ISSN 0104-7183 versão impressa
ISSN 1806-9983 versão on-line

SOBRE A REVISTA

Atualizado:17/02/2020

 

Informações básicas

Horizontes Antropológicos é um periódico quadrimestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Surgida em 1995, ela representa os esforços continuados deste Programa para a publicação de uma revista acadêmica de alta qualificação e abrangência internacional.

Seus números são temáticos, abertos à pluralidade de interpretações e de temas que possam interessar à antropologia para compreensão dos fenômenos socioculturais. Cada edição também contempla uma seção denominada Espaço Aberto, dedicada à publicação de entrevistas e artigos de excelência, escritos por pesquisadoras/es com reconhecimento internacional entre seus pares quanto ao domínio do tema abordado e que, preferencialmente, tenham sido convidados pelos editores. Todos os artigos submetidos devem ser inéditos, não podendo ter sido enviados simultaneamente a outra publicação ou órgão editorial. O campo de interesse da revista compreende temas relacionados com a antropologia, arqueologia e áreas afins. Como norma geral, os artigos submetidos serão apresentados para avaliação prévia dos editores e depois submetidos a pareceristas externos. Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

Horizontes Antropológicos publica textos em português, espanhol, francês e inglês. Suas edições se dirigem à comunidade antropológica e aos demais públicos interessados nas temáticas abordadas em cada número.
O título abreviado da revista é Horiz. antropol., forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Horizontes Antropológicos trabalha com números temáticos. Os textos submetidos são inicialmente avaliados pelos editores e pelos organizadores da edição para verificar se estão de acordo com a temática proposta, se possuem suficiente densidade teórica e se estão em conformidade com as Orientações para Autores. Os trabalhos aprovados nessa primeira fase são encaminhados a consultores da área de conhecimento da pesquisa e de comprovada produção científica para avaliação no modelo “duplo cego”. As identidades dos avaliadores e dos autores são ocultadas de ambas as partes. As recomendações das avaliações pelos pares podem ser: “aceitar”, “aceitar com modificações” e “rejeitar”. Os avaliadores observam os seguintes critérios:

  1. Relevância do tema abordado para a área da antropologia;
  2. Adequação do título, resumo e palavras-chave ao conteúdo;
  3. Consistência da argumentação teórica; clareza do tema, dos objetivos e dos argumentos; qualidade da escrita;
  4. Integração entre o aporte teórico e os dados de campo (no caso de trabalhos etnográficos);
  5. Consistência, atualização e pertinência da bibliografia e das referências utilizadas;
  6. Adequação das ilustrações e tabelas ao texto apresentado (quando for o caso).

Finalizada a avaliação pelos pares, os artigos são encaminhados para a decisão final dos editores e dos organizadores, embasada nos pareceres emitidos pelos especialistas.

Os resultados da avaliação são encaminhados via e-mail aos autores ao final de cada etapa. Todo o processo de avaliação, da recepção do artigo até o resultado final, leva até seis meses; a taxa média de rejeição por volume é de 65 a 75%. A publicação dos artigos aprovados segue a periodicidade da revista: janeiro, junho e setembro. Nossas edições também são disponibilizadas online no dia 10 do mês de lançamento em nossa página no Scielo.

 

Divulgação

 

Fontes de indexação

Os artigos publicados em Horizontes Antropológicos são indexados por:

  • Google Scholar
  • IBSS - International Bibliography of the Sciences
  • LAPTOC - Latin American Periodical Tables of Content
  • OpenEditions
  • OJS -SEER
  • ProQuest Social Science Journals via IBSS
  • Qualis Periódicos
  • Scielo - Scientific Electronic Library Online -
  • SCIMAGO - Web of Science via Scielo
  • SCOPUS
  • Social Compass via IBSS

Signatária da Declaração DORA (Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa)

 

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.

Todos os artigos recebidos passam por uma verificação quanto à autenticidade em programa específico para a detecção de plágio. Os trabalhos em não conformidade são automaticamente rejeitados.

Horizontes Antropológicos adota o modelo de Acesso Aberto e, desse modo, permite a qualquer pessoa ler ou fazer download, e copiar e disseminar para propósitos educacionais.

Horizontes Antropológicos utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Patrocinadores

A publicação recebe suporte financeiro de:

  • Programa de Apoio à Editoração de Periódicos da Pró-Reitoria de Pesquisa (UFRGS)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • CAPES

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS
UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B
91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil
Telefone (51) 3308-7165


horizontes@ufrgs.br