Informações básicas
A revista DELTA: Documentação de estudos em linguística teórica e aplicada é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; PUCSP). A revista é publicada desde 1985. Números são publicados quatro vezes ao ano. A revista destina-se a todas as áreas de conhecimento a respeito da linguagem, teóricas ou aplicadas. Apenas contribuições inéditas serão consideradas. Autores devem se referir à revista como DELTA. Desde 2011, DELTA é publicada apenas online. |
Indexação
Os textos publicados na revista são indexados em:
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Acesso livre
A DELTA segue a definição de acesso aberto do DOAJ. O texto completo de todo o conteúdo está disponível gratuitamente e de acesso aberto sem demora, sem período de embargo, não é utilizado registro de usuário para ler o conteúdo. |
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY 4.0. Os autores retêm o copyright e direitos de publicação sem restrições. A revista tem acesso aberto e gratuito. |
Apoio
A publicação da revista recebe apoio do:
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Conselho superior
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Editoria
Editor fundador
Editor-chefe
Editores
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Editoria executiva
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Assitentes editoriais
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Comissão editorial
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Objetivo e política editorial
DELTA: Documentação de estudos em linguística teórica e aplicada publica estudos de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área referente ao fenômeno lingüístico, desde que se trate de contribuições inéditas. Será dada preferência a trabalhos que contenham pesquisa original, que poderão vir em forma de Artigos, Debates e Questões e Problemas. A revista publica, ainda, Retrospectivas (síntese crítica acerca do estado da ciência), Notas Bibliográficas e Resenhas. Colaboradores de todos os países estão convidados a submeter seus trabalhos, os quais serão avaliados, anonimamente, por dois membros do Conselho Editorial assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Em caso de empate, um terceiro parecerista será convidado. Tais trabalhos devem ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol. A revista DELTA aceita submissão de trabalhos em fluxo contínuo. A revista reserva o direito de rejeitar submissões recomendadas pelos/as pareceristas, tendo em vista a disponibilidade de publicação dentro de um tempo razoável. A revista recebe um grande número de submissões, além das vagas disponíveis nos números publicados. Os artigos recomendados são selecionados pela editoria tendo em vista critérios internos de excelência acadêmica. O/A editor/a responsável pela submissão comunicará os/as autores/as da decisão de publicar ou não a submissão recomendada pelos/as pareceristas. A revista também se reserva o direito de rejeitar submissões antes de enviá-las aos/às pareceristas, tendo em vista o escopo do trabalho e sua qualidade. |
Normas para apresentação de trabalhos
Os trabalhos devem ser submetidos à DELTA pela página de submissões da revista considerando-se os seguintes itens: (1) Se o(s)/a(s) autor(es)/(as) não possui(rem) cadastro, clicar aqui para realizá-lo. Depois de cadastrado(s)/a(s), o(s)/a(s) autor(es)/a(s) poderá(ão) acessar o sistema, clicando aqui. (2) Todo/a autor/a, para ter seu trabalho publicado na DELTA, deverá obter registro no ORCID. Para tal, consultar o link http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/identificacao-pesquisadores/orcid-2/passo-passo-obter-orcid/. (3) No cadastro, preencher principalmente os seguintes campos: nome, e-mail, instituição (vínculo), ORCID. No campo "Resumo da Biografia", definir a titulação mais alta do/a autor/a, lugar de trabalho e função. (4) A DELTA aceitará trabalhos de autores/as doutores/as. Não doutores/as poderão enviar trabalhos desde que acompanhados e encaminhados por um/uma doutor/a. (5) Ao submeter um trabalho à DELTA, o(s)/a(s) autor(es)/(as) compromete(m)-se com a não submissão simultânea do mesmo trabalho a outra revista acadêmica, até que receba(m) o parecer do Conselho Editorial da DELTA rompendo o compromisso, caso o trabalho não tenha sido aceito para publicação. (6) Os trabalhos submetidos a DELTA que utilizem dados colhidos diretamente de seres humanos devem apresentar certificação de comitê de ética ligado ao(s)/à(s) autor(es)/a(s) que autorize o uso desses dados. (7) Trabalhos enviados à DELTA deverão ser formatados de acordo com a APA Style 7th edition (consultar https://www.apastyle.org/). São critérios para avaliação dos trabalhos
Após submetido à comissão editorial da revista, o trabalho é atribuído a um/a editor/a que ficará a cargo do trabalho. O/A editor/a avaliará se o trabalho pode continuar a tramitar ou não. Caso o/a editor/a determine que a submissão possa continuar a tramitar, ela será encaminhada a dois/duas pareceristas. Caso contrário, a submissão será rejeitada antes do envio aos/às pareceristas (desk reject). Caso os pareceres sejam contraditórios, um/uma terceiro/a parecerista será escolhido/a pelo/a editor/a para avaliar o trabalho. O/A editor/a tem a palavra final sobre a aceitação ou não dos trabalhos. Além dos parecers, o/a editor/a levará em conta outros parâmetros para determinar se o trabalho pode ou não ser aceito para publicação. Trabalhos recomendados pelos/as pareceristas não são automaticamente aceitos. Pareceristas serão mantidos/as no anonimato ao longo de todo o processo de edição do trabalho e após sua publicação. Durante o processo de submissão/edição, autores/as também serão mantidos/as no anonimato. Para tal, no ato da submissão, o(s)/a(s) autor(es)/a(s) deverão, no texto apresentado, substituir por XXXXXX, com ano 0000 e página ??? qualquer autocitação ou citação do(s)/a(s) autor(es)/a(s) em coautoria. Caso haja alguma identificação do(s)/a(s) autor(es)/(as) nas Referências, a obra deverá ser substituída por XXXXXX. Somente após a aprovação do trabalho, o(s)/a(s) autor(es)/a(s) deverá(ão) completar os itens eliminados. Características do trabalho (1) Serão aceitos trabalhos dos seguintes gêneros discursivos: artigo (teórico e aplicado), squib, ensaio, resenha, review article, observados os seguintes tamanhos dos arquivos:
(2) O Título do trabalho deverá estar à esquerda, com apenas a primeira letra em maiúsculo, em negrito, seguido do título na segunda língua escolhida pelo(s)/a(s) autor(es)/a(s), também à esquerda e negrito, ambos em fonte times New Roman, tamanho 12. (3) Dois resumos, de 150 a 180 palavras cada devem ser elaborados. Para trabalhos escritos em inglês, um resumo em português seguido de um resumo em inglês. Para trabalhos escritos em espanhol ou francês, um resumo em espanhol (se o trabalho estiver em espanhol) ou francês (se o trabalho estiver em francês), seguido de um resumo em inglês. Para artigos, os/as autores/as devem mencionar nos resumos os objetivos da investigação, o arcabouço teórico e a metodologia utilizada, bem como os resultados obtidos. Para os outros gêneros, os/as autores/as devem certificar-se de mencionar nos resumos os pontos principais do trabalho. (4) Após o Resumo, deverão ser apresentadas palavras-chave – mínimo 3 e máximo 5. As mesmas palavras-chave deverão ser apresentadas na segunda língua escolhida pelo(s)/a(s) autor(es)/a(s), após o resumo nessa língua. (5) O manuscrito deve ser preparado da seguinte forma: Fonte Times New Roman, tamanho 12; margens de 1 polegada ou 2,5 cm em toda a volta; parágrafos sem recuo, espaçamento 1,5, alinhados à esquerda, separados por uma linha em branco um do outro. (6) Notas de rodapé, numeradas a partir de 1, poderão ser utilizadas em pé de página ao longo do texto, para inserção de comentários, quando necessário. (7) Todo trabalho deverá apresentar seções numeradas, iniciando em (1) Introdução. Somente as seções de Referências, Agradecimentos, Conflito de Interesses e Contribuição dos/as Autores/as não deverão ser numeradas. (8) As subseções também não devem ser numeradas e devem estar em Times New Roman tamanho 12 em itálico. (9) Documentos complementares (ex.: anexos, apêndices) deverão ser inseridos após as Referências, numerados a partir de 1 (Ex.: Anexo 1, Apêndice 1...) (10) Qualquer tipo de agradecimento (parceiros/as, revisores/as, agência financiadora etc.) poderá ser mencionado na seção Agradecimentos, após a conclusão. (11) Todos os artigos deverão conter uma declaração de conflito de interesses e contribuição dos/as autores/as, nas quais os/as autores/as devem expressar sua total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho. O modelo para essas declarações e formatação dos trabalhos está disponível aqui. (12) No corpo do trabalho, as citações deverão ser formatadas de acordo com as regras da APA 7a edição:
(13) Referências (somente de autores(as)/documentos citados no corpo do texto) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, ao final do texto, de acordo com as normas da APA Style 7th edition. Exemplos: Woo, C., & Leon, M. (2013). Environmental enrichment as an effective treatment for autism: A randomized controlled trial. Behavioral Neuroscience, 127, 487–497. http://dx.doi.org/10.1037/a0033010 Labov, W. (2001). Principles of Linguistic Change. Blackwell. https://doi.org/10.1002/9781444327496 Lobato, L. (2000). Formal features and parameter setting: A view from Portuguese past participles in romance future tense. DELTA, 16(Especial), 99-128. https://doi.org/10.1590/S0102-44502000000300004 Oliveira, M. A., & Braga, M. L. (1997). On Focusing sentences in Brazilian Portuguese. In G. R. Guy, C. Feagin, D. Schiffrin, & J. Baugh (Eds.), Towards a Social Science of Language, vol.2, Social Interactional Discourse Structures (pp. 207-221). John Benjamins. https://doi.org/10.1075/cilt.127. (14) Tabelas, figuras e gráficos deverão apresentar título (apenas a primeira letra maiúscula), ser inseridos no texto logo após serem citados, e identificados de acordo com a APA Style 7th edition. Em caso de figuras, é importante que sejam gravadas em formato png, com no mínimo 600 dpi. (15) Caso seja necessário o uso de ênfase ao longo do texto, utilizar itálico e não negrito ou sublinhado. (16) Não utilizar idem, ibidem no corpo do texto.
Obs.: DELTA detém o "copyright" dos trabalhos a ela submetidos, exceto nos casos em que está impresso o contrário. Os trabalhos submetidos à revista não devem ser retirados pelo(s) autor(es) depois de iniciado o processo de avaliação. Condições para submissão Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
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