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(Atualizado: 15/03/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

O Cadernos EBAPE.BR é um periódico on-line com foco na área de Administração, mantido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE). Anteriormente chamado de Cadernos EBAP, publica desde 1980 artigos inéditos em sua totalidade, e sua periodicidade atual é bimestral.

O título abreviado do periódico é Cad. EBAPE.BR, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Escopo editorial

 

Seu objetivo é promover o debate de temas relevantes na Administração baseando sua linha editorial em perspectivas interdisciplinares e críticas. O público-alvo do Cadernos EBAPE.BR inclui professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Administração e áreas afins, bem como profissionais da administração no Brasil e no exterior.

A linha editorial do Cadernos EBAPE.BR almeja a constituição de um espaço de livre acesso para o debate acadêmico com a publicação de pesquisas empíricas, ensaios teóricos, estudos de caso e resenhas bibliográficas relacionados à área de Administração, cujos temas sejam voltados à discussão do campo organizacional, privilegiando o debate e a pluralidade de ontologias, epistemologias, metodologias e abordagens teóricas nos estudos organizacionais.

 

 

Propriedade intelectual

 

O periódico on-line Cadernos EBAPE.BR, atualmente classificado como A2 pelo sistema de avaliação Qualis Capes, em sua grande área Administração, Ciências Contábeis e Turismo, tem como missão promover o debate de temas relevantes na área da Administração, baseado em perspectivas interdisciplinares e críticas, almejando a constituição de um espaço acadêmico de livre acesso por meio da publicação de artigos qualificados.

O processo editorial do Cadernos EBAPE.BR, desde a submissão do manuscrito até a sua aprovação para publicação, envolve diversas partes: autor(es), editor, editores associados, corpo editorial, avaliadores e equipe editorial – assim, mostra-se indispensável o cumprimento das normas éticas aplicadas pelo periódico em todas as fases do processo editorial.

Cadernos EBAPE.BR, como periódico de abrangência nacional e internacional, sustenta-se nas condutas éticas dispostas nos regulamentos do Committee on Publication Ethics  (COPE), da Scientific Electronic Library Online (SciELO) – Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil – e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) – Boas práticas da publicação científica – um manual para autores, revisores, editores e integrantes do corpo editorial, que estabelecem parâmetros de boas práticas editoriais. O Cadernos EBAPE.BR está de acordo e assina a Declaração San Francisco (DORA) e ao Código de Ética e Conduta da Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Cada membro da Estrutura Editorial do periódico, no exercício de suas funções, assume responsabilidades alicerçadas em condutas éticas no que tange às relações de gênero, religião e política, garantindo sua neutralidade ao longo do processo editorial.

Cadernos EBAPE.BR tem o plano para backup eletrônico e preservação do acesso ao conteúdo da revista em caso que não seja mais publicado, todo o acervo estará disponível no Repositório FGV de Periódicos e Revistas.

AÇÕES APLICADAS PELO PERIÓDICO EM CONSONÂNCIA COM AS NORMAS ÉTICAS
Diretrizes éticas obrigatórias aos autores:
O(s) autor(es) deve(m) seguir as diretrizes éticas e de conduta, sob pena de sanções aplicadas pelo editor e equipe editorial, que se veem no direito de suspender ou revogar os privilégios de publicação em qualquer etapa do processo editorial, bem como solicitar esclarecimentos e/ou edições no artigo.
Diretrizes éticas obrigatórias ao corpo editorial e avaliadores:
O corpo editorial e os avaliadores que atuam na análise dos manuscritos designados para sua apreciação não devem apresentar conflitos de interesses relacionados à pesquisa e/ou aos financiadores da pesquisa, não atuando em caráter pessoal e mantendo a conduta adequada na apresentação de seus argumentos e recomendações ao(s) autor(es). Deve-se aceitar para avaliação somente os manuscritos que se enquadram em sua área de atuação/expertise, visando a garantir a emissão de parecer coerente e relevante.
Diretrizes éticas obrigatórias à equipe editorial (Editor, Editores Associados, Secretaria Editorial) e ao(s) autor(es):
A equipe editorial deve preservar o anonimato de todos os envolvidos no processo editorial e não apresentar conflito de interesses relacionados à rejeição ou aprovação dos manuscritos ao longo do processo editorial.

  • Copyright

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiros. A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.

  • Plágio

Prezando pela ética editorial dos estudos submetidos e publicados, o Cadernos EBAPE.BR utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo/plagiarismo (Crossref Similarity Check). Além disso, conta com a colaboração dos pareceristas, que, no momento da avaliação double blind, notificam à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.

  • Transparência editorial

Todas as etapas do processo editorial, a estimativa de prazos etc. são informadas no fluxograma,  disponível na página do periódico para consulta dos públicos interno e externo (corpo editorial, autores, leitores). Os dados estatísticos anuais também podem ser acessados pelos órgãos de regulação e classificação do periódico e pela comunidade acadêmica como um todo.

  • Originalidade do artigo

Os artigos científicos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino submetidos devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico ou veículo de divulgação, excetuando-se trabalhos apresentados em Anais de congressos. Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiros. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

  • Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais

Antes da publicação oficial do artigo na página da revista e nos indexadores, o periódico se responsabiliza por enviar a versão final do manuscrito para aprovação de publicação pelo(s) autor(es), junto com a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais nominal (modelo interno institucional), para assinatura e validação.

  • Retratação

Os procedimentos adotados pelo Cadernos EBAPE.BR para o registro e a publicação de erratas, retratações e manifestações de preocupação são baseados nas normas apresentadas pelo indexador e publisher SciELO, que seguem as orientações dos principais comitês de ética, indexação e publicação científica. A principal fonte na área do periódico são as Normas de Retratação do COPE.

 

 

Fontes de indexação e classificação

 
  • Academic Keys
  • Canal Ciência
  • Clase
  • DIADORIM
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ)
  • Directory of Research Journals Indexing (DRJI)
  • EBSCO
  • EconBib
  • Electronic Journals Library
  • ERIH PLUS
  • EuroPub
  • Gale - Cengage Learning
  • GoogleScholar
  • LatAM-Studies
  • Latindex
  • OASISBR
  • Periódicos Capes
  • ProQuest
  • Qualis/Capes
  • Redalyc
  • Redib
  • Road
  • Science Library Index
  • Sherpa/Romeo
  • Spell
  • Ulrich's
  • WorldWideScience.org
 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

  • Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - http://www.ebape.fgv.br
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico (CNPq) http://www.cnpq.br
  • MEC/CAPES
  • MCT/CNPq

 

 

Histórico

 

Por Bianor S. Cavalcanti

Decidiu o Editor da Revista Eletrônica da EBAPE, Professor Marcelo Milano Falcão Vieira, batizá-la com o sugestivo título "Cadernos EBAPE.BR". O nome escolhido não poderia guardar maior expressão simbólica, pois os Cadernos cumpriram papel pioneiro na história do estudo da Administração no Brasil.

Fundada a Escola em 1952, já em abril de 1954 Benedicto Silva inaugurava a série CADERNOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, que se extendeu até 1971, quando foi publicada sua 82ª edição. Desta série de livros de textos, monografias e casos especialmente elaborados para o programa de pesquisas sobre Administração Pública brasileira, expressão de convênio entre a FGV e a Fundação Ford, dependeu em larga medida o ensino no campo disciplinar que, como tal, se instalava no país. O objetivo do programa foi o enriquecimento da bibliografia especializada, com trabalhos que espelhassem a experiência brasileira e contivessem os estudos da problemática administrativa da época, contribuindo para o desenvolvimento de uma doutrina e de uma literatura genuinamente brasileiras no campo da Administração. Ilustres praticantes e estudiosos contribuíram para a série original, como se pode ver a seguir.

Retomada em 1980 a publicação dos Cadernos, em nova série intitulada CADERNOS EBAP, obteve-se a produção de 127 edições, sendo a última em 2002. Visou esta série, mais modesta em seu projeto gráfico-editorial, estimular a circulação de idéias entre professores e alunos da Escola, bem como entre os membros da comunidade acadêmica na área de administração e divulgar, em caráter preliminar, mais restrito, trabalhos acadêmicos e resultantes de consultorias para órgãos públicos e empresas.

É relevante lembrar, ao se ter em conta o programa editorial da EBAPE, a complementaridade das séries CADERNOS, com a Revista de Administração Pública (RAP), editada desde 1967 e hoje consolidada nos meios acadêmico e profissional, bem como com a Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (RPBG), editada em parceria com o INDEG/ISCTE de Lisboa desde 2002.

Novos tempos e novas tecnologias nos impõem o compromisso com a inovação no contexto da contemporaneidade, preparando a ponte infindável para o futuro. Cadernos EBAPE.BR certamente afetará noções de tempo e espaço, bem como linguagens aprendidas em nossa experiência editorial passada. Mas sempre é bom lembrar que o espírito dos Cadernos é o mesmo: compartilhar conhecimento e estar inserido em diálogo silencioso, mas profícuo, com o maior número possível de leitores dedicados à temática da Administração.

Por Marcelo Milano Falcão Vieira (Editor, 2003-2009)

Em 2003 recebi do então diretor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV), professor Bianor Scelza Cavalcanti, e da Chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, professora Deborah Moraes Zouain, a missão de criar uma nova revista. Não partiria do zero. A intenção era revitalizar os há muitos anos existentes Cadernos EBAPE, publicados na forma impressa e, embora de veiculação restrita, bastante úteis na divulgação da produção científica da Escola.

A tarefa solicitada não era fácil. A Ebape já publicava a Revista de Administração Pública (RAP) e, em parceria com o ISCTE, em Lisboa, a Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (RPBG). Por um lado, a nova revista deveria ser um periódico científico com linha editorial própria e bem distinta das já existentes na Ebape e, por outro, proporcionar à comunidade acadêmica na área de Administração no Brasil algo inovador. Deste modo, decidimos por adotar uma linha que clara e explicitamente privilegiasse ensaios teóricos e pesquisas qualitativas, visto que à época nossa comunidade ainda estava sob forte influência positivista, quantitativa e, no que se refere especificamente aos Estudos Organizacionais, fundamentada na Teoria da Contingência Estrutural.

A iniciativa teve muito boa aceitação na comunidade acadêmica. O periódico começou com poucos números anuais (três), mas, desde o início com artigos instigantes, produzidos não apenas por professores brasileiros, mas também estrangeiros de renome, tanto do Norte quanto do Sul. O impacto e a aceitação da revista no meio acadêmico foram logo sentidos pela pequena equipe do Cadernos EBAPE, constituída apenas por mim, pela secretária executiva Vânia Mattos da Silva e pelo assistente editorial Leonardo Darbilly, além, evidentemente, do conselho editorial e de um corpo de avaliadores com quem sempre pude contar de forma constante. Nos momentos iniciais da revista, foram decisivos os apoios institucionais recebidos pela Ebape e, mais tarde, pelo CNPq. Esses apoios permitiram que o periódico avançasse e logo passasse a ter cinco números anuais.

Nos anos que se seguiram, com a crescente regulação e classificação dos periódicos brasileiros, fizemos esforços para inserir o Cadernos EBAPE em bases de indexação e classificação, como o Scielo. Em 2009, após seis anos como editor-chefe e já com a revista plenamente consolidada e reconhecida na comunidade acadêmica da área, passei a editoria à professora Ana Lúcia Guedes, que deu sequência ao trabalho desenvolvido anteriormente e atribuiu, como deve ser, sua marca como editora-chefe, ampliando o conselho editorial e o grupo de avaliadores, em uma transição tranquila e equilibrada.

É preciso deixar claro que a revista sempre se dedicou e continua a se dedicar à publicação de uma produção de conhecimento autônoma, com forte pertinência sociocultural e que, mais que uma revista da Ebape, é um periódico científico da comunidade acadêmica da área que se pauta pelo rigor e impessoalidade na avaliação e publicação dos textos que recebe.

Por Profa. Ana Lucia Guedes (2010-2012)

Em junho de 2009 fui consultada pelo editor-chefe do Cadernos EBAPE.BR, Marcelo Milano Falcão Vieira, quanto ao interesse e disponibilidade para assumir a editoria do periódico, com o propósito de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por ele e sua competente equipe, então comandada por Vânia Mattos da Silva.

Acompanhei por um período de seis meses a alocação das pautas e elaborei em conjunto os editoriais, para garantir "uma transição tranquila e equilibrada". Nosso compromisso foi manter inalterada a política editorial, o que entendo ter cumprido durante o mandato efetivamente exercido, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012. O periódico manteve seu escopo interdisciplinar e crítico, sendo adotada, apenas, uma ampliação temática das contribuições de caráter qualitativo, com a publicação de artigos e ensaios dessa natureza de outros âmbitos e/ou dimensões da Administração.

Ao longo desse mandato, no entanto, o Cadernos EBAPE.BR passou por profundas alterações em suas práticas editoriais, com o propósito de elevar a visibilidade e a reputação do periódico junto à comunidade acadêmica da Administração. Dentre os diversos momentos dramáticos, em face da transição para o sistema de submissão on-line do SciELO (Scientific Electronic Library Online) em 20 de maio de 2010, que visava a conferir transparência ao processo editorial, e do fato de a equipe editorial ser constituída por uma única bolsista, que atuava em meio período, destaco a adoção do controverso procedimento de rejeição editorial como primeira etapa após a submissão. Essa medida proporcionou, no entanto, a elevação da qualidade das cartas editoriais aos autores.

Em paralelo, foram intensificados os esforços de internacionalização do periódico, com a renovação do conselho editorial e o apelo à submissão de artigos em outros idiomas. A revisão das normas de submissão do periódico de acordo com as Boas Práticas da ANPAD resultou em inúmeras manifestações contrárias e favoráveis por parte de autores e membros do corpo editorial. Ao longo desse processo de transformações, a página que hospedava o Cadernos EBAPE.BR no Portal EBAPE/FGV foi revisada inúmeras vezes, foram adotadas regras para os revisores de idioma e formato e foi adotado um novo layout na fase de diagramação dos artigos, para aprimorar sua apresentação eletrônica e impressa. Outro desafio importante foi o projeto de digitalização, conversão e marcação de 25 fascículos retrospectivos do Cadernos EBAPE.BR, publicados entre 2003 e 2009, para veiculação na base de indexação do SciELO, com atribuição de DOI (Digital Object Identifier).

Ao final do mandato, executamos o projeto de inclusão do periódico em um novo host (na Biblioteca Digital do portal da FGV), visando à utilização de novas ferramentas no processo de submissão, avaliação e publicação dos artigos, ao fácil acesso e ao cadastramento de leitores e autores, bem como para atender às demandas específicas das futuras indexações. Esses compromissos foram cumpridos com apoio institucional recebido da Fundação Getulio Vargas e com as propostas de editoração financiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A parte prazerosa das atividades editoriais fica registrada nas mensagens de apoio dos autores, dos avaliadores e dos editores (associados e convidados), mas, também, na elaboração e publicação das chamadas de trabalhos para os números temáticos Echoes of LAEMOS (Latin American and European Meeting on Organization Studies) e Interfaces Público-Privado no Contexto Luso-Brasileiro, em 2010; Gestão Social: Ensino, Pesquisa e Prática e a edição especial de Ensino e Pesquisa em Administração, em 2011. O número temático Rio+20, em 2012, e as chamadas dos números temáticos Development-Management/Development&Management, em 2013 e Management Industry, com publicação em março de 2014. Como parte dos esforços coletivos foram incentivadas contribuições para a Seção Opinião, para manter o privilegiado espaço de debate acerca de temas relevantes para a comunidade acadêmica da Administração.

É importante registrar a criação da posição de editor associado para as seguintes áreas: Alexandre Faria (Estudos Críticos); Alketa Peci (Estudos Organizacionais); Francisco Giovanni Vieira (Estudos em Marketing) e Janann Joslin Medeiros (Estudos em Estratégia). Agradeço muito a todos por terem compartilhado a responsabilidade editorial do Cadernos EBAPE.BR.

Por fim, registro o apoio, a colaboração e a paciência dos editores associados e convidados, dos avaliadores, dos revisores (Angela Cristina da Silva, Evandro Lisboa Freire, Leila Seabra, Newmar Pereira e Robert Stewart) e diagramadores (Patrícia Gonçalves e Maristela Carneiro de Souza), com destaque especial para Fabiana Braga Leal, enfim efetivada como assistente editorial, em abril de 2012.

 

 


 

Corpo editorial

 

Editor-chefe

   

 

Editor adjunto

   

 

Conselho editorial

   

 

Corpo editorial

   

 

Expediente

 

Assistente Editorial
Fabiana Braga Leal – Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, fabiana.leal@fgv.br, https://orcid.org/0000-0003-2741-0408

Auxiliar Editorial
Jackelyne de Oliveira da Silva – Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, jackelyne.oliveira@fgv.br, https://orcid.org/0000-0003-2421-4794

Revisão de idioma e normas do periódico
Angela Cristina da Silva
Maristela Carneiro de Souza

Revisora e tradutora de Espanhol
Diana Holtz

Revisor e tradutor de Inglês
A2Z Serviços de Idiomas e Soluções em Gestão LTDA.

Diagramação
Maristela Carneiro de Souza

Endereço Editorial
Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - 1º andar - Sala 107
CEP: 22231-010 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil 
Telefone: +55 (21) 3083-2731
E-mail: cadernosebape@fgv.br

Periodicidade
Semestral - em 2003. 
Quadrimestral - a partir de 2004. 
Trimestral - a partir de 2005.
Bimestral - a partir de 2022.

 

 


 

Instruções aos autores

 

Forma e preparação de manuscritos

 

O periódico eletrônico Cadernos EBAPE.BR publica contribuições acadêmicas na forma de artigos científicos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino nos idiomas português, inglês e espanhol, de acordo com a política editorial.

TAXA DE APCs
O Cadernos EBAPE.BR não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores.

POLÍTICA DE PLÁGIO
Prezando pela ética editorial dos estudos submetidos e publicados, o Cadernos EBAPE.BR utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO (Open Journal Systems - OJS)
O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

REVISÃO POR PARES / PEER REVIEW
Os artigos aprovados na fase Desk Review serão submetidos à avaliação blind peer review sendo analisados por, pelo menos, dois pareceristas externos às cegas (sem a identificação de autoria e pareceristas) com emissão dos pareceres. O fluxograma editorial do Cadernos EBAPE.BR está disponível no link: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/fluxograma.

PUBLICAÇÃO BILÍNGUE
Visando à internacionalização do periódico Cadernos EBAPE.BR, a partir do v. 16, n. 1 (2018), a publicação do artigo será bilíngue. A tradução do manuscrito aprovado constitui responsabilidade do(s) autor(es):

  • Original em português - tradução para o inglês;
  • Original em inglês - tradução para o português;
  • Original em espanhol - tradução para o inglês;

Os artigos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino devem ser submetidos de acordo com a normatização abaixo.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO

Papel: A4 (29,7 x 21 cm).
Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
Espaçamento entre linhas: simples (incluindo títulos, resumo, abstract, texto, citações e referências).
Parágrafos: alinhamento justificado.

Ter entre 6.000 e 8.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, ilustrações, quadros, notas, apêndices e referências bibliográficas.

Desde outubro de 2020 o periódico Cadernos EBAPE.BR está adotando a normatização da American Psychological Association (APA) para citações e referências bibliográficas. As normas de formatação estão disponíveis em: https://ebape.fgv.br/sites/ebape.fgv.br/files/paginas/out/20/apa_portugues_2020.pdf

ESTRUTURA DO ARTIGO

Título do artigo: os artigos devem conter o título em português, inglês e espanhol, sendo o primeiro no idioma do artigo; somente a primeira palavra e os nomes próprios deverão iniciar com letra maiúscula. Na linha seguinte, título traduzido para o inglês e seguido pelo espanhol, caso o artigo esteja em português. Artigo escrito em inglês deve apresentar tradução para o português seguido, pelo espanhol. Artigo escrito em espanhol deve apresentar tradução para o inglês, seguido pelo português.

Resumo, abstract e resumen: cada qual deverá conter no máximo 250 palavras e apresentar o objetivo, a abordagem, a metodologia, os resultados e as conclusões em um único parágrafo no idioma correspondente, seguindo a mesma ordem de idiomas dos títulos.

Palavras-chave, keywords e palabras clave: no mínimo 3 e no máximo 5, iniciadas por letra maiúscula, separadas por ponto, no idioma correspondente.

Corpo do texto: Iniciar logo após a apresentação dos itens acima, sem inserção de nova página a cada subtítulo. As partes convencionais de um artigo científico teórico - empírico devem incluir: introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão e referências. Ensaios teóricos devem apresentar formatação do texto coerente com a abordagem adotada pelo autor.

Quantidade de submissões: a política editorial do Cadernos EBAPE.BR limita o número de envio de artigos, por autor, a duas submissões por ano, independentemente de sua posição na autoria; e não permite a re-submissão de versão modificada de artigo rejeitado.

Quantidade de autores: desde junho de 2020, o número máximo de autores por artigo é 4; não serão permitidas alterações (remoção, inclusão e substituição) na autoria dos artigos após a submissão online. Solicitações de alteração de autoria implicam em arquivamento do artigo.

Identificação da autoria e coautoria: o arquivo do artigo não deve conter identificação do autor ou dos coautores. Se for possível identificar a autoria no corpo do texto ou nas referências, o artigo será arquivado.

Os autores serão identificados em um arquivo separado que deve conter o título do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), a(s) instituição(ções) a que esteja(m) vinculado(s), o(s) cargo(s) que ocupa(m), endereço, e-mail e formação acadêmica. Quando o trabalho for escrito por vários autores, é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um.

Sobreposição de publicação: a publicação de dois artigos com considerável sobreposição não é aceitável, mesmo que em diferentes periódicos acadêmicos. Várias publicações que tenham um único conjunto de dados só devem ser permitidas: (a) se não for possível escrever um único artigo dentro do número máximo de 30 páginas; (b) se os artigos apresentarem abordagens e finalidades distintas. O editor deve ser avisado quando da submissão caso o artigo esteja de alguma forma publicado online.

Originalidade do artigo: os artigos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino submetidos devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico ou veículo de divulgação, excetuando-se trabalhos apresentados em Anais de congressos.

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

Somente serão encaminhados para blind review pelos membros do corpo editorial os artigos que se enquadrarem nestas normas de submissão e que tenham sido enviados pelo sistema de submissão online. O mesmo procedimento deverá ser adotado na submissão de resenhas e estudos de casos & ensino.

Resenhas bibliográficas: são revisões críticas de livros e publicações científicas ou de interesse científico, nacionais ou estrangeiros, no campo de Administração. Uma resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, constituindo, portanto, contribuição teórica ou científica ao campo. Nesse sentido, uma resenha não só informa o lançamento ou existência da obra, mas deve oferecer alguma contribuição, seja ao tema, seja ao campo de estudo da obra em questão, por meio da sua análise crítica.

A primeira página deve: conter título, nomes dos autores e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do autor da nota; ter no máximo 3 páginas e apresentar na última lauda a capa do livro digitalizada.

Estudos de Casos & Ensino: os documentos devem obedecer às mesmas regras de submissão do periódico no que tange aos números mínimo e máximo de palavras e à formatação/normatização. O trabalho deverá ser dividido em duas partes: uma formada pelo caso em si e a outra na qual se apresentará as notas de ensino e/ou pesquisa.

Em caso de aprovação do artigo, da resenha bibliográfica ou estudos de casos & ensino para publicação, os direitos de copyright (inclusive, os direitos de tradução) são cedidos pelo(s) autor(es) ao periódico Cadernos EBAPE.BR.

 

 

Envio de manuscritos

 

Os artigos, resenhas bibliográficas e estudos de casos & ensino devem ser submetidos pelo sistema de submissão online ScholarOne: https://mc04.manuscriptcentral.com/cebape-scielo

 

 

Boas práticas

 

Como publicar seu artigo: uma breve orientação

Considerando o alto nível de exigência, ter seu artigo publicado não é uma tarefa fácil. Assim, preparamos algumas dicas para lhe ajudar nesse processo.

Por que publicar seu artigo?

Você tem algo relevante a dizer, ou seja, seu trabalho é inovador e tem potencial de contribuir para a teoria preenchendo alguma lacuna, ou contribuindo para a construção de uma sociedade ou uma organização melhor.

Por que você deve considerar publicar no Cadernos EBAPE.BR?

As revistas científicas não são todas iguais. Portanto, certifique-se de enviar seu artigo para a revista mais adequada. Reflita sobre as seguintes questões:

  • Meu artigo se encaixa nos objetivos, escopo e área de interesse da revista?
  • Que tipos de submissão a revista aceita?
  • Quem lê essa revista? Esse público se interessará pela minha pesquisa?

Por exemplo, Cadernos EBAPE.BR é uma revista que aceita tanto ensaios teóricos quanto pesquisas empíricas. Entretanto, essa publicação não é dedicada a área de administração pública. Os tópicos dessa área podem ser abordados somente como pano de fundo para discussões mais amplas.

Além disso, certifique-se de seguir as diretrizes da revista (limite de palavras, formatação). Em caso de dúvidas, acesse as normas de submissão ou entre em contato conosco.

Meu artigo é relevante?

Se você ainda não tem certeza sobre a relevância de seu artigo, reflita sobre as seguintes questões:

  • Quem estaria interessado?
  • Como sua produção contribui para desenvolver o conhecimento já existente?
  • Qual é a relevância de sua pesquisa?
  • Você tem certeza sobre as descobertas compartilhadas no artigo?

Submissões de alto e baixo risco

Colegas da Sage distinguem os artigos submetidos como de alto ou baixo risco. Uma submissão de alto risco é a conversão de um trabalho de pesquisa maior e mais profundo (como uma tese ou dissertação) em um artigo. Não nos entenda mal, estamos ansiosos para saber mais sobre sua tese. Entretanto, certifique-se que o manuscrito submetido não seja um mero “copiar e colar” de outro trabalho.

Um artigo também é considerado de alto risco:

  • Quando uma parte dele já foi publicado em algum outro lugar;
  • Quando o manuscrito apresenta um número de palavras 30% acima ou abaixo do estabelecido pela revista;
  • Quando o tema do artigo não condiz com o foco da publicação.

Dito isso, o que é um artigo considerado de baixo risco?

  • Artigos escritos para a revista, atendendo ao gênero e escopo da publicação;
  • Trabalhos relacionados com os debates travados no campo;
  • Artigos que fazem referência a publicações relacionadas.

O que devo fazer ao preparar meu artigo?

Antes de mais nada, leia todas as orientações oferecidas. Além disso:

  • Certifique-se de ter usado o estilo APA na formatação de citações e referências;
  • O número de palavras de seu texto deve ficar dentro dos limites estabelecidos;
  • Verifique se a formatação geral de seu artigo (tabelas, figuras) está correta;
  • Garanta que não haja elementos no texto identificando sua autoria;
  • Aprimore a qualidade do texto antes de submetê-lo (siga as convenções da redação acadêmica);
  • Certifique-se de que seu manuscrito esteja completo e bem escrito;
  • Esteja seguro de ter recebido permissão para uso de material protegido por direitos autorais (incluindo aqueles obtidos na Internet);
  • Revise seu manuscrito no mínimo três vezes antes de enviá-lo;
  • Envie à editora ou editor uma carta de apresentação: seja breve e destaque as características mais importantes do seu artigo;
  • Considere incluir dados suplementares, caso essa providência agregue valor ao conteúdo;
  • Assegure-se de ter aderido a todas as melhores práticas éticas em publicação, incluindo relacionar os autores usados como referência, agradecimentos, alerta de quaisquer conflitos de interesse e evitar todo e qualquer tipo de plágio.

Boas práticas de redação acadêmica

  • Título: evite títulos longos (dez palavras é um bom limite);
  • Resumo: deve conter a pergunta de pesquisa, uma breve exposição do desenho do estudo (se for o caso), os achados e, sobretudo, as implicações de seu trabalho;
  • Introdução: apresenta uma breve contextualização do estudo, expondo com clareza e de maneira envolvente a pergunta de pesquisa e o objetivo e a relevância do trabalho. A introdução deve enfatizar claramente a contribuição incremental e a originalidade do estudo, e indicar de forma breve e clara seu objetivo e motivação. Também é uma boa prática esclarecer como o artigo está estruturado;
  • referencial teórico, também chamado de revisão de literatura, é a base sobre a qual as hipóteses serão construídas (se for esse o caso). São apresentados o estado da arte da área em estudo e os debates relacionados ao tema, bem como os achados que serão discutidos e analisados. Você pode usar estudos seminais, mas, como regra geral, esperamos que você adote como referência artigos publicados em periódicos de alto impacto nos últimos cinco anos;
  • Desenho da pesquisa é a seção na qual são apresentados o protocolo de pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos (como os dados foram coletados e tratados). Essa explicação deve ser clara para permitir a replicação da pesquisa. Seu projeto de pesquisa deve ser descrito em detalhes, explicando as escolhas metodológicas adotadas e por quê;
  • Achados: usando o método escolhido, você deve apresentar os resultados da pesquisa;
  • discussão é a seção na qual você confronta suas descobertas com o referencial teórica;
  • Implicações: descreva as contribuições e impactos de sua pesquisa para o campo, sociedade e organizações;
  • Conclusão: não se limite a repetir os resultados já apresentados. Nessa seção, é bom reforçar as contribuições, incluir diretrizes para futuras pesquisas e práticas, e expor as limitações. Não vá além das evidências obtidas no estudo.

"CASOS DE ENSINO – dicas e cuidados para a submissão"

O objetivo da seção Estudos de Casos & Ensino do Cadernos EBAPE.BR é promover a produção e utilização de casos de ensino em Administração, contribuindo para um maior diálogo entre os cientistas e a produção tecnológica, bem como a aplicação dessa metodologia de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação e pós-graduação da área de Administração e Administração Pública.

Abaixo, os elementos da estrutura básica e essencial para o Caso de Ensino: 

(a) Descrição inicial do contexto e do problema (apresentação dos personagens envolvidos, contexto de tomada de decisão ou situações da empresa, etc.); 

(b) Antecedentes da empresa objeto do processo (histórico, setor de atividade, principais produtos e/ou mercados, indicadores financeiros, etc.); 

(c) Descrição detalhada do contexto e do problema; 

(d) Conclusão do caso; 

(e) Notas de ensino e aplicação do caso. 

O que acontece a seguir?

Como todas as submissões são online, logo após enviar seu manuscrito, você receberá um aviso e número de referência. Guarde bem esse número. Você precisará dele para acompanhar a evolução do seu manuscrito no processo de análise.

Primeiramente, verificaremos se o seu manuscrito seguiu todas as diretrizes, encaminhando-o em seguida a Editoria Associada e à Editora-Chefe ou Editor-Chefe para revisão documental. São dois os resultados possíveis: a) seu manuscrito é aceito e encaminhado para revisão pelo sistema duplo-cego; ou b) o artigo é rejeitado.

A rejeição após revisão documental ocorre quando os editores ou editoras identificam que o artigo não se enquadra aos propósitos da revista, não está de acordo com as convenções da redação acadêmica, está mal apresentado (com erros de gramática, formatação incorreta), ou retrata uma pesquisa com metodologia inadequada ou sem boa base bibliográfica.

Antiplágio

Se o artigo for designado como pré-aprovado na fase Desk Review pelos editores, será analisado o percentual de similaridade utilizando o software Crossref Similarity Check (Sistema Antiplágio). Caso o percentual seja superior ao esperado pelos editores, o artigo será rejeitado ou o retorno ao(s) autor(es) de forma que seja reescrito o conteúdo textual semelhante.

Uma nova verificação de similaridades será feita caso o artigo seja aprovado para publicação.

Após a revisão no sistema duplo-cego, são quatro os resultados possíveis:

  • Aceito sem alterações – ocorre muito raramente;
  • Pendente de pequenas revisões – são artigos que tendem a ser aceitos, desde que os autores façam ajustes menores recomendados pelos revisores;
  • Pendente de revisões substanciais – são manuscritos que precisam de ajustes importantes. Dependendo do grau de revisão necessário (são vários os fatores envolvidos nessa decisão), o artigo pode precisar ser resubmetido;
  • Rejeição após revisão – esse resultado pode ocorrer na primeira, segunda ou até mesmo na terceira rodada de revisão. São diversos os motivos que podem levar a rejeição do manuscrito, entre eles o estilo de redação, falhas na metodologia, falta de discussão e implicações, ou mesmo conclusões insuficientes.

Como agir no caso de ajustes do manuscrito após revisões

  • Primeiramente, faça a análise com calma e não leve o resultado do processo para o lado pessoal. Considere os comentários de editores e revisores;
  • Cumpra os prazos solicitados para revisão;
  • Certifique-se de assinalar as alterações feitas, ponto a ponto (uma boa prática é criar uma tabela: do lado esquerdo replique o comentário do revisor e do lado direito, o que você mudou – ou não – em seu manuscrito, justificando);
  • Caso não consiga atender a todas as recomendações e críticas, indique o motivo;
  • Atue com educação e de forma positiva e construtiva;
  • Esteja ciente de que a interação durante o processo de revisão pode levar duas ou três rodadas.

Como agir no caso de ter seu manuscrito rejeitado

  • Sabemos que é um resultado frustrante, mas considere que as críticas são feitas para que a pesquisa seja melhorada;
  • Leia com atenção os relatórios dos revisores e a carta preparada pela editoria da revista;
  • Procure entender as razões da rejeição: foi submetido no período correto? Essa pesquisa é fundamental? Ocorreu algum problema específico?
  • Procure trabalhar novamente no artigo.

O que acontece quando seu artigo é aceito?

Uma vez que o artigo foi aceito para publicação, ele será encaminhado para a equipe de produção para processamento. Você terá que assinar um formulário que formaliza sua contribuição com a revista, a “Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais”.

O artigo será alocado em uma pauta de espera ou direcionado a uma edição específica. O artigo será ou deverá ser revisado no idioma específico como também seguir as normas de formatação do periódico. A versão traduzida (inglês ou português), seguindo as diretrizes do periódico referente ao idioma de submissão deverá ser entregue sob responsabilidade e custeio do(s) autor(es). Antes de ser publicado, uma nova verificação de similaridades (Antiplágio) será aplicada, para então prosseguir com a diagramação do artigo e validação pelo(s) autor(es).

Promovendo sua publicação

A mídia social ajuda a ampliar a disseminação de sua pesquisa e permite que os usuários se envolvam com sua publicação. Esse tipo de mídia permite uma conversa bidirecional em vez de uma comunicação unidirecional.

Boa sorte e conte conosco!

 

 


 

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