ISSN 0104-4060 versão impressa
ISSN 1984-0411 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Educar em Revista publica artigos inéditos sobre educação e de áreas afins.

Política editorial: Os textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

Áreas de Interesse: Educação (Fundamentos da Educação, Administração Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Ensino-Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Currículo, Tópicos Específicos em Educação).

Avaliação por pares (peer review): Os manuscritos são enviados para dois avaliadores "ad hoc", que deverão ser doutores reconhecidos nas suas áreas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa credenciados.

Público da revista: Pesquisadores da área educacional e de áreas afins, professores dos diversos níveis de ensino, alunos de pós-graduação e graduação.

 

Forma e preparação de manuscritos

Educar em Revista aceita trabalhos diretamente relacionados à Educação com as seguintes especificações:
1. Artigos inéditos, em português, espanhol, francês ou inglês:

    - exclusivamente de autoria de pesquisadores/as doutores/as, limitados a dois(duas) autores/as por artigo, desde que o/a coautor(a) tenha também a titulação de doutor/a;
    - que analisem resultados de investigação, evidenciando explicitamente objetivos, procedimentos e análises;
    A Educar em Revista reserva-se o direito de não aceitar para publicação relatos de experiência nem revisões bibliográficas.

2. Aspectos formais exigidos para que o artigo seja encaminhado à avaliação por pares:

    A extensão de cada artigo deverá ser de, no máximo, 15 (quinze) páginas, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas.
    • Resumo, na língua do artigo, em português e em inglês, de no máximo 230 (duzentas e trinta) palavras - incluído logo abaixo do(s) nome(s) do/a(s) autor(es/as).
    • Até cinco palavras-chave na língua do artigo, em português e em inglês.
    Ex.: Educação; cultura; História; infância; escola.
    • Texto em Word for Windows obedecendo às seguintes recomendações: letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, numeração no canto inferior direito.
    Identificação no alto da página incluindo:
    • Título do trabalho (na língua do artigo; em português e em inglês) - em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé.
    • Nome(s) do/a(s) autor/a(es/as) - a nota de rodapé deve conter as seguintes informações do/a(s) autor/a(es/as) - dados referentes à afiliação de todos os autores dos artigo, indicando por extenso a instituição, endereço, o estado, cidade e país de origem, conforme exemplo abaixo. Na existência de mais de uma afiliação, indicar apenas a afiliação principal do autor.

    Ex.: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Educação. Rua General Carneiro, nº 460, Curitiba, Paraná, Brasil. CEP: 80060-150.

3. As referências devem seguir as normas da ABNT, observando-se que o destaque no título das obras e documentos deve ser em itálico.
Apresentamos alguns modelos das normas da ABNT que são adotados por este periódico:
SOBRENOME, N. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. (Coleção tal)
SOBRENOME, N. Título do capítulo. In: SOBRENOME, N. Título do livro. Cidade: Editora, ano. p.
SOBRENOME, N. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade, v. , n. , p. , mês abreviado ano.
SOBRENOME, N. Título: subtítulo. Cidade, ano. Disponível em: <endereço eletrônico completo>. Acesso em: Dia/Mês/Ano - conforme modelo: 25/02/2013.
SOBRENOME, N. Título: subtítulo. Tese ou Dissertação (área do pro­grama) - Disciplina, Instituição, Cidade, data.

    • Para evitar a identificação do/a(s) autor/a(es/as) não serão aceitos os artigos que façam qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações vinculadas ao nome do autor, do orientador da dissertação ou tese, assim como qualquer referência do/a(s) autor/a(es/as) às suas par­ticipações em grupos de pesquisa. A Educar em Revista recomenda o uso do formato XXX em substituição ao nome do autor e ao título da obra. No caso de aprovação para sua publicação, a Educar em Revista entrará em contato com o/a(s) autor/a(es/as) para recuperar tais informações.

    • A Educar em Revista adota procedimentos que evitam conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos.

    • Não é permitido o uso de notas bibliográficas. Para isso, devem-se uti­lizar as citações no texto: a identificação das referências no corpo do trabalho deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do/a(s) autor/a(es/as), ano de publicação e paginação (por exemplo: BARTOLOMEU, 2012, p. 234). As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários.

    • Os artigos com ausência de referências ou apresentação incompleta/inadequada serão devolvidos aos autores para reapresentação posterior.

4. Ilustrações, tabelas, gráficos e mapas (digitalizados com 300 DPIs) deverão ser enviados já incluídos no corpo do texto e também em arquivos separados (extensão .TIF ou . JPG). Nos casos pertinentes, na parte superior esquerda da figura deve estar seu número e título (ex. FIGURA 2 - AULA DE ALFABETIZAÇÃO DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO). Na parte inferior esquerda, a fonte (ex.: FONTE: Acervo Museu Afro Brasil) e pequenos textos explicativos devem ter no máximo 3 (três) linhas.

5. Os textos devem ser enviados para a Educar em Revista via Sistema Eletrônico de Revistas (SER), no site: <www.ser.ufpr.br/educar>. Selecionar a opção "Cadastro" (cadastrar-se como autor). Depois do formulário devi­damente preenchido, anexar o texto, que deve ser enviado na seção Demanda Contínua.

6. Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois) pareceristas ad hoc, preservando-se o anonimato dos autores. Todo o processo de comunicação entre editores, pareceristas e autores ocorre de forma eletrônica. Os pareceres são registrados no sistema, podendo os textos serem: a) aceitos; b) revisões requeridas; c) rejeitados. Caso ocorram pareceres divergentes, serão enviados para um terceiro consultor.

7. Cada artigo da Demanda Contínua dá direito a 5 (cinco) exemplares do número da revista em que o texto foi publicado.

8. Somente serão apreciados os textos que obedecerem a estas normas estabelecidas para publicação.

9. A Educar em Revista reserva-se o direito de não publicar trabalho(s) de mesmo(s) autor(es) em intervalos menores que 2 (dois) anos. Os editores reservam-se o direito de recusar o artigo sobre o qual foram solicitadas res­salvas, caso estas não atendam às solicitações feitas pelo(s) parecerista(s). Se a matéria for aceita para publicação, a revista permite-se introduzir pequenas alterações formais no texto.

10. A aceitação da matéria para a publicação implica a transferência de direitos autorais para a revista. Assegura-se a Educar em Revista o direito à divulgação da informação e os direitos editoriais, na forma da Lei. Os conteúdos da matéria são de inteira responsabilidade de seu/sua(s) autor/a(es/as).

11. Endereço para correspondência:

Educar em Revista
Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro, 460, 1º andar, sala 102
80.060-150 – Curitiba – PR – Brasil
E-mail: educar@ufpr.br

 

Envio de manuscritos

Educar em Revista aceita artigos inéditos que tratem de temas relacionados à educação, em português, espanhol, inglês ou francês. Os textos podem ser enviados para Educar em Revista via Sistema Eletrônico de Revistas (SER), no site: <www.ser.ufpr.br/educar> selecionar a opção "Cadastro (cadastrar-se como autor)". A extensão de cada artigo deverá ser de, no máximo, 15 (quinze) páginas, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas. Resumo, na língua do artigo e em inglês, de no máximo 230 (duzentas e trinta) palavras - incluído logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es). Até cinco palavras-chave na língua do artigo e em inglês. Texto em Word for Windows obedecendo às seguintes recomendações: letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, numeração no canto inferior direito.

 

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