ISSN 0104-530X versão impressa
ISSN 1806-9649 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Gestão & Produção é uma publicação dirigida a um público formado principalmente por: professores e pesquisadores que atuam na área de Engenharia de Produção; pós-graduandos e graduandos em Engenharia de Produção; profissionais de empresas e institutos que fazem uso dos conhecimentos e técnicas da Engenharia de Produção.

Gestão & Produção publica:

  1. artigos que representam um avanço técnico-científico;
  2. artigos que retratam e analisam casos/situações de empresas ou apresentam experiências oriundas de alguma aplicação real;
  3. artigos em que se faz uma revisão completa de um tema ou assunto;
  4. artigos em que se faz uma revisão parcial, porém útil, tornando-se assim uma contribuição efetiva; e
  5. artigos em que se faz uma análise crítica de algum artigo já publicado na Gestão & Produção.

O artigo submetido deve ser original, exceto o que já foi resumidamente publicado em anais de congresso e o artigo completo tem informações adicionais relevantes, que representem uma contribuição efetiva, ou publicado em periódico estrangeiro de pouca penetração no Brasil.

Cada artigo submetido será avaliado por pelo menos dois "referees" ("blind-review"). Caberá ao Conselho Editorial a interpretação das avaliações. . Um artigo com dois pareceres desfavoráveis será recusado. Os artigos aceitos com revisão ainda passarão por uma avaliação final para verificar se as solicitações dos referees foram atendidas.

Os membros do Conselho Consultivo são os representantes da Gestão & Produção junto a suas instituições e podem ou não vir a fazer parte do corpo de "referees" do ano.

No primeiro número do ano é publicada a relação dos "referees" que avaliaram trabalhos no ano anterior.

O idioma adotado é o português, incluindo título e resumo em inglês. O artigo poderá ser em inglês ou espanhol se pelo menos um dos autores for estrangeiro.

Quando for necessário são utilizados referees ad-hoc.

Não será aceito artigo dividido e encaminhado em partes.

Assim que submeter o artigo, o(s) autor(es) deverão encaminhar o "TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS REVISTA GESTÃO & PRODUÇÃO" http://www.dep.ufscar.br/revista/termodedireitosautorais.doc,

devendo ser preenchido, assinado pelo(s) autor(es) e seu original encaminhado para o endereço da revista:

Gestão & Produção
Universidade Federal de São Carlos
Departamento de Engenharia de Produção
Caixa Postal 676
CEP 13565-905 - São Carlos - SP

Os autores devem acompanhar a situação de seu artigo por meio do sistema Submission:

http://submission.scielo.br/index.php/gp

 

Forma e preparação de manuscritos

O artigo deverá ser digitado em Word for Windows®, Writer do Open Oficce, com letra Times New Roman e com tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. A especificação para as margens superior, inferior, à direita e à esquerda é de 2,5 cm. O tamanho do papel deverá ser A4 (210 x 297 mm). O arquivo não deve ultrapassar o tamanho de 3 MB.

O texto deverá ter no mínimo 18 páginas e não deverá ultrapassar o número de 22 páginas. O espaço necessário para as referências bibliográficas não está considerado nestes limites. Para artigos do tipo 5 (veja política editorial acima), o tamanho máximo é 10 páginas.

Não fazer referência a numero de página e sim a seções do texto.

A estrutura do texto deve ser a seguinte:

  • título;
  • autores (nome do autor, afiliação, endereço e endereço eletrônico - quando os autores tiverem a mesma afiliação e endereço, digitar uma vez);
  • resumo em português;
  • palavras-chave, máximo de seis;
  • texto;
  • agradecimentos, se houverem;
  • anexos;
  • referências bibliográficas;
  • título em inglês;
  • abstract; e
  • key words.

As figuras com boa qualidade de impressão devem ser incorporadas no texto. Caso não seja possível, elas devem ser encaminhadas juntamente com o artigo e a posição delas no texto deve ser devidamente indicada. Não haverá impressão a cores.

Não utilizar notas de rodapé em circunstância alguma. As expressões matemáticas devem ser numeradas consecutivamente. Em números decimais para textos em português ou espanhol, utilizar vírgulas, e não ponto. As palavras estrangeiras que aparecerem no texto deverão estar em itálico (por exemplo: et al.).

As referências bibliográficas devem ser citadas no texto seguindo o padrão ABNT, estabelecido pela norma NBR 6023:2002, ou padrão Harvard. A lista das referências deve ser apresentada em ordem alfabética do último sobrenome do primeiro autor.

 

Submissão de artigos

A partir de abril de 2009, a submissão de artigos para a Gestão & produção será apenas por meio do endereço: http://gp.submitcentral.com.br

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Departamento de Engenharia de Produção
Caixa Postal 676
13565-905 São Carlos SP Brasil
Tel.:+ 55 16-33518471 ramal 245
Fax: + 55 16 3351-8240


gp@dep.ufscar.br