Foco e Escopo
A Educação & Sociedade tem como escopo a publicação de artigos de pesquisa, ensaios, estados da arte, entrevistas e resenhas críticas de livros, fundamentados em teorias sociais devidamente explicitadas, com base nas quais são analisadas as relações sociais, políticas, culturais, económicas etc. entre educação e sociedade. |
Breve Histórico
Educação & Sociedade é um dos mais importantes periódicos editados hoje na área da Educação no país. O primeiro número da Educação & Sociedade, editado pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi lançado durante o I Seminário da Educação Brasileira (SEB), realizado em 1978, na Unicamp. O Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) surgiu em março de 1979, em Campinas (SP), como resultado da atuação de alguns educadores preocupados com a reflexão e a ação ligadas às relações da educação com a sociedade. A partir de sua criação, o CEDES passou a editar a Educação & Sociedade. Planejada como instrumento de incentivo à pesquisa acadêmica e ao amplo debate sobre o ensino, nos seus diversos prismas, ela atinge, após anos de publicação ininterrupta, um grande acúmulo de análises, informações, debates, fontes teóricas, relatos de experiências pedagógicas, entre outros, de grande interesse a cientistas e educadores que atuam nas ciências humanas e outros campos do saber. Um aspecto a ser salientado, no horizonte abrangido por Educação & Sociedade, é seu trabalho de abertura aos países da América Latina e Europa. O periódico, indexado internacionalmente, recebe contribuições de autores de diversos países. Nesse intercâmbio cosmopolita, tem-se logrado trazer para o setor da educação e para outras áreas não apenas temas discutidos por especialistas com rigor e novidade, mas também um renovado interesse para as várias linhas de pesquisa acadêmica.
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Conformidade com a Ciência Aberta
A Educação & Sociedade está comprometida com as práticas de comunicação da Ciência Aberta. Entende-se por Ciência Aberta a nova forma de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, preconizando a transparência dos processos e a disponibilização dos componentes que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador. Essa abertura compreende e promove mudanças significativas no trabalho de editoração do periódico, contribuindo para acelerar a publicação das pesquisas por meio da publicação contínua e da utilização de repositórios preprints, de modo a facilitar a avaliação dos artigos, a replicabilidade das pesquisas e a reutilização dos dados coletados. A adoção e o aperfeiçoamento das práticas de comunicação científica em conformidade com a Ciência Aberta supõem: acesso aberto; preprints como início do fluxo de produção dos artigos; gestão transparente dos dados da pesquisa; disponibilização de códigos de programas e outros materiais subjacentes aos artigos; transparência e abertura gradual do processo de avaliação dos manuscritos; disseminação pública das pesquisas e interoperabilidade com o fluxo global de informação e conhecimento científicos. Preprints são manuscritos prontos para submissão a um periódico, os quais são depositados em um servidor webde acesso aberto previamente, pelo autor, ou em paralelo à submissão ao periódico, pelo autor ou revista. O uso do preprint como opção do autor, supõe que, quando da submissão do artigo ao periódico, deve informar se o manuscrito está depositado em um servidor de preprints, bem como seu nome e seu URL. Essa pré-publicação, além de acelerar a comunicação de resultados de pesquisas, permite que o autor receba de leitores um feedback do trabalho e realize as modificações que julgue pertinentes. Os artigos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados em repositórios preprints, não sendo admitida a sua submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico. No momento da submissão, o autor responsável deve preencher e anexar o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, informando: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares. |
Ética na Publicação
No ato de submissão, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor. A Educação & Sociedade se apoia: nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]; nos princípios do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [DOAJ]; e nos princípios da Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto [OASPA]. Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a secretaria editorial. |
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. |
Fontes de indexação
Ficha Bibliográfica
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Websites e Mídias Sociais
POLÍTICA EDITORIAL
Preprints
A Educação & Sociedade aceita a publicação de artigos de preprints, que além de acelerar a comunicação de resultados de pesquisas, permite que o autor receba de leitores um feedback do trabalho e realize as modificações que julgar pertinentes. Preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico. O uso do preprint é opção do autor, e supõe-se que, quando da submissão do artigo ao periódico, por meio do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, sejam informados o nome do servidor de Preprints e o DOI do Preprint. Os artigos submetidos a preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação e o processo de avaliação não utilizará o procedimento duplo anonimizado, visto que a autoria passará a ser conhecida. |
Processo de avaliação por pares
A avaliação dos manuscritos de pesquisa é função principal da Educação & Sociedade nas seguintes dimensões: análise da pesquisa segundo o método científico; obediência aos cânones éticos; e alinhamento com as práticas da Ciência Aberta e da área temática da pesquisa. A política editorial do periódico define os seguintes critérios para avaliação dos textos: atendimento às exigências de formatação; originalidade; relevância temática; clareza e precisão na delimitação do objeto; consistências teórica e metodológica do conteúdo; rigor analítico; atualidade; qualidade do texto; e adequação ao escopo editorial. Os trabalhos submetidos passam por quatro fases de avaliação: (1) a primeira consiste na triagem realizada pelos editores-chefes, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial e ao escopo do periódico, bem como às exigências formais, além de seu potencial para publicação; (2) a segunda fase refere-se à avaliação preliminar pelos editores de seção, a qual visa identificar a contribuição e a qualidade do artigo para o periódico, de modo a verificar precisão na delimitação do objeto, consistências teórica e metodológica e rigor analítico; (3) a terceira fase consiste no processo de avaliação pelos pares, com indicação pelos editores de, pelo menos, dois avaliadores em avaliação duplo-anonimizada, exceto para artigos disponibilizados em servidores preprint ou cujos autores optarem pela avaliação aberta (Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta) ocorrendo avaliação em “simples anonimizada”; (4) a quarta fase consiste na submissão dos artigos aprovados nas fases anteriores ao processo de avaliação de similaridades por meio do sistema Similarity Check. Em caso de detecção de alto grau de similaridade a texto já publicado, o artigo poderá ser recusado, tendo em vista a exigência de ineditismo, havendo exceção para quando se tratar de artigos em servidor preprint. A decisão final dos Editores-chefes sobre os artigos será sustentada pela recomendação do editor de seção e dos avaliadores, bem como pela efetivação pelo autor dos ajustes recomendados, se for esse o caso. Compete, portanto, aos editores, após avaliação pelos pares, recomendar aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Em caso de reformulação, os textos retornarão aos avaliadores para avaliação final. O resultado da avaliação será encaminhado ao autor e pode compreender: 1) aceite; 2) indicação para efetuação de correções obrigatórias; 3) nova submissão para avaliação; ou 4) rejeição. Durante o processo de avaliação, para os autores que optaram pela avaliação aberta, a Educação & Sociedade oferece aos avaliadores a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente, com abertura ou não das identidades. A Educação & Sociedade publica na versão final do artigo o nome e ORCID do editor responsável pelo processo de avaliação. |
Dados abertos
Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, é solicitado ao autor o compartilhamento de todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito, anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e o reuso dos dados e das informações, bem como com a replicabilidade das pesquisas. Para compartilhamento, o autor pode utilizar o repositório de suas instituições, bem como identificar repositórios relevantes e certificados: Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa SciELO. Alternativamente, o autor pode declarar que os dados serão disponibilizados mediante solicitação direta ao autor ou que todos os dados estão contidos e discutidos no artigo. O repositório em que se encontram os dados e informações, se for o caso, deve ser citado no texto de acordo com o Guia de citação de dados de pesquisa, preferencialmente na seção metodológica, incluído na lista de referências e na seção “Disponibilidade de Dados de Pesquisa”. |
Cobrança de Taxas
Visando a sustentabilidade financeira do processo de publicação dos artigos, a Educação & Sociedade propõe aos autores que façam uma contribuição para a publicação, propondo as alternativas:
A colaboração ou associação é solicitada apenas aos autores com artigo aprovado para publicação. Não há custos para a submissão de artigos. |
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
No ato de submissão de um artigo para publicação na Educação & Sociedade, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor. Todos os artigos serão avaliados desconsiderando-se marcadores sociais da diferença, tais como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade, dentre outros, bem como posicionamentos políticos dos autores. Quanto à autoria do trabalho, são identificados como autores todos que contribuíram para concepção, desenvolvimento e análise dos dados apresentados. Sendo assim, é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo. Todos os autores devem aceitar, comprovadamente, a responsabilidade pelo conteúdo do artigo, além de registrar suas respectivas contribuições ao fim do manuscrito, em caso de aceite para publicação. Se o autor descobrir que houve algum tipo de erro relevante após a publicação do artigo, deve informar imediatamente aos editores, para que sejam publicadas as devidas erratas. Em relação à identificação de más condutas, compostas pelas práticas de plágio, autoplágio e republicação de artigos, assim como falsificação de dados, a Educação & Sociedade utiliza o sistema Similarity Check. Todavia, se houver falha no processo de detecção das más condutas e o artigo for publicado, o autor torna-se passível de sanções editoriais, como retratação de artigos científicos plagiados ou já publicados. A Educação & Sociedade se apoia: nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]; nos princípios do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [DOAJ]; e nos princípios da Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto [OASPA]. Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a secretaria editorial. |
Política sobre Conflito de Interesses
É obrigatório que as autores declarem a existência ou não de conflitos de interesse, pois a confiabilidade no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem surgir quando autores, avaliadores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. Para melhor decidir sobre um manuscrito, é preciso saber sobre qualquer interesse competitivo que os autores possam ter. O objetivo não é eliminar esses interesses; eles são quase que inevitáveis. Manuscritos não serão rejeitados simplesmente por haver um conflito de interesses. Não havendo conflitos de interesse, basta transcrever e acrescentar tanto no campo indicado acima a seguinte nota: Não houve conflitos de interesses para realização do presente estudo. As informações sobre conflitos de interesse dos autores serão inseridas ao final do artigo publicado. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Educação & Sociedade. Desta forma espera-se: Autores: Quando submetem um manuscrito, são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Devem reconhecer todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. Avaliadores: Devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não-qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado. Assim como no caso dos autores, se houver silêncio por parte dos avaliadores sobre conflitos potenciais, isso pode significar que tais conflitos existem e que não foram revelados ou que os conflitos não existem. Assim, solicita-se também aos avaliadores que forneçam declarações de interesses competitivos, os quais são utilizados para avaliar o valor dos relatórios dos pares. Editores: Devem declarar os potenciais conflitos de interesse na avaliação dos manuscritos, bem como atuar para impedir que conflitos de interesse envolvendo autores e ravaliadores possam comprometer os padrões éticos na publicação. |
Adoção de softwares de verificação de similaridade
Os artigos aprovados, após o processo de peer review, serão submetidos ao sistema Similarity Check para a avaliação de similaridade. Em caso de detecção de grau significativo de similaridade com texto já publicado, o autor correrspondente será contatado para ajustes no texto, podendo o artigo ser recusado, tendo em vista a exigência de ineditismo. |
Questões de Sexo e Gênero
Todos os artigos serão avaliados desconsiderando-se marcadores sociais da diferença, tais como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade, dentre outros, bem como posicionamentos políticos dos autores. Os manuscritos submetidos à Educação & Sociedade devem observar os princípios da Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER), que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no planejamento do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Por esta diretriz, os termos sexo (atributo biológico) e gênero (moldado por circunstâncias sociais e culturais) devem ser usados com atenção, a fim de evitar confusão em seu uso. Além disso, a Educação & Sociedade observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial. |
Comitê de Ética
Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a secretaria editorial. |
Direitos Autorais
Os autores de artigos publicados pela Educação & Sociedade mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. |
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Todo o conteúdo da Educação & Sociedade, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0. A Educação & Sociedade encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico. |
Patrocinadores e Agências de Fomento
A Educação & Sociedade recebe apoio dos seguintes organismos:
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Editores-chefes
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Editora assistente
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Editores associados
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Colaboradores permanentes, Conselho editorial nacional e Conselho editorial internacional
A lista completa se encontra em https://www.cedes.unicamp.br/periodicos/educacao-sociedade |
Avaliadores ad hoc
A lista dos pareceristas ad hoc é publicada ao final de cada ano e está disponível em:
Vol. 44 (2023) |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Diretoria
Conselho Técnico-Científico
Conselho Fiscal
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Informações sobre associações, marketing e distribuição
E-mail: cedes1979@gmail.com; cedesdis@unicamp.br |
Responsabilidade editorial
EDUCAÇÃO & SOCIEDADE: Revista de Ciências da Educação |
Produção editorial
Linceu Editorial Ltda |
Educação & Sociedade é um periódico multilíngue que publica artigos redigidos em português, espanhol, francês e inglês, revisados em seu idioma de origem. É incentivada a publicação da tradução do artigo para língua inglesa e de sua versão para o português, quando redigido originalmente em língua estrangeira, cabendo ao autor assumir os respectivos custos de tradução, versão e revisão. Não serão publicados artigos fora do escopo do periódico, ou seja, temas não fundamentados em teorias sociais voltadas à análise da relação entre educação e sociedade ou que se limitem a replicar projetos, relatórios de pesquisa, capítulos de teses ou dissertações e trabalhos de conclusão de curso. Tampouco serão aceitos trabalhos já publicados em anais e periódicos, nacionais ou estrangeiros, seja em formato impresso, seja em digital, em qualquer idioma, salvo artigos originais disponibilizados previamente em servidores preprints. Também, não serão aceitos relatos de experiências e artigos descritivos, sem a problematização e o devido tratamento teórico-metodológico do tema. Os trabalhos e suas eventuais versões ou traduções serão disponibilizados integralmente, em formato eletrônico, no site da Scientific Electronic Library Online (SciELO). A Educação & Sociedade declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião de seu corpo editorial. Os artigos encaminhados para avaliação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados em repositórios preprints, não sendo admitida a sua submissão simultânea em outro periódico. A publicação de artigos, resenhas críticas e outros trabalhos na Educação & Sociedade, após aprovação final, demandará do autor uma contribuição solidária para a produção editorial, tendo em vista assegurar a sustentabilidade do periódico em acesso aberto, a qual é editada por uma associação sem fins lucrativos, conforme carta, com justificativa e orientações, apresentada na página do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES). Em geral, o tempo de processamento dos trabalhos submetidos é de até nove meses, entre a data de submissão e a decisão final, e de até doze meses, considerando as datas de submissão e de publicação do artigo. Na submissão do manuscrito, o autor deverá preencher e anexar o “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” como arquivo suplementar. Por meio dele, o autor declara seguir as práticas da Ciência Aberta. Cada autor poderá ter apenas um artigo em tramitação por vez e a publicação de textos escritos pelo mesmo autor respeitará o intervalo de doze meses entre as mesmas. Vale ressaltar que as orientações aqui elencadas devem ser rigorosamente seguidas pelos autores, pois a sua inobservância implicará na recusa imediata do texto. |
Tipos de documentos aceitos
A Educação & Sociedade publica textos oriundos de pesquisa, ensaios, estados da arte, entrevistas e resenhas de livros, considerando a originalidade e o ineditismo do tema, salvo materiais disponibilizados previamente em servidores preprints. A densidade e o rigor teórico-metodológico concernentes à abordagem do tema serão critérios essenciais no processo de avaliação dos artigos e, em se tratando de artigo de pesquisa, será preciso informar o título do projeto de origem e a agência financiadora, se for o caso. De acordo com a temática, os artigos são publicados nas seguintes seções: Editorial: seção destinada à publicação de textos críticos elaborados pelo Corpo Editorial da Educação & Sociedade, tratando de temática científica, passível de citações, sob a responsabilidade dos editores; Dossiê: seção destinada à publicação de artigos sobre temas específicos e organizados em forma de dossiê. Compõe essa seção uma apresentação da temática tratada, passível de citações, elaborada por seus organizadores; Artigos: seção destinada à publicação de textos em duas categorias, com predominância de artigos de pesquisa, alinhados com a Ciência Aberta:
Revisão & Síntese: seção destinada à publicação de estado da arte ou estado do conhecimento. Aqui são publicados estudos, com fundamentação teórico-metodológicas, sobre temáticas e problemáticas referenciadas em levantamento de dados atualizados e com análise crítica do campo; Análise das Práticas Pedagógicas: seção destinada à publicação de artigos fundamentados em teorias sociais, relacionados aos estudos sobre práticas pedagógicas e seus efeitos dentro e fora das salas de aula; Formação de Profissionais da Educação: seção destinada à publicação de produções que tenham como escopo refletir sobre os processos formativos inicial e continuado de profissionais vinculados ao campo educacional; Educação, Raça, Gênero e Diversidade Sexual: seção destinada aos estudos, pesquisas e reflexões teóricas e críticas sobre educação, raça, gênero e diversidade sexual, a partir de uma abordagem interseccional e em articulação com as questões das desigualdades econômicas e sociais; Debates & Polêmicas: seção destinada à publicação de artigos resultantes de pesquisas ou ensaios que problematizem temáticas atuais e controversas sobre a relação entre educação e sociedade; Imagens & Palavras: seção destinada à publicação de trabalhos sobre temas relacionados à mídia e à educação, bem como ensaios e resenhas críticas de livros, filmes e outros produtos culturais de interesse para o campo educacional. As resenhas serão aceitas se apresentarem caráter crítico, aportando novos conhecimentos, não se confundindo, portanto, com o resumo de obras. Resenhas de livros fora do domínio das Ciências da Educação não serão aceitas para publicação; Seção Especial: seção destinada à publicação de artigos decorrentes de pesquisas relacionadas a tema anualmente definido pelos editores, tendo em vista sua relevância para o estudo e a análise qualificados e fundamentados em teorias sociais articuladas com educação e sociedade. |
Contribuição dos Autores
São identificados como autores todos que contribuíram para concepção, desenvolvimento e análise dos dados apresentados. Sendo assim, após aprovação do manuscrito, será solicitado ao autor correspondente que informe as contribuições de cada autor para um dos papéis: Problematização e Conceituação; Análise; Escrita; Aprovação final. Esta informação será inserida na seção “Contribuição dos autores” ao fim do manuscrito. |
Disponibilização dos dados de pesquisa
Na fase de editoração, será solicitado ao autor correspondente que informe sobre os dados de pesquisa relacionados com o artigo, sendo oferecida as opções: (1) Os dados estão disponíveis em (citar o repositório e o DOI dos dados depositados); (2) Os dados serão fornecidos mediante solicitação; (3) Todos os dados foram gerados ou analisados nesse estudo; (4) Não se aplica. |
Financiamento
Agradecimentos pelo apoio financeiro recebido de instituições de fomento para a realização da pesquisa e/ou a elaboração do manuscrito deverão ser informados, se houver. O nome da agência financiadora deve ser escrito por extenso, seguida do número do subsídio (grant). Caso a pesquisa não tenha sido financiada por uma bolsa de projeto específico, as seguintes informações deverão ser incluídas: “Esta pesquisa não recebeu bolsa específica de qualquer agência de financiamento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos”. |
Agradecimentos
Deverão incluir a colaboração de pessoas, grupos ou instituições que mereçam reconhecimento, mas não tenham justificadas suas inclusões como autores. |
Orientações para encaminhamento de proposta de dossiês temáticos
A E&S também publica dossiês temáticos, conforme o escopo da revista, os quais podem ser concebidos a partir de propostas ou chamadas dos editores da revista ou da comunidade acadêmica, nacional e internacional. As propostas de dossiês encaminhadas pela comunidade acadêmica serão examinadas pelos Editores e Editores Associados da E&S, os quais se encarregam de decidir sobre sua aprovação. Serão privilegiadas propostas que apresentem temáticas relevantes e emergentes e que contemplem as relações entre educação e sociedade. As propostas devem ser enviadas para o e-mail: revistas.cedes@linceu.com.br. São requisitos mínimos para a apresentação de propostas de dossiês temáticos:
O prazo para análise de uma proposta de dossiê pelo Comitê Editorial é de, no máximo, três meses, ao final dos quais o organizador receberá um e-mail informando-o sobre o resultado; Caso a proposta seja aprovada, o organizador deverá solicitar a todos os autores que compõem o dossiê que se cadastrem na plataforma SciELO e submetam seus artigos para avaliação (ver “Submissão de Trabalhos”, anteriormente), de acordo com datas acordadas entre organizador e editores da revista. Caso haja qualquer modificação na proposta inicial ou descumprimento dos prazos, sem consulta e anuência dos editores, a proposta de dossiê estará automaticamente eliminada. A aprovação do dossiê não implica aprovação automática dos artigos nele contidos. Cada artigo será objeto de avaliação específica, ao final da qual poderão ser sugeridas alterações ou exigida sua exclusão do dossiê. Nesse caso, o organizador fica incumbido de substituir tal arquivo, respeitando os prazos acordados com os editores. As substituições apenas poderão ocorrer com a anuência explícita dos editores. Somente serão publicados dossiês que tiverem o mínimo de seis artigos com pareceres favoráveis. Cabe ao organizador acompanhar a produção editorial do dossiê durante todas as etapas, atuando, sempre que solicitado, como intermediário entre editores e articulistas. O organizador, autor da apresentação, poderá ser autor de um artigo. O conjunto de artigos do dossiê deverá ocupar um total de, no máximo, dez artigos, obedecendo às normas de submissão de artigos da revista E&S. Os casos omissos serão analisados pelos editores da revista E&S. |
Preparação do Manuscrito
Ao submeter o manuscrito, o autor responsável deverá informar, obrigatoriamente, nos campos designados no sistema de submissão de artigos os seguintes dados de todos os autores: Nome completo, orcid, afiliação institucional, e-mail, mini cv informado a titulação. Submissões com dados incompletos serão recusados de imediato. |
Formato de Envio dos Artigos
Os autores devem submeter o texto às revisões ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo ao periódico. O texto, incluindo resumos, notas e referências bibliográficas, deverá contar com o mínimo de 35.000 e o máximo de 60.000 caracteres com espaços, salvo casos excepcionais, a critério dos editores. As resenhas críticas não devem exceder 10.000 caracteres com espaços e os artigos submetidos à seção “Revisão e Síntese”, por sua especificidade de conteúdo, poderão conter até 65.000 caracteres com espaços. A identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento e o autor do documento deverá excluir do corpo do artigo citações diretas, referências e notas que reportem a publicações, vinculações e projetos próprios, substituindo essas informações por “Autor, ANO”. Os originais deverão ser submetidos em extensão, .doc ou .docx (Word for Windows), Open Office ou .rtf, com as seguintes características: - Título e subtítulo do artigo: fonte Times New Roman 16, centralizado, negrito, com, no máximo, doze palavras, representando o conteúdo do artigo. Título e subtítulo também deverão ser apresentados em português, inglês e espanhol (ou francês, caso o artigo esteja neste idioma) e deverão estar em negrito e itálico. - Títulos e subtítulos internos: fonteTimes New Roman 14, respectivamente, em negrito e centralizado. - Resumo e palavras-chave: exceto para resenhas e entrevistas, os textos deverão apresentar resumo de até oitocentos caracteres (com espaços), e cinco palavras-chave, no máximo, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo, separadas por ponto. Utilizar fonte Times New Roman 12, sem recuo. Resumo e palavras-chave também deverão ser apresentados em inglês e espanhol (a versão em espanhol poderá ser substituída pela versão em francês nos casos em que o artigo, originalmente, tenha sido escrito nesse idioma). - Miolo: fonte Times New Roman 12, sem recuo de parágrafos, espaçamento 1,15 entre linhas e 6 pt antes e depois dos parágrafos; margens de 3 cm. - Tabelas e gráficos: devem estar no corpo do texto do artigo, apresentados de acordo com normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Deverão estar identificados com o respectivo título e fonte (obrigatoriamente), bem como legenda (se houver). As tabelas devem estar sempre em formato editável e nunca em imagem. |
Figuras e Tabelas
Imagens, figuras e fotografias: todas as imagens devem estar no corpo do texto, em boa resolução, devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte. Tabelas e gráficos: devem estar no corpo do texto do artigo, identificados com o respectivo título e fonte (obrigatoriamente), bem como legenda (se houver). As tabelas devem estar sempre em formato editável e nunca em imagem. |
Citações e Referências
Citações: As citações devem seguir o sistema autor-data das normas da ABNT NBR 10520:2023.
- Autor citado fora de parênteses: letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano e página:
- Autor citado entre parênteses: letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano e página.
- Citação indireta: não usar aspas, mas indicar autor, data e página.
- Citação direta com menos de três linhas: usar aspas duplas, indicando ainda autor, data e página; usar aspas simples para citação dentro da citação.
- Citação direta com mais de três linhas: parágrafo com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10, sem itálico e sem aspas, indicando ao final entre parênteses autor, data e página.
- Intervenções em citação direta: reticências entre colchetes para supressões; interpolações, acréscimos ou comentários entre colchetes; ênfase ou destaque em itálico.
- Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas no mesmo ano: acrescentar letra minúscula, em ordem alfabética, após a data e sem espaço no texto e nas referências.
- Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas em anos diferentes: separar ano por vírgula.
- Citação de obra com mais de um autor: separar cada autor por ponto-e-vírgula.
- Citação de obras de diferentes autores: separar por obra por ponto-e-vírgula em ordem alfabética.
- Citação de uma obra extraída de outra obra: indicar autor e ano da citação, colocar expressão apud e indicar autor, ano e página da obra em que foi feita a citação. Referências: devem obedecer à NBR 6.023/2018, da ABNT, sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências com até três autores todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão “et al.”. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do autor do trabalho.
- Livros (um autor)
- Livros (dois autores)
- Capítulo de livros
- Artigos de periódicos (com mais de 3 autores)
- Teses
- Artigos de periódicos online
- Livros em formato eletrônico
- Artigo assinado (Jornais)
- Artigo não assinado (Jornais)
- Decretos e Leis
- Constituição Federal
- Relatório oficial
- Vídeos
- Artigos publicados em Anais de Congressos |
Documentos Suplementares
Ao submeter o manuscrito, solicita-se o envio do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta e o termo de aprovação do Comitê de ética, nos casos em que se fizer necessário. |
Declaração de Financiamento
Informar todas as fontes de financiamento e apoio para o trabalho, incluindo nomes das instituições ou das entidades patrocinadores, o número do projeto ou do contrato. Apenas pessoas jurídicas devem ser indicadas. Pessoas físicas que apoiaram a realização da pesquisa podem ser listadas a parte e figurarão na seção “Agradecimentos” na versão aprovada do artigo. |
Contato
Ao submeter o manuscrito, o autor responsável deve informar os seguintes dados de todos os autores: Nome completo, orcid, afiliação institucional, e-mail, mini cv informado a titulação. Também deverá ser indicado o autor correspondente o qual será contatado durante todo o processo de avaliação e publicação.
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |