Breve Histórico
Os Cadernos Cedes constituem uma das publicações do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) e são editados desde 1980, com o objetivo de divulgar conhecimentos produzidos e mobilizar discussões de temas e pesquisas em pauta no campo da Educação. |
Conformidade com a Ciência Aberta
Os Cadernos Cedes apoiam a política da Ciência Aberta, que preconiza a transparência dos processos, reitera a ética na pesquisa, adota o sistema de publicação em preprint, sugere a abertura na avaliação por pares e recomenda o compartilhamento de métodos, dados e programas de informática. Participando do processo de aperfeiçoamento das práticas de comunicação científica em conformidade com a Ciência Aberta, os Cadernos mantêm o acesso aberto; aceitam manuscritos em preprints; buscam a gestão e a disponibilização transparente de dados das pesquisas; e tem procedido à abertura gradual do processo de avaliação dos manuscritos. |
Ética na Publicação
No ato de submissão, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor. |
Foco e Escopo
Os Cadernos Cedes têm como objetivo divulgar conhecimentos produzidos no campo da Educação, publicando pesquisas teóricas e empíricas e estudos analíticos de práticas pedagógicas, propondo-se a mobilizar os debates sobre políticas e práticas educacionais, contribuindo para a atualização constante de educadores. |
Preservação Digital
Os Cadernos Cedes seguem os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. |
Fontes de Indexação
Ficha Bibliográfica
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Websites e Mídias Sociais
POLÍTICA EDITORIAL
Preprints
Os Cadernos CEDES aceitam a publicação de artigos de preprints, que além de acelerar a comunicação de resultados de pesquisas, permite que o autor receba de leitores um feedback do trabalho e realize as modificações que julgar pertinentes. |
Processo de avaliação por pares
Uma proposta de Número Temático, contendo: 1. Apresentação com justificativa da relevância do tema e argumentação sobre o conjunto de artigos; 2. Resumos estendidos dos artigos que compõem o número, com indicação de bibliografia; e 3. Breve Currículo e vinculação institucional dos autores envolvidos; é primeiramente analisada pelo Comitê Editorial, que avalia sua pertinência, atualidade e possíveis contribuições ao campo e ao público a que se destinam os Cadernos. |
Dados abertos
Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, é solicitado ao autor o compartilhamento de todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito, anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. |
Cobrança de Taxas
De acordo com os princípios assumidos pela Diretoria e pelos Editores do Centro de Estudos Educação e Sociedade, desde a sua fundação, os Cadernos CEDES não cobram taxa para a publicação de artigos. Contudo, visando a sustentabilidade financeira do processo editorial, os Cadernos CEDES solicitam dos autores que têm seus artigos aprovados a associação ao CEDES ou a colaboração para a publicação dos artigos, apresentando as seguintes alternativas:
A colaboração ou associação é solicitada apenas aos autores com artigo aprovado para publicação. Não há custos para a submissão de artigos. |
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
No ato de submissão de um artigo para publicação no Cadernos CEDES, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor. |
Política sobre Conflito de Interesses
É obrigatório que os autores declarem a existência ou não de conflitos de interesse, pois a confiabilidade no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. |
Adoção de softwares de verificação de similaridade
Os artigos aprovados, após o processo de peer review, serão submetidos ao sistema Similarity Check para a avaliação de similaridade. Em caso de detecção de grau significativo de similaridade com texto já publicado, o autor correspondente será contatado para ajustes no texto, podendo o artigo ser recusado, tendo em vista a exigência de ineditismo. |
Questões de Sexo e Gênero
Os manuscritos submetidos aos Cadernos CEDES devem observar os princípios da Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER), que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no planejamento do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. |
Comitê de Ética
Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a secretaria editorial. |
Direitos Autorais
Os autores de artigos publicados nos Cadernos CEDES mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. |
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Todo o conteúdo do Cadernos CEDES, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0. |
Patrocinadores e Agências de Fomento
Os Cadernos CEDES recebem apoio dos seguintes organismos:
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Editora-chefe
Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), Brasil |
Editores associados
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho”, Marília (SP), Brasil
Universidade São Francisco, Itatiba (SP), Brasil
Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal (RN), Brasil
Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil
Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, Paris, França
Universidad Pedagógica Nacional, México, México
Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), Brasil
Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), Brasil
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas (SP), Brasil
Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (SP), Brasil
Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil
Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina |
Conselho Editorial
Universidad Carlos III de Madrid, Madrid, Espanha
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Instituto Politécnico Nacional, México, México
Universidad Nacional del Comahue, Comahue, Argentina
Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, Brasil
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
Universidade de Oxford, Oxford, Inglaterra
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, RO, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil
Universitat de les Illes Balears, Palma de Mallorca, Espanha
Universitatea de Vest din Timişoara, Timisoara, Romenia
Universidad Nacional de La Plata, Buenos Aires, Argentina
Universidade de Vigo, Vigo, Galicia, Espanha
Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil
Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil
Universidade Federal de João Pessoa, João Pessoa, PB, Brasil |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Diretoria
Presidente: Sergio Stoco |
Conselho Técnico Científico
Regina Tereza Cestari de Oliveira |
Conselho Fiscal
Andreza Barbosa |
Informações sobre associações, marketing e distribuição
E-mail: cedes1979@gmail.com; cedesdis@unicamp.br |
Responsabilidade editorial
EDUCAÇÃO & SOCIEDADE: Revista de Ciências da Educação Av. Berttrand Russel n°801 - Fac. de Educação - Anexo II 1° andar - sala 2 Campinas, SP, Brasil CEP: 13083 – 865 Email: cedessec@gmail.com; cedesdis@unicamp.br Tel.: (+55 19) 3521-6710/6708 |
Produção editorial
Linceu Editorial Ltda |
Cada número temático dos Cadernos Cedes será composto pelas seções: Apresentação: texto argumentativo cujo título deve refletir o conteúdo da proposta; Artigos: textos originais e inéditos alinhados à temática da proposta.
O processo de avaliação consta de quatro fases: Fase 1: Submissão de uma proposta A submissão de propostas de números temáticos ao Comitê Editorial pode se dar de três formas:
Todas as propostas devem estar de acordo com as Instruções aos Autores e devem ser enviadas ao seguinte endereço eletrônico: revistas.cedes@linceu.com.br As propostas devem conter de 10 a 12 artigos que expressem a diversidade teórico-metodológica do campo, contemplem diferentes instituições e regiões do país; e incluir, necessariamente, pelo menos, dois artigos de autores filiados a instituição do exterior. Uma proposta submetida ao Comitê Editorial dos Cadernos Cedes deve conter: Apresentação argumentativa, problematizando a temática em pauta, incluindo referências, e não apenas um resumo de cada artigo que compõe a proposta; Resumo expandido de cada artigo, com referências bibliográficas (300 a 500 palavras, sem contar as referências) e de três a cinco palavras-chave por artigo; Curriculum abreviado dos autores (100 a 200 palavras), apresentando suas vinculações institucionais e o link do Currículo Lattes ou similar. Um artigo que integra uma proposta não pode ser submetido simultaneamente a outro periódico. Caso algum artigo esteja publicado em preprint, todas as informações deverão constar do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta.
A proposta será avaliada pelo Comitê editorial que poderá aprová-la, rejeitá-la ou solicitar alterações: Fase 2: Submissão dos textos completos de proposta aprovada A proposta aprovada pelo Comitê Editorial deverá ser submetida pelo proponente, com os textos completos em até 90 dias, contados a partir da data de comunicação de aprovação, respeitando os limites quanto ao número de caracteres com espaço do texto: Número temático: 380.000 no total; Apresentação: entre 10.000 e 20.000; Artigos entre 28.000 e 35.000. O processo de submissão dos textos se dá pelo sistema on-line OJS, Open Journal System (SciELO), como suporte de gerenciamento eletrônico e publicação de periódicos científicos e deverá ser submetido pelo organizador (após seu cadastramento no sistema), na sua forma completa, com a Apresentação e os Artigos na ordem de publicação. Um link específico com o título da proposta aprovada será disponibilizado ao organizador do dossiê, a quem caberá orientar os autores na submissão de seus artigos no sistema, incluindo os nomes dos coautores, suas contribuições e outros metadados. Cabe ao proponente da proposta:
Fase 3: Submissão dos artigos da proposta Após o cadastro no sistema, o autor estará apto a submeter o seu trabalho. Ao submeter o manuscrito, o autor responsável deverá informar, obrigatoriamente, nos campos designados no sistema de submissão de artigos os seguintes dados: Nome completo, ORCID, afiliação institucional, e-mail, mini cv informado a titulação. Os artigos deverão ser inéditos e poderão ser redigidos nos idiomas português, espanhol, francês e inglês. Os textos em inglês e francês devem ser submetidos já revisados em seu idioma de origem e, após a sua aprovação, deverão ser necessariamente traduzidos para o português pelos autores ou organizadores. Os artigos em espanhol serão publicados no idioma original. Os textos em inglês e francês serão disponibilizados também no idioma original. Todo o conteúdo será avaliado quanto à similaridade por meio do sistema Similarity Check. Em casos em que for identificado um grau de similaridade não justificado, será solicitada revisão pelo autor. Caso sejam identificadas condutas impróprias, como plágio ou falsificação de dados, o(s) autor(es) tornam-se passível(eis) de sanções editoriais. Os autores devem preencher e anexar o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, no qual informam sobre a situação do manuscrito, se é um pré-print ou não; sobre a disponibilidade dos dados e a abertura da revisão por pares. Fase 4: Processo de avaliação Uma proposta aprovada pelo Comitê Editorial é acompanhada por dois de seus integrantes, editores/as associados/as, durante todo o processo de produção editorial. Um número temático é analisado como um todo, levando-se em conta sua relevância, originalidade e contribuição ao campo da educação, assim como cada artigo que compõe um número será analisado em sua articulação e pertinência ao conjunto dos textos, sua consistência teórico-metodológica, rigor analítico, atualidade, qualidade do texto e adequação ao escopo editorial. Cada número proposto, com os textos completos, é encaminhado para a apreciação de, no mínimo, dois pareceristas do Conselho Editorial ou ad hoc, especialistas que argumentam sobre a consistência da proposta e a pertinência de sua aceitação – tanto do número completo como de cada artigo em separado. Os organizadores dos números temáticos terão a opção de indicar nomes de possíveis pareceristas ad hoc para consideração pelo Comitê. O Comitê Editorial pode optar pela publicação dos pareceres de forma anônima ou dando crédito aos pareceristas que tenham autorizado a sua identificação. Caso haja qualquer modificação na proposta inicial, sem consulta e anuência dos editores, a proposta de Número Temático estará automaticamente eliminada. A aprovação do Número Temático não implica aprovação automática dos artigos nele contidos. Cada artigo será objeto de avaliação específica, ao final da qual poderão ser sugeridas alterações ou exigida sua exclusão do conjunto de textos. Nesse caso, o organizador fica incumbido de substituir tal artigo, informando sobre os autores e as contribuições do texto incluído e respeitando os prazos acordados com os editores. As substituições apenas poderão ocorrer com a anuência explícita dos editores. |
Formato de Envio dos Artigos
Os autores devem submeter o texto às revisões ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo ao periódico. Os originais deverão ser submetidos em extensão, .doc ou .docx (Word for Windows), Open Office ou .rtf, com as seguintes características:
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Figuras e Tabelas
Imagens, figuras e fotografias: todas as imagens devem estar no corpo do texto, em boa resolução, devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte. Tabelas e gráficos: devem estar no corpo do texto do artigo, identificados com o respectivo título e fonte (obrigatoriamente), bem como legenda (se houver). As tabelas devem estar sempre em formato editável e nunca em imagem. |
Citações e Referências
Citações: As citações devem seguir o sistema autor-data das normas da ABNT NBR 10520:2023: - Autor citado fora de parênteses: letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano e página: Ex: Segundo Elia (1979), a Bopp lançou as bases para a identificação do parentesco entre línguas. - Autor citado entre parênteses: letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano e página. Ex: Sabe-se hoje que não é possível sustentar a tese de que o latim vulgar tenha sido homogêneo (Elia, 1979, p. 42). - Citação indireta: não usar aspas, mas indicar autor, data e página. Ex: Para Elia (1979, p. 2), há uma relação de parte para o todo entre filologia e linguística. - Citação direta com menos de três linhas: usar aspas duplas, indicando ainda autor, data e página; usar aspas simples para citação dentro da citação. Ex: São chamados de superestratos “[...] as línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem contudo absorvê-la” (Elia, 1979, p. 110). - Citação direta com mais de três linhas: parágrafo com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10, sem itálico e sem aspas, indicando ao final entre parênteses autor, data e página. Ex: Como lembra Elia em relação ao método de Bopp, [...] um dos mais importantes resultados do método foi a classificação genealógica das línguas, segundo a qual um grupo de línguas é reconduzido ao antepassado comum (eslavo comum, germânico comum, latim comum...) do qual aquelas são fases ou diferenciações (Elia, 1979, p. 5). - Intervenções em citação direta: reticências entre colchetes para supressões; interpolações, acréscimos ou comentários entre colchetes; ênfase ou destaque em itálico. Ex.: São chamados de superestratos “[...] as línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem [...] absorvê-la” (Elia, 1979, p. 110). - Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas no mesmo ano: acrescentar letra minúscula, em ordem alfabética, após a data e sem espaço no texto e nas referências. Ex: O português tem sido contemplado em estudos românicos no Brasil (Elia, 1979a, 1979b). - Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas em anos diferentes: separar ano por vírgula. Ex: Elia (1961, 1989) tratou da questão do português do Brasil. - Citação de obra com mais de um autor: separar cada autor por ponto-e-vírgula. Ex: As diferenças dialetais entre português brasileiro e lusitano aparecem em diferentes níveis linguísticos (Cunha; Cintra, 1985, p. 9-24). - Citação de obras de diferentes autores: separar por obra por ponto-e-vírgula em ordem alfabética. Ex: A linguística românica tem sido tratada no Brasil por diferentes acadêmicos (Elia, 1979; Miazzi, 1976). - Citação de uma obra extraída de outra obra: indicar autor e ano da citação, colocar expressão apud e indicar autor, ano e página da obra em que foi feita a citação. Ex: Como havia assinalado Meillet (1917-1919, p. 230 apud Elia, 1979, p. 4), “[...] les romanistes imitent trop souvent la grammaire comparée des langues indo-européennes par ses mauvais cotés”. Referências: devem obedecer à NBR 6.023/2018, da ABNT, sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências com até três autores todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão “et al.”. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do autor do trabalho.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. Os novos modelos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.
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Documentos Suplementares
Ao submeter o manuscrito, solicita-se o envio do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta e o termo de aprovação do Comitê de ética, nos casos em que se fizer necessário. |
Contribuição dos Autores
São identificados como autores todos que contribuíram para concepção, desenvolvimento e análise dos dados apresentados. Sendo assim, após aprovação do manuscrito, será solicitado ao autor correspondente que informe as contribuições de cada autor para um dos papéis: Problematização e Conceituação; Análise; Escrita; Aprovação final. Esta informação será solicitada na etapa de editoração e será inserida na seção “Contribuição dos autores” ao fim do manuscrito. |
Disponibilização dos dados de pesquisa
Na fase de editoração, será solicitado ao autor correspondente que informe sobre os dados de pesquisa relacionados com o artigo, sendo oferecida as opções: (1) Os dados estão disponíveis em (citar o repositório e o DOI dos dados depositados); (2) Os dados serão fornecidos mediante solicitação; (3) Todos os dados foram gerados ou analisados nesse estudo; (4) Não se aplica. |
Financiamento
Agradecimentos pelo apoio financeiro recebido de instituições de fomento para a realização da pesquisa e/ou a elaboração do manuscrito deverão ser informados, se houver. O nome da agência financiadora deve ser escrito por extenso, seguida do número do subsídio (grant). Caso a pesquisa não tenha sido financiada por uma bolsa de projeto específico, as seguintes informações deverão ser incluídas: “Esta pesquisa não recebeu bolsa específica de qualquer agência de financiamento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos”. Esta informação será solicitada na etapa de editoração e será inserida na seção “Financiamento” ao fim do manuscrito. |
Agradecimentos
Deverão incluir a colaboração de pessoas, grupos ou instituições que mereçam reconhecimento, mas não tenham justificadas suas inclusões como autores. Esta informação será solicitada na etapa de editoração e será inserida na seção “Agradecimentos” ao fim do manuscrito. |
Contato
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |