ISSN 0328-0381versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A revista publica artigos originais de pesquisa pura ou aplicada que envolva a Entomologia. É dedicada ao estudo dos vetores ligados à saúde humana e veterinária, pragas de plantas cultivadas, de interesse econômico, além de atender à área da Geografia e Climatologia aplicada à Entomologia. Aspectos da história da Entomologia, com inclusão de artigos sobre biobibliografias de entomólogos têm sido apreciados. Destina-se a divulgar trabalhos científicos de/para pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação que atuem no campo da Entomologia. O corpo editorial é composto por 33 membros efetivos, doutores de diversas Instituições de pesquisa e de ensino, especialistas nos diversos campos da Entomologia. Por ano, número variado de juízes Ad Hoc são convidados à opinar. Os artigos recebidos são enviados, sempre que possível, para dois avaliadores especialistas no assunto. Em caso de discordância de opiniões, um 3º avaliador é solicitado á opinar. A identificação ou não dos juízes fica à critério dos mesmos. É editada a cada três meses, podendo ter números especiais. Os fascículos têm em média 170 páginas e contém no mínimo dez artigos científicos.

 

Forma e pevaração de manuscritos

São aceitos artigos redigidos em português, inglês, espanhol ou francês.

O corpo do trabalho deverá conter Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão (estes dois itens podem ser escritos juntos ou separadamente). Agradecimentos (quando couber) e Referências Bibliográficas. Todo o elemento acima deve ser escrito em caixa baixo, negrito e centralizado.

O manuscrito a ser enviado deve ser digitado utilizando-se o programa Microsoft Word e impresso em fonte Arial tamanho 11 em papel A4, com espaço duplo e em disquete 3 1/2 HD. São necessários o original e 2 cópias acompanhadas dos respectivos anexos (tabelas, gráficos, fotos, desenhos com suas respectivas legendas, etc). O texto não deve apresentar qualquer tipo de diagramação ou formatação: a tabulação deve ser manual e não devem ser usados recuos, numeração automática de seções ou quebras de página.

O Resumo deve ser redigido no idioma original, apresentando no máximo 250 palavras explicando o propósito, as técnicas usadas, os principais resultados e a conclusão, em um único parágrafo. Na próxima linha incluir, no máximo, 5 Palavras-chave, as quais devem ser diferentes das contidas no título, separadas por vírgula e sem ponto após a última palavra.

O Abstract iniciado pelo título em inglês e separado por hífen, deve corresponder a tradução do Resumo. Na próxima linha incluir os Key words seguindo as mesmas instruções das Palavras-chave do Resumo.

No artigo, os nomes específicos citados deverão ser escritos em itálico e, ao serem citados pela primeira vez no texto, devem estar acompanhados pelo nome do autor e do ano da publicação em caixa baixa. Expressões latinas em itálico. O material examinado deverá ser indicado no texto com a área de coleta em latitude, longitude e altitude (quando couber), podendo ser adicionado um mapa da área estudada. Deve ser mencionada a Instituição (por extenso acompanhada da sigla) onde o material estudado está depositado com seus respectivos registros.

As Referências (não usar Resumos de Congressos, Teses e similares) devem ser citadas no texto pelo sobrenome do autor, em caixa baixa, seguido do ano entre parênteses. Em caso de dois autores usar o símbolo &. Para mais de dois autores indicar o sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." Citação em conjunto de vários trabalhos deve obedecer a ordem cronológica e as publicações devem ser separadas por ponto e vírgula. Em caso de publicações em um mesmo ano, usar a ordem alfabética. Quando o(s) mesmo(s) autor(es) publicar(em) vários artigos num mesmo ano, incluir letras minúsculas após o ano.

As Referências Bibliográficas devem ser dispostas no final do artigo, em órdem alfabética e cronológica, de acordo com o sobrenome do(s) autor(es) que, em caso de repetição, deve(m) ser sempre citados. As referências devem seguir as normas da ABNT, exceto o ano da publicação que vem após o(s) nome(s) do(s) autor(es) e separado por vírgula deste(s) último(s). Devem iniciar junto a margem esquerda com deslocamento de 0,5 cm. As abreviaturas dos nomes de periódicos devem obedecer o publicado no International Abstract of Biological Sciences, com indicação do volume, do número e da primeira e última página do artigo.

Figuras (mapas, gráficos, fotografias, esquemas, etc.) deverão ser numeradas em algarismos arábicos seqüenciais da esquerda para a direita e de cima para baixo, devendo ter as dimensões da página da revista em retrato (12,5 X 17,5 cm) ou em paisagem (17,5 X 12,5 cm). As ilustrações deverão ter a indicação apropriada de sua posição, com setas, nas costas da figura, mostrando a direção. São necessários os originais de fotos, imagens e desenhos que devem apresentar boa qualidade para a impressão. Fotos escanerizadas deverão ter resolução de 300 dpi e estarem no formato tiff. Ilustrações a cores devem ser combinadas previamente e seu custo fica a cargo do(s) autor(es).

As tabelas deverão ser numeradas com algarismos romanos seqüenciais e devem apresentar dimensões como as indicadas para as figuras.

As figuras e tabelas devem ser auto-explicativas. As legendas devem ser negritadas, impressas em folha à parte e devem se restringir ao estritamente necessário. As letras com explicações dos detalhes das figuras e tabelas deve vir abaixo da legenda em fonte Arial tamanho 9. As indicações das figuras e tabelas no texto, devem ser feitas entre parênteses.

Nota de pesquisa/Research note deve incluir Abstract e Key words, Agradecimentos (quando couber) e Referências Bibliográficas. Não dividir o texto em Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão.

 

Envio de manuscritos

Os artigos científicos deverão ser endereçados ao Editor da Revista, Dr. José Jurberg - Instituto Oswaldo Cruz- Departamento de Entomologia - Fundação Oswaldo Cruz - Cx. Postal 926 - Av. Brasil 4365 - 21045-900 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, em correspondência registrada, contendo carta de apresentação do trabalho assinada por todos os autores, onde se compromete(m) a não enviar o mesmo artigo simultaneamente para outras revistas, o artigo original e duas cópias acompanhados dos respectivos anexos e do disquete 3 1/2 HD.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Brasil 4365, Manguinhos
21240-900 - Rio de Janeiro-RJ - Brasil
Tel.: +55 21 2560-7317
Fax.: +55 21 2560-7317


jjurberg@ioc.fiocruz.br

Untitled Document