ISSN 1981-3821 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Bras. Political Sci. Rev.recebe submissões de artigos, notas de pesquisa em curso e revisão de ensaios de cientistas políticos e pesquisadores de áreas afins. O escopo da revista é amplo, uma vez que aceita submissões representando toda a gama de pesquisa da ciência política - teórica ou empírica, comparada ou focada em um único país, quantitativa ou qualitativa. Todos os artigos estão sujeitos a um processo de avaliação duplo-cega por pares.

A BPSR adota um intervalo de 2 anos para a publicação de trabalhos originais de um mesmo autor. A regra se aplica para publicações de uma mesma categoria - artigos, notas de pesquisa e ensaios. Esta regra não se aplica a resenhas de livros.

Cada tipo de publicação é considerada separadamente. Isto significa, por exemplo, que a publicação de um artigo não afeta a possibilidade de seu autor publicar uma nota de pesquisa ou um ensaio em um intervalo inferior a 24 meses.

Esta regra se aplica a todos os autores de um manuscrito, não havendo distinção entre primeiro autor e os coautores.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os manuscritos devem ser escritos em inglês, exceto para os autores brasileiros, que podem apresentar originais em português.
Formatação do Manuscrito:
As seguintes especificações devem ser utilizadas:
Configuração de página para papel A4 padrão
1,5 de margens esquerda e direita
1,5 de espaçamento entre linhas

Fonte Times New Roman tamanho 12
As normas da BPSR são adaptadas da Chicago Humanities. Os manuscritos devem ser organizados da seguinte forma:

PÁGINA TÍTULO: O título do artigo deve aparecer em uma página separada, a primeira página, contendo o nome do(s) autor(es), afiliação institucional, endereço de e-mail e um endereço postal completo do autor a quem pareceres e outras correspondências devam ser enviadas. O título da página deve também indicar a data em que o manuscrito foi submetido.
PÁGINA RESUMO: O resumo não deve exceder 250 palavras; esta página também deve fornecer 5 (cinco) palavras-chave.

TEXTO PRINCIPAL: As páginas devem ser numeradas consecutivamente a partir de 1 e posicionado no canto superior direito da página. O texto manuscrito não deve exceder 35 páginas, ou aproximadamente 10 mil palavras. Notas de pesquisa e revisão de ensaios não deve exceder 10 páginas ou aproximadamente 2.500 palavras.

Todos os títulos devem ser alinhados junto à margem esquerda e ser escritos com as iniciais em letra maiúscula; eles não devem ser sublinhados.

Todos os parágrafos devem começar na margem esquerda com as iniciais maiúsculas; eles devem ser alinhados à esquerda e não devem conter quaisquer marcas ou tabulações (justificativas). A localização de tabelas, gráficos e figuras deve ser claramente indicada no texto e numerada sequencialmente por completo (por exemplo, Tabela 1, Gráfico 2, Figura 3, Tabela 4, e assim por diante).
Títulos de livros e artigos que aparecem no corpo do texto devem estar em itálico. Os títulos não devem ser abreviados, exceto no caso de referência freqüente.
NOTAS: Notas devem ser colocadas no final do texto e enumeradas consecutivamente. As notas são para ser mantidas a um mínimo, limitadas às questões essenciais.

REFERÊNCIAS: No texto principal, tabelas, gráficos ou figuras referências devem seguir a notação científica internacional, como por exemplo: (FIGUEIREDO, 9999), ou (FIGUEIREDO, 999:99).

A lista de referências deve ser incluída no final do manuscrito, a partir de uma página separada, sem numeração, e em ordem alfabética. Eles devem incluir todos os autores referidos no texto, tabelas, gráficos ou figuras, seguindo os critérios:

Livros: FIGUEIREDO, Marcus. (9999), The life in Saturn. Rio de Janeiro: Editora Saturno.

Livro editado: FIGUEIREDO, Marcus. (Ed.). (9999), The life in Saturn. Rio de Janeiro: Editora Saturno.

Seções de livro (capítulos): SILVA, Arnaldo. (9999), Looking for stars. In: The life in Saturn, edited by Marcus Figueiredo. Rio de Janeiro: Editora Saturno.

Artigos: FIGUEIREDO, Marcus. (9999), A vida em Saturno, BPSR, vol. 1, n ° 1, pp. 123-124.
Fontes Eletrônicas: FIGUEIREDO, Marcus. (9999), A vida em Saturno. E-Jornal, vol. 1, n ° 1, dia e mês, pp. (se for identificável), <endereço eletrônico>.

TABELAS: Cada tabela deve estar em uma folha separada e deve ter um título curto e descritivo; elas devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, como na parte principal do artigo. Notas e fontes devem ser colocadas abaixo das tabelas, utilizando fonte Times New Roman tamanho 10. Recomendamos o uso da função Tabela do Microsoft Word ou do Excel.

GRÁFICOS: Cada gráfico deve estar em folha separada e deve ter um título curto e descritivo. Recomendamos o uso do Excel ou similar e sugerimos que as planilhas com os dados utilizados para criar os gráficos também sejam submetidos. Notas e fontes devem ser colocadas abaixo dos gráficos, em Times New Roman tamanho 10.

FIGURAS E ILUSTRAÇÕES: Cada figura deve estar em folha separada. Os originais devem ser enviados em formato tipo-foto. Legendas, títulos, notas e fontes devem fazer parte da(s) folha(s) de figura(s).
PARECERES: O autor correspondente receberá os pareceres por e-mail e, neste estado, será capaz de analisar o manuscrito e fazer correções quando necessário.

FORMULÁRIO DE ATRIBUIÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS: Os autores devem atribuir os direitos autorais de seus artigos à Associação Brasileira de Ciência Política. A atribuição de direitos autorais é uma condição da sua publicação.

DISPONIBILIZAÇÃO DE BANCOS DE DADOS: Os bancos de dados empregados nas tabelas dos artigos publicados ficarão disponíveis para acesso aberto no site da BPSR. Uma vez aprovada a publicação, os autores cederão estes bancos de dados para acesso aos leitores da Revista.

 

Envio de manuscritos

Para submeter seu manuscrito, por favor, registre-se em: https://mc04.manuscriptcentral.com/bpsr-scielo e siga as instruções.
Em caso de qualquer problema, contate-nos em: bpsr@bpsr.org.br.

Os TEXTOS, TABELAS, GRÁFICOS e FIGURAS de todos os manuscritos devem ser enviados como arquivos individuais e o nome de cada arquivo deve indicar claramente seu conteúdo.

O texto pode ser escrito com o uso de qualquer software de processamento de texto, embora o Microsoft Word seja preferido; tabelas e gráficos devem estar, preferencialmente, em formato Microsoft Excel; não há um formato preferido para figuras.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Associação Brasileira de Ciência Política
Avenida Prof. Luciano Gualberto, 315/sala 2043
05508-900-São Paulo, Brasil
Tel.:(55) (11) 3091.3754


bpsr@bpsr.org.br