ISSN 0101-7330 versão impressa
ISSN 1678- 4626 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

EDUCAÇÃO & SOCIEDADE (ES) tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais de Educação, o incentivo à pesquisa e ao debate da área, centrados nas suas relações entre educação a sociedade. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, não sendo admitida a sua submissão simultaneamente para avaliação em outro periódico. A revista receberá para publicação artigos redigidos em português, espanhol, francês, inglês e alemão. Os artigos em inglês, francês e alemão devem ser submetidos já revisados em seu idioma de origem e, após a sua aprovação, serão traduzidos para o português e revistos pelos autores. Os artigos em espanhol serão publicados no idioma de origem. Na publicação eletrônica, os textos estrangeiros, com exceção do espanhol, serão disponibilizados também nos idiomas de origem.

Não serão aceitos para publicação relatórios de pesquisa, capítulo(s) de teses, dissertações ou trabalhos de conclusão de curso, bem como artigos (ou versão dos mesmos) já publicados em periódicos nacionais ou estrangeiros.

 

Categorias de artigos

Educação & Sociedade publica textos de pesquisa e ensaio, compondo as diferentes seções do periódico: Artigos, Revisão & Síntese, Análise das Práticas Pedagógicas, Formação de Profissionais da Educação, Debates & Polêmicas, Imagens & Palavras (seção destinada à publicação de trabalhos sobre temas relacionados à mídia e educação, bem como ensaios, comentários e resenhas de livros, filmes e outros produtos culturais de interesse para o campo educacional).

 

O processo de avaliação

Os originais serão submetidos à apreciação prévia do Comitê Editorial, que encaminhará aos pareceristas (no mínimo 03) aqueles que considerar adequados aos critérios editoriais da revista. Cabe aos pareceristas recomendar a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. No caso de reformulação, os textos deverão retornar aos pareceristas para avaliação final.

Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

A política editorial da revista define as seguintes categorias para avaliação dos textos: conteúdo, forma, originalidade, relevância, consistência, atualidade e adequação ao escopo editorial.

 

Submissão de trabalhos

A revista Educação & Sociedade opera exclusivamente pelo sistema online Submission (Scielo), que utiliza o Open Journal System como suporte de gerenciamento eletrônico e publicação de periódicos científicos. Dessa forma, todo o processo de captação e arbitragem dos artigos passa necessariamente por esta plataforma eletrônica. Cada autor deverá se registrar no sistema e submeter seus trabalhos para apreciação, podendo, inclusive, acompanhar todo o processo de arbitragem de seu texto a partir de seu login e senha. O acesso ao sistema de cadastro pode ser feito a partir do seguinte caminho:

<http://submission.scielo.br/index.php/es/user/register>

Após o registro, o usuário estará apto a submeter seu trabalho, a partir de:

<http://submission.scielo.br/index.php/ccedes/about/submissions#onlineSubmissions>

 

Apresentação formal dos originais

Os originais deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados em processador de texto Word for Windows, em fonte Palatino, tamanho 10, espaço duplo, em folha formato A4. Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo à Revista. O volume de texto de artigos, incluindo resumos, notas e bibliografia, deverá estar entre 35.000 caracteres com espaços (volume mínimo) e 44.000 caracteres com espaços (volume máximo), salvo casos excepcionais a critério dos Editores. As resenhas não devem exceder 10.000 caracteres (com espaço). Estas orientações devem ser rigorosamente seguidas pelos autores e sua inobservância poderá implicar a recusa imediata do texto. No preparo do original, deverá ser observada a seguinte estrutura:

a) Título e subtítulo do artigo (até duas linhas);

b) Resumo e palavras-chave: o resumo não deve ultrapassar 800 caracteres (considerando espaços) e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no máximo cinco (05). Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O resumo, o título e as palavras-chave devem ser apresentados também em inglês e francês.

c) Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral. Neste caso, é obrigatório o preenchimento dos dados curriculares relativos à formação e vinculação institucional dos autores nos campos do formulário destinados para este fim, ao fazer o registro de usuário no sistema online;

d) Referências bibliográficas: devem obedecer a NBR-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

Alguns exemplos de referências bibliográficas:

  • Livros (um autor)

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

  • Livros (dois autores)

BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. Os novos modelos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

  • Capítulos de livros

OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 29-34.

  • Artigos de periódicos (com mais de três autores)

PODSAKOFF, P.M. et al. Transformational leader behaviors and their effects on followers' trust in leader, satisfaction, and organizational citizenship behaviors. Leadership Quarterly, Greenwich, Conn., v. 1, n. 2, p. 107-142, 1990.

  • Teses

CARVALHO, W.L.P. O ensino das ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica. 1991. 302f. Tese (doutorado) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

  • Artigo de periódico (formato eletrônico)

AQUINO, J.G.; MUSSI, M.C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.com.br>. Acesso em: 14 ago. 2002.

  • Livro em formato eletrônico

SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual/htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.

  • Artigo assinado (jornal) 

DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.

  • Artigo não-assinado (jornal) 

FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.

  • Decretos e leis

BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, 27 jan. 1997. Seção 1.

  • Constituição federal

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

  • Relatório oficial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (mimeogr.).

  • Gravação de vídeo

VILLA-LOBOS: o índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987.1 videocassete (120 min.): VHS, son., color.

  • Trabalho publicado em Anais de Congresso

PARO, V.H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, Edipucrs, 1997. p. 303-314.

e) Notas: quando existirem, devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do artigo. Não é permitido o uso de notas bibliográficas. Para isso, deve-se utilizar as citações no texto: de acordo com a NBR 10.520/2002, as citações das referências no corpo do trabalho devem ser feitam com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de  publicação e paginação: (NUNES, 1995, p. 225). Para mais de um autor, separar com ponto e vírgula (NUNES; FERREIRA, 2001, p. 12).

f) Tabelas e figuras: as tabelas deverão ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram incluídas no texto e encabeçadas por seu título, evitando-se a não repetição dos mesmos dados em gráficos. Na montagem das tabelas, recomenda-se seguir as Normas de apresentação tabular, publicadas pelo IBGE. Quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) serão consideradas figuras.

Estes elementos devem ser produzidos em preto e branco, em tamanho máximo de 16 x 24 cm (padrão da revista), apresentando, sempre que possível, qualidade de resolução (a partir de 200 DPIs) para sua reprodução direta.

Observações gerais

  • Desde 2011, a publicação de artigos, resenhas e outros trabalhos na revista Educação & Sociedade, após a aprovação, só acontecerá mediante a adesão do(s) autor(es) como sócio(s) do Cedes. Esta informação está disponível na página inicial do sistema de submissão online e nas Diretrizes para os Autores, especificamente constando como subtítulo "Condições para submissão": Após aprovado o artigo, é condição para publicação do mesmo que o(s) autor(es) faça(m) a sua adesão como sócio(s) do Cedes (conferir em: http://submission.scielo.br/index.php/es/about/submissions#onlineSubmissions).
  • Serão fornecidos gratuitamente ao autor principal de cada artigo (05) cinco exemplares do fascículo em que seu trabalho foi publicado; em artigos de co-autoria, cada autor receberá (03) três exemplares; no caso de mais de três autores, cada um receberá (02) dois exemplares.
  • Os trabalhos serão disponibilizados integralmente também em formato eletrônico, no site da Scientific Electronic Library On Line (Scielo) (www.scielo.br/es), imediatamente após a sua publicação impressa.
  • Educação & Sociedade declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

 

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