ISSN 0104-4036 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Normas gerais

Ensaio tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação nos aspetos de ensino, pesquisa e extensão, que enfoquem Avaliação e/ou Políticas Públicas.

Não serão aceitas colaborações que já tenham sido publicadas em outras revistas brasileiras ou estrangeiras impressas ou eletrônicas, internet ou qualquer outro meio de divulgação. Solicita-se ao autor que não apresente, simultaneamente, o texto encaminhado a esta Revista a outro periódico.

A imparcialidade, uma das características básicas da revista, tem por propósito evitar conflito potencial de interesses.

A análise dos trabalhos enviados se processa em dois momentos: primeiramente é feita a apreciação pela Comissão Editorial, que examina sua adequação à linha editorial da Revista. A seguir, o texto é encaminhado a no mínimo dois especialistas, membros dos Conselhos, que devem pronunciar-se por escrito, emitindo pareceres sobre a conveniência ou não de sua aceitação.

Dos pareceres emitidos podem constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto, a serem realizadas segundo a concordância do autor, com vistas à possível publicação. Os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos. Nesse processo os nomes dos pareceristas e dos articulistas permanecem em sigilo.

Os artigos devem vir acompanhados de uma declaração assinada por todos os autores, que autorize sua publicação. Em caso de aceitação os trabalhos serão divulgados nas formas impressa e eletrônica, sendo esta última, através do site da SciELO Brasil (www.scielo.br).
Para artigos com mais de uma autoria deverá ser informada a ordem de apresentação dos articulistas.

Publicado o texto, o autor recebe cinco exemplares do número no qual consta seu artigo. Os artigos assinados refletem as opiniões de seus autores e não as da Editoria, do Conselho da revista, ou da Fundação Cesgranrio.

Após análise e apreciação, caso o artigo não seja aprovado para publicação, a revista não se sente obrigada a devolver os originais enviados, nem se responsabiliza pelo conteúdo das idéias e artigos assinados.

Os direitos autorais dos artigos ficam reservados à revista, condicionando-se sua reprodução parcial ou integral à autorização expressa, e as citações eventuais às obrigatoriedades da citação da autoria e da Ensaio.

 

Forma e preparação de manuscritos

Apresentação

A Ensaio recebe para publicação textos em português, inglês e espanhol.

Os originais devem ter o mínimo de 15 páginas e o máximo de 30, em espaço 1,5. O envio pode ser feito através do e-mail ensaio@cesgranrio.org.br ou dos correios, neste caso, solicita-se aos autores o envio do CD-R com os registros dos artigos, com utilização de um processador de texto (Word,Wordperfect/PageMaker, etc.) compatível com os computadores PC. Ao artigo deve ser anexada ficha incluindo endereço, telefone, endereço eletrônico, etc. e um currículo abreviado do autor.

Estrutura do Trabalho

O texto deve ser precedido do titulo, do nome e da titulação principal do autor, bem como da filiação institucional e do e-mail, seguido de um resumo que deve compreender todos os conceitos importantes do artigo e suas correlações, estabelecendo as conclusões principais. Esse resumo, assim como o titulo do artigo, devem ser apresentados em português, inglês e espanhol, contendo, no máximo, quatro palavras-chave (descritores) e não ultrapassando 1.000 caracteres, incluindo espaços.
As notas, quando necessárias, devem figurar no rodapé da página, numeradas seqüencialmente.  
A lista das referências bibliográficas deve estar no final do artigo, obedecendo às normas da Associação Brasileira Normas Técnicas (NBR 6023/2002), em ordem alfabética (por sobrenome do autor e iniciais dos nomes; em alguns casos, entrada por entidade ou titulo), contendo, somente, o que foi citado no texto. As referências são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

Abaixo, exemplos de referências:

COSTA JÚNIOR, P. J. Titulo: subtítulo. Local: Editora, data. (Série)
CRUZ, A. C.; PEROTA, M. L. L. R. Título. nº. da edição. Local: Editora, data.
COSTA JÚNIOR et al. (mais de três autores). Titulo. Local: Editora, data.
COSTA JÙNIOR, P. J. Título do capítulo: subtítulo. In: SOUZA, J. C. (Org.). Título do livro. Local: Editora, data. Páginas inicial-final (opcional).
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Título. Local: Editora, data.
COSTA JÚNIOR, P. J. Titulo do artigo. Nome do periódico, local de publicação, números do volume, do fascículo, páginas inicial-final do artigo, mês/ano.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título do trabalho: subtítulo. In: TITULO DO EVENTO, numeração (se houver), ano, local (cidade) de realização. Anais... (as reticências substituem as informações já contidas no titulo do evento). Local da publicação: Editora, data da publicação.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título. Data da defesa. nº. de folhas/páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em...) - Nome da instituição, local, data.
BRASIL. Medida Provisória nº. ..., data completa. Ementa (se possível). Titulo da publicação, local, data. Dados complementares da publicação.

COSTA JÚNIOR, P. J. Título: subtítulo. [S.I.], 1999. Disponível em: <http://www.nome.br>. Acesso em: 9 ago. 2004.

 

Envio de manuscritos

A política do direito de resposta encoraja comentários a artigos publicados na Revista Ensaio. Se o comentário é aceito para ser publicado, o editor deve informar o(a) autor(a) do artigo original. Caso o autor envie uma resposta ao comentário, o editor reservará um espaço especifico da revista para os comentários e para a resposta. A resposta deve aparecer na mesma edição do comentário, ou na edição posterior.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido
20261-235 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: +55 21 2103-9600
Fax.: +55 21 2103-9600 r.338


ensaio@cesgranrio.org.br