ISSN 0100-1965 versão impressa
ISSN 1518-8353 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivos e política editorial

A revista Ciência da Informação destina-se à publicação de trabalhos originais relacionados com a Ciência da Informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor de informação, tanto bibliográfica quanto não bibliográfica, em ciência e tecnologia.

Nesse contexto, entende-se como Ciência da Informação a área de estudos, de propósitos investigados e analíticos, interdisciplinar por natureza, que tem por objetivo o estudo dos fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações em todos os campos do saber.

Por atividade do setor de informação consideram-se aquelas desenvolvidas pelo conjunto de instituições, públicas e privadas, e relacionadas com o processo de geração, análise e processamento, difusão e utilização de conhecimentos e dados comunicáveis, no campo das ciências e das técnicas. O setor engloba, portanto, componentes de vários outros setores e subsetores, como os da educação, cultura e pesquisa, indústria editorial, indústria da comunicação de massa nos seus aspectos relacionados com a comunicação e divulgação da ciência, indústria de informática, indústria reprográfica e micrográfica, telecomunicações e teleinformática.

 

Normas editoriais

1. Serão aceitos originais inéditos para serem submetidos à aprovação de avaliadores que sejam especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.

2. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista na qual o seu artigo tenha sido originalmente publicado.

3. Os originais serão publicados em língua portuguesa ou em língua espanhola.

4. A redação se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. As provas tipográficas não serão enviadas aos autores.

5. Os artigos publicados na revista Ciência da Informação podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja obtida autorização expressa da direção da revista e do respectivo autor, e seja consignada a fonte de publicação original.

6. Os autores receberão dois exemplares da revista.

7. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

8. A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

  • Artigos: compreende textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matéria de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas.
  • Comunicações: compreende relatos breves sobre temas de atualidade, trabalhos de pesquisa ou projetos, em andamento ou recém-concluídos, que sejam relevantes e que mereçam rápida divulgação.
  • Relatos de experiências: compreende notas, artigos, comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de informação, cuja divulgação possa contribuir para o melhor conhecimento dos recursos informacionais disponíveis no país e para a solução de problemas técnicos do setor.
  • Documentos: compreende textos, inéditos ou não, que se refiram a aspectos históricos, documentos não convencionais de circulação limitada, resultados de análises e levantamentos sobre o setor de informação elaborados por iniciativa de diferentes instituições, relatórios de consultorias etc.
  • Recensões: compreende análises críticas de livros e de periódicos recentemente publicados, como também de dissertações e teses.

 

Apresentação dos trabalhos

Formatos: todas as colaborações devem ser enviadas, de preferência, em disquete, acompanhado de uma cópia em papel, com entrelinhamento duplo. O disquete (3 1/2 "ou 5 1/4") será aceito se o trabalho estiver em qualquer um dos editores de texto seguintes: Microsoft Word for Windows, Microsoft Word for Macintosh e Word Perfect.

Excepcionalmente, aceitam-se textos datilografados em máquina elétrica ou eletrônica, com o uso de tipo courier, fita de polietileno e papel branco de tamanho A4 (21 x 29,7 cm), com entrelinhamento duplo e com 30 linhas de 70 batidas por lauda, numeradas consecutivamente.

Deve-se observar, em ambos os casos, a ortografia oficial e conter, na primeira lauda do original, o título do trabalho, nome completo do autor, minicurrículo, endereço postal e número do telefone, fax ou telex.

Título do trabalho: o título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

Resumo: deve ser incluído um resumo informativo de aproximadamente 200 palavras, em português, acompanhado de sua tradução para o inglês, datilografado com entrelinhamento duplo, na segunda lauda do original.

Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

Notas: notas referentes ao corpo do artigo devem ser indicadas com um asterisco alto, imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé do texto.

Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Materiais gráficos: fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustracões enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

Quadros: os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde os quadros devem ser intercalados.

Referências bibliográficas: as referências bibliográficas, redigidas segundo a norma NBR 6023/1989 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser numeradas na ordem seqüencial em que aparecem no texto e constituir uma lista única numerada, no final, do artigo. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor.

Os trabalhos devem ser enviados para o Serviço de Editoração da Ciência da Informação, lnstituto Brasileiro de lnformação em Ciência e Tecnologia, no endereço abaixo.

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]

SAS, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
70070-914 Brasília, DF - Brasil
Tel.: +55 61 217-6161
Fax: +55 61 321-4888


ciinf@ibict.br