ISSN 1413-8670 versão impressa
ISSN 1678-4391 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Política editorial

Instruções para submissão

Os manuscritos podem ser submetidos dentro das categorias designadas de uma comunicação, incluindo:

  • pesquisa original básica ou clínica;
  • apresentação e discussão de caso;
  • relatórios breves de novos métodos ou observações;
  • apresentações ou revisões de estado-da-arte;
  • cartas ao editor a respeito das publicações precedentes;
  • editoriais que contenham idéias, hipóteses e comentários.

Os suplementos ao BJID incluem artigos sob um tema unificado, tal como em um sumário de apresentações de um simpósio, ou focalizando um processo patogênico específico ou um agente antimicrobial.

Publicação

O BJID é publicado bimestralmente (fevereiro, abril, junho, agosto, outubro, dezembro) pela Elsevier. Os editores do jornal se reservam o direito de editar manuscritos a fim de melhorar a clareza, a gramática e o estilo. Os autores terão oportunidade de rever estas mudanças antes da criação das provas para impressão. As mudanças no conteúdo feitas depois que as provas para impressão forem emitidas para a revisão terão seus custos a cargo do autor. O BJID não aceita artigos que duplicam ou sobrepõem publicações de outra parte.

 

Envio de manuscritos

Os manuscritos submetidos ao Brazilian Journal of Infectious Diseases devem ser enviados ao editor-chefe no endereço http://www.sgponline.com.br/bjid/sgp/. A cada manuscrito será atribuído um número de registro, e o autor será notificado de que o manuscrito está completo e apropriado para iniciar o processo de revisão.

O SGP (Sistema de Gestão da Publicação) é um sistema que permite a submissão de trabalhos e processo de análise do corpo editorial de forma totalmente informatizada pela web. O SGP é baseado em níveis de acesso, portanto quando um usuário submete um manuscrito e o aprova para revista, ele permanece apenas para visualização do autor e do corpo editorial, mantendo-o seguro de outros autores que não participaram da pesquisa e desenvolvimento do trabalho. É crucial que o autor que submete trabalhos no SGP tenha cadastrado um email da qual ele use, pois todas as confirmações e avisos referentes ao tramite, aprovação ou recusa do trabalho serão feitas por email. Caso o autor troque de email, ele poderá atualizar seu dado cadastral através da seção "Dados Cadastrais" na navegação do topo.

O processo de submissão do manuscrito é baseado em 9 passos da qual o autor vai preenchendo itens relativos ao seu trabalho como título, descritos (palavras-chaves), resumo, informações adicionais com a possibilidade de enviar imagens ou gráficos (em formato JPG apenas), e montar o conteúdo do artigo através de uma página com interface gráfica semelhante ao do programa MS Word, podendo edita-lo criando tabelas, inserindo imagens e aplicar formatação ao seu texto. No último passo o autor obterá uma versão em PDF de seu manuscrito e escolhe aprovar sua submissão ou excluir.

 

Checklist para envio dos manuscritos

1. Por favor, envie uma folha de rosto com sua submissão, especificando o autor principal, bem como um endereço, número de telefone e fax.

2. Submeta quatro cópias de seu manuscrito (original mais três cópias e um disquete com o manuscrito - Word Perfect/Word para Windows), cada um com um jogo completo de ilustrações originais.

3. O manuscrito inteiro (incluindo tabelas e referências) deve ser datilografado em espaço duplo e impresso em papel tamanho-padrão. As margens esquerda e direita devem ter ao menos 3cm.

4. O manuscrito inteiro deve ser datilografado em um tamanho de fonte de ao menos 12 pontos.

5. Por favor, numere as páginas, começando com a página de título (a página de título é a página 1).

6. A ordem de aparição do material em todos os manuscritos deve ser a seguinte: página de título, sumário, texto, agradecimentos, referências, tabelas, legendas para figuras, figuras.

7. A página de título deve incluir um título de não mais de três linhas impressas (250 letras e espaços), autores (nenhum título ou grau), afiliações institutionais, de um cabeçalho de não mais de 40 letras e espaços, um nome e endereço completo para onde a correspondência e os pedidos de reprint devem ser enviados, e notas de rodapé indicando as fontes de financiamento e mudanças de endereço.

8. O sumário (máximo de 250 palavras) deve estar em uma página separada, antes da introdução. Não submeta o sumário com correspondência.

9. Os agradecimentos das pessoas que ajudaram aos autores devem ser incluídos na página que precede as referências.

10. As referências devem começar em uma página separada.

11. As referências devem ser citadas na linha do texto (não acima) e utilizando colchetes em vez dos parênteses. Por exemplo: [ 7.8 ].

12. As referências devem ser numeradas na ordem em que aparecem no texto. As referências citadas no texto não podem aparecer na seção da referência. As referências citadas somente ou primeiramente em uma tabela ou em uma figura são numeradas de acordo com a ordem em que a tabela ou a figura é citada no texto. Por exemplo, se uma tabela fosse colocada após a referência 8, uma referência nova citada na tabela 1 seria a referência 9.

13. As citações da referência devem seguir o formato estabelecido por "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals" (veja exemplos em Instruções aos autores).

14. Se você referenciar seu próprio trabalho não publicado (isto é, "no prelo") no manuscrito que você está submetendo, você deve incluir três cópias do artigo "no prelo" e uma carta da aceitação do periódico.

15. Se você citar dados não publicados que não seus próprios, você deve fornecer uma carta de permissão do autor dessa publicação.

16. Forneça por favor quatro cópias em papel brilhante ou impressas à laser de cada figura que você está submetendo. Etiquete todas as figuras claramente com nome do primeiro autor e o número da figura (coloque a etiqueta datilografada atrás da figura).

17. Forneça uma legenda para cada figura. As legendas das figuras devem estar em uma página separada no final do manuscrito.

Por favor, consulte as Instruções aos autores para obter informação adicional a respeito da página de título, sumário, referências, tabelas e figuras, e estilo.

Os artigos podem ser enviados por e-mail ou pela página www.bjid.com.br.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Rua Alfredo Magalhães, 04/Barra
40140-140 Salvador - Bahia - Brazil
Telefax.: (55 71) 3264-2971/3264-3326


bjid@cpunet.com.br