ISSN 0011-5258versão impressa
ISSN 1678-4588 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivos e política editorial

1. DADOS- Revista de Ciências Sociais aceita artigos inéditos no campo das Ciências Sociais que contribuam para a inovação teórica, metodológica e/ou análise empírica. Fomentamos o pluralismo temático e conceitual das contribuições, que devem ser de interesse acadêmico e social, e escritas de forma inteligível ao leitor culto. Discussões transversais que contribuam ao debate brasileiro e latino/ibero-americano serão privilegiadas como o principal espaço geocultural de internacionalização da revista, conquanto não exclusivo.

2. Somente serão aceitos artigos originais oriundos de pesquisa científica. Não serão publicados: análises de conjuntura, resenhas, entrevistas, ensaios bibliográficos, relatos de caso, notas de pesquisa ou traduções. DADOS não abre call for papers ou chamadas especiais para publicação, pois trabalha com sistema de submissões em fluxo contínuo.

3. A submissão de um artigo a DADOS implica que o mesmo não tenha sido publicado anteriormente e que não tenha sido enviado simultaneamente a outro periódico.

4. As áreas nucleares da revista são a Ciência Política e a Sociologia. No entanto, estimulamos fortemente a diversidade e o diálogo interdisciplinar destas com todas as áreas das Ciências Sociais e Humanas, especialmente com as disciplinas da Administração Pública, Antropologia, Direito, Economia, Educação, História, Planejamento Urbano e Regional e Relações Internacionais.

5. Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol, inglês e francês, porém os textos somente serão publicados em português, espanhol e em inglês. Neste último caso, dependendo do teor do artigo e da decisão final do Conselho de Redação, a publicação poderá ser feita simultaneamente em português e em inglês.

6. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros dos Comitês Científicos da revista, que são de três tipos: Conselho de Redação (inclui os editores da revista e pesquisadores reconhecidos, com estatuto similar ao de "editores associados", que se reúnem periodicamente para a tomada de decisões, contribuindo de forma ativa na gestão editorial e no fluxo de avaliação); Conselho Editorial (constituído por pesquisadores líderes em suas áreas no Brasil e no exterior, com a função de assessorar o Conselho de Redação) e Conselho Consultivo (formado por avaliadores ad hoc brasileiros e estrangeirosde reconhecida expertise, é responsável por apoiar os editores na tomada de decisão sobre os artigos recebidos, contribuindo assim para a qualidade e o controle científico da revista).

7. Os artigos recebidos passam por um triplo filtro de avaliação: o primeiro filtro, realizado pelo Editor-chefe com o apoio da Assistente de Redação, é de caráter estritamente formal e avalia se o texto segue as normas editoriais e de apresentação (vide abaixo). O segundo filtro, realizado pelo Conselho deRedação, com apoio do Conselho Editorial, decide se o artigo se adequa ou não ao escopo de DADOS. Em caso negativo, elabora uma carta explicando os motivos da rejeição. Em caso positivo, indica nomes de avaliadores ad hoc, sempre doutores e com reconhecida expertise no tema. Finalmente, o terceiro filtro é feito pelo Conselho Consultivo que, a partir de avaliações sempre anônimas (para autores e pareceristas), auxilia o Editor-chefe na tomada da decisão final, comunicada mediante uma carta decisória.

8. A carta decisória enviada pelo Editor-chefe pode: i) aceitar o artigo para publicação, sem ou com alterações; ii) sugerir que o texto seja reapresentado para avaliação, sempre que feitas revisões substantivas; ou iii) negar a publicação. Caso o texto seja submetido para nova avaliação, a Editoria de DADOS processará, no máximo, até duas reavaliações antes de tomar uma decisão definitiva.  

9. O tempo aproximado para uma decisão final é de 2 meses no caso de artigos que sejam rejeitados no primeiro ou segundo filtro e de 6 meses no caso dos artigos enviados para pareceristas ad hoc. Este tempo médio é calculado a partir das datas de submissão e de decisão final quanto à publicação. No caso dos artigos aprovados, para garantir o menor prazo possível entre aprovação e publicação, DADOS publicará parte de seus artigos na modalidade ahead of print

10. Os artigos aprovados serão enviados para revisão formal e ortográfica (copy-desk) e devolvidos ao autor para aceite das eventuais sugestões de alteração. Após a aprovação do autor, o texto seguirá para diagramação e composição final. Neste momento, não serão admitidos acréscimos ou modificações, exceto em casos excepcionais. Os editores reservam-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando o conteúdo original e o estilo do autor, que sempre será consultado. Com a publicação do artigo, cada autor receberá dois exemplares da revista.

11. Os dados (que deverão estar sempre disponíveis para eventual consulta), análises e opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade dos autores.

12. DADOS adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/boaspraticas/).

 

Normas editoriais e de apresentação de artigos

1. Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pela plataforma Scholar One Manuscripts, disponível na página de DADOS no Scielo: http://www.scielo.br/dados (também é possível acessar a plataforma diretamente pelo endereço: https://mc04.manuscriptcentral.com/dados-scielo). No processo de submissão, o/a autor/a deve seguir todos os passos indicados nas instruções da plataforma on-line.

2. Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). Em caso de aprovação, todos os autores deverão mostrar sua conformidade com o manuscrito a ser publicado. A revista não aceita artigos com mais de três autores, a não ser em casos excepcionais que devem ser sempre justificados ao Editor-chefe.

3. Os manuscritos devem ter entre 9.000 e 11.000 palavras (excetuando referências, tabelas e notas), em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 e parágrafo justificado. O resumo, de até 200 palavras, deve ser apresentado somente no idioma original do artigo (caso aprovado, DADOS será responsável pela versão dos resumos para o português, espanhol, francês e inglês), explicitando uma síntese dos propósitos, dos métodos empregados e das principais conclusões do trabalho, além de 5 palavras-chave.

4. Para a submissão on-line devem ser anexados dois arquivos em formato .doc ou .docx:
- o primeiro arquivo, dirigido exclusivamente ao Editor-chefe em formato de carta de apresentação (cover letter), deve incluir o título do artigo, resumo e dados biográficos do/s autor/es (titulação acadêmica, cargo que ocupa e publicações relevantes mais recentes). Este arquivo é destinado também à inclusão de comentários e justificativas ao Editor de DADOS sobre qualquer aspecto relacionado à tramitação do artigo. Informações que revelem a autoria do texto e agradecimentos também podem ser incluídos aqui. Um modelo de carta de apresentação, que deve ser preenchido pelos autores, está disponível na plataforma Scholar One Manuscripts de DADOS.
- o segundo arquivo é o documento principal, ou seja, a versão do manuscrito que será lido pelos avaliadores ad hoc. Por isso, o artigo deve ser enviado sem qualquer tipo de referência ou informações que possibilitem a identificação dos autores, constando somente o título, o texto e as referências bibliográficas.

5. Os gráficos e tabelas devem ser acompanhados das respectivas planilhas que os originaram, com indicação das unidades em que se expressam os valores e as fontes correspondentes. Imagens em alta definição não devem ser incluídas dentro do documento principal, podendo ser anexadas separadamente.

6. Dúvidas sobre o processo de submissão ou avaliação de manuscritos devem ser encaminhadas ao e-mail institucional de DADOS: dados@iesp.uerj.br

7. As notas devem ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários adicionais ao texto.

8. Referências bibliográficas, quando necessárias, devem aparecer no próprio texto, com a menção do último sobrenome do autor acompanhado do ano da publicação e do número da página, quando necessário (Lynch, 2014:97). Citações literais de textos de outros autores superiores a três linhas devem aparecer em parágrafo separado, em itálico. 

9. No final do artigo, devem ser listadas todas as referências bibliográficas citadas no texto, em ordem alfabética, observando-se os seguintes critérios:

 

Para livro
Exemplo: LYNCH, Christian. (2014), Da Monarquia à Oligarquia: História Institucional e Pensamento Político Brasileiro. São Paulo, Alameda.

Para capítulo de livro
Exemplo: WAGNER, Peter. (2015), "Modernity and Critique: Elements of a World Sociology", in B. Bringel e J.M. Domingues (eds.), Global Modernity and Social Contestation. London, Sage, pp. 21-35.

Para artigo em revista
Exemplo: ABERS, Rebecca; SERAFIM, Lizandra; TATAGIBA, Luciana. (2014), "Repertórios de Interação Estado-Sociedade em um Estado Heterogêneo: a Experiência na Era Lula". DADOS - Revista de Ciências Sociais, vol. 57, no 2, pp. 325-357.

Para citação de artigo eletrônico
Exemplo: VILLAS BÔAS, Glaucia. "A Recepção Controversa de Max Weber no Brasil (1940-1980)". DADOS [online]. 2014, vol. 57, no 1 [dia-mês-ano da consulta], pp. 5-33. Disponível em http://www.scielo.br/dados. ISSN 0011-5258 [páginas e ISSN facultativos].

Teses e dissertações
Exemplo: FLORENCIO DE AGUIAR, Thais. (2013), Uma Genealogia dos Princípios de Demofilia em Concepções Utópicas de Democratização. Tese (Doutorado em Ciência Política), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Rua da Matriz, 82, 22260-100, Botafogo
Rio de Janeiro RJ Brasil
Tel.: (55 21) 2266-8300
Fax: (55 21) 2266-8345


dados@iesp.uerj.br