ISSN 0104-0618 versão impressa
ISSN 1982-3533 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Economia e Sociedade dá preferência a temas de amplo interesse nas áreas de teoria econômica, economia aplicada (nacional e internacional), história econômica e do pensamento econômico; a editoria poderá sugerir o encaminhamento de artigos sobre tópicos considerados de interesse mais restrito a publicações especializadas.

A revista preza a comunicação entre cientistas sociais. Por essa razão, aconselha aos autores, quando recorrem a procedimentos formais, o máximo empenho no sentido de assegurar a legibilidade de seus textos. Tal propósito requer clareza na explicitação dos objetivos e das conclusões, bem como transparência no tocante às implicações das hipóteses simplificadoras e dos métodos empregados.

Em regra, os artigos submetidos são enviados pelos editores, sem indicações de autoria, a dois pareceristas anônimos pertencentes a instituições distintas daquelas a que são afiliados os autores. A revista publica anualmente nome e afiliação institucional de seu corpo de pareceristas ad hoc. Pareceres contraditórios podem ser dirimidos pelos editores e pelo Conselho Editorial ou suscitar novas consultas a pareceristas. Nos casos em que os pareceristas solicitam modificações, a editoria da revista intermedeia o diálogo entre estes e os autores. No caso de parecer negativo, uma súmula será encaminhada, sob demanda, ao autor ou autores.

Os autores dos artigos são responsáveis pelas idéias e conceitos contidos nos artigos.

 

Forma e preparação de manuscritos

A revista publica artigos, notas e resenhas, dando preferência, no caso dos primeiros, àqueles que não excedam 70.000 caracteres (sem espaços). Notas e resenhas devem limitar-se, respectivamente, a 35.000 e a 15.000 caracteres.

Em sua edição impressa, a revista publica nas línguas portuguesa e espanhola. A revista aceita também submissões em inglês, entendendo que o autor assume o compromisso de traduzir seu texto para o português (ou para o espanhol) em caso de aprovação. A edição eletrônica da revista poderá trazer simultaneamente as versões em português (espanhol) e inglês.

No caso dos artigos e das notas, é imprescindível incluir título, resumo (máximo de 150 palavras) e uma lista de até cinco palavras-chave. Todas essas informações devem ser apresentadas em português (ou espanhol) e em inglês. Deve constar também uma lista de até cinco códigos no sistema de classificação do Journal of Economic Literature (disponível em <http://www.econlit.org/subject_descriptors.html>).

Gráficos, tabelas (ambos com título e fonte), equações e notas de rodapé devem ser limitados às necessidades do texto.

As referências bibliográficas completas devem ser apresentadas no final do trabalho e não nas notas de rodapé. No corpo do texto, as referências conterão somente nome do autor, data de publicação original da obra e páginas ou capítulos utilizados.

 

Envio de manuscritos

As contribuições devem ser inseridas na página de submissão online (http://submission.scielo.br/index.php/ecos/login), preferencialmente em formato doc; gráficos e tabelas devem ser enviados em formato que permita a edição. No corpo do texto, devem ser evitadas referências que possibilitem a identificação da autoria. Nome do autor ou autores, filiação institucional, endereço para correspondência e endereço eletrônico, telefone e fax devem constar de um arquivo suplementar, inserido após o arquivo principal.

O envio de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro veículo; em casos excepcionais, pode-se analisar a possibilidade de publicação simultânea em outro idioma.

O original é considerado definitivo. Os textos selecionados passam por revisão ortográfica e gramatical. A revista não paga direitos autorais.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua Pitágoras, s/n. CP 6135.
13083-857 - Campinas - SP - Brasil
Tel.: +55 19 3521-5769
Fax: +55 19 3289-3580


public@eco.unicamp.br