ISSN 0104-4060 versão impressa
ISSN 1984-0411 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Educar em Revista publica artigos inéditos sobre educação e de áreas afins.

Tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos, e aceita trabalhos diretamente relacionados à área de Educação, com os seguintes pré-requisitos:
I - Devem ser inéditos, que não tenham sido publicados em outros periódicos ou anais de eventos, com exceção de traduções devidamente autorizadas;
II - Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol, francês, alemão ou italiano;
III - Devem ser exclusivamente de autoria de pesquisadores doutores, limitados a dois autores por artigo; 

IV - Devem conter resultados de investigação na área da Educação, evidenciando explicitamente objetivos, procedimentos e análises, não devendo se constituir em mero relato de experiências ou revisão bibliográfica.

Política editorial: Os textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

Áreas de Interesse: Educação (Fundamentos da Educação, Administração Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Ensino-Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Currículo, Tópicos Específicos em Educação).

Avaliação por pares (peer review): Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato dos autores e pareceristas serão preservados durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.

Público da revista: Pesquisadores da área educacional e de áreas afins, professores dos diversos níveis de ensino, alunos de pós-graduação e graduação.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os artigos submetidos à Educar em Revista serão encaminhados a pareceristas ad hoc, com título de doutor, que avaliarão a relevância do tema abordado para a área da Educação; a organização da estrutura do texto e das referências bibliográficas; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; além de questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e às apropriações teóricas e metodológicas presente no artigo. Os artigos devem seguir, obrigatoriamente, os aspectos formais listados abaixo:

I - Estar de acordo com o Foco e Escopo da revista;

II - Ter extensão de até 15 (quinze) páginas, incluindo título, resumo/abstract, palavras-chaves/keywords, imagens, tabelas e referências bibliográficas;

III - Ter resumo de até 230 (duzentas e trinta) palavras nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica (francês, espanhol, etc.);

IV - Ter até 05 (cinco) palavras-chave nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica;

V - Estar em arquivo de texto em formato "doc", com letras Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5cm

VI - Ter identificação no alto da página, em negrito, do título do artigo em língua portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé;

VII - As referências bibliográficas devem seguir o Manual de Normalização de Documentos Científicos, de acordo com as normas da ABNT, observando-se que o destaque do título das obras e documentos deve ser em itálico, conforme os seguintes exemplos:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, Ano. (Nome da Coleção).
SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, Ano. Páginas.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Volume, Número, Páginas, Ano.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade, Ano. Disponível em: < endereço eletrônico completo >. Acesso em: 15 dez. 2015.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Tese ou Dissertação em (Área do Programa), Instituição, Cidade, Data.

VII - A Educar em Revista adota procedimentos que evitam conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para evitar a identificação do autor, não fazer qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações. Recomenda-se o uso do formato "XXX" em substituição ao nome do autor e ao título da obra. No caso de aprovação para sua publicação, a equipe editorial entrará em contato para recuperar as informações em anonimato.

VIII - As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Não é permitido o uso de notas bibliográficas, devendo-se identificar as referências no corpo do trabalho, por exemplo: (SOBRENOME, Ano, Página).

IX - Imagens e tabelas (300 DPIs) deverão ser enviados no corpo do texto. Na parte superior deve-se indicar número e título (Ex.: Figura 1 - Quadro de Políticas Educacionais). Na parte inferior deve-se informar a origem (Ex.: Fonte: Acervo Museu Afro Brasil) e, se for o caso, textos explicativos de no máximo 03 (três) linhas.

Cada artigo publicado dá direito a 05 (cinco) exemplares do número impresso ao autor. A Educar em Revista reserva-se o direito de não publicar artigos de um mesmo autor em intervalos menores que 02 (dois) anos. Os editores reservam-se ao direito de recusar o artigo sobre o qual foram solicitadas ressalvas, caso estas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas. A publicação de artigos deve se submeter às normas de formatação adotadas pela revista.

Endereço para correspondência:

Educar em Revista
Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro, 460, 1º andar, sala 102
80.060-150 - Curitiba - PR - Brasil
E-mail: educar@ufpr.br

 

Envio de manuscritos

Educar em Revista aceita artigos inéditos que tratem de temas relacionados à educação, em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Os textos podem ser enviados para Educar em Revista via Sistema Eletrônico de Revistas (SER), no site: <http://revistas.ufpr.br/educar> selecionar a opção "Cadastro (cadastrar-se como autor)". A extensão de cada artigo deverá ser de, no máximo, 15 (quinze) páginas, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas. Resumo, na língua do artigo e em inglês, de no máximo 230 (duzentas e trinta) palavras. Até cinco palavras-chave na língua do artigo e em inglês. Texto em Word for Windows obedecendo às seguintes recomendações: letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro 460 1º Andar sala 102
80060-150 Curitiba PR Brasil
Tel/Fax: 41 3360-5259


educar@ufpr.br