ISSN 1413-4152 versão impressa
ISSN 1809-4457 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Editoria Científica Internacional - tem o papel de consultoria par ao periódico, e é composta pelos Professores Adalberto Noyola - Unviersidade Nacional de México, Bela Petry - IIIHEE - Holanda, Duncan Mara - Universidade de Leeds - Inglaterra e Jorge Arboleda Valencia - Universdidad del Valle - Colombia, profissionais de reconhecimento científico internacional, que mantém relações científicas com o país.

Editoria Científica Nacional - tem o papel de zelar pela linha editorial do periódico, assegurando sua qualidade, pontualidade e regularidade. São editores nacionais os Professores Beatriz Ceballos, Eugênio Foresti, Léo Heller e Sérgio João de Luca.

Conselho Editorial Científico - tem como atribuição a avaliação dos artigos publicados, e é composto por profissionais e pesquisadores ligados à instituições sediadas nas diferentes regiões do país, especialistas nos diversos temas sobre os quais versam os artigos, que atendem aos critérios estabelecidos pela ABES

- a) publicação de mais de 70% de artigos científicos- Atualmente a Revista apresenta em cada fascículo, pelo menos 5 artigos originais de natureza científica (artigo) e técnica (nota técnica). Além disto, são também divulgados assuntos de elevado interesse do meio científico, dando origem às seções : "Livros" , "Atualidades Técnicas", e artigos de opinião.

- b) seleção de artigos -selecionados com base no "Regulamento para Publicação de Artigos", com pareceres apresentados por pelo ,menos quatro referees, membros do Conselho Editorial Científico. (ver Regulamento anexo). Os referees, com base no formulário anexo, indicam a necessidade de revisão do texto, inclusão de aspectos, ou a não aceitação do artigo. As sugestões são encaminhadas ao autor para consideração e revisão.

- c) abrangência nacional quanto a referees : O Conselho Editorial Científico é formado por profissionais e pesquisadores ligados à instituições sediadas nas diferentes regiões do País. (ver relação apresentada no formulário de encaminhamento)

- d) dedicação à área temática - Na Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, os trabalhos estão dedicados à área que apresenta o título da publicação.

- e) nº de artigos publicados : À partir do 2º semestre de 1997, Conselho Editorial Científico optou por promover a publicação de pelo menos 12 artigos por fascículo.

- Os artigos contém obrigatoriamente a data de recebimento por parte do Conselho Editorial, da versão revisada do mesmo, o endereço dos autores para correspondência, além do título do artigo e do nome do autor registrados no cabeçalho da página.

- Títulos, abstract e palavras chave são publicados em português e em inglês, sendo o texto normalmente editado em português.

- O resumo do curriculum de cada autor, é publicado juntamente com o artigo caracterizando sua formação e a instituição ao qual está vinculado.

- f) amplitude de atuação- A revista não se caracteriza como uma publicação departamental, institucional ou regional, recebendo artigos de todo o País, de pesquisadores ligados às diferentes instituições.

A revista é distribuída sistematicamente aos associados da ABES, bibliotecas, universidades e órgãos públicos.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

- Artigo Técnico: é uma exposição completa e original, totalmente documentada e interpretada, de um trabalho de relevância.

- Nota Técnica: Técnica corresponde a um relato sumário de um trabalho com resultados ainda parciais, ao desenvolvimento de considerações técnicas relativas a algum aspecto da Engenharia Sanitária e Ambiental ou alguma outra abordagem sumária pertinente, a juízo do Conselho Editorial.

- Matéria Técnica: é a abordagem de um assunto atual, relacionado com Engenharia Sanitária e Ambiental, sob a forma de matéria, encomendada a um especialista pelo Conselho Editorial.

- Discussão de Nota ou Artigo Técnico: Discussão compreende uma avaliação crítica ou uma ampliação do conteúdo de uma Nota ou Artigo Técnico publicado nesta Revista. As discussões serão publicadas, sempre que possível, conjuntamente com a resposta do(s) autor(es). A Revista tem como linha editorial o incentivo à publicação das contribuições para discussão.

- Tradução de Trabalho: publicado originalmente em outros idiomas também será aceita, desde que julgada pelo Conselho Editorial como de relevância técnica ou científica para a comunidade brasileira.

- Bibliografia Comentada: compreendendo comentários de livros e de publicações técnicas de expressão, na Seção "Livros".

 

Envio de manuscritos

Os textos deverão ser encaminhados à Sede Nacional da ABES, Av. Beira Mar, 216 - 13º andar - Castelo - 20021-060 - Rio de Janeiro - RJ, sob a forma de disquetes novos ou CD, em duas vias, com o nome do trabalho e respectivo(s) autor(es), acompanhados três vias impressas e revisadas.

Ao se proceder ao encaminhamento da contribuição, o autor deve explicar claramente a sua forma, enquadrando-a em uma das sete possibilidades descritas no item 2 do presente regulamento.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Beira Mar, 216 - 13º Andar - Castelo
20021-060 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: +55 21 2210-3221
Fax.: +55 21 2262-6838


esa@abes-dn.org.br