ISSN 0104-5970 versão impressa
ISSN 1678-4758 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

História, Ciências, Saúde - Manguinhos publica artigos e notas de pesquisa inéditos, documentos e imagens de valor histórico, debates, entrevistas e resenhas de livros e produções digitais relevantes para a história das ciências e da saúde.

A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

Os textos submetidos às diversas seções da revista são avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc. Quando são sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Casa de Oswaldo Cruz (COC).

Os editores reservam-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando o estilo do autor e o conteúdo original.

Seções

Análise - Textos analíticos resultantes de estudos e pesquisas concernentes a temas de interesse para História, Ciências, Saúde - Manguinhos (até nove mil palavras).

Depoimentos - Entrevistas com pessoas cujas histórias de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para o conhecimento da história das ciências ou da saúde (até seis mil palavras).

Imagens - Textos elaborados a partir de imagens, fotografias, gravuras, desenhos etc. em preto e branco ou em cores, acompanhados de legendas e texto introdutório (até oito páginas de imagens e cinco mil palavras).

Fontes- Destina-se à divulgação de bibliotecas e arquivos, acervos ou fundos, documentos transcritos ou reproduzidos em fac-símiles, obras raras ou ainda coleções científicas que tenham relevância para a pesquisa sobre a história das ciências ou da saúde, descritos e/ou analisados em texto introdutório (até cinco mil palavras).

Debate - Temas históricos ou da atualidade propostos pelos editores ou por colaboradores e debatidos por especialistas, que expõem seus pontos de vista (até seis mil palavras).

Nota de Pesquisa - Relato preliminar, mais curto e incipiente do que um artigo, enfatizando hipóteses, progressos e dificuldades de pesquisas em andamento, com análise de fontes, métodos e técnicas utilizados e de desdobramentos antevistos (até três mil palavras).

Livros & Redes - Resenhas e análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, bem como matérias relativas a redes e bancos de dados informatizados (até duas mil palavras).

Cartas - Comentários e críticas a artigos ou a qualquer texto publicado em números anteriores da revista, ou opiniões sobre assuntos de interesse dos leitores (até mil palavras).

 

Apresentação de originais

Os originais devem ser encaminhados à secretaria da revista por e-mail (hscience@coc.fiocruz.br), enviados como anexo à mensagem.

História, Ciências, Saúde - Manguinhos aceita colaborações em português, espanhol, inglês e francês para todas as seções. Os originais devem ser digitados em programas compatíveis com ambiente Windows. Devem ser acompanhados de folha de rosto em que constem título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões) a que pertence(m), por extenso, cargo(s) ocupado(s), endereço(s) completo(s) da instituição e e-mail.

O texto deve ser apresentado em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5.

A contagem de palavras do texto deve incluir as notas e as referências.

Nas citações diretas, é necessário especificar o autor, ano e página da citação. Todas as citações de obras em outros idiomas devem ser traduzidas para o português; a inclusão do trecho original em nota é opcional.

Pede-se que os autores destaquem termos ou expressões no texto por meio de aspas simples e não por itálico ou negrito (bold).

Ilustrações - Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos em geral devem ser apresentados em arquivos separados do texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 600 dpi reais (não interpolados), em tamanho natural e salvas em formato JPEG e em cores RGB. Cromos ou slides devem ser apresentados com no mínimo 2.500 dpi reais (não interpolados). Tabelas devem vir em arquivos Word; gráficos e planilhas em Excel, sempre com indicação de título e fonte. Imagens não podem ser anexadas em arquivos do programa Word, pois a resolução não tem a qualidade necessária para impressão offset. Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition). Todas as imagens devem vir com a devida numeração e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

Resumo - Os artigos devem vir acompanhados de resumo na língua principal com, no máximo, 120 palavras.

Palavras-chave - Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original, representativas do conteúdo do trabalho.

Nomenclatura - Devem ser observadas cuidadosamente as regras de nomenclatura zoológica e botânica, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas.

Notas - As notas devem ser restritas ao mínimo indispensável, numeradas e indicadas ao fim do artigo. No Word, devem ser inseridas como notas de fim e não notas de rodapé. A menção a documentos ou a obras citadas deverá constar no item Referências e não nas notas.

Instruções para elaboração de referências - Todos os títulos e documentos citados deverão ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc.

Exemplos:

LIVRO

SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Cidadania e justiça. Rio de Janeiro: Campus. 1979.
Chamada no texto (Santos, 1994)

CAPÍTULO DE LIVRO

GLICK, Thomas F. The Rockefeller Foundation and the emergence of genetics in Brazil, 1943-1960. In: Cueto, Marcos (Org.). Missionaries of science: the Rockefeller Foundation and Latin America. Indianapolis: Indiana University Press, p.149-164. 1994.
Chamada no texto (Glick, 1994)

ARTIGO DE PERIÓDICO

BACHELARD, Gaston. A homeopatia e seus ritmos. Revista de Homeopatia, Rio de Janeiro, v.60, n.1, p.25-26. 1996.
Chamada no texto: (Bachelard, 1996)

TESES E DISSERTAÇÕES

EDLER, Flavio C. As reformas do ensino médico e a profissionalização da medicina na corte do Rio de Janeiro - 1854-1884. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo. 1992.
Chamada no texto: (Edler, 1992)

DOCUMENTO DE ARQUIVO

ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.
Chamada no texto: (Aranha, 15 jan. 1935)

Consulte as instruções para elaboração de referências documentais.

Nenhum original será devolvido.

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons


© 2002-2007 Casa de Oswaldo Cruz

Prédio do Relógio
Av. Brasil 4365
21040-900 Rio de Janeiro RJ Brasil
Tel./fax: (21) 3865-2208
3865-2195 / 3865-2196


hscience@coc.fiocruz.br