ISSN 1984-7033 versão on-line
ISSN 1518-7853 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A CBAB - CROP BREEDING AND APPLIED BIOTECHNOLOGY destina-se à publicação de artigos científicos originais que contemplam as pesquisas básicas e aplicadas em melhoramento de plantas perenes e anuais, nas áreas de genética, conservação de germoplasma, biotecnologia,  genômica, citogenética,  estatística experimental, sementes, qualidade de alimentos, estresse biótico e abiótico e áreas correlatas.

O artigo deve ser inédito, sendo vetada a submissão do mesmo a outro periódico. As opiniões e conceitos emitidos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente as idéias da Editoria. Esta, porém se reserva o direito de sugerir ou solicitar as modificações que se fizerem necessárias. A reprodução completa ou parcial dos artigos é permitida, desde que citada a fonte.

A avaliação do artigo será feita por revisores ad hoc especialistas, para auxiliar a Editoria quanto à decisão final de aceite, modificações ou rejeição do mesmo.

 

Forma e preparação de manuscritos

A CBAB publica artigo exclusivamente em inglês, porém faculta ao autor a possibilidade de submetê-lo em português para, após o aceite, providenciar a sua tradução. O ônus da tradução é de responsabilidade do autor, porém a CBAB recomenda que ela seja feita por seu tradutor oficial.

Os manuscritos deverão ser inseridos sem os nomes dos autores e seus endereços, os quais deverão ser disponibilizados em um formulário à parte.

Os trabalhos deverão ser submetidos somente em formatos compatíveis com Microsoft Word (.doc) de até 2MB de tamanho e devem ter as seguintes características: formato A4 com margens de 2cm e paginação consecutiva no topo à direita, digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo e alinhamento justificado.

Artigos deverão ter no mínimo 16 e no máximo 18 páginas, incluindo tabelas e figuras inseridas em páginas separadas (uma por página) ao final do texto e apresentar a seguinte sequência: TÍTULO, que deverá ser claro, conciso e refletir a essência do artigo, escrito com a primeira inicial maiúscula e alinhado a esquerda, não excedendo a 15 palavras digitadas em Times New Roman 14, negrito; RESUMO contendo no máximo 150 palavras; PALAVRAS-CHAVE, contendo mínimo de 3 e máximo de 5 palavras diferentes do título; INTRODUÇÃO, que inclua uma breve revisão de literatura sobre o tema e os objetivos da pesquisa; MATERIAL E MÉTODOS redigido de modo que outro pesquisador possa repetir a experiência; RESULTADOS E DISCUSSÃO apresentados em conjunto, para maior dinâmica de leitura (as conclusões também devem ser apresentadas nesse tópico); AGRADECIMENTOS (opcional) sucintos, limitados a colaboradores efetivos e agências financiadoras; Título, resumo e palavras-chave em português; REFERÊNCIAS (normas abaixo); TABELAS e FIGURAS  incluídas em páginas separadas (uma por página), ao final do artigo.

As citações no texto feitas entre parênteses seguindo os exemplos: (William et al. 1990) (William et al. 1990, Liu 1998, Pereira and Amaral Júnior 2001).

REFERÊNCIAS deverão ter espaçamento duplo e serem ordenadas alfabeticamente. Os nomes dos autores serão escritos somente com iniciais maiúsculas, separados por vírgula e/ou “andantes do nome do último autor, seguido do ano de publicação entre parênteses. Cuidado: não serão aceitos citações de resumos de eventos, teses, dissertações, monografias e nem artigos não publicados. Esses cuidados darão maior credibilidade ao artigo e a revista. Veja os exemplos abaixo:

1) Artigos em periódicos: O nome do periódico e o volume devem ser escritos em negrito e sem abreviações, seguidos de dois pontos e do intervalo de páginas.

Pereira MG and Amaral Júnior AT (2001) Estimation of genetic components in popcorn based on the nested design. Crop Breeding and Applied Biotechnology 1: 3-10

Knapp SJ, Stroup WW and Ross WM (1985) Exact confidence intervals for heritability on a progeny mean basis. Crop Science 25: 192-194.

2) Livro: O título do livro deve ser escrito em negrito, seguido do nome da editora, cidade e número de páginas.

Ramalho MAP, Ferreira DF and Oliveira AC (2000) Experimentação em genética e melhoramento de plantas. Editora UFLA, Lavras, 326p.

Liu BH (1998) Statistical genomics. CRC Press, New York, 610p.

3) Capítulo de livro: Nomes dos autores, título do capítulo, nome do editor, título do livro em negrito, seguido pelo nome da editora, cidade e número de páginas

.

Sakiyama NS, Pereira AA and Zambolim L (1999) Melhoramento do café arábica. In: Borém A (ed.) Melhoramento de espécies cultivadas. Editora UFV, Viçosa, p. 189-204. 

McClean P, Gepts P and Kami J (2004) Genomics and genetic diversity in common bean. In: Wilson RF, Stalker HT and Brummer EC (eds) Legume Crops Genomics. AOCS Press, Champaign, p. 60-82.

4) Congresso:

Frey KJ (1992) Plant breeding perspectives for the 1990s. In: Stalker HT and Murphy JP (eds) Proceedings of the symposium on plant breeding in the 1990s. CAB, Wallingford, p. 1-13.

5) Documentos eletrônicos:

Cruz CD and Schuster I (2006) GQMOL: application to computational analysis of molecular data and their associations with quantitative traits. Version 9.1. Available at http://www.ufv.br/ dbg/ gqmol/gqmol.htm. Accessed on May 3, 2009.

Importante: Verificar se todas as referências estão citadas no texto e se todas as citações estão no item REFERÊNCIAS.

A CBAB publica ainda outras modalidades de trabalhos, todos submetidos ao crivo de revisores ad hoc, do mesmo modo que os artigos.

Revisões
As Revisões, também limitadas a 18 páginas digitadas, serão solicitadas pela Editoria a autor(es) consolidados nas pesquisas que envolvem o tema da revisão. Elas serão elaboradas com o objetivo de lançar luz a um tema instigante que mereça uma análise aprofundada sobre o seu estado-da-arte.

Notas
As Notas são limitadas a 12 páginas digitadas e destinadas a informar pesquisas ou observações novas, para as quais as ferramentas analíticas não se aplicam. Elas podem focar tema de amplo interesse; relato curto de uma pesquisa original; relato de pesquisa participativa; observações de especial interesse nas áreas de pesquisa, ensino, extensão; lançamento de um novo software relacionado com a área de melhoramento.

Programas de melhoramento

Programas de melhoramento inovadores ou que se destaquem pela eficiência, impacto e/ou continuidade poderão ser retratados na CBAB, limitados a 18 páginas digitadas.

Lançamento de cultivares

Os novos cultivares merecerão uma seção especial pela importância que representam para o melhoramento e, por conseguinte, para a agricultura nacional. A seção Lançamento de novos cultivares deverá conter abstract, limitado a 50 palavras, palavras-chave, introdução, métodos de melhoramento utilizados, características de desempenho, produção de sementes básicas e um mínimo de referências, tabelas e figuras. Todo o texto ficará limitado a 12 páginas digitadas.

Resenha de livro

Esta nova seção foi criada para anunciar novos livros relacionados ao melhoramento de plantas. A contribuição para essa seção se dará mediante envio, pelo autor, de dois exemplares da obra. O livro será encaminhado para um revisor especializado, escolhido pela Editoria, para elaborar a resenha.

Pontos de vista

Pontos de vista, assim como as revisões, serão elaborados para a CBAB a convite da Editoria, para retratar temas de interesse dos melhoristas e da sociedade.

Cartas
Cartas breves, também de interesse geral, serão aceitas para publicação. A Editoria se reserva o direito de editar as cartas por limitações de espaço e clareza de exposição.

 

Envio de manuscritos

Os manuscritos deverão ser submetidos via WEB acessando http://www.sbmp.org.br/cbab/siscbab/index.php, clicando Submission.

O sistema de gerenciamento de artigos solicitará o e-mail do autor correspondente e a geração de uma senha.

Autores de artigos na CBAB - CROP BREEDING AND APPLIED BIOTECHNOLOGY terão como benefícios:

·  Submissão e revisão de artigos eletronicamente;

·  Rápida publicação;

·  Artigos disponibilizados em pdf na WEB.

 Tanto a submissão quanto à publicação de artigos na CBAB são isentas de taxas.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Fitotecnia
36570-000 Viçosa Minas Gerais Brasil
Tel./Fax: (55 31) 3899-2611


cbab@ufv.br