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(Atualizado: 10/03/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Educação & Realidade tem como missão a divulgação da produção científica na área da educação e o incentivo ao debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos. Visa, também, a ampliação das ferramentas analíticas de modo a expandir as fronteiras do pensamento e da prática no campo da educação. Nos seus mais de 40 anos de existência, Educação & Realidade vem realizando essa missão por intermédio de uma política editorial consistente e centrada na qualidade dos textos oferecidos aos seus leitores. Educação & Realidade é uma publicação editada de forma contínua em volume único anual (a partir de 2022) e publica artigos relacionados às várias áreas do campo da educação e suas interfaces com as artes, filosofia, letras, ciências sociais e humanas, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atuais. Os textos, em português, espanhol ou inglês, são inéditos, a não ser quando são traduções de textos clássicos não disponíveis aos leitores do Brasil. Para que um artigo seja publicado em Educação & Realidade, ele deverá oferecer uma perspectiva que contribua para a discussão e o avanço dos modos como o assunto até então tem sido tratado no campo da educação. A apresentação de uma pluralidade de perspectivas teóricas é um dos pilares da política editorial de Educação & Realidade, como atesta a sua história de liderança na proposição de questões candentes na área da educação. A revista tem como objetivo servir de veículo não apenas para o conhecimento e as pesquisas já consolidadas, mas também para perspectivas inovadoras, tanto no que se refere à argumentação quanto à metodologia quanto os textos que se apresentam como alternativas aos modelos estabelecidos.

O título abreviado do periódico é Educ. Real. que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 

Nacionais:

  • Educ@ - Periódicos online de Educação (Fundação Carlos Chagas - com metodologia SciELO)
  • Bibliografia Brasileira em Educação. INEP/MEC
  • Portal de Periódicos da CAPES
  • Portal Revistas no SEER - IBICT
  • Boletim do Centro de Documentação. IESAE/FGV
  • Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas
  • Sumários de Educação. Faculdade de Educação/USP
  • Sumários de Periódicos em Educação. Faculdade de Educação/USP

Internacionais:

  • Scopus
  • Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
  • Ulrich's
  • Elektronische Zeitschriftenbibliothek
  • EBSCO Publishing
  • Boletin de Resumenes Analíticos/Bulletin of Analytical Abstracts/ Bulletin de Resumes Analytiques. CRESAL/UNESCO, Caracas
  • Clas - Citas Latinoamericanas en Sociologia, Economia Y Humanidades. CICH/UNAM, México
  • IRESIE - Índice de Revistas en Educaión Superior y Investigación Educativa. CEUTES/UNAM, México
  • LAPTOC (Latin American Periodicals Tables of Contents)
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
 

 

Propriedade intelectual

 
  • Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY 4.0 Internacional.
 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

 

 

 


Corpo Editorial

 

Editor

   

 

Editores associados

   

 

Comissão editorial

 

Membros Internacionais:

  • Almerindo Janela Gonçalves Afonso, Universidade do Minho, Distrito de Braga - Portugal
  • Ana Amélia Amorim Carvalho, Universidade do Minho, Distrito de Braga - Portugal
  • Antônio Nóvoa, Universidade de Lisboa, Lisboa - Portugal
  • Boaventura de Sousa Santos, Universidade de Coimbra, Coimbra - Portugal
  • Carlos Skliar, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires - Argentina
  • Daniel Schugurensky, Arizona State University, Tempe/Arizona - Estados Unidos
  • Eugénia Vilela, Universidade do Porto, Porto - Portugal
  • Gary Anderson, New York University, Nova York - Estados Unidos
  • George Yúdice, New York University, Nova York - Estados Unidos
  • Gustavo Fischman, Arizona State University, Tempe/Arizona - Estados Unidos
  • Inés Dussel, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires - Argentina
  • Jorge Ramos do Ó, Universidade de Lisboa, Lisboa - Portugal
  • Jurjo Torres Santomé, Universidade da Coruña, Corunha/Galícia - Espanha
  • Manuel Jacinto Sarmento, Universidade do Minho, Braga/Distrito de Braga - Portugal
  • Rebecca Tarlau, Pennsylvania State University, State College, Pennsylvania - Estados Unidos
  • Rolf Straubhaar, Texas State University, San Marcos, Texas - Estados Unidos
  • Stéphanie Gasse, Université de Rouen - Normandie, Mont-Saint-Aignan - França
  • Stephen J. Ball, University of London, Londres - Reino Unido

Membros Nacionais:

  • Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ - Brasil
  • Ana Luiza Smolka, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP - Brasil
  • Ana Mae Barbosa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil
  • Antonio Flávio Moreira, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis/RJ - Brasil
  • Antonio Joaquim Severino, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil
  • Cleci Maraschin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil
  • Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES - Brasil
  • Emilia Freitas de Lima, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP - Brasil
  • Fernando Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil
  • Gaudêncio Frigotto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ - Brasil
  • Gelsa Knijnik, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS - Brasil
  • Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC - Brasil
  • Guacira Louro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil
  • Janete Maria Lins de Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE - Brasil
  • João Wanderley Geraldi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP - Brasil
  • Leandro de Lajonquière, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil
  • Lino de Macedo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil
  • Lucia Rabello de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ - Brasil
  • Luciano Mendes Filho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Márcia Strazzacappa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP - Brasil
  • Marcia Tiburi, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo/SP - Brasil
  • Maria Alice Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Maria Aparecida Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Marilia Sposito, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil
  • Marisa Vorraber Costa, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS - Brasil
  • Nadja Hermann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS - Brasil
  • Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil
  • Rosalia Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro/RJ - Brasil
  • Sergio Coelho Farias, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador/BA - Brasil
  • Vitor Paro, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil
  • Wladimir Antônio Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC - Brasil
 

 

Produção editorial

 

Revisão

  • Maria Conceição Lopes Fontoura
  • Edson Leonel de Oliveira

Editoração Eletrônica

  • Edson Leonel de Oliveira

Projeto Gráfico

  • Bento de Abreu

Bibliotecária Responsável

  • Alessandra Virgínia de Oliveira
 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Educação & Realidade aceita para publicação artigos relacionados com educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área. Os textos, em português, espanhol ou inglês, devem ser inéditos, de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros. Relatos de pesquisa devem ser transformados em textos para publicação em revista científica, conforme padrão de Educação & Realidade.

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à educação, dentro da linha editorial da revista; também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica, bem como a qualidade do texto. O processo de avaliação dos artigos enviados à Educação & Realidade obedece ao seguinte fluxo:

a) Análise quanto à forma: nessa fase, os artigos são submetidos à leitura de ao menos dois dos editores e são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista Educação & Realidade e à linha editorial. Assim, são rejeitados os artigos que: 1) configuram-se como relatos de experiência ou tenham caráter prescritivo; 2) configuram-se unicamente como revisão bibliográfica; 3) configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação; 4) apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa; 5) não apresentam consistência teórica ou metodológica na pesquisa descrita; 6) não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir; 7) não têm a área da educação como eixo central da discussão; 8) possuem erros de redação, bem como de estruturação do texto;  9) são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada; 10) não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos de Educação; 11) não cumprem as normas da revista Educação & Realidade para submissão dos artigos (formatação, citações, referências...); 12) não apresentam resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta; 13) não apresentam elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões. Tais trabalhos serão devolvidos aos autores. Os trabalhos que não se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.

b) Análise por pares quanto ao mérito: nessa segunda fase, a Editoria da Revista Educação & Realidade encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou convidados ad hoc), de dois Estados diferentes ou do exterior. Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma LATTES. Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

c) Revisão e adequação do trabalho às normas da revista Educação & Realidade: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a uma normalização. O trabalho é encaminhado ao autor com as sugestões de correções e adequações, para que seja finalmente encaminhado pela Editoria para a publicação. De modo a garantir visibilidade e acesso internacional dos textos publicados, a inclusão de versão em inglês do artigo aceito para publicação, a ser providenciada e custeada pelos autores após o aceite final, é obrigatória.

Os artigos aceitos para a publicação se tornam propriedade da revista.

A Revista adota o sistema Ithenticate para identificação de plágio.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

1. Os originais devem ser encaminhados pelo site da revista (http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/about/submissions). Pede-se que os textos sejam justificados, digitados em espaço 1,5, em fonte Times New Roman, corpo 12. As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas e endentadas.

2. Solicita-se que o nome dos autores não apareça no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.

3. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal.

4. Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível, com enter apenas no fim dos parágrafos e após títulos, subtítulos etc. Os destaques que se fizerem necessários devem ser feitos em itálico.

5. Os artigos deverão ter entre 35.000 e 60.000 caracteres (incluindo os espaços), formatados para folha A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados de uma folha de rosto na qual, obrigatoriamente, devem constar resumo e abstract (entre 550 e 750 caracteres, incluindo os espaços) e palavras-chave (no máximo 5) em português e keywords em inglês. Os títulos devem ter no máximo 75 caracteres, incluindo os espaços, e também devem ser traduzidos para o inglês. A folha de rosto não pode conter nenhuma identificação dos autores.

6. Alguns itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.

7. As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, anoa, p. xx).

8. As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT disponíveis no site http://www.ufrgs.br/edu_realidade/referencias-er.htm. Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo. Abaixo, alguns exemplos de como proceder:

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) - Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.

Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em:. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

9. Solicitamos que as normas acima sejam cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos enviados não serão considerados para avaliação.

 

 

Envio de manuscritos

 

Informações sobre assinaturas da versão impressa de Educação & Realidade estão disponíveis em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade/assinaturas.html

Ou devem ser solicitadas pelo email: educreal@ufrgs.br 
Telefone: 51 3308-3268

A revista on-line tem acesso aberto e gratuito.

 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br