato do periódico concentrar como avaliadores de artigos a maior quantidade de especialistas com formação específica nesse campo de estudos, dentre os demais títulos publicados na área das Ciências da Saúde. Dessa forma, Revista Bioética fomenta a imprescindível atualização das temáticas desse campo do saber junto aos programas de pós-graduação surgidos na última década.

A formação em bioética dos editores e integrantes do Corpo Editorial, essencial à compreensão plena dos trabalhos na avaliação pelos pares, revela seu grau de importância quando se pensa na defasagem que de certo modo “estigmatizou” a concepção do que seja esse campo de estudo, ainda em vigor entre os que a ele não se dedicam exclusivamente. O afluxo desses trabalhos à Revista Bioética denota não apenas a confiança dos autores quanto à compreensão de suas ideias pelos editores e Corpo Editorial, mas também a expectativa de alcançar um público leitor afeito (e interessado) no tipo de reflexão por ela proporcionado.

Por fim, com pertinência à especificidade de ter sido pioneira no campo, é essencial assinalar que é a única publicação que registra o histórico da reflexão bioética brasileira.

A análise detalhada do material editado revela a progressiva construção de padrões autóctones que marcam nossa inserção no cenário mundial da disciplina. Para refletir o estado da arte de nossa bioética (sem perder, logicamente, a conexão com o panorama internacional), os editores e o Corpo Editorial da Revista Bioética buscam, a partir da citada reestruturação do periódico em 2007, fazer uma publicação atual, cujos artigos expressem os interesses de nosso público. Assim, cada fascículo busca considerar a pluralidade dos mesmos, que agregam as múltiplas perspectivas das áreas da Saúde e Ciências Sociais, bem como as de cunho humanístico (filosófica, jurídica e teológica), diversidade que espelha o locus no qual se situa a publicação – a interdisciplinaridade –, além de contemplar os trabalhos destinados ao aprofundamento epistemológico da própria bioética.

O título abreviado do periódico é Rev. bioet.(Impr.)., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

  • Base de Dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informações em Saúde – LILACS
  • Latindex
  • Indice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias – Periódica
  • Sumários de Revistas Brasileiras –Sumários.org
  • EBSCOhost Online Research Databases
  • DRJI - Directory of Research Journals Indexing
  • ReadCube
  • Redalyc – Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal.

 

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

Patrocinadores

A publicação não cobra aos autores pela submissão ou edição de manuscritos nem recebe financiamento externo. É inteiramente custeada pelo seu publicador, o Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

 

Conselho Federal de Medicina
SGAS 915 lote 72 CEP 70390150. Brasília/DF, Brasil.
http://portal.cfm.org.br/
bioetica@portalmedico.org.br

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

SGAS 915, lote 72
CEP 70390-150
Brasília-DF-Brasil
Tel.: 55 61 3445 5932
Fax: 55 61 3346 7384


bioetica@portalmedico.org.br