ISSN 0102-8529 versão impressa
ISSN 1982-0240 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Contexto Internacional é comprometida com a publicação de estudos acadêmicos, teórica e analiticamente robustos e originais, em Relações Internacionais e áreas afins. A Contexto é particularmente indicada para artigos inovadores, investigativos e exploratórios, que forneçam ideias sobre as realidades e conhecimentos locais derivados do Sul Global ou de seu entorno.

A Revistaé publicada em inglês, três vezes ao ano. São aceitas submissões de artigos, resenhas temáticas e resenhas de livros. Também são aceitas propostas para edições especiais que tratem principalmente de temas relevantes para os problemas e processos políticos que afetam o Sul Global e para o desenvolvimento de uma compreensão mais diversa das Relações Internacionais.

A Contexto Internacional adota uma política rigorosa de revisão cega por pares (double-blind). A resposta da primeira fase de análise é normalmente fornecida em 120 dias, a contar da data de submissão.

Os autores devem possuir título de doutorado ou estarem correntemente matriculados em um programa de doutorado em Relações Internacionais, Ciências Políticas ou áreas afins. Os editores se reservam o direito de rejeitar antes da revisão manuscritos que não se adequarem à revista, como em caso de inadequação à política e/ou escopo editorial da Contexto Internacional, desenvolvimento analítico inapropriado ou impreciso, formatação inconsistente ou não-observância às orientações aos autores e estilo de escrita pobre (esta lista não é exaustiva).

 

Forma e preparação de manuscritos

A Contexto Internacional utiliza o ScholarOne Manuscripts na revisão por pares dos manuscritos recebidos. Por favor, leia o manual para autores do ScholarOne antes de realizar a submissão de um artigo. Orientações completas sobre como preparar e enviar o seu manuscrito encontram-se abaixo.
Serão considerados apenas os manuscritos que atenderem rigorosamente às seguintes condições: terem sido enviados somente à Contexto; não terem sido publicados anteriormente e tampouco estarem sob avaliação para publicação em outros meios. Contribuições para a Contexto devem se basear em pesquisas originais e serão submetidas à revisão por pares a critério do Conselho Editorial.

Orientações Gerais

  • Os artigos poderão ser submetidos em inglês (idioma oficial da revista), francês, português e espanhol. As propostas serão analisadas no idioma original da submissão. Se o processo de revisão resultar na aceitação para publicação, será de exclusiva responsabilidade do autor traduzir o artigo para o inglês. A Contexto reserva-se o direito de rejeitar artigos que, embora tenham sido previamente aceitos para publicação, apresentem qualidade linguística da tradução para o inglês insuficiente. Qualquer estilo ortográfico consistente pode ser utilizado. Use aspas simples, exceto quando ‘uma citação esteja “dentro” de outra citação’.
  • Os artigos devem ter entre 7.000 e 10.000 palavras (incluindo notas e referências), não conter jargões e ser escritos da forma mais clara e concisa possível. Artigos não solicitados não poderão ser devolvidos. Os autores devem apresentar uma contagem de palavras em seus manuscritos.
  • Os manuscritos devem conter os seguintes itens, na ordem que se segue: título; resumo; palavras-chave; texto principal; agradecimentos; referências; quadro(s) com legenda(s) (em páginas individuais); lista de figuras.
  • Os resumos devem ter entre 100 e 150 palavras e são obrigatórios para todos os trabalhos enviados.
  • Cada trabalho deve ter de 5 a 7 palavras-chave.
  • Todos os autores devem incluir seus nomes completos, filiações, endereços postais, números de telefone, e endereços de email na capa do manuscrito. Apenas um (co-)autor deve ser identificado como o autor correspondente. As filiações de todos os co-autores devem corresponder ao local onde a pesquisa foi realizada. Se houver mudança de filiação de qualquer um dos co-autores durante o processo de revisão paritária, a nova filiação poderá ser incluída como nota de rodapé. Note, porém, que nenhuma alteração poderá ser feita após a aceitação do artigo.
  • O uso de linguagem não-discriminatória é obrigatória para todos os manuscritos. Sexismo ou racismo não devem ser utilizados.
  • Os manuscritos devem ter espaçamento duplo ao longo de todo o texto (incluindo todas as citações, notas finais e referências). As margens devem ser grandes de ambos os lados das páginas, as quais devem estar numeradas consecutivamente.
  • As notas devem ser assinaladas claramente no texto por números acima dos pontos ao final de uma sentença, bem como listados consecutivamente ao final do artigo. Elas não devem ser incluídas como notas de rodapé nas páginas do manuscrito.

Orientações de Estilo

Os autores devem seguir o Sistema de Referência da Harvard, também conhecido como sistema autor-data. Orientações gerais podem ser encontradas aqui.

Provas
Os autores deverão corrigir e reenviar as provas dos artigos aceitos dentro de 48 horas.

Copyright
É pré-requisito para a publicação que todos os autores concedam à Contexto Internacional os direitos relativos ao copyright de todos os artigos enviados à Revista. Os autores deverão assinar um Acordo de Publicação de Artigo para facilitar este processo. Isso irá garantir a ampla disseminação dos artigos e protegê-los contra infrações de copyright. O “artigo” é definido como a versão final, definitiva e citável do registro acadêmico (Version of Scholarly Record), a qual deve incluir: (a) o manuscrito aceito em sua forma final e revisada, incluindo o texto, o resumo e todas as tabelas, ilustrações e dados que o acompanham; e (b) qualquer material adicional.

Enquanto autor, você deverá dar permissão à reprodução de qualquer texto, ilustração, tabela ou outro material, incluindo dados, gravações, vídeos, fotografias e imagens, além de qualquer material adicional que proponha submeter. Isso se aplica tanto à reprodução direta quanto à “reprodução derivativa” (onde se tenha criado uma nova figura ou tabela que deriva substancialmente de uma fonte protegida por copyright). A reprodução de curtas passagens de texto com o objetivo de crítica, excluindo-se poesia(s) e letra(s) de música, pode ser feita sem permissão formal, desde que a citação seja reproduzida corretamente e que os créditos sejam devidamente atribuídos.

Toda correspondência editorial deve ser enviada para a Professora Carolina Moulin, Editora, A/C Cláudia Darze, Contexto Internacional, Instituto de Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rua Marquês de São Vicente, 225 – Casa 20 – Vila dos Diretórios, Gávea, Rio de Janeiro/Brazil, CEP: 22.451-900, email: contextointernacional@puc-rio.br

 

Envio de manuscritos

Todos os envios devem ser realizados online pelo site da Contexto Internacional ScholarOne Manuscripts. Novos usuários deverão primeiramente criar uma conta. Após o acesso ao sistema, o envio deverá ser feito através do Author Centre. Orientações online ao usuário e acesso ao helpdesk estão disponíveis no site. Os manuscritos deverão ser enviados no formato Word.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons


 

Rua Marques de São Vicente, 225 - Casa 20 - Gávea
222453-900, Rio de Janeiro RJ Brasil
Tel.: +55 21 3527-2284
Fax: +55 21 3527-1560


contextointernacional@puc-rio.br