0103-2186 versão impressa
2178-1494 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e Política

A Revista Estudos Históricos tem um perfil interdisciplinar, sendo seu objetivo a publicação de trabalhos inéditos de pesquisadores das áreas de História, Ciências Sociais, Literatura etc, que assumam uma perspectiva histórica.

A revista Estudos Históricos aceitará somente trabalhos inéditos sob forma de artigos, resenhas e balanços bibliográficos. Todos os artigos apresentados aos editores serão submetidos a dois pareceristas para que emitam sua avaliação. O processo de avaliação por pares é o sistema de blind review, em procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores. No caso da identificação de conflito de interesse da parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc. Em caso de desacordo entre os pareceres, os editores enviarão o texto a um terceiro consultor, para avaliação.

Os pareceres dos consultores recomendarão, alternativamente:

a) aceitação integral;
b) aceitação com reformulações;
c) recusa integral do texto submetido.

Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores, que se reservam o direito de decidir, igualmente, sobre a necessidade de introduzir alterações na redação dos originais. As alterações visam sempre a manter a homogeneidade e a qualidade da revista, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Os artigos expressarão, assim, única e exclusivamente, as opiniões e conclusões de seus autores.

Os textos em língua estrangeira, quando aceitos pelo Conselho Editorial, serão traduzidos para o português, mediante autorização do autor.

 

Forma e preparação de manuscritos

Todo artigo enviado à revista para publicação deverá ser acompanhado de uma lista de até seis palavras-chave que identifiquem os principais assuntos tratados e de um resumo informativo em português, com versões em inglês e francês, com 100 palavras no máximo, onde fiquem claros os propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho. Caso o artigo resulte de pesquisa subvencionada por agência financiadora, esta deverá ser mencionada. Deverão ser igualmente encaminhados aos editores dados sobre o autor (vinculação institucional, funções que exerce, áreas de interesse, últimas publicações etc.) e documentação relativa à declaração de originalidade, de responsabilidade, além da sessão de direitos autorais (cf. Modelos infra). Os artigos publicados na revista poderão também ser disponibilizados em diferentes mídias e na Internet.

Regras para Apresentação de Originais:

Os textos submetidos aos editores para publicação na revista Estudos Históricos deverão ser digitados em Winword, fonte Times New Roman 12, espaço duplo, formato de página A-4. Nesse padrão, o limite dos textos será de 50 mil caracteres (incluindo espaços em branco) para artigos e 8 mil caracteres (incluindo espaços em branco) para resenhas, incluindo-se as notas e referências bibliográficas. O arquivo deve ser enviado por correio eletrônico ou apresentado em cd. Normatização das notas e remissões bibliográficas cf. NBR 6023: As notas deverão ser sucintas. As remissões bibliográficas não deverão ser feitas em notas, e sim figurar no corpo principal do texto. Da remissão deverá constar o nome do autor, seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por dois pontos.

Exemplos:

Segundo Cassirer (1979:46), a síntese e a produção pelo saber... O eu que enuncia "eu" (Benveniste, 1972:32)...

Referências bibliográficas:

As referências bibliográficas deverão constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética. Deverão obedecer aos seguintes modelos:

1) tratando-se de livro:  

a) sobrenome do autor (em letra maiúscula), seguido do nome;  
b) data da publicação; 
c) título da obra (itálico); 
d) n° da edição; 
e) local de publicação; 
f) nome da editora.

Exemplo:

BACHELARD, Gaston. 1984. La terre et les rêveries de la volonté. Paris, Librairie José Corti.

2) tratando-se de artigo:  

a) sobrenome do autor (em letra maiúscula), seguido do nome;  
b) data da publicação;  
c) título do artigo entre aspas; 
d) nome do periódico por extenso (itálico);
e) local de publicação;  
f) volume e n° do periódico.

Exemplo:

CAMARGO, Aspásia. 1984. "Os usos da história oral e da história de vida: trabalhando com elites políticas". Dados. Rio de Janeiro, vol. 27, n° 1.

Documentos:

Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais:

Cada autor deve ler e assinar os documentos abaixo relacionados:

  • (1) Declaração de Responsabilidade e originalidade
  • (2) Transferência de Direitos Autorais, nos quais constarão o título do manuscrito e o nome completo dos autores.

1. A declaração de responsabilidade e originalidade será firmada nos seguintes termos:

  • "Certifico minha responsabilidade pelo conteúdo deste trabalho, concebido por mim ou com minha participação, e atesto não ter omitido quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e agências que possam ter interesse na publicação deste artigo";
  • "Atesto que o manuscrito submetido à Revista Estudos Históricos intitulado... é original e que o trabalho, de minha autoria, não foi enviado a outra Revista e não o será, enquanto sua  publicação estiver sendo considerada pela Revista Estudos Históricos, seja no formato impresso ou no eletrônico".

2. Transferência de Direitos Autorais:

  • "Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Estudos Históricos passa a deter os direitos autorais a ele referente, que se tornará sua propriedade exclusiva, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista".
    Assinatura do(s)  autores(s)             
    Data          /        /

 

Envio de manuscritos

Toda correspondência referente à publicação de artigos deverá ser enviada para eh@fgv.br (preferencialmente) ou para:  

Fundação Getúlio Vargas /CPDOC
Secretaria da Revista Estudos Históricos
Praia de Botafogo, 190 , 14° andar
22.253-900 - Rio de Janeiro - RJ

Os artigos poderão ser submetidos à editoria através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, disponível no portal da Biblioteca Digital da FGV, no endereço http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh (preferencialmente) ou enviados para eh@fgv.br.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

CPDOC/FGV

Praia de Botafogo, 190, 14o. Andar
22253-900 Rio de Janeiro RJ - Brasil
Tel.: +55 (21) 3799-5676
Tel.: +55 (21) 3799-5677

 


eh@fgv.br