ISSN 0104-4036 versão impressa
ISSN 1809-4465 versión electrônica

CORPO EDITORIAL

 

Presidente

  • Carlos Alberto Serpa de Oliveira – Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

 

Editoras

  • Fátima Cunha Ferreira Pinto – Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Érika Simone de Almeida Carlos Dias – Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

 

Editores associados

  • Ana Ivenicki – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Candido Alberto da Costa Gomes –Instituto de Estudos Superiores, Fafe, Portugal/ Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO, Brasília, DF, Brasil
  • Carlos Alberto Vilar Estêvão – Universidade Católica Portuguesa, Braga, Portugal
  • Denise Vaillant – Universidad ORT- Montevideo, Uruguai
  • Thereza Penna Firme – Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

Assistente Editorial

  • Alan Lemos Nicolau – Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Aline de Gouvêa Melo – Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Simonne Lima da Silva – Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

 

Secretária Executiva

  • Izabella Sarcinelli Silva - Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

 

Comitê editorial

  • Antonio Flávio Barbosa Moreira – Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Católica de Petrópolis - UCP, Petrópolis, RJ, Brasil;
  • Ana Carolina Letichevsky – Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil/Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
  • Carmen Jiménez Fernández – Universidad Nacional de Educación a Distancia-UNED, Madrid, Espanha;
  • Flavia Obino Corrêa Werle – Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil;
  • Paulo Alcântara Gomes - Faculdade Cesgranrio - FACESG, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Robert Evan Verhine – Universidade Federal da Bahia -UFBA, Salvador, BA, Brasil/ Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Brasília, DF, Brasil;
  • Roberto Guimarães Boclin – Academia Internacional de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Faculdade Cesgranrio - FACESG, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
  • Sebastián Donoso Díaz, Universidade de Talca, Región del Maule, Chile;  
  • Sônia Martins de Almeida Nogueira – Universidade Estadual do Norte Fluminense -UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

 

Conselho editorial

  • Alicia Bonamino – Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
  • Alvaro Chrispino - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Brasil;
  • Américo B. Cunha – Consultor internacional, Toronto, Canadá;
  • Andréa Barbosa Gouveia – Universidade Federal do Paraná -UFPR, Curitiba, PR, Brasil;
  • Angela Maria Martins – Universidade Cidade de São Paulo- UNICID, São Paulo, SP, Brasil/ Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo, SP, Brasil;
  • Axel Didriksson Takayanagui - Universidade Nacional Autônoma do México UNAM, cidade do México, México;
  • Betânia Leite Ramalho – Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, Natal, RN, Brasil;
  • Célio da Cunha – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil;
  • Cláudio de Moura Castro – Grupo Positivo, Curitiba, PR, Brasil;
  • David Fetterman – Universidade de Stanford, Stanford, Estados Unidos;
  • Domingos Fernandes – Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal;
  • Donaldo Bello de Souza – Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
  • Eliza Bartolozzi Ferreira – Universidade Federal do Espírito Santo -UFES, Vitória, ES, Brasil;
  • Jorge Adelino Costa - Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal;
  • Ligia Gomes Elliot – Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
  • Lorenzo García Aretio – Universidad Nacional de Educación a Distancia-UNED, Madri, Espanha;
  • Maria Beatriz Moreira Luce – Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil;
  • Maria Celi Chaves Vasconcelos – Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/Conselho Estadual de Educação- CEE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
  • Maria Dilnéia Espíndola Fernandes – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, MS, Brasil;
  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil;
  • Marina Graziela Feldmann – Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil;
  • Nilma Santos Fontanive – Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC, Brasília, DF, Brasil/Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
  • Ovidio Orlando Filho – Faculdade Cesgranrio - FACESG, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
  • Pedro Demo – Universidade de Brasília - UnB, Brasília, DF, Brasil;
  • Sara Rozinda Martins Moura Sá – Secretaria Estadual de Educação (SEE) Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
  • Silke Weber – Universidade Federal de Pernambuco -UFPE, Recife, PE, Brasil;
  • Terezinha Saraiva – Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
  • Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos – Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém, PA, Brasil;
  • Vera Tavares de Souza – Consultora internacional, Canadá;
  • Vitor Henrique Paro – Universidade de São Paulo -USP, São Paulo, SP, Brasil.

 

Produção editorial

  • Ingroup Tecnologia e Serviços Ltda.

Jornalista Responsável

  • Fabíola Blaiso (MTB0034788/RJ)

Revisão Geral

  • Maria de Lourdes P. A. Freire

Projeto Gráfico

  • Denise Cordovil e Annibal da Silva Neto

Impressão:

  • Gráfica Editora Stamppa

 

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