ISSN 0100-1574 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Normas gerais

Os Cadernos de Pesquisa publicam trabalhos inéditos, direta ou indiretamente relacionados com a educação, incluindo temas como políticas públicas, avaliação, trabalho, família, socialização de crianças, relações étnicas e de gênero etc. Os textos não deverão ser publicados sob qualquer outra forma antes de decorridos seis meses de sua publicação nos CP.

Pede-se que enviem nome completo, endereço, telefone e, se possível, número de fax e endereço eletrônico para contato; este será divulgado junto ao crédito do autor quando da publicação.

Os autores de textos publicados receberão até cinco exemplares do número em que suas matérias forem publicadas.

Os originais recebidos são apreciados por especialistas na área e pela comissão editorial, mantendo-se em sigilo a autoria dos textos. Os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos. A comissão editorial reserva-se o direito de recusar o artigo sobre o qual foram solicitadas ressalvas, caso estas não atendam às solicitações feitas pelo parecer.

Se a matéria for aceita para publicação, a revista permite-se introduzir pequenas alterações formais no texto.

 

Apresentação dos originais

Teor - Matéria para publicação em Cadernos de Pesquisa deve ser inédita e passível de se enquadrar em uma das seguintes categorias:

Artigos: síntese de pesquisa original, resultado de elaboração teórica, revisão crítica de bibliografia temática específica;

Temas em Debate: matéria de caráter ensaístico, opinativo, sobre temas de polêmica atual ou que se queira propor para polemizar.

Cabem aqui réplicas a matérias anteriormente publicadas, versões editadas de comunicações publicadas, versões editadas de comunicações em encontros ou artigos que, apoiados em pesquisa original, apenas se limitem a defender determinada posição no meio acadêmico ou visem discutir propostas para políticas públicas;

Relatos de Experiência: descrição de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção pontual, que faça o contraponto teoria/prática e indique com precisão as condições de realização da experiência relatada;

Resenhas: relativas a publicações recentes, nacionais ou estrangeiras;

Destaque Editorial: nota chamando a atenção para obra publicada, com breve indicação de seu conteúdo e/ou relevância.

Os textos provenientes do exterior devem ser inéditos no Brasil.

Extensão, folha de rosto, resumos, títulos, subtítulos - As matérias devem ser enviadas em duas vias, digitadas em software compatível com o ambiente Windows (Word 97) e acompanhadas do disquete contendo o texto completo, tabelas etc. A extensão do texto não pode exceder 25 páginas, incluindo tabelas, gráficos, quadros ou figuras. Cada página deve obedecer ao seguinte formato: 3 cm de margem superior, 3 cm de margem inferior, 3 cm de margem esquerda e 2 cm de margem direita; o espaço entre linhas é de 1,5; a fonte usada para o texto deve ser Times New Roman, no corpo 12.

A extensão máxima da resenha é de 6 páginas, a do destaque editorial, de 2 páginas.

O título completo do artigo e o nome do/s autor/es e da instituição a que está/ão vinculado/s devem vir em página de rosto na qual será indicada também a eventual proveniência do texto. O autor deverá anotar sua filiação institucional, precisando a unidade de referência que possibilite sua fácil localização. A primeira página do texto deve trazer o título da matéria e omitir o nome do autor e sua inserção institucional, a fim de assegurar o anonimato no processo de apreciação.

Toda matéria, à exceção de resenhas e destaques editoriais, deve vir obrigatoriamente acompanhada de resumo em português e em inglês, contendo no máximo 15 linhas. Ao final dos resumos devem ser indicadas, no máximo, quatro palavras-chave (descritores) do conteúdo do texto. O resumo em inglês deve trazer, em seu início, o título do trabalho.

Títulos devem conter, no máximo, 11 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc.), e subtítulos devem ser concisos e vir claramente indicados.

Citações, remissões e notas – As citações literais curtas são integradas ao texto, entre aspas, seguidas de parênteses com sobrenome do autor e ano da publicação. Em citações de três ou mais linhas, dentro dos parênteses também deve ser indicada a página de onde foram retiradas, com p.

As remissões bibliográficas sem citação literal também são incorporadas ao texto entre parênteses (não são nota de rodapé). Ex.: Segundo Fonseca (1986, p. 57-8)...; ...em estudo realizado em Recife (Unicef, 1986)...

As notas devem figurar no rodapé da página, numeradas seqüencialmente.

As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – A lista de referências completas, por ordem alfabética de sobrenome do autor, com apenas a inicial do nome, deve vir ao final do texto. Sua apresentação deve pautar-se pelas normas da ABNT (NBR 6023, ago. 2002). Apresentamos, a seguir, alguns modelos:

SOBRENOME, N.. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. (Coleção tal)

SOBRENOME, N. Título do capítulo. In: SOBRENOME, N. Título do livro. Cidade: Editora, ano. p.

SOBRENOME, N. Título da obra. Editora, ano. Título do capítulo. p.

SOBRENOME, N. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade, v. , n. , p. , mês abreviado ano.

SOBRENOME, N.. Título: subtítulo. Cidade, ano. Disponível em: <endereço eletrônico completo>. Acessado em: Dia Mês Ano.

Tabelas, gráficos, quadros, figuras -- São apresentados em folhas separadas, numerados com algarismos arábicos e em tamanho que permita a máxima clareza na leitura, com títulos e cabeçalhos padronizados quanto ao formato e termos utilizados. A indicação da fonte é semelhante à da referência bibliográfica -- autoria e ano -- sem parênteses.

No corpo do texto deve vir indicada a posição aproximada para a inserção da tabela, quadro ou outro. Lembra-se que, nem sempre, devido à diagramação das páginas, será possível inseri-los no local exato indicado.

 

Direito de resposta

Os Cadernos de Pesquisa acolhem matérias de comentário a artigo publicado na revista, bem como de réplica ao comentário. Ambas estão sujeitas ao mesmo processo de avaliação das demais matérias. Se o comentário for aceito para publicação, a revista oferecerá ao autor igual espaço para réplica, que poderá ser publicada no mesmo número do comentário ou no número subseqüente. Não são aceitos comentários ou réplicas a resenhas ou destaque editorial.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Av. Prof. Francisco Morato, 1565
O5513-900 São Paulo SP Brasil
Tel: +55 11 3723-3000
Fax: +55 11 3721-1059


cpesquis@fcc.org.br
cadpesq@fcc.org.br