ISSN 0102-8529 versão impressa
ISSN 1982-0240 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A política editorial da Contexto Internacional estabelece que o trabalho deve ser de interesse acadêmico e representar um novo pensamento no âmbito das relações internacionais. Serão selecionados os artigos que contribuem para a compreensão da pluralidade das perspectivas presentes no mundo acadêmico.

Todos os artigos que cumprirem os quesitos abaixo terão sua publicação condicionada a um processo de avaliação double-blind. Eventual modifications will be discussed with and approved by the author.

Os artigos publicados pela revista são de exclusiva responsabilidade de seus autores e podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte.

A seleção dos artigos para publicação ocorrerá com base nos seguintes critérios:

  • Adequação temática à área de conhecimento das Relações Internacionais no sentido amplo.
  • Atualidade e importância do tema e originalidade em seu tratamento;
  • Universalidade do tema assegurando que o trabalho possa atingir também um público não especializado;
  • Consistência e qualidade dos dados e das fontes que fundamentam a pesquisa empírica e/ou a discussão teórica;
  • Organização, redação e argumentação claras do trabalho.
  • Adequação às normas de preparação descritas abaixo.

 

Forma e preparação de manuscritos

1. Serão aceitos unicamente trabalhos inéditos, em português, inglês ou espanhol, entretanto a publicação será feita somente em português.

2. Eventuais sugestões de modificações apresentadas pelos pareceristas ou pelo copidesque serão acordadas com o autor.

3. Todas as referências e citações que podem identificar os autores devem ser removidas.

4. Os trabalhos devem estar configurados com espaçamento duplo, margem padrão, fonte Times New Roman 12, e salvos no programa Word para Windows.

5. Os artigos devem ter não mais que 8.000 palavras, incluindo as referências, e apresentar, em português e em inglês, os seguintes itens:

  • título,
  • 4 palavras-chave,
  • um resumo de não mais que 700 palavras em português e inglês,
  • uma frase em português contendo o objetivo do artigo.

6. Para citações e referências bibliográficas, a Contexto Internacional adota as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), <http://www.abnt.org.br>.

7. As citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para a língua portuguesa, e as pequenas (até 40 palavras) devem ser inseridas no texto entre aspas duplas e sem itálico.

8. As citações longas (mais de 40 palavras) devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, tamanho da fonte 10 pt, espaçamento simples entre linhas e sem aspas. A referência, quando existir, deve ser incluída logo após a citação e antes do sinal de pontuação.

9. Notas de roda pé devem se limitar a notas discursivas, somente.

10. As referências bibliográficas, quando necessárias, devem aparecer no corpo do texto, com o sobrenome do autor, a seguir o ano de publicação e número da página, quando necessário.

  • Exemplo 1:
    A tese de Hobbes de que valores e normas são uma criação humana, significa, para Johnson, sua sujeição a mudanças e a interpretações pessoais, refletindo apenas um certo arranjo de poder em um certo tempo na história (JOHNSON, 1996, p. 246). O realismo, conclui o autor, ainda é a doutrina mais apta a identificar e analisar os arranjos de poder. Hobbes, no entanto, certamente não concordaria com a ausência de preocupação ética desta leitura de sua obra.
  • Exemplo 2:
    Analisando os ciclos hegemônicos, Fernand Braudel (1998) constatava que, sempre que os lucros do comércio e da produção se acumulavam além dos canais possíveis de investimento, este era um “sinal do outono” (ver DUPAS, 2002). As expansões financeiras daí decorrentes provocavam duas tendências complementares: hiperacumulação e competição intensa por capital. Expansões do comércio e da produção [...], sustentando uma atividade financeira divorciada da produção.

11. No final do artigo, deve ter uma lista das referências bilbiográficas em ordem alfabética seguindo as seguintes regras:

  • Livros
    Sobrenome do autor (caps lock), primeiro nome do autor, título do livro (em negrito), edição/ número (se não for a primeira edição), local de publicação, editora, ano de publicação. Example: CAMARGO, Sonia de; OCAMPO, José María Vasquez. Autoritarismo e democracia na Argentina e Brasil. São Paulo: Editora Convívio, 1988.
  • Artigos
    Sobrenome do autor (caps lock), primeiro nome do autor, título do artigo, nome da revista onde foi publicado (em negrito), local de publicação, volume da revista, edição/número da revista, número da página. Example: HERZ, Mônica. A dimensão cultural das Relações Internacionais e os atores não-governamentais. Contexto Internacional, ano 4, n. 8, p. 69-82, 1988.
  • Capítulo de livro
    Sobrenome do autor (caps lock), primeiro nome do autor, título do capítulo, seguido da expressão “In:”, sobrenome do autor do livro, incial do primeiro nome do autor do livro, função desenvolvida pelo autor do livro em pareteses e abreviado, título do livro em negrito, local de publicação, nome da editora, ano de publicação, páginas do capítulo. Example: PUTNAM, Robert D. Diplomacy and domestic politics: the logic of Two-Level Games. In: EVANS, P. B.; JACOBSON, H. K.; Putnam, R. D. (Ed.). Double-edged diplomacy: international bargaining and domestic politics. Berkeley: University of California Press, 1988-1993. p. 431-468.
  • Artigo de jornal
    Sobrenome do autor (caps lock), primeiro nome do autor, título do artigo, nome do jornal em negrito, cidade, dia, mês e ano de publicação. Example: MORALES-SOLÁ, Joaquín. La Argentina frente el nuevo orden mundial. La Nación, Buenos Aires, 23 fev. 2003.
  • Dissertações e teses
    Sobrenome do autor (caps lock), primeiro nome do autor, título da dissertação ou tese, ano de apresentação, número de páginas, tipo de documento (dissertação ou tese), instituição acadêmica, local e data de apresentação. Example: SANTANA, Helton R. P. Área de Livre Comércio das Américas (ALCA): determinantes domésticos e política externa brasileira. 2000. 135 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – IRI/PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2000.
  • Artigo apresentado em seminário
    Sobrenome do artigo (caps lock), primeiro nome do autor, título do artigo apresentado, seguido da expressão “In:”, nome do evento, número do evento (se tiver), ano quando aconteceu o evento, cidade. Example: LIMA, Maria Regina Soares de; SANTOS, Fabiano. O Congresso Brasileiro e a política de comércio exterior. In: ENCONTRO DA LATIN-AMERICAN STUDIES ASSOCIATION (LASA), Chicago, 1998.
  • Documentos na internet
    Sobrenome do autor (caps lock), título do document, nome do site em negrito, dia, mês e ano do documento, endereço URL, data quando o documento foi acessado. Example: KHALIL, Ashraf. Iraq’s women see victory in constitution. Middle East Online, 4 mar. 2004. Available in: < http://www.middle- east-online.com/English/?id+9089>. Checked in: 10 mar. 2004.

12. O autor receberá até três cópias da revista que tiver seu artigo publicado.

13. Solicita-se que seja enviado, separadamente, um breve currículo do autor que contenha a titulação, a função que exerce atualmente e as publicações recentes.

14. Os manuscritos que não cumprirem estas exigências serão devolvidos com indicação dos passos a seguir para sua adequação.

 

Envio de manuscritos

Toda correspondência deve ser enviada para: npp@puc-rio.br.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua Marques de São Vicente, 225 - Casa 20 - Gávea
222453-900, Rio de Janeiro RJ Brasil
Tel.: +55 21 3527-1559
Fax: +55 21 3527-1560


npp@puc-rio.br