ISSN 0102-4698 versão impressa
ISSN 1982-6621 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

1- Perfil do Periódico

Educação em Revista é um periódico trimestral que tem como objetivo divulgar conhecimentos científicos produzidos no campo da Educação. Publica artigos inéditos que trazem uma efetiva contribuição para o avanço da pesquisa educacional.

2 - Processo de Avaliação pelos Pares

Assegurando a Avaliação Cega: Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo.
Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento devem excluir do texto seus nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe.

Após o recebimento, o artigo é submetido à apreciação prévia dos editores que julgam a sua adequação à política editorial do periódico.

Os artigos são submetidos a sistemas de controle de plágio para verificação de sua autenticidade.

Nesse momento, serão recusados os artigos que:

1 - Quanto ao desenvolvimento:

a) não sejam textos originais;
b) não abordem uma problemática central da área educacional;
b) sejam meramente descritivos, sem desenvolver uma análise teórica da questão abordada;
c) não apresentem contribuições relevantes para a análise da temática abordada;
d) não apresentem elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as suas conclusões;
e) sejam relatos de experiência;
f) sejam revisão bibliográfica;
g) sejam partes de uma dissertação ou tese, sem a configuração de um artigo acadêmico;
h) sejam partes de um projeto ou relatório de pesquisa.

2 – Quanto à forma:

a) não tenham sido submetidos a uma revisão ortográfica anterior, apresentando excessivos erros de redação e/ou construção textual;
b) não sejam redigidos de forma clara;
c) não possuam a forma de artigo científico da área de Ciências Humanas;
d) não cumpram todas as normas da revista.

Caso decidam pela sua tramitação, os editores o encaminham para avaliação quanto ao mérito a, no mínimo, dois avaliadores, selecionados a partir do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e/ou de outras bases de dados. Os avaliadores recomendam, então, a sua aceitação, recusa, aprovação com correções obrigatórias ou ainda indicam que o artigo seja reformulado e submetido a uma nova rodada de avaliação. Nos dois últimos casos, o artigo reformulado é reavaliado para parecer final. Todos os pareceres elaborados são encaminhados ao(s) autor(es). Avaliadores e autor(es) não são identificados.

As contribuições na forma de Resenha, Palavra Aberta, Conferência, Homenagem e Entrevista são avaliadas pela Equipe Editorial que decidirá pela pertinência de sua publicação, segundo os objetivos de cada seção e a adequação dos textos às normas da revista.

 

Normas editoriais

Para cada artigo exige-se que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor.

A submissão é feita, exclusivamente, pelo sistema Submission disponibilizado pelo SciELO.

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de manuscritos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão recusadas.

Os manuscritos devem ser inéditos, não sendo permitida sua submissão simultânea a outro periódico.

Não serão aceitos artigos que contenham identificação de autoria em qualquer parte do documento seja em notas de rodapé, referências bibliográficas ou propriedades do documento.

1. Cada autor só poderá ter um manuscrito em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final.

2. Será observado um intervalo de dois anos entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.

3. O manuscrito deverá seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou da American
Psychological Association (APA) e apresentar as seguintes características:

a) Artigo: Manuscrito inédito que apresente: 1) resultados de pesquisa empírica ou teórica ou 2) revisão crítica
sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área. Deve ter entre 6.000 e 10.000 palavras;

b) Resenha: Manuscrito que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas nos 3 (três) últimos anos. Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras;

c) Palavra aberta: Artigo de opinião sobre temas atuais de repercussão na área educacional. Deve ter entre 3.000 e 5.000 palavras;

d) Entrevista: Entrevista inédita que apresente contribuições relevantes para o campo educacional. Deve ter entre 3.000 e 5.000 palavras;

e) Homenagem: Seção destinada ao reconhecimento público de pessoas e/ ou instituições que tenham contribuído significativamente para o campo da educação;

f) Conferência inédita proferida na Universidade Federal de Minas Gerais, nos 3 (três) últimos anos, sobre tema
atual e relevante para o campo da Educação. Deve ter entre 4.000 e 9.000 palavras.

4. Em todos os casos o título deve ter, no máximo, 20 palavras, no idioma do artigo e em inglês.

5. Os quadros, tabelas, gráficos, mapas e outros recursos visuais devem ser submetidos em tonalidades de cinza. Devem também ser apresentados no fluxo do texto e com legenda completa. As imagens deverão ser digitalizadas com 300 dpi, no formato TIFF ou JPG.

6. Para atender às exigências de submissão baixe o documento FOLHA DE ROSTO, preencha os campos indicados e o salve em seu computador. Quando chegar ao final do Passo 4, submeta o documento salvo como documento suplementar.

7. Apenas para submissão de artigo:

a) Resumo com, no mínimo, 120 palavras e, no máximo, 150 palavras no idioma do artigo e em inglês;

b) De três a cinco palavras-chave no idioma do artigo e em inglês

c) Nota sobre ética na pesquisa e conflitos de interesse: Se a pesquisa que deu origem ao artigo envolver seres humanos, é necessário declarar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica em Ciências Humanas. Além disso, caso a pesquisa desenvolvida e/ou a publicação do artigo gerem dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o(a) autor(a) deve declarar que não foram omitidas informações relativas a órgãos e/ou instituições financiadores.

 

Para submeter um manuscrito clique aqui.

 

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