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(Atualizado: 18/01/2023)

Sobre a revista

 

Informações básicas

 

 

cadernos pagu - ISSN 1809-4449 online version

 

cadernos pagu - publicação quadrimestral interdisciplinar – aceita artigos de distintas áreas do conhecimento (Antropologia, Ciência Política, Comunicação, Direito, Educação, História, História da Ciência, Letras e Linguística, Psicologia, Saúde Coletiva, Sociologia, entre outras), que, considerando as articulações entre gênero e outras diferenças (raça/etnia, cultura, classe, idade/geração, sexualidade e outras), estabeleçam um  diálogo com teorias de gênero e feministas, bem como contribuam na ampliação do conhecimento desse campo de estudos. Os artigos devem considerar as relações das problemáticas tratadas com os contextos sociais e políticos nos quais elas se situam.  É igualmente importante o diálogo com autoras/es de diversas origens. São bem-vindas contribuições em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

O conteúdo dos trabalhos assinados é da exclusiva responsabilidade dos/as autores/as, assim como a seleção de descritores (palavras-chave).

cadernos pagu é uma revista online, de acesso aberto e gratuito. Todo o material publicado, inclusive no período anterior à indexação no SciELO, se encontra disponível em http://www.pagu.unicamp.br/pt-br/cadernos-pagu e http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu

seções

  • Bastidores da produção do conhecimento feminista, subdividida em duas subseções: Documentos - materiais de pesquisa tais como entrevistas; fontes documentais; fotografias; Comentários Críticos - avaliações, emitidas por pareceristas ad hoc, de artigos aprovados para publicação na revista.
  • Artigos inéditos que apresentem contribuições científicas originais (não serão aceitos trabalhos em processo de avaliação por outros periódicos);
  • Dossiês temáticos – reflexões críticas acerca do tema em foco, que abarquem distintas fontes teóricas, conceituais e metodologias de pesquisa.
  • Resenhas críticas de livros publicados no Brasil (até dois anos) e no exterior (até quatro anos) que estabeleçam diálogos com a produção sobre a/as problemáticas tratadas na obra. Não serão aceitas resenhas descritivas. 
  • Entrevistas

 

Bastidores da produção do conhecimento feminista

é uma seção da revista cadernos pagu voltada para a reflexão e publicização de materiais brutos de pesquisa, que possam contribuir para o desenvolvimento e problematização de questões variadas e caras ao pensamento e conhecimento feminista. Ambiciona visibilizar os processos acadêmicos científicos a partir dos quais artigos, resenhas e dossiês são feitos. A seção é subdividida em duas subseções: Documentos e Comentários Críticos. Em Documentos são publicados materiais de pesquisa tais como entrevistas; fontes documentais; fotografias, acompanhados de uma introdução que justifique a relevância da publicização desses materiais para o desenvolvimento da produção do conhecimento feminista. As submissões para a seção devem ser feitas mediante carta à editora. Os documentos submetidos são avaliados pelo comitê editorial. A introdução deve ter no máximo 2500 palavras.

Em Comentários Críticos serão publicados avaliações, emitidas por pareceristas ad hoc, de artigos aprovados para publicação na revista. A decisão acerca de quais pareceres serão publicados como Comentários Críticos na revista concerne ao Comitê Editorial da cadernos pagu.

Dossiê

Entendido como um conjunto articulado e heterogêneo de artigos (entre cinco e dez) que propicie reflexão crítica sobre um tema em foco, suas diferentes e divergentes fontes teóricas, conceituais e metodológicas. As propostas de dossiê devem ser encaminhadas para as editoras da revista em português e inglês, justificando 1) a relevância histórica e atual da proposta para os estudos feministas e de gênero, articulado a outras diferenças; 2) as divergências ou tensões contempladas e as contribuições para a expansão, o aprimoramento e/ou aprofundamento da temática e o impacto para distintas áreas disciplinares (entre 6.500 a 12.0000 caracteres com espaço). 

As propostas de dossiê submetidas à cadernos pagu serão avaliadas pelo comitê editorial da revista. Em caso de aprovação, será realizada a chamada aberta publicada na página da revista (duração de dois meses) para submissão de artigos. As/os proponentes coordenadoras do dossiê receberão, primeiramente, resumos expandidos (entre 6.500 a 12.000 caracteres com espaço) com propostas de artigos. Os resumos expandidos deverão apresentar o plano do artigo, expondo detalhadamente: a) o objeto da análise; b) esboço do debate teórico-metodológico de fundamentação do argumento; c) demonstração de como a publicação proposta avança e/ou inova mediante o estado da arte do campo dos estudos de gênero e teorias feministas no diálogo com a temática do dossiê. Após seleção dos resumos pelas/os coordenadoras/es do dossiê, as/os autoras/es deverão submeter seus artigos na  Plataforma Scielo no prazo de até três meses.

Nessa etapa, todos os artigos serão submetidos individualmente por meio da Plataforma Scielo e passarão por avaliação de pares às cegas. As avaliações de cada artigo serão compartilhadas com os/as organizadores/as do dossiê e as decisões editoriais serão tomadas em colaboração com as editoras da revista e o Comitê Editorial.

Lembramos que o dossiê deve contemplar  cerca de 30% de autores estrangeiros e, no mínimo, autores/as de três estados brasileiros, preferencialmente para além do eixo Rio-São Paulo. Estimamos o prazo de um a dois anos entre a aceitação da proposta e sua publicação. É responsabilidade dos/as organizadores/as comunicar os prazos e o formato aos selecionados para compor o dossiê. 

 

Política de Tradução

Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol, inglês. Contribuições em português e espanhol serão publicadas no idioma de origem, podendo ser publicado em modo bilíngue. A versão para o inglês de artigos submetidos em português e espanhol é opcional, mas incentivamos a tradução para o inglês, de modo a ampliar a circulação internacional da produção brasileira e latino-americana. As traduções e/ou versões serão custeadas pelos/as autores/as, de preferência com profissionais indicados pela revista. 

Traduções e/ou versões feitas por profissionais não indicados pela revista deverão passar por revisões elaboradas pelos tradutores/revisores cadastrados na cadernos pagu. As revisões serão custeadas pelos/as autores/as.  

 

Critérios de avaliação e prazos

Os artigos são avaliados levando em conta aspectos formais - clareza, objetividade, adequação às regras da revista – e aspectos de conteúdo - diálogo com os estudos feministas e de gênero,  contribuição empírica, teórica e/ou metodológica inovadora, consistência dos argumentos, coerência teórico-metodológica e evidências para sustentar os argumentos.

 

Submissões

Realizadas em fluxo contínuo,  no ato da submissão é obrigatório preencher os metadados  - vínculo institucional ou instituição do último título obtido, ORCID, descrição da contribuição de cada autor na elaboração do artigo. 

O conteúdo dos trabalhos assinados é da exclusiva responsabilidade dos/as proponentes, incluindo a seleção das palavras-chave, assim como revisão gramatical e de pontuação.

O copyright dos trabalhos publicados é do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp, portanto, as reproduções em outros periódicos e/ou livros podem ser feitas mediante autorização (cadpagu@unicamp.br).

Os artigos passam por um triplo filtro de avaliação: 

  • Antiplágio (sistema Turnitin) e adequacão às normas da revista; 
  • Adequação ao escopo e a política editorial da revista, realizado pelas editoras e pelo Comitê editorial. Caso se adeque, é encaminhado para pelo menos dois pareceristas ad hoc doutores e com reconhecida expertise no tema tratado;
  • As avaliações às cegas são discutidas pelas editoras e editores/as convidados que formam parte do Comitê Editorial, que podem indicar novas sugestões para além dos pareceres já encaminhados.

Esse longo processo leva, em média, 10 meses entre submissão e decisão final. Se aprovado, o artigo entra na fase de editoração. A data de envio da versão final marca a posição do artigo na fila de publicação. A situação do artigo pode ser acompanhada por meio da plataforma ScIELO submission. 

Envio de manuscritos

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo Scielo Submission - www.scielo.br/cpa  

Acesso aos números da revista

https://www.scielo.br/j/cpa/grid 

 

Contato:
Núcleo de Estudos de Gênero - PAGU - UNICAMP
Caixa Postal 6110
13083.970, Campinas, SP
Fone: (19) 3521.7873 - Fax: (19) 3521.1704
E-mail:  cadpagu@unicamp.br

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

 

 

 

Fontes de indexação

 
  • Claseand Periodica
  • CSA Social Services Abstracts (Cambridge Scientific Abstracts)
  • CSA Sociological Abstracts (Cambridge Scientific Abstracts)
  • Current Abstracts
  • Dietrich's Index Philosophicus
  • DOAJ - Directoryof Open Access Journals
  • EZB - ElektronischeZeitschriftenbibliothek
  • Google Scholar
  • HandbookofLatin American Studies
  • Hispanic American Periodical Index (HAPI)
  • IBR - InternationalBibliographyof Book ReviewsofScholarlyLiterature
  • IBZ - InternationaleBibliographie der Geistes- undSozialwissenschaftlichenZeitschriftenliteratur
  • LATINDEX
  • LivRe! - Portal do Conhecimento Nuclear
  • MLA InternationalBibliography
  • The Open Access Digital Library
  • PKP - PublicKnowledge Project
  • Political Science Complete
  • Portal de Periódicos CAPES
  • Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (UNICAMP)
  • ROAD – Directory of Open Access Scholarly Resources
  • Scopus
  • Social Planning/Policy and Development Abstracts
  • SocINDEX
  • SocINDEX with Full Text
  • Sociological Abstracts
  • TOC Premier (Table of Contents)
  • Ulrich´s Web
  • Women's Studies International
  • Worldwide Political Science Abstracts

Divulgação em Catálogos, Bibliotecas Virtuais e Índices de métricas

  • Biblioteca Virtual Mulher
  • Catálogo Coletivo Nacional (CCN/IBICT)
  • Catálogo Acervus - UNICAMP
  • CLACSO – Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales
  • HEAL Link (HellenicAcademicLibraries Link)
  • ResearchingBrazil (Indiana University)
  • SCImagoJournal& Country Rank
  • Socolar (China EducationalPublicationsImport&Export Corporation)
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.

 

 

Patrocinadores

 

Apoio

  • Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão - Faepex/Unicamp
  • Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq
 

 


Corpo Editorial

 

Corpo Editorial

Editoras

 

  • Natália Corazza Padovani  (Pagu-Unicamp)
  • Julian Simões Cruz de Oliveira (Universidade Federal do Paraná – UFPR)
 

 

Editora executiva

 

  • Luciana Camargo Bueno
 

 

Comitê Editorial

 

  • Adriana Piscitelli (Pagu, Unicamp)
  • Anna Christina Bentes (IEL, Unicamp)
  • Ana Lúcia Goulart de Farias (FE, Unicamp)
  • Antónia Pedroso de Lima (ISCTE/IUL, Lisboa, Portugal)
  • Bila Sorj (UFRJ-RJ)
  • Gilberto Alexandre Sobrinho (Instituto de Artes/Multimeios, Unicamp)
  • Iara Beleli (Pagu, Unicamp)
  • Jacqueline Moraes Teixeira (Sol/UnB)
  • Karla Bessa (Pagu, Unicamp – Coordenadora)
  • Larissa Nadai (Departamento de Antropologia, USP)
  • Mariana Moraes de Oliveira Sombrio (Centro de Ciências Naturais e Humanas-UFABC)
  • Rebeca Feltrin (DPCT-Unicamp)
  • Regina Facchini (Pagu, Unicamp)
 

 

Conselho Editorial

 

  • Adelina Sanchez (Universidad de Granada)
  • Albertina de Oliveira Costa (Fundação Carlos Chagas-SP)
  • Almudena Cabezas (Universidad Complutense de Madrid)
  • Almudena Garcia Manso ((Universidad Complutense de Madrid)
  • Angela Carneiro Araújo (Pagu – IFCH/ Ciência Política, Unicamp)
  • Cecília MacDowell Santos (University of San Francisco-EUA/Universidade de Coimbra-Portugal)
  • Cecilia Maria Bacellar Sardenberg (UFBA-BA)
  • Cristina Bellelli (Inst. Nacional de Antropología y PensamientoLatinoamericano-Argentina)
  • Débora Krischke Leitão (Université du Québec à Montréal - UQAM)
  • Elisabeth Bortolaia Silva (Open University-Inglaterra)
  • Graciela Sapriza (Universidad de la República-Uruguay)
  • Helena Hirata (Centre National de la Recherche Cientifique/CNRS-França)
  • Jose Pichardo (Universidad Complutense de Madrid)
  • Márcio Silva (USP-SP)
  • Maria Luiza Heilborn (IMS/UERJ/CLAM-RJ)
  • Maria Stella Martins Bresciani (UNICAMP-SP)
  • Marion Aubrée (ÉcoledesHautesÉtudesenSciencesSociales-França)
  • Marilyn Strathern (Cambridge University-Inglaterra)
  • Martha Abreu (UFF-RJ)
  • Marta Savigliano (University of Los Angeles-EUA)
  • Marysa Navarro (Dartmouth College-EUA)
  • Miguel Vale de Almeida (ISCTE-Portugal)
  • Monica Tarducci (Universidad de Buenos Aires -Argentina)
  • Miriam Grossi (UFSC-SC)
  • Nora Domingues (Universidad de Buenos Aires - Argentina)
  • Raquel Soihet (UFF-RJ)
  • Teresa del Valle (Universidad del País Vasco – Espanha)
  • Teresa Joaquim (Universidade Aberta de Lisboa-Portugal)
  • Vavy Pacheco Borges (UNICAMP-SP)
  • Verena Stolcke (Universidad de Barcelona-Espanha)
 

 

Conselho Consultivo/Avaliadores ad hoc

  Formado por avaliadores ad hoc brasileiros e estrangeiros de reconhecida expertise no campo de estudos de gênero, o Conselho Consultivo assessora o Corpo Editorial na tomada de decisão sobre a publicação dos artigos, contribuindo decisivamente para a qualidade científica da revista. Nos últimos cinco anos, a publicação conta com cerca de 1200 pareceristas provenientes de distintas áreas do conhecimento e diferentes inserções acadêmicas nacionais e internacionais.  

 

Produção Editorial

 

  • Bolsistas – BAS/SAE Unicamp
  • Estagiárias Estudos Literários IEL (editoração) - PAPI/SAE Unicamp
 

 

Tradutores/as e revisores/as

 

  • Bertrand Borgo (português/espanhol/francês)
  • Jeffrey Hoff (português/inglês/espanhol)
  • Thaddeus Blanchette (português/inglês)
  • Daniela Ferreira Araújo Silva (português/inglês)
 

 

Acompanhamento do fluxo editorial e comunicação

 

  • Luciana Camargo Bueno
 

 

Acompanhamento e análise dos indicadores e métricas

 

  • Natália Corazza Padovani
  • Julian Simões
  • Adriana Mariana de Araujo Rodrigues – bibliotecária (CRB 8/009181/O)
 

 

Financeiro

 

  • Ana Carolina Canabarra
 

 

Apoio Institucional

 

  • FAEPEX – Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp/FUNCAMP – Fundação de desenvolvimento da Unicamp
 

 


Instruções aos autores

 

 

Envio de manuscritos: 

Os trabalhos devem ser encaminhados à submissão, exclusivamente, pelo Scielo Submission, cujo link está na página inicial do cadernos pagu no Scielo - www.scielo.br/cpa

Forma e preparação de  manuscritos

Os artigos devem ser inéditos. Não serão considerados para avaliação textos submetidos em outros periódicos. 

Os manuscritos devem estar anônimos. Teses, artigos e filiação institucional das/dos/des autores não podem constar no corpo do texto ou nas referencias bibliográficas.

Os artigos devem ter até 9000 palavras ou 45000 caracteres (com espaço), incluindo resumo (no máximo sete linhas) e abstract, palavras-chave (no máximo cinco) e título, ambos em português e inglês. As resenhas devem ter até 2500 palavras. As resenhas não devem ter resumo e abstract. No título da submissão, deve conter o nome da obra resenhada em caixa alta. 

A revista cadernos pagu tem como política editorial aceitar artigos escritos por, no máximo, três autores. Artigos com quatro ou mais autores serão rejeitados no início do processo de submissão. 

Imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formatos jpeg ou tiff, resolução 300 dpi. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do/a autor/a.

Os títulos de livros e revistas mencionados no corpo do texto devem vir em itálico, assim como as palavras estrangeiras. As ênfases do autor devem vir em negrito.

Normas de notas de rodapé e referências bibliográficas também devem estar de acordo com o que segue abaixo no momento da submissão do manuscrito. 

NOTAS DE RODAPÉ
Numeradas consecutivamente ao final de cada página, incluindo apenas comentários. Os/as autores/as devem ser destacados no corpo do texto, seguindo a seguinte orientação: sobrenome do autor, ano da obra, dois pontos, página (Strathern, 2006:25-26). Obras publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas pelas letras do alfabeto (1988a - 1988b).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
As referências bibliográficas devem ser citadas ao final do artigo (resenha, documento, entrevista), obedecendo os seguintes critérios:

LIVRO - sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [STRATHERN, Marliyn. O gênero da dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Campinas-SP, Editora da Unicamp, 2006 (1988)].

CAPÍTULO DE LIVRO - sobrenome do autor, nome do autor. Título do capítulo (sem aspas). In: sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [ALGRANTI, Leila Mezan. Conventos e recolhimentos em Portugal e na América portuguesa: um estudo comparativo sobre instituições de reclusão feminina (séculos XVII e XVIII). In: COVA, Anne; RAMOS, Natália e JOAQUIM, Teresa. (orgs.) Desafios da Comparação: Família, mulheres e gênero em Portugal e Brasil. Oeiras, Celta, 2004, pp.65-88.]

ARTIGOS EM REVISTAS - sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (itálico). Local de publicação, data, páginas. [CORRÊA, Mariza. Trampas do Traje. cadernos pagu (22), Campinas-SP, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2004, pp.185-200.]

DISSERTAÇÃO E TESES - sobrenome do autor, nome do autor. Título da dissertação ou tese (sem itálico). Disciplina, Universidade, data. [ALBUQUERQUE, Maria Elisa Vercesi de. Publicidade na TV: o fenômeno da longevidade do garoto Bombril. Dissertação de mestrado, Sociologia, Unicamp, 2000.]

PUBLICAÇÕES EM MEIO ELETRÔNICO - seguir os critérios acima e acrescentar endereço eletrônico e data de último acesso. [PISCITELLI, Adriana. On Gringos andNatives, genderandsexuality in thecontextofinternational sex tourism. Vibrant - Virtual BrazilianAnthropology, ano 1, n°1, Brasília, 2004 [http://seer.cfh.ufsc.br/index.php/vibrant/article/viewArticle/241–acesso em 20 ago 2013].

 

Fluxo Editorial cadernos pagu

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE EDITORIAL: 

Editora-chefe e Editor-chefe

Editora executiva

Secretária Pagu

Bibliotecária Pagu

Estagiárias

Bolsistas BAS-SAE 1 e 2  (supervisão das bolsistas – Editora)

Comitê Editorial 

 

1. Etapa de primeira avaliação. Envolvidos editores-chefe; estagiárias e comitê editorial: 

Assim que o artigo é submetido à plataforma ScIELO, editores-chefe e estagiárias verificam se o manuscrito está adequado às normas da revista, bem como se o mesmo tem potencial de ser publicado. 

Caso o artigo não esteja de acordo com as normas da revista, a submissão é rejeitada. A mensagem explicativa dos motivos da rejeição (já padronizada) deve ser clara – rejeitado por não cumprir as normas da revista -,  indicando que os autores façam nova submissão após a adequação

Caso seja avaliado que o texto não tem potencial de publicação, o manuscrito é imediatamente rejeitado com um breve parecer assinado pelo comitê editorial. Em caso de dúvidas, o artigo é encaminhado para integrantes do comitê editorial que passam a atuar como editores convidados na plataforma ScIELO, especificamente para os artigos a que foram designados.

Quando acionados nessa primeira etapa, os integrantes do comitê editorial deverão avaliar o potencial de publicação do artigo. Caso considerem que o manuscrito para que foram designados NÃO tem potencial de publicação, os integrantes do comitê editorial designados deverão emitir um breve parecer (um parágrafo) rejeitando o artigo. Em considerando que o texto SIM tem potencial de publicação, os editores convidados deverão indicar ao menos três pareceristas doutores ad hoc. A indicação deve vir, sempre que possível, com e-mail de contato dos pareceristas indicados. Quando designados para a Etapa I do Fluxo Editorial, os integrantes do comitê editorial devem responder a demanda no prazo de 10 (dez) dias.

 

2. Etapa de verificação de plágios. Envolvidos: editora e estagiárias

Os artigos submetidos à cadernos pagu que passarem pela primeira etapa de avaliação (descrita acima), serão encaminhados para o sistema antiplágio Turnitin, disponibilizado pelo Sistema Único de Bibliotecas da Unicamp. Caso seja verificado índice igual ou maior de 26% de semelhança com o banco de dados disponibilizado pelo sistema,  excedendo citações entre aspas e publicações do próprio autor do artigo em verificação, os manuscritos serão rejeitados.

Em caso de necessidade de rejeição do artigo, a editores-chefe dará seguimento ao processo de rejeição do texto via sistema ScIELO com parecer encaminhado ao/à autor/a.  

Caso não seja constatado plágio, a editora executiva encaminhará o manuscrito para pareceristas ad hoc previamente indicados na Etapa I.  

 

3. Etapa de acompanhamento. Envolvida na etapa: Assistente editorial, editora e comitê editorial: 

Após Etapas I e II do Fluxo Editorial, os artigos são encaminhados pela editora para a editora executiva que deve verificar se os mesmos correspondem a artigos de Dossiê, Ressubmissões ou Novas Submissões (informações contidas no campo comentários e metadados das submissões). No caso de artigos de dossiês, a editora executiva irá designar como editores convidados os/as organizadores/as do dossiê. No caso de novas submissões de artigos previamente apreciados e rejeitados com possibilidade de ressubmissão, a editora executiva deve notificar os editores-chefe, que tomará decisão editorial juntamente com o comitê editorial, baseados nos pareceres previamente emitidos às cegas. 

 

4. Etapa de avaliação e acompanhamento. Envolvida na etapa: Assistente editorial e estagiárias: 

Nessa etapa, os manuscritos serão encaminhados pela editora executiva e pelas estagiárias aos pareceristas indicados pela editora, bem como pelo comitê editorial.

São atribuições da editora executiva

 

4.1 buscar e-mails, formular cadastro, verificar currículo e se comunicar com os pareceristas designados. Problemas identificados pela editora executiva em relação aos pareceristas indicados devem ser informados às editoras. 

4.2 acompanhamento do processo de apreciação por parte dos pareceristas. 

4.2.1 acompanhar o período de resposta dos pareceristas e emitir lembretes aos atrasados. Editoras-chefes devem ser comunicadas após 2 (duas) tentativas não bem sucedidas de comunicação/apreciação com os pareceristas indicados. 

4.2.2 caso pareceristas designados recusem a avaliação, a editora executiva deve solicitar que os mesmos indiquem outros pareceristas doutores. Caso a editora executiva não tenha resposta em uma semana, deverá informar a editora que irá designar novos pareceristas, conjuntamente com o comitê editorial.

4.2.3 informar editoras quando o artigo tiver recebido pareceres. 

 

5. Etapa final de avaliação. Envolvidas: editora e assistente editorial:

Após o artigo ter recebido as apreciações dos pareceristas ad hoc, editoras lê as avaliações e emite a Decisão Editorial Final, colocada no sistema com cópia para a editora executiva. É atribuição da editora executiva encaminhar a Decisão Editorial para os autores. 

 

6. Detalhamento da etapa final de avaliação. Envolvidas: editora e editor-chefe; editora executiva e bolsista BAS 2

6.1 Em caso de Aprovação: tendo o artigo revisões a serem feitas (substantivas ou não), os mesmos serão devolvidos aos autores que terão o prazo de 30 dias para subir a versão revista, cujas mudanças devem vir destacadas em amarelo, na plataforma SciELO. Será destacado na mensagem aos autores que o artigo não deve ser encaminhado por nova submissão, mas que o texto deve voltar revisado pelo sistema ScIELO no mesmo processo de submissão. O controle do tempo de devolução dos artigos é atribuição da editora executiva. Atrasos no prazo das devoluções, bem como o recebimento das versões revisadas devem ser comunicados pela editora executiva à editora e ao editor

6.2 Os artigos revistos devolvidos serão encaminhados para editora para editor que aprovarão a versão final do manuscrito ou indicará para avaliação em segunda rodada. Nesse caso, os artigos serão enviados para um dos pareceristas ad hoc designado para apreciação de primeira rodada. Artigos que não forem devolvidos após 30 dias deverão ser rejeitados com aviso prévio aos autores feito pela editora executiva

6.3 Após aprovação do artigo em segunda rodada, a editora executiva deverá perguntar aos autores se querem publicar o texto, também, em inglês, esclarecendo que custas da tradução, feita por profissionais indicados pela revista, serão pagas pelos autores. 

6.4 Artigos aceitos para publicação, serão encaminhados para revisão de abstract e resumen para os tradutores parceiros pela editora executiva. Trâmites de pagamento desses serviços são de atribuição da secretária do Núcleo

6.5 Os artigos Rejeitados nesta etapa do fluxo editorial serão arquivados pela editora executiva.

 

7. Etapa Leiaute. Envolvidas: Assistente editorial e bolsista 2-BAS: 

Os artigos ACEITOS para publicação serão pela  editora executiva para Bolsista 2 que fará diagramação dos textos e uma nova revisão do manuscrito de acordo com as normas da revista. Nesta etapa, atenção especial será dada ao Resumo e às Referências Bibliográficas. 

Após diagramação e verificação das normas pela bolsista 2, a editora executiva fará uma segunda revisão, levando em conta a diagramação e adequação das normas da revista (resumo, referências bibliográficas, citações; ORCID, dentre outros elementos que não configuram revisão de texto). 

 

8. Etapa revisão dos textos – Envolvidas: editora executiva e editores-chefe:

Após o leiaute, os artigos devem ser encaminhados pela editora executiva para a editora e para o editor que elaborarão a última revisão. Com as sugestões de revisão feitas pela editora e pelo editor, o artigo será devolvido para ou autores que farão as adequações necessárias para publicação do texto. 

Após devolução dos artigos revisados pelos autores, editora executiva irá encaminhar os artigos para editora e para o editor que aprovarão ou não encaminhamento do texto para a publicação.

 

9. Etapa de envio dos artigos para empresa de marcação XML. Envolvida: Assistente editorial: 

Os textos aprovados pela editora para marcação XML serão encaminhados para empresa Cabo Verde pela editora executiva, que também será responsável por resolver as inconsistências junto à empresa.

  • É atribuição dos editores-chefe o acompanhamento e trabalho nos índices da revista – data qualis e h5 do google scholar, por exemplo. A bibliotecária do Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu auxilia nessa atividade.
  •  É atribuição da secretária do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu controlar fundos e recursos da revista, bem como fazer os pagamentos e atualizações simples da página da revista no site do Núcleo. 
  • É atribuição de Bolsista BAS-1 a administração de publicações sobre a revista no site do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, bem como em suas redes sociais (do Núcleo e da Biblioteca Beth Lobo).  
  • Editores-chefe poderá consultar os integrantes do comitê editorial em caso de dúvidas e problemas que possam aparecer durante o fluxo editorial. Os integrantes do comitê editorial devem reunir-se uma vez ao mês sincronamente para debater questões relacionadas e avaliar possíveis submissões. 
 
Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br